A Volkswagen do Brasil anunciou esta semana que nos próximos dois anos lançará três novos SUV´s no Brasil, dos quais dois são conhecidos (Tiguan AllSpace e T-CROSS), e o terceiro poderia ser o SUV de grande porte Atlas, segundo o UOL Carros.

Volkswagen Atlas é candidato a produção no Brasil

Essa ofensiva no segmento de SUV´s da Volkswagen do Brasil foi anunciada esta semana no evento comemorativo dos 8 milhões de VW Gol produzidos no Brasil, quando a VW confirmou a chegada do Novo Polo este ano, do sedã Virtus no começo de 2018, e dos três novos SUV´s.

VW Tiguan 2018 AllSpace - Brasil

O que chega primeiro é o Novo Tiguan 2018 AllSpace, de 7 lugares, que virá ao Brasil importado do México (e, portanto, sem a incidência de imposto de importação), com dimensões de cerca de 4,7 metros de comprimento e em condições de disputar com o Jeep Compass e o Chevrolet Equinox. Esse novo modelo conviverá com o modelo atual, de 5 lugares, o qual permanece à venda importado da Alemanha - da mesma forma que ocorre nos EUA.

VW Tiguan 2018 AllSpace - Brasil
VW Tiguan 2018 AllSpace - Brasil
O segundo SUV da Volkswagen também já é conhecido - é o VW T-Cross, um SUV compacto derivado do Polo, com 4,15 metros de comprimento, e que será a versão Volkswagen do Seat Arona (vídeo abaixo), apresentado recentemente em Barcelona.



O VW T-Cross será o modelo de volume da marca já que terá características dimensionais, técnicas e de segurança para rivalizar com o modelo mais vendido do segmento, que é o Honda HR-V. O T-Cross será ofertado com motores 1.0 TSI, 1.4 TSI e 1.6 MSI, com opções de transmissão manual de seis marchas, ou automática, também de seis marchas.

VW T-ROC - descartado para o Brasil
VW T-ROC - descartado para o Brasil
O terceiro SUV que é o "mistério". Inicialmente especulou-se que poderia ser o VW T-ROC, SUV do Golf que começa a ser produzido este ano em Portugal, sendo a versão VW do Audi Q2. O VW T-ROC, tem cerca de 4,33 metros de comprimento - dimensões intermediárias entre o VW T-Cross e o Tiguan.



Ocorre que o VW T-ROC foi descartado para produção nacional por fontes ouvidas pelo UOL, que também negaram que esse terceiro SUV seria novo Tiguan de 5 lugares, produzido na Alemanha. Sabe-se, porém, que esse terceiro SUV será maior que o T-CROSS, o que aponta para o VW Atlas - SUV de grande porte que foi desenvolvido pela marca para atender ao gosto do consumidor americano, e que é oferecido em uma ampla gama de opções nos EUA, em uma faixa de preços entre US$ 30 mil (95 mil) e US$ 45 mil (R$ 140 mil).

Volkswagen Atlas 2018 - Brasil

O VW Atlas é um SUV de grande porte, com 5,04 metros de comprimento, 1,98 metros de largura e 1,77 metros de altura, com um enorme espaço interno e capacidade para transportar até 7 passageiros. Nos EUA ele é oferecido com opções de motor 2.0 TSI de 235 cv, ou VR6 3.6L de 276 cavalos, associados sempre com transmissão automática de oito marchas, e opções de tração dianteira ou integral 4Motion.

Volkswagen Atlas 2018 - Interior

Apesar de grandalhão, o VW Atlas tem preços muito competitivos pois é feito sobre a plataforma do MQB, que sustenta o Golf e o Audi A3 já produzidos em São José dos Pinhais (Paraná), que é a planta onde esses dois novos SUV´s da VW do Brasil serão produzidos.

VW Atlas: concorrente do Toyota Hilux SW4 e GM Trailblazer

A hipótese de produção do VW Atlas no Brasil faz sentido por algumas razões. A primeira é que a Volkswagen apresentou o Atlas no Salão do Automóvel de Buenos Aires, em junho passado, indicando que o modelo faz parte sim dos projetos da marca para o Mercosul.

Volkswagen Atlas 2018

Ocorre que o Atlas é atualmente fabricado nos EUA - o que inviabiliza sua oferta no Brasil por meio de importação, já que além da barreira cambial, ele incorreria em uma alíquota adicional de 35% de imposto de importação, o que elevaria seus custos em mais de R$ 40 mil adicionais, o que faria seu preço no Brasil ficar além de R$ 200 mil reais.

Volkswagen Atlas 2018

Por outro lado, como o Altas é baseado na plataforma MQB, sua produção no Brasil seria facilitada, pois a planta de São José dos Pinhais no Paraná já produz dois modelos dessa arquitetura: Golf, Audi A3 Sedan, sendo que em 2018 começa o T-CROSS.

Volkswagen Atlas 2018 - interior

Mas o aspecto principal que pode estar pesando nas avaliações da VW sobre o Altas é a demanda de mercado por modelos desse porte, algo que pode ser avaliado pelas expressivas vendas do Toyota Hilux SW4, fabricado na Argentina, e que no Brasil vende sempre acima de 1.000 unidades por mês, já tendo emplacado 6.368 unidades nos primeiros seis meses.

Toyota HiluxSW4 x VW Atlas

O concorrente do SW4 é o GM Trailblazer, que vende bem menos, em torno de 300 unidades por mês, e já emplacou 1.557 unidades nos seis meses de 2017.

GM Trailblazer x VW Atlas

Outro modelo desse segmento é o Land Rover Discovery Sport, também fabricado no Brasil, e que já teve mais de 1.700 unidades vendidas no Brasil em 2017.

VW Atlas 2018 - interior
VW Atlas 2018 - interior
Se considerarmos as vendas de Trailblazer e Hilux SW4, já foram vendidos 8.083 modelos em 2017 - crescimento de 45% sobre os 5.582 de igual período de 2016, evidenciando que a demanda do mercado brasileiro por SUV de grande porte e preço entre R$ 150 mil e R$ 200 mil reais está crescendo muito além do mercado como um todo (que avançou 4% no mesmo período).

VW Atlas 2018 - interior
VW Atlas 2018 - interior
Esses dados sugerem que faz sentido a produção do VW Atlas no Brasil, já que seria um modelo que poderia estar posicionado entre R$ 140 mil e R$ 200 mil reais, com enorme espaço interno, capacidade de sete passageiros.

Conclusão

VW Atlas 2018 pode ser produzido no Brasil

A Volkswagen do Brasil está chegando um pouco atrasada à festa dos SUV´s no Brasil, mas com uma gama de produtos de nível mundial e posicionados nos segmentos mais dinâmicos do mercado brasileiro. Nesse cenário, o VW Atlas, ainda sem qualquer confirmação oficial, seria um competidor de peso para o Toyota Hilux SW4 e o GM Trailblazer.

36 Comentários

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  1. A estratégia da VW se tiver o Atlas está corretíssima.
    O Atlas teria preço no Brasil começando em R$ 140 mil reais.
    Seria uma hecatombe nesse segmento, pois ofereceria muito mais espaço, conforto, 7 luegares, manutenção mais barata por um preço bem menor que o Hilux SW4.

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    1. Você gosta mesmo dessa palavra hecatombe... O atlas é uma boa ideia, mas a 140000 muito difícil vir por esse preço, e não ser que a vw faça uma versão pelada mas não faz sentido uma versão pelada de um suv desse porte

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    2. Negativo. A Versão de acesso do atlas nos EUA já é bem completa, e custa isso.
      A Toyota Hilux SW4 4x2 Flex Automática custa R$ 164.320 reais no Brasil.

      O Altas é um carro muito mais barato de ser produzido que o Hilux SW4, e poderia chegar por R$ 140 mil, oferecendo muito mais espaço, mais desempenho (2.0 TSI x 2.7 flex aspirado do SW4).

      Fora que a VW tem 600 concessionárias, e a Toyota tem 150. Então o pós-venda da VW é superior.

      Então, acho sim que o Atlas poderia vir a partir de 140 mil.

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    3. Ainda não me convenci a vw tem sim um ótima relação de custos frente lucro, talvez a melhor do mundo. Mas esse carro a 140000 Só se for com o 1.4tsi ou o 1.5novo com o 2.0 difícil

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    4. Nunca que o atlas viria por 140 mil, visto que um tiguam completo ja umtrapassa esse valor. Eu acredito que o atlas virar por 200 mil, e o valor mais coerente com a tecnologia do modelo

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    5. O tiguan parte de 128k e vem importado da alemanha, pagando R$ 35 mil só de imposto de importação. Sem esse imposto, o Tiguan sairia por R$ 95 mil.

      O Atlas fabricado no Brasil teria custo mais baixo de produção, e não pagaria imposto de importação.

      Um Golf GTI nos EUA similar ao vendido no BRasil seria o Sport, que custa 28 mil dólares nos EUA. No Brasil esse Golf sai por 132k.

      Logo, o Atlas nos EUA sai por 30 mil. Então no Brasil ficaria em R$ 140 mil.

      Acho legal o povo achando o Atlas barato por R$ 140 mil, mas esse seria o preço dele, com motor 2.0 e câmbio automático, se fabricado no Brasil.

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    6. Pq não fabricar o Tiguan aqui no Brasil?!?! Por 95mil seria um carro bem interessante!

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    7. Para canibalizar o AUdi Q3, que é líder de mercado? Povo tem que pensar um pouco antes de soltar tanta patuscada..

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    8. Ah tá!! O grupo VW prefere então vender 405 unidades de Q3 por mês do ter uma venda expressiva (parábola seguimento) com o Tiguan de 3 mil mês!

      Realmente eu solto mta "patuscada"!

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    9. "seguimento"....
      fio, volta para escola, alfabetize-se antes de querer opinar. A VW, grupo que mais vende carros do planeta, não sabe nada de estratégia de mercado, né? E, de fato, precisa de conselhos de gente que escreve "seguimento"... claro, claro!

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    1. Não. O Atlas usa o Automático conversor de torque de 8 marchas.

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  3. Em terra de Toyota, VW não reina. Pode lançar inúmeros carros, que a Hilux é a SW4 irão dominar o mercado

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    1. ^^ Em terra de |Toyota, o Golf é eleito carro do ano:

      Golf é eleito carro do ano no Japão


      http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/vw-golf-e-eleito-carro-do-ano-no-japao/

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    2. Entre o atlas e a sw4 pelada prefiro o atlas,sw4 é um carro boqueta extremamente caro design duvidoso só vende pq é toyota um carro q custa mais de 160 mil e não possui um minimo ar digital e freio de mão eletrônico.

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    3. Atlas será uma boa opção por aqui. Apenas uma opção.

      SW4 continuará na liderança, sem nenhum concorrente competente para batê-la ...

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    4. O ATLAS e superior ao sw4 em tudo. Mais espaço, maior, mais seguro, mais tecnologia, mais econômico, mais confortável e ainda será mais barato. E ainda será produzido no Bdaail. O.atlas certamente será o líder disparado. O Sw4 não tem a menor chance contra ele.

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    5. Vamos fazer uma aposta, Carlos?

      R$ 10 mil na conta que SW4 seguirá na liderança.
      Faça a sua aposta ...

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    6. Toda a lógica aponta que o Atlas, caso venha a ser fabricado no Brasil, venderá bem mais que o Hilux SW4.

      Basta olhar o histórico. Olha os compactos. A VW tem dois projetos antigos (Gol e Fox). O Gol vende mais que o Etios, o Fox praticamente a mesma coisa.

      Veja nas picapes. Se considerar apenas versões diesel, a Amarok ou lidera, ou fica em segundo com a Hilux com projeto mais moderno.
      Veja o Jetta, vende três vezes mais que o Corolla Sedã em âmbito mundial.

      A Toyota não tem nem sequer um concorrente para o Golf.

      A Toyota perdeu a liderança global para a VW em 2016.

      E vamos ver as marcas premium? Enquanto a Audi vende 2 milhões de unidades por ano, a Lexus não passa de 300 mi, ou seja, 7 vezes menos.
      Agora vamos tecnicamente.

      A SW4 é carroceria sobre chassi, e custa R$ 165k pelada. Nem ar digital, nada.

      A SW4 mede 4,8 metros, 4x2 e pesa 1.880 Kg. E usa um motor 2.7 aspirado com 163 cavalos e 25 kgfm de torque. A Hilux SW4 flex faz 7 km/l de gasolina em vidade e 8,5 km /l em estrada

      Vamos ver o Atlas? Comprimento (5,05 metros, sendo 25 cm maior que o SW4). E pesa 1.700 Kg. E usa um motor 2.0 TSI com 235 cv e 35,7 Kgfm de torque.

      O consumo da Altas 2.0 AT8? 11 Km/l em cidade e 16 klm/l em estrada. (consome menos da metade da SW4).

      Detalhe: a Atlas acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos, enquanto a SW4 faz em 14,5 segundos.

      Quer mais? A volume de carga. SW4 7 lugares tem volume de 180 litros atrás da terceira fila. A Altas 550 litros.

      E outra. A Altas é monobloco, muito mais barata de ser feita que a Hilux SW4. E a Atlas ainda tem a opção de tração 4 Motion , que opera de forma automática, enquanto a SW4 só tem 4x4 na versão Diesel, que custa mais de 240 mil reais.

      O Atlas custa nos EUA o mesmo que um Golf GTI. No Brasil deve manter a proporção, e, então, será R$ 25 mil mais barata que o SW4, oferecendo 3 vezes mais espaço para carga, mais conforto (monobloco), mais espaço para passageiros, mais segurança ( plataforma MQB), desempenho infinitamente superior e consumindo a metade. Tudo isso com acabamento superior (VW sempre superior a Toyota).

      Não tem como. Quando 10% disso ficar claro para o consumidor, algo que uma boa propaganda de TV faz, ninguém vai querer SW4.

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    7. Gente, eu aposto no Atlas..nos Estados Unidos ele está fazendo um sucesso enorme...eu vi quê só ele sozinho no primeiro mes de vendas já deu mais de 10% do mix da VW nos EUA...sucesso absoluto!
      aqui no brasil se a vw fizer acho que vai fazer sucesso...o povo aqui compra carro por metro. quanto maior >>> mais status!

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  4. Não acho que a Toyota está evoluindo em vista a VW, no Brasil sustenta sua fama de inquebrável, e aproveita-se disso encarecendo seus produtos, os anos estão denunciando que esse status é apenas uma moda de cabelo, que está se acabando.

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  5. gostei muito desse atlas e o designe é lindo...um show.
    torcendo para a vw fabricar ela aqui...pois a hilux nao tem concorrencia...aquela trailblazer e muito ruim..
    esse atlas axo quê daria um banho na sw4..

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    1. Ja andou numa trailblazer? Se informe: http://www.carrosnaweb.com.br/opiniaolista.asp?fabricante=Chevrolet&modelo=TRAILBLAZER

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  6. Tudo vai depender desse famigerado governeco brasileiro e seu programa idiota Rota 2030..

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  7. O UOL só fala besteira. Não como fazer o Atlas aqui. Para quê? Para vender 500 por mês? Era muito mais lógico fazer o T-ROC ou o Tiguan novo, que poderiam ser feitos em Curitiba.

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    1. O T-Roc é muito similar ao T-Cross, e haveria sobreposição em um mercado pequeno. O Tiguan curto é sofisticado demais até para os EUA, que dirá o Brasil. Ficaria muito caro. E o Tiguan novo, ampliado, chega do México, com 5 ou 7 lugares. Não precisa fazer aqui.

      Eu acho o Atlas uma opção l´[ogica. A Toyota vende 1200 unidades do Hilux SW4 por mês. O Atlas oferecerá mais que o SW4 por menos. Muito menos, E será vendido em 4 vezes mais lojas. Então o potencial é bem maior que mos 1.200 por mes do SW4, fora que será vendido também no Mercocul.

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    2. Tiguan sofisticado demais nos eua? Putz kkkkk la tem suvs bem melhores cara,volvo xc60 pot exemplo humilha esse vw em tudo,vc é um fanatico sem noção

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    3. ^^ manezinho que só sabe falar "é bonito" ..."é feio" vem dizer que o Volvo XC60 "humilha" o Tiguan.
      A "avaliação" dele é feita puramente com base em estética, mais nada. Ele acha o XC90 "lindju", então acha que é melhor que o Tiguan.
      Ou seja, é uma avaliaçaõ tipicamente feminina, baseada na estética, e mais nada.

      Quando se olha para os aspectos técnicos, o Tiguan se mostra muito superior ao XC60.

      O Tiguan usa a plataforma MQB, que tem um nível de rigidez torcional de 17.800 Nm/º, enquanto a plataforma do Volvo XC60 não passa de 13.000 Nm/º.

      Mais: O Tiguan é um projeto alemão, enquanto o Volvo XC60 é carro chinês e um projeto CHINÊS. Quem vc acha que manja mais de engenharia automotiva? Alemanha ou China?

      O Tiguan novo tem ACC, com conduçaõ semi-autônoma em congestionamento, com funcionamento anda e para. Tem ACC com auxiliar preditivo, que muda a velocidade com base no GPS. Tem painel digital.

      E mais, o Tiguan tem tração 4Motion totalemtne computadorizada. Motores turbo de injeção direta, e até um 2.0 TDI diesel com 240 cv.

      Em resumo: não há a menor condição de comparação do Volvo chinês XC60 com o Tiguan, um legítimo SUV alemão projetado na ALemanha.

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  8. VW e Fiat não vendem bem em segmentos de carros top. Os veículos podem ser bons, mas quem tem essa grana quer também o status de dizer que tem um Audi, BMW, Volvo, Land Rover... até Toyota mantém a "aura" de ser carro de luxo. É só ver as vendas de Passat,Passat Variant, Tiguan, Touareg, CC... por melhor que seja o Atlas, não vai ser um sucesso de vendas. Agora, uma SUV pequena, pra concorrer com EcoSport, pode dar certo.
    Fatos, apenas fatos.

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    1. È mais audi, bmw, volvo e land rover dessa categoria do atlas custam tudo mais de 300 mil.
      Axo quê esse Atlas tem tudo para dar certo no Brasil...A VW tem um pós venda maior e melhor que o da Toyota..(experiência própria) e a VW tem fama de fazer carro top de tecnologia.
      A Hilux SW4 eu gosto de designe, mais vamos reconhecer Quê é antiga, e pula muito...aquela suspensão de picape faz ela ficar saltitante...muito ruim..e custa 165 mil.
      esse atlas se vier no mesmo preço...vai bombar de vender porque a VW tem mais concessionárias, e o carro deve ser muito macio com monobloco...e para o povo mais aventureiro...tem o 4motion.
      E ela não vai concorrer com os premium quê tem preço tudo acima de 200 mil né? Audi Q7? 400 mil. Volvo XC90? 350 mil. Land Rover Discovery mais de 500 mil.
      Esse atlas seria um carro tipo xc90...audi q7 e Land Rover Discovery, só que pela 1/3 do preço...
      tem tudo para fazer sucesso sim..

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    2. A Fiat na Europa tinha carros médio-grandes bons como o Croma que era um carro seguro e confortável,mas a Fiat fez a cagada de lançar o Croma só na versão perua sendo que na primeira geração esse carro era um sedã,esse carro ficou alguns anos no mercado e depois caiu fora.

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  9. Se o Atlas vier pra cá,a Fiat só de pirraça é capaz de trazer o Durango com outro nome e os emblemas dela.

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  10. Passat e Tiguan vende muito no mercado mundial é só verificar

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  11. Acho que banheira por banheira uma só já estaria de bom tamanho.
    Melhor investir no seguimento que realmente faz volumes q são os compactos e médios. Assim acabaria com a farra de HRV e Compass.
    Espero que VW traga o T-roc e o Tiguan 5L q são infinitamente superiores ao que temos hoje no mercado.

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    1. Acho que banheira por banheira uma só já estaria de bom tamanho.
      Qual a outra?

      Melhor investir no seguimento que realmente faz volumes q são os compactos e médios. Assim acabaria com a farra de HRV e Compass.

      Mas isso já está certo. VW T-Cross para competir com o HR-V, e o Tiguan AllSpace de 5 e 7 lugares vindo do Mèxico para disputar segmento superior do Compass.

      Espero que VW traga o T-roc e o Tiguan 5L q são infinitamente superiores ao que temos hoje no mercado.

      Não trará o T-ROC. Fará no Brasil o T-Cross e importa do México o Tiguan AllSpace com 5 e 7 lugares.

      O Atlas é um SUV de grande porte adicional, entrando em um segmento que está disparando.

      Considero muito correta a estratégia da VW.

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