A Volkswagen do Brasil mostrou no Salão do Automóvel de Buenos Aires a segunda e nova geração do Tiguan em versão alongada, e confirmou que esta versão será vendida no Brasil entre o fim de 2017 e o começo de 2018. Neste artigo relacionamos todos os detalhes e características deste SUV.

Novo VW Tiguan 2018

O VW Tiguan 2018 mostrado nas imagens é bem maior que o modelo vendido atualmente no Brasil, e maior também que o Novo Tiguan europeu. O vídeo a seguir mostra seus detalhes.



O modelo que virá ao Brasil será exatamente o mostrado nos vídeos e imagens, e assim como nos EUA, ele conviverá com a versão anterior.

Novo VW Tiguan 2018

Nos EUA, o Tiguan atual tem vendas muito fortes e em crescimento, então ele permanece à venda, com nome de Tiguan Limited, e inclusive ganhou uma transmissão de 8 marchas para a linha 2018.

Novo VW Tiguan 2018 - interior

Para efeito de comparação, o Tiguan da geração atual mede 4,4 metros de comprimento. Este novo Tiguan 2018 mede 4,7 metros, tem 2,78 metros de entre-eixos e uma altura de 1,65 metros. Ou seja, ele é quase 30 cm maior que o atual, e oferece muito mais espaço interno.

Novo VW Tiguan 2018 - interior

Os modelos FWD vem sempre com 7 lugares, enquanto os AWD são 5 lugares, mas por 500 dólares adicionais pode-se levar os dois assentos adicionais.

Novo VW Tiguan 2018

A boa notícia para o Brasil é que este Tiguan é fabricado no México, e isso significa que ele poderá ser importado para o Brasil sem imposto de importação de 35%, tornando-o competitivo.

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 S - versão de acesso (EUA)
Nos EUA ele é oferecido em quatro versões de acabamento, S (US$ 26 mil), SE (US$ 30 mil, SEL (US$ 33 mil) e SEL Premium (US$ 37 mil), sendo este modelo do vídeo o topo de linha.

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 SE - versão intermediária (EUA)
Nesses preços é preciso ainda colocar 900 dólares de frete e o imposto estadual.

Novo VW Tiguan 2018

Ou seja, o SEL Premium sairia a 41.140 dólares, o que corresponde a R$ 135 mil. No Brasil deve ser mais caro, em torno de R$ 150 mil.

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 S - versão intermediária (EUA)
Todas trazem de série lanternas de LED, rodas de alumínio, sistema multimídia com app connect.

Volkswagen Tiguan 2018 SEL Premium

O modelo que virá ao Brasil provavelmente será o SEL que tem rodas de 18 polegadas, Kessy, iluminação ambiente em LED, partida rêmora, alarme.

VW Tiguan 2018

O modelo SEL Premium, traz o virtual cockpit, rodas de 19 polegadas, faróis de led.

Novo VW Tiguan 2018 -  cluster de instrumentos digital

Todas as versões vem com opção de tração 4x2 ou 4x4, mas o motor é sempre o mesmo, um quatro cilindros 2.0 TFSI de 187 cavalos e 30,5 Kgfm de torque.

Novo VW Tiguan 2018 - espaço interno

O consumo médio do modelo 4x2 é de 9,4 km/l em cidade, e 11,4 km/l em estrada. O AWD faz 8.9 em cidade e o mesmo em estrada.

Concorrentes



Este Tiguan crescido chega para disputar o mercado com modelos como o Honda CR-V, que custa 150 mil, e o Hyundai Tucson, que parte de R$ 138 mil, mas vai a R$ 150 mil no topo de linha.

Segurança

Na parte de segurança, todos os Tiguan vem com multiplis airbags, ESP, ASR, sistema pos collision brake e câmera de ré. Dependendo da versão ele agrega front assist com frenagem autônoma, ACC – controle de cruzeiro adaptativo com função stop and go em trânsito, assistente de saída involuntária de faixa, câmera de visão aérea, sensores de estacionamento e controle automático do farol alto.

Novo VW Tiguan 2018 - painel

Esses recursos adicionais de segurança já são de série a partir da versão SEL.

Plataforma MQB

O VW Tiguan 2018 é feito com base na plataforma modular transversal MQB, de motores transversais. E a mesma do Golf, do Audi A3, do Atlas e do Passat. Então quem já andou em um desses modelos sente-se familiar neste Tiguan.

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 - S - versão de acesso (EUA)
E apesar de ter sido feito para agradar o consumidor americano (e por consequência o brasileiro, pois nós somos totalmente influenciados pelo padrões dos EUA), ele é um Volkswagen.

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 - S - versão de acesso (EUA)
Isso significa um padrão muito alto de acabamento e de comportamento dinâmico. Pouca rolagem de carroceria, estabilidade.

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 - S - versão de acesso (EUA)
E para quem vai encarar o off-road, a tração 4Motion. Em modo on-road ela direciona o torque apenas para ss rodas dianteiras, mas o modo 4Motion está permanentemente ativo.

Novo VW Tiguan 2018

Quando ele detecta um destracionamento em uma das rodas, a embreagem central traseira engata a tração traseira. O sistema de gerenciamento de tração então calcula a quantidade de torque ideal para cada roda em cada situação, e isso é feito constantemente e dinamicamente.

Novo VW Tiguan 2018

O diferencial eletrônico atua também lateralmente, o que significa que pode transferir torque de um lado ao outro. O sistema 4Motion tem também 4 modos de operação: on-road , e neste caso há quatro sub-modos (Eco, Normal, Sport e Custom); Snow, Off-road e |Custo off-road.

Novo VW Tiguan 2018

O resultado é que o Tiguan AWD lida com todos os tipos de curva e de topografia alegremente. O volante tem assistência elétrica, é leve e a direção muito comunicativa, completa o pacote.

Novo VW Tiguan 2018

Uma vez que você está na estrada, no entanto, o Tiguan é o primeiro veículo da VW nos EUA com controle de cruzeiro ativo que pode parar e voltar a andar automaticamente no trânsito. Quem usou esse sistema sabe que ele é perfeito. Desacelera suavemente, mas com firmeza quando aparece um carro à sua frente, e acelera naturalmente quando a pista está livre.

Novo VW Tiguan 2018

O interior além de espaço, tem um acabamento excepcional como é natural nesses novos modelos da VW. O modelo SEL vem com um sistema de informação e entretenimento de 8 polegadas, com botões físicos, sistema de navegação, Apple CarPlay e o Android Auto .

Novo VW Tiguan 2018

Formas geométricas simples abundam em materiais de qualidade razoável. Os modelos mais caros vem com bancos em couro.

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 - SE - versão intermediária (EUA)
O design dentro e fora, é certo que não é tão emocionante - uma característica tradicional da VW. Mas é um design que demora muito a envelhecer (e isso quando envelhece), e produz muito conforto interno.

Novo VW Tiguan 2018

O espaço é amplo, e a terceira fileira de assentos é adequada para crianças. Já na segunda linha leva-se três adultos sem problema.

Conclusão

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 - SEL Premium - versão topo de linha (EUA)
Esse Novo Tiguan 2018 é um SUV de porte grande para os padrões brasileiros, com capacidade off-road, transmissão automática de 8 marchas de conversor de troque, tração integral 4Motion e muito espaço interno. Tem tudo para fazer sucesso no Brasil e nos EUA. Os preços nos EUA estão muito convidativos.

36 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Ponto para o Gol, já que colocaram um painel parecido com o dele no novo Tiguan.

    ResponderExcluir
  2. O modelo atual vai de R$ 130mil a R$ 150mil.

    Essa nova Tiguan se viesse completa por R$ 140mil seria uma ótima opção mas com opcionais como Piloto automático adaptativo, painel virtual, park assist, teto solar vai chegar. R$ 170mil aí não vai vender!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que até 150 mil vai vender. Eu compraria

      Excluir
    2. Pois eu ainda prefiro uma grande, espaçosa, forte, imbatível e economica Caravam 79... 4.1, chega a quase 240 quitada, gastando na estrada 9km/lt, cidade/campo +/- 7,5. Custou 1.500,00, motor 151/s 2500cc. Porta malas parece uma Pick-up, carrega leve 8 pessoas, carga bruta de 1000kg. Estes carrinhos novos bateu-morreu. A lataria de um Opala/Caravan e Maverick são para combates. Carro de 150 mil para fazer média e gastar grana. Caravam 79 só paga seguro Dpvat 69,00 só no licenciamento. rsssss

      Excluir
  3. Essa frente está muito CHINEZA! Minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Que coisa horrenda essa versão esticada. O Tiguan Europeu é lindo, esse aí ficou um Frankenstein.

    ResponderExcluir
  5. Esse Novo Tiguan 7 lugares é de longe o SUV mais bem resolvido esteticamente do seu segmento, e até de que segmentos inferiores.
    Achei ele mais sóbrio e elegante que o Peugeot 3008 (muito espalhafatoso o francês) e que o Compass (este já enjoou).
    Nesse tamanho o concorrente mesmo é o Equinox e o Hyundai Santa Fé. E o Tiguan AllSpace é mais agradável que os dois.
    Este Tiguan adota a estratégia de evitar um desenho que provoque grtinhos de "uau" no lançamento, mas se mantém atual e agradável por muitos e muitos anos.
    A dianteira é imponente e tramite robustez de um SUV, e na versão SEL Premium tem um ar de alta tecnologia.
    A lateral é bem resolvida, bela. Com rodas 18 fica quase perfeita. COm as rodas de 19 da SEL Premium fica perfeita.

    E a traseira muito harmoniosa, com um visual discretamente esportivo.

    O interior é um espetáculo de bom acabamento e tecnologia. Muito à frente de seus concorrentes. Mais espaço, melhor acabado.

    Este carro tem tudo para fazer um ótimo papel no segmento acima d R$ 150 mil. É claramente superior ao Equinox e ao Santa Fé. E muito superior ao Compass Limited também, em todos os sentidos.

    Se vier a R$ 150 mil, não terá para ninguém. Terá fila de espera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sabemos Carlos se a vw lançar um cubo com rodas sempre será o melhor pra você ! Seus comentários são cansativos ...

      Excluir
    2. Existe algum carro pra vc que seja mehor que VW e Audi?

      Excluir
    3. R$ 150mil a pelada ninguém vai comprar como aconteceu com a versão anterior. Pois com os pacotes que VW adora botar carro vai ir a R$ 170, 180mil. Ou seja não vale o preço e não vai vender. Tive uma Tiguan 2014!!!

      Excluir
    4. A versão anterior a VW traz a conta gotas para o Brasil pois ela não dá conta de atender a demanda nos EUA. A Tiguan antiga tá bombando de vender nos EUA. Então por qual motivo a VW venderia no Brasil tendo que pagar imposto de importação.
      O fato é que a Tiguan antiga é superior ao Compass em tudo, mas a VW só traz meia dúzia, pois ela vende muito nos EUA.
      Agora esta nova, vindo do México, poderá ter preço mais competitivo, mas mesmo assim tem cotas de importação.
      Se a CR-V custa R$ 150 mil 4x4 vindo do México, penso que a Tiguan SEL Premium poderia vir a R$ 150 mil tb, com rodas de 19 polegadas, painel digital, 4Motion, ACC e etc.

      Excluir
    5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      As vendas da Tiguan nos EUA segue em ascensão, mas longe de incomodar Nissan Rogue, Honda CR-V e Toyota RAV4 ...

      Excluir
    6. Em 2016 o tiguan vendeu bem mais que o rav4 e ficou colado no cr-v. Âmbito mundial que e o que importa.

      Excluir
    7. Sim, importa no âmbito mundial.
      Mas falar que o Tiguan não vende mais porque não dá conta de atender o mercado americano é pura balela.

      20% de vendas dos líderes naquele mercado é muito pouco para se apoiar numa justificativa um tanto incabível ...

      Excluir
    8. Vi que vc não vai comprar nenhum.
      Só comentou merda. Fica c o seu Gol e não encha o saco.

      Excluir
    9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Carlos, qual a previsão para o SUV T Roc (não sei se esse é o nome certo) para o Brasil? Ele virá com o motor 1.4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que o T-ROC será vendido no Brasil. Ele viria importado da Alemanha e seu preço ficaria não competitivo.
      Penso que a aposta da VW no Brasil é no T-CROSS, que será fabricado em São José dos Pinhais em 2018. E no Tiguan mexicano.

      Excluir
    2. Mas o T-Roc não vai ser fabricado no México também?

      Excluir
    3. O T-ROC confirmado será produzido em Portugal. Sabe-se que será vendido nos EUA, mas não está certo se o modelo que será vendido nos EUA será o europeu, ou se será produzido no Mèxico. Se for produzido no México, aumentam as chances para o Brasil.

      Excluir
  7. Tem que vir a versão completa também. Vir versão "mais ou menos" queima o filme. Eu quero uma versão que eu possa tirar uma foto do painel digital igual àquela ali que diz "assist systems", hehehe

    ResponderExcluir
  8. Estética de dar saudades da Variant II. A VW sofre muito com a imposição de fazer carros mais feios que os Audi. Parece 2° piloto de equipe de fórmula 1, não pode ganhar. Vai vender 1/2 dúzia a peso de ouro. O negócio da VW do Brasil é vender Gol. O resto é só para dar imagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Povo não entende nada de design mesmo.
      Mas o design da VW é um sucesso de longo prazo. Observem o que acontece com o Tiguan de 1ª geração. Está no mercado americano há quase dez anos, com 1 facelift em 2012, e suas vendas não param de subir. Está emplacando quase 7.000 unidades por mês nos EUA. Isso fora vendas no Canadá.
      Isso que se chama design sóbrio VW, mantém o carro atual por longos e longos anos.
      Se vc gosta de aberrações e coisas chamativas, os americanos e os coreanos com engenharia boqueta e carros que parecem uma melancia pendurada no pescoço são o naipe.

      Excluir
    2. E o que eu acho mais interessante nesses "espeçialistas" de design que pululam em sites e blogs é que vivem dizendo que o design da VW é "sem graça" e que precisa mudar.
      Bom, VW nunca fez carro engraçadinho, e o design sóbrio de seus carros a levou à liderança global, ultrapassando a Toyota. Lembrando que há 25 anos atrás a VW tinha um faturamento que era 1/20 do da GM.
      hoje a VW é líder mundial. E a diferença continua a aumentar.
      Então, o fato é que design sóbrio e elegante e conservador vende e vende muito. Tanto que a VW com carros com tal tipo de design é a que mais vende carros no planeta.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  9. Cansativo e dizer que todos os carros da Volkswagen parecem com o gol.

    ResponderExcluir
  10. A vantagem é que cada um gosta e/ou pode comprar determinado carro... se não seria tudo igual nas ruas. Igual Koo cada um tem o seu

    ResponderExcluir
  11. Peugeot 3008 manda lembranças!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, o Peugeot 3008 manda lembranças que ele tem um visual todo emperiquitado, e que está fazendo as pessoas fazerem "uau", mas daqui a seis meses já enjoaram.
      O Peugeot 3008 manda lembranças também que ele tem um motor 1.6 e uma transmissão de 6 marchas, enquanto o Tiguan tem um 2.0 Turbo com transmissão de 8 marchas.
      O Peugeot 3008 manda lembranças também que ele é vendido como "SUV" e não tem tração 4x4, enquanto o Tiguan tem uma 4Motion.
      O Peugeot 2008 manda lembranças também que ele não tem piloto automático adaptativo, não tem front assist, não tem frenagem autônoma de emergência, não tem pos collision braking.
      Então o Peugeot 3008 manda lembranças que ele só será comprado por pessoas que não entendem nada de carro, e vão comprar só porque acharam bonitinho e vai chamar a atenção do vizinho.
      É disso que o Peugoet 3008 será lembrado.

      Excluir
    2. O Equinox veio para rebentar a concorrencia em todos os quesitos! Superior ao Tiguan, Peugeot 3008 e Compass!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  12. Essa frente ficou horrível. Poderiam ter mantido a dianteira europeia, muito melhor.

    ResponderExcluir
  13. E poderiam oferecer a versão europeia também, muito melhor que essa alongada.

    ResponderExcluir
  14. Ahahahahah esse Carlos4carros é o cara!! Entende mto de carro! Concordo plenamente!! Parabéns pelos comentários. Ninguém conseguiu te refutar.

    ResponderExcluir
  15. Ahahhahahaah esse Carlos4carros é o cara!! Entende muito de carro!! Parabéns! Ninguém conseguiu te refutar. A Tiguan é MUITO superior à RAV-4, cr-v, peugeot 3008, e qualquer outra SUV que não seja land rover ou linha premium dos alemães. É superior a SW4, que custa 250k, e não é 4x4!! Isso, sim, é piada. A VW tinha que lançar esse modelo top a 150k. Daí teria fila de espera, como o amigo bem pontuou.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem