A Volkswagen do Brasil encerrou oficialmente a oferta para as concessionárias do Jetta e Golf Variant com transmissão manual. Agora tais modelos só serão disponibilizados com transmissão automática.

VW Golf Variant 2017

Especificamente no caso do Jetta, foi cancelada também a versão Trendline, de modo que, a partir de agora, o modelo será ofertado apenas nas versões Comfortline 1.4 TSI Automática, e Highline 2.0 TSI DSG-6.

VW Golf Variant 2017

O Golf Variant com transmissão manual já foi excluído do site, mas o Jetta ainda aparece na versão Trendline, mas é uma situação temporária até que o estoque de modelos manuais seja zerado.

VW Jetta 1.4 TSI Automático

Além desses dois modelos importados do México, o Golf 1.4 TSI nacional também deixou de ser produzido com transmissão manual. Dessa forma, na gama de carros mais caros da VW Brasil o único modelo que ainda oferece transmissão manual é o Golf 1.0 TSI 2017.

VW Golf 1.4 TSI 2017

Entretanto, com a chegada da linha 2018 do Golf nacional, o modelo 1.0 TSI passará a ser designado como Golf 200 TSI, e receberá a transmissão automática - mesmo conjunto do Polo Comfortline e Highline.


Ocorre que o Polo 200 TSI não é oferecido com transmissão manual, apenas automática, o que suscita a hipótese de que o Golf 1.0 TSI com transmissão manual também pode estar com os dias contados, mas isso só saberemos daqui a poucos meses.

VW Golf Variant 2017

De qualquer forma, a retirada de linha de Golf Variant, Jetta e Golf 1.4 TSI com transmissão manual é uma decorrência natural do mercado brasileiro, que não aceita mais carros com preço acima de R$ 60 mil reais com transmissão manual.

VW Golf Variant 2017

Dessa forma, produzir tais versões é algo totalmente contraproducente, a montadora acaba forçando a ida de tais modelos para as concessionárias, as quais ficam com verdadeiros micos na mão, que são modelos como esses, de preço elevado e transmissão manual, sumariamente rejeitados pelos consumidores.



Nesse contexto, o fim de linha para versões com transmissão manual de Golf Variant, Jetta e até do Golf homenageia a racionalidade.

35 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. VW mostrando que a reestruturação anda no caminho certo, no Brasil a massa não compra carro acima de 70000 manual

    ResponderExcluir
  2. É a ditadura do câmbio automático...

    ResponderExcluir
  3. A questão é a VW é uma empresa alemã, e na Alemanha ainda tem essa idiossincrasia de que uma parcela relevante dos consumidores gostam dessa excrescência que é o câmbio MT. E aí eles ficavam oferecendo essa porcaria aqui...carro de 100 k com câmbio MT. Só chucrute mesmo...que piada.

    Agora tá mudando. Eles perceberam que nós brasileiros somos colonizados culturalmente pela gordolândia...então comemos nos MdDolands da vida, levamos os filhos para os parques da Disney, assistimos musicais em Nova York, fazemos compras em Miami e....dirigimos carros automáticos...
    Então...pelo menos nisso foi uma boa influência cultural ...pois ninguém merece cãmbio mt....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caloi 10 ainda tem câmbio manual

      Excluir
    2. Sua bicicleta tem câmbio manual ou automático?

      Excluir
    3. A caloi cecizinha dele tem 36 marchas. Logo, é mais moderna que a amarok, que tem só 8

      Excluir
    4. "na Alemanha ainda tem essa idiossincrasia de que uma parcela relevante dos consumidores gostam dessa excrescência que é o câmbio MT. E aí eles ficavam oferecendo essa porcaria aqui...carro de 100 k com câmbio MT. Só chucrute mesmo...que piada."

      "pelo menos nisso foi uma boa influência cultural ...pois ninguém merece cãmbio mt...."

      Quanta orelhada!!!

      Câmbio manual é para quem gosta de dirigir.

      Aqui no Brasil carro é considerado "STATUS", por isso ninguém quer câmbio manual.

      Os alemães compram carros com câmbio manual porque lá o carro é visto como um instrumento, uma ferramenta, algo funcional, útil e até prazeroso de usar.

      Muito feliz deve chucrute que pode dirigir um Golf GTI MT6.
      Deve ser um espetáculo!




      Excluir
    5. Não tem nada de "status". Aqui no Brasil quase todo mundo mora em grandes cidades com trânsito engarrafado e insuportável, e não há câmbio manual no mundo que traga "prazer de dirigir" no trânsito normal brasileiro. Nem Estados Unidos, nem status: o brasileiro opta pelo automático por causa do trânsito. Ok? Ok, então.

      Excluir
    6. Então, seguindo o seu raciocínio, os chucrutes, que compram carros com transmissão manual, moram em cidades sem trânsito engarrafado e insuportável.
      É isso mesmo?

      Excluir
    7. Nos EUA os carros comuns são AT, mas experimente ofertar um esportivo sem a opção de câmbio MT por lá.. Corvette, Mustang, Camaro, BMW M2, Porsche 911 e até os Mini Cooper MT ainda fazem sucesso por lá.
      Aqui no Brasil não oferecer câmbio MT em carros voltados para um publico masculino e jovem é cagada. Se existisse um Polo 1.0 TSI MT6 eu compraria hoje mesmo (1.6 não me interessa, não troco o 1.0 TSI do up pra um motor pior). AT é pra quem tem preguiça ou não gosta de dirigir.

      Excluir
    8. Concordo.
      Eu também estava aguardando o Polo 1.0 TSI MT6. Infelizmente, ao que tudo indica, no momento, essa versão não virá.
      Seria muito legal ter uma versão "Sportline": Polo 1.0 TSI MT6.

      Excluir
  4. mil vezes um MT que um automático, no entanto, estou com 26 anos, esse pensamento pode mudar quando tu tiver uns 40~50 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai mudar antes, pode ter certeza!

      Excluir
    2. Vai mudar antes, mas depois volta para o manual denovo.
      Estou com 37 anos. Comecei com manual, passei pelo automático e hoje vejo que o câmbio manual torna o carro muito mais prazeroso de dirigir.

      Excluir
    3. Dirija um carro DSG que não vai mais querer manual

      Excluir
    4. Já dirigi e ainda assim nada se compara ao manual, NADA.

      Excluir
    5. Tive varios carros com todo tipo de cambio e nada substitui o cambio automático. Carro manual é legal de pilotar mas parece que a mentalidade está mudando por aqui onde carro recebeu status de meio de transporte quando câmbio auto é escolha lógica.

      Excluir
  5. Apesar de eu preferir câmbio MT, preciso reconhecer que nosso fraquíssimo mercado, com gostos extremamente duvidosos, realmente não dá valor a este tipo de câmbio e como a VW não é instituição de caridade adotou o posicionamento correto.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto do MT porque faço muitas viagens, apenas. Quando pego um trânsito mais pesado a vontade é ter um AT. E como a tendência para o trânsito urbano não é de melhora, a oferta de câmbio MT em veículos mais caros tende a ser anulada.

    ResponderExcluir
  7. Golf: 192 vendidos no mês anterior. Desde 2007 não vendia tão pouco.
    Caindo, caindo, indo, indo, indo...

    ResponderExcluir
  8. Daqui uns tempos, esses bobões fã de câmbio manual irão dizer que assistentes de frenagem de emergência tira a esportividade do carro. A emoção é vc tomar o susto e frear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então qualquer pessoa que seja fã de algo que você não goste é classificado de bobão? Belo pensamento!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Unknown boa essa kkkk a emoção é vc tomar o susto e frear

    ResponderExcluir
  11. a vw ta cada vez mais certa na sua estrategia pois por melhor q seja dirigir um carro com cambio manual no inferno q esta hj o transito e cada vez mais favoravel ter carro com cambio automatico

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente a tendência é essa. Uma pena.
    Os carros estão ficando cada vez menos interessantes: SUVs pra todo lado, somente câmbio automático em carros com pegada esportiva...imagina só quando chegarem os carros autônomos...THE END.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade as pessoas, no geral, não gostam de carros ou de dirigir (exceto nós que lemos blogs automotivos) - por isso, como vc bem falou, a profusão de SUV's, de carros com design parecidos, mesmo de marcas diferentes, de câmbios AT, etc. etc. Hoje tem gente que chega aos 18 e nem pensa em fazer a CNH!

      Excluir
    2. Sim, mas essa estratégia de "SUVização e automatização" é um tiro no pé das montadoras.
      Vendo que a cada dia cada vez menos pessoas se interessam por carros, por que torná-los cada vez mais insípidos? Para repelir os que ainda pensam em comprar um automóvel?

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Falando em Golf e Golf Variant, alguma sabe quando sai a versão 2018.. já já vira o ano e nada..

    ResponderExcluir
  15. Os automáticos são muito mais confortáveis no transito engarrafado , quando equipados com paddle shifters até que ficam interessantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem