O Grupo Volkswagen, que superou o Grupo Toyota em 2016 em produção e vendas (veja aqui), mantém em 2017 a primeira posição no ranking de 2017, com mais de 2,5 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre de 2017.

Volkswagen mantém-se líder em 2017; Toyota fica em 2º

No entanto, a empresa alemã registrou um crescimento tímido de 1,7% à medida que o volume caiu na China e manteve-se estável na Alemanha. A VW ainda é fortemente dependente dos segmentos B (do Polo) e C (Golf/Corolla), os quais respondem por 55% de suas vendas globais.

Volkswagen mantém-se líder em 2017; Toyota fica em 2º

A Toyota ficou em segundo lugar com 2,34 milhões de unidades, tendo apresentado crescimento de 7,8%, já que as vendas locais no Japão aumentaram e tem mais potencial de crescimento em mercados como a China.

Volkswagen mantém-se líder em 2017; Toyota fica em 2º

O destaque para o trimestre fica para o grupo Renault-Nissan, agora incluindo as vendas da Mitsubishi, cujas vendas globais foram apenas 1.500 unidades atrás da Toyota, com um avanço de 10,4%.


RankMarcaVolume (Q1 2017)Δ 17 / 16
1Volkswagen2.532.744 1,7%
2Toyota2.338.146 7,8%
3Renault-Nissan2.336.692 10,4%
4GM2.252.956 0,6%
5Hyundai-Kia1.553.732 -4,7%
6Ford1.521.168 -1,6%
7Honda1.233.570 8,6%
8FCA1.152.725 1,3%
9Suzuki739.326 10,1%
10PSA682.174 -5,0%
11Daimler660.658 17,0%
12BMW 586.520 9,2%
13Geely410.830 63,4%
14Mazda389.729 4,8%
15Chang´an389.305 7,6%
16Subaru250.136 7,1%
17Tata242.598 18,2%
18Dongfeng239.818 6,0%
19Great Wall226.062 9,2%
20GAC151.162 61,6%

Fonte: JATO Dynamics

32 Comentários

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  1. Essa tabela sim denota dados consideráveis, pois aponta grupos. Se estamos analisando vendas estamos analisando o mercado empresarial, logo o que importa é o volume de vendas de grupos, e não de marcas e nem de mercados isoladamente.

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    1. Correto, é a visão empresarial, independente de marca e tipo de produto. No caso da VW, acredito que os problemas com os motores diesel também atrapalharam o crescimento. A PSA com a aquisição da Opel, deverá mudar seu desempenho no contexto a curto prazo, mas estranho a Ford e a Hyundai-Kia...

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    2. Concordo. Acredito que Ford e Hyundai-Kia deva cair ainda um pouco mais, diferentemente da Opel-PSA, que em breve deve reverter esse cenário.

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    3. Não tem nada de estranho na decorrada da Ford e da hyundai-kia.
      mas são situações diferentes.
      O problema da ford é falta de qualidade geral dos carros, falta de qualidade percebida, câmbio powershift se tornando uma "bomba mundial", falta de inovação.
      E como a Ford não tem qualidade, precisou trabalhar com preços baixos, que derrubou as receitas para investimento, e ai tem menos invoaçoes, e carros cada vez mais boquetas. O resultado está aí.

      A Hyundai-Kia colhe agora o resultado negativo de ter apostado entre 2011 e 2015 com carros com visual cheguei e chamativo. Esse tipo de aposta dá um boom inicial de vendas, mas depois desaba rápido, pois os carros enjoam muito rápido.
      E aí precsiam gastar muito para atualizar em ciclos curtos, derrubando as margens de lucro.
      Agora estão tentando recuperar o design, mas aí os consumidores acostumados ao design açucarado não aceitam muito bem. E tem o fato também que VW opera há muitos anos com design sóbrio, então não tem como a Hyundai querer entrar nessa. Para comprar design sobrio, melhor ficar com quem entende do assunto, que é a VW, e não uma neófita, como a Hyundai.

      No fim das contas, observa-se que a estratégia da VW é a mais acertada e sustentável no longo prazo. Design sobrio, demora mais para envelhecer, leva a ciclos de produtos maiores, e menos necessidade de gastos com atualizações. E também forte investimento em inovação e tecnologia.

      Essa é receita do Grupo VW. Fácil de descrever. Difícil, muito difícil de implementar.

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    4. Por isso a BMW está sempre no topo dos carros de luxo

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    5. BMW está sempre no topo??? Em termos de tecnologia não (mas está entre as melhores) e a Mercedes-Benz a desbancou do primeiro lugar já faz algum tempinho...

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    6. Carlos se voce fosse um pouco mais informado saberia que o problema da hyundai está na estabilidade politica entre a china e a coreia do sul além do boicote dos pastel de flango com a marca.

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  2. O crescimento dos chineses surpreende.

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  3. Eu não vejo o Grupo VW buscando a liderança global a qualquer preço. Nada isso. Tanto é assim que os seus carros são sempre mais caros que os da concorrência.
    Então esse Grupo VW busca antes de mais nada lucratividade.
    Porque isso? Ora, simples: maior lucro -> maior investimento em pesquisa e desenvolvimento -> mais inovações nos carros -> carros mais modernos, seguros e avançados - > carros assim são vendidos mais caros e vendem mais -> maior lucratividade por carros e maior lucro global -> mais investimento em pesquisa e desenvolvimento.

    Esse é o "ciclo VW", que eles vêm fazando há mais de duas décadas. Então a liderança de mercado global agora é algo natural. Não é forçado. O Grupo tem os melhores carros em todas as categorias, os melhores e mais caros, e, em geral, os mais vendidos. Então vendem muito em âmbito global, e ainda lucram muito.

    O que isso significa? Que essa é uma liderança natural e sustentável, baseada em fundamentos sólidos (portfolio com os melhores produtos, mais avançados e líderes em suas categorias).

    E tem mais: está avançando forte nos EUA, e tende a avançar ainda mais com uma ofensiva SUV.

    As outras empresas ainda têm chance de competir porque a VW ainda pratica preços mais altos que os demais. Então tem espaço para oferecer "CxB".

    mas se algum evento de mercado obrigar a VW a baixar seus preços, as outras empresas vão ficar em situações bem complicada.

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    2. Na parcial de junho eu vi a VW com 16% de market share encostando na GM no Brasil. E vc tá preocupada e tristinha ....que piada.

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    4. O 500 caiu pq Fiat Brasileira não sabia trabalhar com ele.

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    5. Preocupa não q a VW tá colocando o Up onde quer que ele fique. Está mais arrojado nessa atualização, é o melhor compacto atualmente. A VW não pretende que ele seja líder em vendas, mas que seja o melhor é duradouro no mercado.

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    6. É uma explicação justa de carlos, mas tenho ressalvas.

      A Vw é das antigas, preservando sua imagem assim como Toyota, mas outras empresas estão utilizando essa linguagem de Vw, nada mal e nada menos, normal, isso é uma competição.

      Isso não quer dizer que a Vw será o primor de todos, por que as outras empresas também como Hyundai-Kia tem objetivo de conquistar seus novos clientes, Toyota idem, isso é uma competição.

      Vw pode ser bom nos dias de hoje mas o amanha ninguém sabe o que pode acontecer, quem sabe as organizações externa (Marcas) domina mercado contra Vw. E isso é um jogo, faz parte!

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    7. Tenho outros pontos a ser abordados carlos, Tem da Marca Chinesa. É uma marca muito poderosa porque tem condição de manter estrutura sobre engenharia de carros, marketing, inovação... Tudo isso depende como a Marca Chinesa está envolvido no mundo dos negócios.

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  4. Admiro muito o grupo VW, estou no meu terceiro carro da marca e a eficiência é surpreendente. Mesmo carros que já saíram de linha quando vejo na rua ainda os acho bonitos, e se precisasse teria um, como o Golf 4,5 e o Polo. Com relação ao atendimento mas CSS sempre tiveram o que eu precisava, eficiência, rapidez e disponibilidade, até porque meus carros não deram problemas, então o tempo que passo na manutenção é muito pequeno, só as revisões mesmo.

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  5. Luis, terceiro VW, eu tive 12 e já estou pensando no décimo terceiro. Passei dos 50 anos e cheguei a seguinte conclusão. Se tiver o logo VW na grade dianteira eu compro. Se um dia sobrar grana, eu compro o primo rico da VW. Aquele das argolinhas. Abs.

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  6. Carlos Polesello, compre um toyota ou honda e você nunca mais passa nem na frente das ccs da VW.

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    1. Como as vendas da toyota estão ficando atrás das da VW, então cada vez mais pessoas estão saindo da toyota e indo para VW.

      O que é muito natural, pois o Toyota são carros obsoletos, boquetas e mal acabados perto dos VW.

      A vantagem dos VW é tanta, que um Golf 1.0 HUMILHA um Corolla 2.0 em pista, veja:

      http://www.car.blog.br/2016/10/dez-carros-20-com-motor-mais-fraco-que.html

      Entre em um Corolla, e veja que piada. Plástico duro para tudo quanto é lado. plásticos vagabundos sendo usados. um monte de rebarbas. Um carro geriátrico que não dá prazer algum,

      Enfim, Corolla: carro para pessoas acima de 80 anos.

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    2. Meu pai tinha um corolla ,hoje um Jetta ... Gosto mais do Jetta.

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  7. Já tive 04 gol,01 Santana,01 Parati,04 Polos, 02 Golf, 04 Fox, 02 Spacefox, 01 Voyage, 01 Jetta , 01 Up e por fim Corolla .... Estou voltando pra VW .... Corolla nunca mais muito Mimi pelo que é e oferece...Carlos Polesello continua na VW não da ouvido

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    1. Bom da internet é que todo mundo já teve tudo quanto é tipo de carro... Santa ignorância.

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  8. A Suzuki não é do grupo Mitsubishi??
    Ou é apenas coligada?

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    1. Não sei com precisão informar, mas a Mitsubishi é uma salada. Em alguns mercados faz parceria com FCA, em outros com Suzuki e em outros com Renault/Nissan. Pelo que eu sei a Mitsubishi é um grupo empresarial que atua em diversas áreas além da automotiva, portanto eles vendem muito mais projetos e soluções para a área automotiva do que efetivamente carros. Cito o emblemático caso da L200, o qual é um projeto antigo, porém utilizado em diversas partes do mundo por diversas montadoras, devido à sua solução torcional, resistência e durabilidade.

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    2. A Suzuki não é da Mitsubishi. Já esta pertence à aliança Renault-Nissan.

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  9. A Toyota está bem colocada, se tivesse 10 marcas diferentes no grupo tbm seria a melhor colocada. Mas com duas marcas já vende bem.

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    1. Toyota está bem colocada, se tivesse 10 marcas diferentes no grupo tbm seria a melhor colocada. Mas com duas marcas já vende bem.

      Como tem orelha.

      Marcas da Toyota:

      Toyota
      Lexus
      Daihatsu
      Hino Motors
      Scion

      5 marcas.

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    2. Scion não existe mais. Hino Motors é a divisão para caminhões. Daihatsu é inexpressiva.

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  10. O grande problema eu acho que é a entrega, nunca tive Toyota pra poder opinar sobre a qualidade, mas o carro até pouco tempo atrás tinha câmbio automático 4 marchas, até ano passado o Corolla não tinha nem esp nem cont tração, o câmbio é o cvt, que não me agrada, e o motor não é turbo. Então a Vw tem um motor muito mais eficiente, um câmbio muito melhor, e entrega alguns itens à mais que me agradam. Não questiono a qualidade porque nunca tive, mas no meu caso, a Vw entrega mais, por menos, e com relação ao atendimento: a negociação é sempre muito boa, o pós venda sempre eficiente, e o carro não me dá problemas, logo não vejo motivo para mexer em time que está ganhando.

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