Car.blog.br

Pesquisar este blog

Volkswagen mantém-se líder em 2017; Toyota fica em 2º

Categorias: , , 32 Comentários

O Grupo Volkswagen, que superou o Grupo Toyota em 2016 em produção e vendas (veja aqui), mantém em 2017 a primeira posição no ranking de 2017, com mais de 2,5 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre de 2017.

Volkswagen mantém-se líder em 2017; Toyota fica em 2º

No entanto, a empresa alemã registrou um crescimento tímido de 1,7% à medida que o volume caiu na China e manteve-se estável na Alemanha. A VW ainda é fortemente dependente dos segmentos B (do Polo) e C (Golf/Corolla), os quais respondem por 55% de suas vendas globais.

Volkswagen mantém-se líder em 2017; Toyota fica em 2º

A Toyota ficou em segundo lugar com 2,34 milhões de unidades, tendo apresentado crescimento de 7,8%, já que as vendas locais no Japão aumentaram e tem mais potencial de crescimento em mercados como a China.

Volkswagen mantém-se líder em 2017; Toyota fica em 2º

O destaque para o trimestre fica para o grupo Renault-Nissan, agora incluindo as vendas da Mitsubishi, cujas vendas globais foram apenas 1.500 unidades atrás da Toyota, com um avanço de 10,4%.


RankMarcaVolume (Q1 2017)Δ 17 / 16
1Volkswagen2.532.744 1,7%
2Toyota2.338.146 7,8%
3Renault-Nissan2.336.692 10,4%
4GM2.252.956 0,6%
5Hyundai-Kia1.553.732 -4,7%
6Ford1.521.168 -1,6%
7Honda1.233.570 8,6%
8FCA1.152.725 1,3%
9Suzuki739.326 10,1%
10PSA682.174 -5,0%
11Daimler660.658 17,0%
12BMW 586.520 9,2%
13Geely410.830 63,4%
14Mazda389.729 4,8%
15Chang´an389.305 7,6%
16Subaru250.136 7,1%
17Tata242.598 18,2%
18Dongfeng239.818 6,0%
19Great Wall226.062 9,2%
20GAC151.162 61,6%

Fonte: JATO Dynamics

Postagens relacionadas:

32 comentários:

  1. Essa tabela sim denota dados consideráveis, pois aponta grupos. Se estamos analisando vendas estamos analisando o mercado empresarial, logo o que importa é o volume de vendas de grupos, e não de marcas e nem de mercados isoladamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, é a visão empresarial, independente de marca e tipo de produto. No caso da VW, acredito que os problemas com os motores diesel também atrapalharam o crescimento. A PSA com a aquisição da Opel, deverá mudar seu desempenho no contexto a curto prazo, mas estranho a Ford e a Hyundai-Kia...

      Excluir
    2. Concordo. Acredito que Ford e Hyundai-Kia deva cair ainda um pouco mais, diferentemente da Opel-PSA, que em breve deve reverter esse cenário.

      Excluir
    3. Não tem nada de estranho na decorrada da Ford e da hyundai-kia.
      mas são situações diferentes.
      O problema da ford é falta de qualidade geral dos carros, falta de qualidade percebida, câmbio powershift se tornando uma "bomba mundial", falta de inovação.
      E como a Ford não tem qualidade, precisou trabalhar com preços baixos, que derrubou as receitas para investimento, e ai tem menos invoaçoes, e carros cada vez mais boquetas. O resultado está aí.

      A Hyundai-Kia colhe agora o resultado negativo de ter apostado entre 2011 e 2015 com carros com visual cheguei e chamativo. Esse tipo de aposta dá um boom inicial de vendas, mas depois desaba rápido, pois os carros enjoam muito rápido.
      E aí precsiam gastar muito para atualizar em ciclos curtos, derrubando as margens de lucro.
      Agora estão tentando recuperar o design, mas aí os consumidores acostumados ao design açucarado não aceitam muito bem. E tem o fato também que VW opera há muitos anos com design sóbrio, então não tem como a Hyundai querer entrar nessa. Para comprar design sobrio, melhor ficar com quem entende do assunto, que é a VW, e não uma neófita, como a Hyundai.

      No fim das contas, observa-se que a estratégia da VW é a mais acertada e sustentável no longo prazo. Design sobrio, demora mais para envelhecer, leva a ciclos de produtos maiores, e menos necessidade de gastos com atualizações. E também forte investimento em inovação e tecnologia.

      Essa é receita do Grupo VW. Fácil de descrever. Difícil, muito difícil de implementar.

      Excluir
    4. Por isso a BMW está sempre no topo dos carros de luxo

      Excluir
    5. BMW está sempre no topo??? Em termos de tecnologia não (mas está entre as melhores) e a Mercedes-Benz a desbancou do primeiro lugar já faz algum tempinho...

      Excluir
    6. Carlos se voce fosse um pouco mais informado saberia que o problema da hyundai está na estabilidade politica entre a china e a coreia do sul além do boicote dos pastel de flango com a marca.

      Excluir
  2. O crescimento dos chineses surpreende.

    ResponderExcluir
  3. Eu não vejo o Grupo VW buscando a liderança global a qualquer preço. Nada isso. Tanto é assim que os seus carros são sempre mais caros que os da concorrência.
    Então esse Grupo VW busca antes de mais nada lucratividade.
    Porque isso? Ora, simples: maior lucro -> maior investimento em pesquisa e desenvolvimento -> mais inovações nos carros -> carros mais modernos, seguros e avançados - > carros assim são vendidos mais caros e vendem mais -> maior lucratividade por carros e maior lucro global -> mais investimento em pesquisa e desenvolvimento.

    Esse é o "ciclo VW", que eles vêm fazando há mais de duas décadas. Então a liderança de mercado global agora é algo natural. Não é forçado. O Grupo tem os melhores carros em todas as categorias, os melhores e mais caros, e, em geral, os mais vendidos. Então vendem muito em âmbito global, e ainda lucram muito.

    O que isso significa? Que essa é uma liderança natural e sustentável, baseada em fundamentos sólidos (portfolio com os melhores produtos, mais avançados e líderes em suas categorias).

    E tem mais: está avançando forte nos EUA, e tende a avançar ainda mais com uma ofensiva SUV.

    As outras empresas ainda têm chance de competir porque a VW ainda pratica preços mais altos que os demais. Então tem espaço para oferecer "CxB".

    mas se algum evento de mercado obrigar a VW a baixar seus preços, as outras empresas vão ficar em situações bem complicada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Na parcial de junho eu vi a VW com 16% de market share encostando na GM no Brasil. E vc tá preocupada e tristinha ....que piada.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. O 500 caiu pq Fiat Brasileira não sabia trabalhar com ele.

      Excluir
    5. Preocupa não q a VW tá colocando o Up onde quer que ele fique. Está mais arrojado nessa atualização, é o melhor compacto atualmente. A VW não pretende que ele seja líder em vendas, mas que seja o melhor é duradouro no mercado.

      Excluir
    6. É uma explicação justa de carlos, mas tenho ressalvas.

      A Vw é das antigas, preservando sua imagem assim como Toyota, mas outras empresas estão utilizando essa linguagem de Vw, nada mal e nada menos, normal, isso é uma competição.

      Isso não quer dizer que a Vw será o primor de todos, por que as outras empresas também como Hyundai-Kia tem objetivo de conquistar seus novos clientes, Toyota idem, isso é uma competição.

      Vw pode ser bom nos dias de hoje mas o amanha ninguém sabe o que pode acontecer, quem sabe as organizações externa (Marcas) domina mercado contra Vw. E isso é um jogo, faz parte!

      Excluir
    7. Tenho outros pontos a ser abordados carlos, Tem da Marca Chinesa. É uma marca muito poderosa porque tem condição de manter estrutura sobre engenharia de carros, marketing, inovação... Tudo isso depende como a Marca Chinesa está envolvido no mundo dos negócios.

      Excluir
  4. Admiro muito o grupo VW, estou no meu terceiro carro da marca e a eficiência é surpreendente. Mesmo carros que já saíram de linha quando vejo na rua ainda os acho bonitos, e se precisasse teria um, como o Golf 4,5 e o Polo. Com relação ao atendimento mas CSS sempre tiveram o que eu precisava, eficiência, rapidez e disponibilidade, até porque meus carros não deram problemas, então o tempo que passo na manutenção é muito pequeno, só as revisões mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Luis, terceiro VW, eu tive 12 e já estou pensando no décimo terceiro. Passei dos 50 anos e cheguei a seguinte conclusão. Se tiver o logo VW na grade dianteira eu compro. Se um dia sobrar grana, eu compro o primo rico da VW. Aquele das argolinhas. Abs.

    ResponderExcluir
  6. Carlos Polesello, compre um toyota ou honda e você nunca mais passa nem na frente das ccs da VW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como as vendas da toyota estão ficando atrás das da VW, então cada vez mais pessoas estão saindo da toyota e indo para VW.

      O que é muito natural, pois o Toyota são carros obsoletos, boquetas e mal acabados perto dos VW.

      A vantagem dos VW é tanta, que um Golf 1.0 HUMILHA um Corolla 2.0 em pista, veja:

      http://www.car.blog.br/2016/10/dez-carros-20-com-motor-mais-fraco-que.html

      Entre em um Corolla, e veja que piada. Plástico duro para tudo quanto é lado. plásticos vagabundos sendo usados. um monte de rebarbas. Um carro geriátrico que não dá prazer algum,

      Enfim, Corolla: carro para pessoas acima de 80 anos.

      Excluir
    2. Meu pai tinha um corolla ,hoje um Jetta ... Gosto mais do Jetta.

      Excluir
  7. Já tive 04 gol,01 Santana,01 Parati,04 Polos, 02 Golf, 04 Fox, 02 Spacefox, 01 Voyage, 01 Jetta , 01 Up e por fim Corolla .... Estou voltando pra VW .... Corolla nunca mais muito Mimi pelo que é e oferece...Carlos Polesello continua na VW não da ouvido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom da internet é que todo mundo já teve tudo quanto é tipo de carro... Santa ignorância.

      Excluir
  8. A Suzuki não é do grupo Mitsubishi??
    Ou é apenas coligada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei com precisão informar, mas a Mitsubishi é uma salada. Em alguns mercados faz parceria com FCA, em outros com Suzuki e em outros com Renault/Nissan. Pelo que eu sei a Mitsubishi é um grupo empresarial que atua em diversas áreas além da automotiva, portanto eles vendem muito mais projetos e soluções para a área automotiva do que efetivamente carros. Cito o emblemático caso da L200, o qual é um projeto antigo, porém utilizado em diversas partes do mundo por diversas montadoras, devido à sua solução torcional, resistência e durabilidade.

      Excluir
    2. A Suzuki não é da Mitsubishi. Já esta pertence à aliança Renault-Nissan.

      Excluir
  9. A Toyota está bem colocada, se tivesse 10 marcas diferentes no grupo tbm seria a melhor colocada. Mas com duas marcas já vende bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toyota está bem colocada, se tivesse 10 marcas diferentes no grupo tbm seria a melhor colocada. Mas com duas marcas já vende bem.

      Como tem orelha.

      Marcas da Toyota:

      Toyota
      Lexus
      Daihatsu
      Hino Motors
      Scion

      5 marcas.

      Excluir
    2. Scion não existe mais. Hino Motors é a divisão para caminhões. Daihatsu é inexpressiva.

      Excluir
  10. O grande problema eu acho que é a entrega, nunca tive Toyota pra poder opinar sobre a qualidade, mas o carro até pouco tempo atrás tinha câmbio automático 4 marchas, até ano passado o Corolla não tinha nem esp nem cont tração, o câmbio é o cvt, que não me agrada, e o motor não é turbo. Então a Vw tem um motor muito mais eficiente, um câmbio muito melhor, e entrega alguns itens à mais que me agradam. Não questiono a qualidade porque nunca tive, mas no meu caso, a Vw entrega mais, por menos, e com relação ao atendimento: a negociação é sempre muito boa, o pós venda sempre eficiente, e o carro não me dá problemas, logo não vejo motivo para mexer em time que está ganhando.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.