O segmento de carros compactos, que abrange modelos com comprimento entre 3,7 e 4,1 metros destinados principalmente a um uso dentro da área urbana, apresenta em 2017 uma venda global 6,6% acima do verificado em 2016, e deve fechar o ano com algo em torno de 14,0 milhões de unidades.

VW Polo 2018

O Volkswagen Polo (que no Brasil é um hatch médio) é o líder isolado, com mais de 502 mil unidades vendidas entre janeiro e setembro. Esse número representa uma queda de 5,1% sobre igual período de 2016 - explicado pela troca de geração no meio do ano.

Ford Fiesta 2018

Em segundo lugar, o Ford Fiesta, com 308 mil unidades, caindo -12,5% relativamente ao mesmo período de 2016.

Renault Clio 2018

Em terceiro lugara aparece o Renault Clio com 301 mil unidades vendidas, caindo 0,1% sobre 2016.

Toyota Yaris 2018

A quarta colocação cabe ao Toyota Yaris - modelo que chega ao Brasil em 2018 - com 283 mil unidades vendidas.

Peugeot 208

Fecha o top 5 o Peugeot 208, com 232,9 mil emplacamentos nos 9 primeiros meses de 2017. Os demais estão na tabela abaixo.


RankModeloVendas (2017)
1VolkswagenPolo502.860
2FordFiesta308.876
3RenaultClio301.326
4ToyotaYaris284.204
5Peugeot208232.900
6HondaFit227.617
7Hyundaii20211.847
8KiaRio210.236
9OpelCorsa199.191
10Saipa Pride100-Series184.868

Fonte: Consultoria Focus2Move

62 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Jurava que polo era médio, ultima vez que vi no imetro constava isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil, a classificação difere. Sempre diferiu. O vectra, por exemplo, em seu tempo (anos 90) era um sedã grande, enquanto que na Alemanha era sedã compacto. Desde então, a classificação do Inmetro não foi alterada e persiste a diferença para outros mercados. De qualquer maneira, há outros produtos que possui classificação distinta como, por exemplo, sapatos. O importante é manter coerência dentro do próprio mercado, onde a classificação é apllicada.

      Excluir
    2. E cadê a coerência de se classificar o Polo como hatch médio aqui no Brasi?

      Em que aspecto esse carro concorre com Cruze; Golf ou Focus?

      Polo é hatch compacto aqui e em qualquer outro lugar do mundo.

      Excluir
    3. O VW Polo definido oficialmente pelo INMETRO como hatch médio, veja:

      https://1.bp.blogspot.com/-6maOIQpBu4Y/WZL1Lzm6YWI/AAAAAAACn4Q/IqO7Qyxr8j4c5nGTWkO-f25T_i3Gw-2tACLcBGAs/s1600/novo-polo-2018%2B%25281%2529.jpg

      Isso é a legislação. A lei disse: se o carro se enquadra em tais critérios e comprimento, largura e etc, ele é médio. E o Polo se encaixa, então ele é médio.

      E na questão da concorrência, o Polo é um concorrente natural para o Focus. Veja que o Polo tem mais espaço interno que o Focus (bem mais), o Polo anda mais e bebe menos. E o Polo ainda tem melhor acabamento interno que o Focus (o Focus é bem boqueta internamente, com materiais vagabundos e de baixa qualidade, montagem porca).

      Olhe o Polo internamente com seus plásticos de ótima qualidade, montagem precisa, sem rebarbas, e compare com a vagabundagem do Focus. Na boa, tenho dó de quem paga R$ 76 mil no Focus 1.6 MT, se tem Polo 1.6 MSI a R$ 57k mais completo, que anda mais, bebe menos, é muito melhor acabado, mais seguro e ainda tem mais espaço interno.

      Ou seja, o Polo é um corrente natural e muito superior que o Focus. E o Polo 200 TSI concorre com o Cruze Sport LT.

      O Polo só não concorre com o Golf, pois este é um hatch premium, que concorre com Mercedes, Audi e BMW.

      Excluir
    4. Se o que vale é o que o INMETRO diz, então o Focus é considerado grande e não concorre com o Polo, como acontece no mundo inteiro. Daqui pra frente, sempre que se referir ao Focus, cite que é um carro grande, já que vc segue o que o INMETRO diz

      Excluir
    5. A incongruência está nas pessoas. Para o InMetro, em sua metodologia, é médio.

      Excluir
    6. Toda afirmação deve ter fundamentação. Segundo o Inmetro, o Ford Focus está na categoria GRANDE. Mas, na próxima vez, consulte o site do Inmetro, é fácil

      Excluir
  2. Polo não concorde com Focus? Cruze? Golf??

    ResponderExcluir
  3. Agora virou compacto... Quando convém...

    ResponderExcluir
  4. Carlota tendo um orgasmo ao ler a matéria em 3,2,1....

    ResponderExcluir
  5. Mas não era um hatch médio? Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nào importa, é país vendido no mundoooo!!!

      Excluir
    2. É o país vendido no mundo.....
      Eeeeeeee inclusão digital....

      Excluir
  6. COMPACTO VIU CARLOTA? compactozinho!!!!

    ResponderExcluir
  7. O Clio francês é um carro excelente (assim como o Megane), mas para o Brasil a Renault só manda pé-de-boi...

    ResponderExcluir
  8. Só eu que não consigo ver cruze, Focusnetworks nessa lista ???

    ResponderExcluir
  9. VW Polo definido oficialmente pelo INMETRO como hatch médio, no Brasil, veja:

    https://1.bp.blogspot.com/-6maOIQpBu4Y/WZL1Lzm6YWI/AAAAAAACn4Q/IqO7Qyxr8j4c5nGTWkO-f25T_i3Gw-2tACLcBGAs/s1600/novo-polo-2018%2B%25281%2529.jpg

    Como o INMETRO é um órgão brasileiro, ele se baseia na legislação brasileira, do CONTRAN, que estabelece os critérios para classificação de carros, e na qual o Polo é um Médio.

    Interessante como relatar um fato - o Polo é um hatch médio - incomoda tanto as moças, elas ficam bravas, revoltadas, dão pito e rodam a bainada. Não sabem o que fazer, pois está no selo do INMETRO, veja de novo:

    https://1.bp.blogspot.com/-6maOIQpBu4Y/WZL1Lzm6YWI/AAAAAAACn4Q/IqO7Qyxr8j4c5nGTWkO-f25T_i3Gw-2tACLcBGAs/s1600/novo-polo-2018%2B%25281%2529.jpg

    Mas aí vem a classificação mundial, e aí elas entram em parafuso. Começam a relinchar todas em coro: "não é médio?"..."não é médio?"...todas relinchando a mesma coisa.

    É natural. "Quando muda a cor da grama, o burro passa fome."

    Essas moças que relincham a mesma coisa em coro não são capazes de perceber que há diferenças de classificação entre os países. Nos EUA e na Europa, o Corolla é compacto. Aqui é médio.

    Como a Focus2Move é uma consultoria europeia, ela usa a classificação européia, na qual o Polo é compacto. Mas as moçoilas se esquecem que essa classificação na Europa dos mais vendidos de 2017 foi feita com o Polo mk5, que tem 3,89 metros de comprimento - o mesmo do Fiesta.

    O Polo Mk6, que é o atual, é 16 cm maior que o Mk5! Então vamos aguardar a nova classificação na Europa, mas mesmo que lá seja compacto, aqui será médio, oficialmente, veja novamente:

    VW Polo definido oficialmente pelo INMETRO como hatch médio:

    https://1.bp.blogspot.com/-6maOIQpBu4Y/WZL1Lzm6YWI/AAAAAAACn4Q/IqO7Qyxr8j4c5nGTWkO-f25T_i3Gw-2tACLcBGAs/s1600/novo-polo-2018%2B%25281%2529.jpg

    Então, as moças histéricas que relincham em coro aqui, repitam todo dia: classificação de carro depende do país. No Brasil, segundo a legislação brasileira, o Polo é médio.

    Aí, quando sair alguma lista ou ranking onde estiver o Polo, veja se se refere ao Brasil ou outro país. Se for no Brasil, Polo é médio. Se for na Europa, é compacto, como o Corolla. Isso evita esse coro de relinchos que vimos neste post, e, certamente, ocorrerão muitos outros relinchos repetidos abaixo (afinal, se tem algo que iguala as pessoas, é a mediocridade).

    Não se esqueçam, no Brasil, VW Polo definido oficialmente pelo INMETRO como hatch médio:

    https://1.bp.blogspot.com/-6maOIQpBu4Y/WZL1Lzm6YWI/AAAAAAACn4Q/IqO7Qyxr8j4c5nGTWkO-f25T_i3Gw-2tACLcBGAs/s1600/novo-polo-2018%2B%25281%2529.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo inmetro classifica Focus e Cruze como GRANDES. Portanto fim de papo em dizer que são concorrentes. Fatos apenas fatos.

      Excluir
  10. Breve, em algum lugar, o Ascos entrará nessa lista. Com motor moderno, câmbio com engates precisos, qualidade construtiva, design fora-de-série, segurança inquestionável, desempenho inigualável, por fim, econômico na condução, portanto, o sucesso virá. Os consumidores comprem, pois vão gostar. Caraca, vou trabalhar em Marketing, pois vender esse carro é fácil, pois o povo não entende mesmo disso...

    ResponderExcluir
  11. Quanta bobagens, P,M,G,GG não importa. O que importa são os mais de 500 mil carros vendidos. Não deve ser ruim. Vou aumentar essa lista.

    ResponderExcluir
  12. O Polo vende bem em vários mercados, pois na Europa, acho que o Clio é o que mais vende, seguido do Fiesta e do 208.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado. Na Europa o Polo é disparadamente o mais vendido dessa categoria.

      Excluir
    2. Carlota possui uma coleção de carros, hot wheels.

      Excluir
    3. Carlos,
      Procura e coloca a tabela de vendas de 2017 na Europa. Ainda acho que o Clio vende mais.

      Excluir
    4. Realmente o Polo vende bem na Europa. Mas o Clio está vendendo um pouco mais. O ranking até outubro/ 2017 é http://focus2move.com/europe-best-selling-cars/
      Sendo que o Golf é disparado o primeiro, e o Clio é o segundo com o Polo em terceiro. Com a nova geração, o Polo deve melhorar em 2018.

      Excluir
    5. ele nunca responde, porque sera?

      Excluir
    6. É nada, Clio nunca foi páreo para o Polo. Apenas o Fiesta um ou outro ano conseguiu vender mais

      Excluir
    7. Antes era o Focus, agora é o Fiesta... tudo depende do INMETRO, e da cara do freguês

      Excluir
  13. Polo Hatch médio pelo inmetro.. isso é irrelevanta. O Polo é um carro de classe mundial considerado compacto. No brasil como não temos dinheiro pra comprar as barcas americanas que seriam muito caras (absurdamente muito) eles classificam os carros compactos como médios e os médios como grandes (Fusion por exemplo mundialmente é um sedã médio). Enfim, o Polo é o mais vendido compacto a nível mundial e torço para que se torne o mais vendido no Brasil, arrasando LixOnix, Hb20, Ka, Uno e também Gol e Fox (que já deveriam ter sido despachados há tempos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é irrelevante. Ele é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

      No âmbito de sua ampla missão institucional, o Inmetro objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços, bem como através do apoio ao desenvolvimento de inovações tecnológicas. Desta forma, adota como sua missão a promoção da qualidade de vida do cidadão e a competitividade da economia brasileira por meio da Metrologia e da Avaliação da conformidade.

      A indústria brasileira utiliza seus parâmetros e diretrizes para definir seus produtos.

      Lógico, para cidadãos comuns, o InMetro não têm sentido algum. Mas, TUDO está imerso em algum paradigma. Ignorá-lo e não conhecer o mundo em que vivemos.

      Excluir
    2. Avaliação de consumo fora da realidade e critério de dimensão dos veículos fora de mercado. No caso do Polo a classificação ficou fora do padrão mundial do veículo, por isso considero q não se deve levar em co ta q o inmetro chamou de hatch médio.

      Excluir
    3. A classificação de tamanho não tem relação com o consumo. Pode ser de qualquer tamanho, a medição de consumo é a mesma.

      O Polo 2018, porém, tem dimensões que o colocam oficialmente como "médio" no Brasil, segundo a legislação brasileira.

      Na Europa, por exemplo, ele é compacto, como o Corolla.
      http://www.car.blog.br/2017/01/toyota-corolla-2017-eleito-2-pior-carro.html

      Excluir
  14. Futuramente com o compartilhamento da plataforma entre Peugeot 208, Citroen C3 e Opel/Vauxhall Corsa quem sabe a soma dos 3 modelos ultrapasse o Polo, o que provavelmente já ocorre em vendas, mas a plataforma da Opel ainda não é a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Futuramente veremos o que acontecerá.

      Excluir
    2. Verdade, 3 carros para dar as vendas de um, isso sem contar que deve chegar a quase 700 mil, que era o que vendia antes da renovação.

      Excluir
  15. Quanto mimimi com esse negócio de Polo hacth médio, está no inmetro e pronto. Já explicaram que existe diferença na classificação entre os países, o fato é que o carro é bom, está muito a frente da concorrência e vende bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com essas bobagens ditas, começo a achar que 500 mil é pouco....

      Excluir
  16. Gostaria de saber porque nesses rankings de mais vendidos nunca tem carro da Fiat. O que será que essa coitada tá fazendo da vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vende bem na Itália. E no Brasil. O resto da Europa a fiat é fraca e nos Eua ninguém quer.

      Excluir
    2. É pretendida pelos china. Cada vez mais perto.

      Excluir
  17. Nao entendo porque no Brasil se fala que é um hatch medio. Se tem medidas de compacto (4 metros), capacidad de porta malas de compacto (300 litros) e medidas internas de compacto. O carro é bom mas nao é um Hatch Medio. Hatch medio é o GOLF!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O porta-malas do Polo tem 300 litros e é maior que o do Cruze Sport6, que é médio, e tem só 290 litros.

      Espaço interno do Polo é maior tb que o do Focus, que é médio.

      O Golf é um hatch medio premium. Então, o Polo concorre com o Cruze e o Focus, mas não com o Golf.

      Excluir
    2. porta mala do Polo é igual do porta mala do Kwid

      MENTIRA. O Kwid tem 290 litros. O Polo 300, e com o Save, vai a 320 litros.

      O do Kwid é igual ao do Cruze, que tem 290 litros.

      Excluir
    3. O mesmo inmetro classifica Focus e Cruze como GRANDES. Portanto fim de papo em dizer que são concorrentes. Fatos apenas fatos.

      Sandero tem 320 litros de porta-malas

      Excluir
  18. O que diz o inmetro não conta. O que interessa são as agências européias. O Brasil está fora dos parâmetros internacionais, sempre tem que ter o jeitinho brasileiro.
    O pólo nunca foi médio e continua sendo compacto mesmo sendo maior na última geração. O golf nos anos 70 era menos de 4 metros de comprimento e a medida que os médios cresceram em comprimento os compactos acompanharam o crescimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não conta? No Brasil a classificação do INMETRO é exatamente a que conta, e nela o Polo é definido oficialmente como hatch médio, veja:

      https://1.bp.blogspot.com/-6maOIQpBu4Y/WZL1Lzm6YWI/AAAAAAACn4Q/IqO7Qyxr8j4c5nGTWkO-f25T_i3Gw-2tACLcBGAs/s1600/novo-polo-2018%2B%25281%2529.jpg

      Essa classificação tem efeito no Inovar Auto, e isso representa mais ou menos imposto que pagará cada carro.

      A classificação da Europa que é irrelevante.

      Excluir
    2. O mesmo inmetro classifica Focus e Cruze como GRANDES. Portanto fim de papo em dizer que são concorrentes. Fatos apenas fatos.

      Excluir
  19. Quem compra um Mobi ( Dragão da Daenerys ) precisa ser internado urgentemente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos com calma. As vezes, a grana está curta. O problema é quem defende os monstrengos: Pobi, Ascos, 0-nix.

      Excluir
    2. No Motor 1 e Autossegredos tem de Monte.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem