A Volkswagen começa a seu novo sedã topo de linha, o Arteon, que chega para suceder o Volkswagen CC. O Volkswagen Arteon traz uma nova linguagem estética para a marca, e aponta as novas diretrizes de design que estarão em seus novos lançamentos daqui para frente.

2018 Volkswagen Arteon

Outra novidade é que ele traz uma nova suíte de recursos de assistência à condução com funções semiautônomas, que mostramos em detalhes internos e externos no vídeo abaixo.



O VW Arteon ainda não tem confirmação de disponibilidade no Brasil, mas na Europa será vendido inicialmente em três versões, com preços começando em 39.675 euros (R$ 145 mil) para o básico manual 1.5 TSI, chegando a 52.175 euros (R$ 191 mil) no topo de linha R-Line, que é modelo dourado nas imagens.

2018 Volkswagen Arteon

Há também a versão com acabamento requintado, Elegance, que é o modelo cinza das imagens.

2018 Volkswagen Arteon

O VW Arteon posiciona-se no topo de gama da marca, acima do Passat, com o qual compartilha a plataforma MQB, mas enquanto o Passat é um sedã clássico, o Arteon é um “Gran Turismo”.

2018 Volkswagen Arteon

O VW Arteon é maior e mais espaçoso internamente que o Passat, às suas dimensões superiores.

2018 Volkswagen Arteon

Em comprimento, o Arteon mede 4,86 metros de comprimento (Passat – 4,76), entre-eixos.de 2,84 metros (Passat – 2,79 metros), largura de 1,87 metros (Passat 1,83 metros) e altura de 1,45 metros, 2 cm mais baixo que o Passat, de 1.47 metros.

2018 Volkswagen Arteon Elegance - interior

O volume do porta-malas, porém, ficou ligeiramente menor que o do Passat. O Arteon oferece 563 litros, enquanto o Passat é 23 litros superior, chegando a 586 litros.

2018 Volkswagen Arteon Elegance - interior

O interior é bem parecido com o Passat, mas com decoração diferenciada. Em suas três versões versões de acabamento, Basica, Elegance e R-Line, todas vem de série com faróis e lanternas de LED, rodas de liga-leve de 17 polegadas, ar-condicionado, detecção de fadiga do motorista, bancos com ajuste elétrico, entrada Keyless e partida sem botão e sistema multimídia.

2018 Volkswagen Arteon Elegance - interior

O modelo Elegance tem uma decoração mais requintada e luxuosa, enquanto a R-Line aponta para a esportividade, com interior preto e detalhes em preto fosco na carroceira.

2018 Volkswagen Arteon  - interior

Essas versões mais sofisticadas oferecem o sistema Active Info Display, um painel digital configurável de 12,3 polegadas de TFT, head-up display – que projeta informações no para-brisa, e a nova central de informação e entretenimento Discover Pro com tela de 9,2″ e sistema de controle por gestos.

Sistemas de assistência à condução

Uma das principais novidades do Arteon é sua gama de sistemas de assistência, com recursos de condução semi-autônoma.

2018 Volkswagen Arteon R-Line

O ACC, Piloto Automático Adaptativo, mantém a velocidade e distância ao carro da frente programada, mas é capaz de ajustar a velocidade aos limites da via, por meio de leitura de placas de trânsito e informações do GPS.

2018 Volkswagen Arteon R-line

Além disso, ele reduz automaticamente a velocidade de acordo com o traçado da via. Por exemplo, quando o carro se aproxima de uma curva, o piloto automático automaticamente reduz a velocidade para contornar a via com segurança.

2018 Volkswagen Arteon  - interior

Quem já andou em um carro com ACC convencional, como o do Passat, sabe que o recurso é bastante eficaz em linha reta, mas ele não ajusta a velocidade em curvas. E isso o ACC do Arteon faz.

2018 Volkswagen Arteon

Outra novidade é o sistema de iluminação de curvas preditivo, que também usa dados do GPS para antecipar o contorno e acionar a iluminação lateral para antes que o motorista vire o volante.

2018 Volkswagen Arteon

O Arteon tem também o sistema Sistema “Emergency Assist”, que detecta se o motorista não está operando adequadamente o carro (como em caso de desmaio ou mesmo de ter caído no sono).
Tão logo detecte que há algum problema com o motorista, o carro inicia a sinalização de emergência, e começa a adotar medidas para acordá-lo. Caso isso não ocorra, o Arteon freia o carro lentamente e o dirige para uma faixa livre, ou acostamento.

2018 Volkswagen Arteon

O Arteon tem também um sistema aprimorado de proteção pró-ativa. Ele usa dados do controle eletrônico de estabilidade para prever uma situação de perda de controle, e ai tensiona os cintos de segurança, fecha as janelas e o teto solar, para minimiza danos aos ocupantes em uma eventual colisão.

2018 Volkswagen Arteon

Além disso ele é capaz de monitorar o tráfego traseiro e detectar se o carro sofrerá uma colisão traseira. Caso isso seja identificado, ele ativa a proteção preventiva dos ocupantes, com fechamento das janelas e aplica tensão adicional aos cintos de segurança.

2018 Volkswagen Arteon

Os motores são todos de quatro cilindros, dos quais três diesel, 2.0 TDI, com potência ajustada de 150 cv, 190 cv e 240 cv, e um 2.0 TSI gasolina, em versões de 190 cv e 280 cv.

2018 Volkswagen Arteon

O modelo de entrada adota o 1.5 TSI Evo, de 150 cv e sistema de desativação dinâmico de cilindros, que é capaz de desativar o motor até mesmo com o carro andando.

2018 Volkswagen Arteon

O motor 1.5 TSI está associado com a transmissão manual de seis marchas, enquanto os motores mais potentes adotam a nova transmissão DSG de 7 marchas, com tração dianteira, e integral 4 Motiion nos modelos TDI de 240 cv e TSI de 280 cv.

2018 Volkswagen Arteon  - interior

O modelo 2.0 TDI de 240 cv pesa 1,83 toneladas e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, atingir 245 km/h e mesmo assim oferecer consumo médio de 17 km/l.

2018 Volkswagen Arteon  - interior

Já o 2.0 TSI pela 1,73 tonelada e seu motor de 280 cv e 35,7 kgfm a 1.700 rpm chega aos 100 km/h em 5,6 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. Segundo medição da VW no ciclo europeu, o consumo médio é de 13,7 km/l.

2018 Volkswagen Arteon  - interior

O Arteon conta também com amortecedores adaptativos que podem ser ajustados por meio do seletor de modos de condução, com opções pré-configuradas de “Comfort”, “Normal” e “Sport”.

Conclusão

2018 Volkswagen Arteon

O Volkswagen Arteon chega com uma nova linguagem de design, mais imponente e esportiva, e traz recursos de assistência à condução que são inéditos nessa faixa de preço.

26 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Todos os sedans da vw são iguais. Eu deixaria tudo com o mesmo nome e adicionaria P M G e XG do lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é assim com todas as montadoras. ;) TODAS.

      Excluir
    2. É que tem pessoas com a capacidade de enxergar e entender bastante reduzidas. Já que os sedans VW nada tem a ver um com o outro, a não ser pela identidade visual da marca. Agora dizer que é tudo igual, vai me desculpar más, ou é leigo no conceito automóveis, ou fala pelos cotovelos.

      Excluir
    3. Falar que um carro como esse Arteon é mais do mesmo é q os outros são todos iguais é forçar a barra. Não existe isso é todos menos entendidos sabe q tem diferenças neles.
      Gostaria q todos fossem iguais na esse Arteon..carro show

      Excluir
  2. Cara como tem gente qe odeia os vws,são os melhores carros de marca generalistas do mercado,a vw sempre vai ser uma marca tradiçional.esse novo modelo vai ser um sucesso com certeza na europa,vai ser o proximo best celler da marca.

    ResponderExcluir
  3. 1. Com exceção das rodas, por fora está bem bonito.
    2. Não entendo essa lógica da VW em trazer o mesmo volante do carro de 12 mil ao de 50 mil euros.
    3. Rodas bem feias e simples para um carro desse preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa roda de liga é da versão básica, e de fato, é feia, eu ainda não vi as fotos dessa versão do carro de perfil, ou seja, não sei se realmente vai ser essa roda a escalada para equipar os modelos de entrada, nem mesmo sabia se essa cor estaria disponível como item de personalização nessa categoria. Dos modelos elegance e rline são bem mais bonitas e de acordo com o visual do carro.

      Excluir
  4. Merecia um teto solar panorâmico e não esse aí

    ResponderExcluir
  5. Resumo desse carro: Pobre não compra pq não tem dinheiro! Rico não compra pq é um VW!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo kkk,quem em sã consciência deixaria de comprar um Audi 6 um a7,bmw série 5,jaguar etc pra comprar um vw. O carro é lindo (só perde pro scirocco em termos esteticos) sem dúvidas será otimo, Mas n tem brilho de carro de luxo

      Excluir
    2. Palmas ao comentário!!!

      Igual ao touareg!!!

      Excluir
    3. Pra quem acha que frase de impacto convence, o argumento é falso.
      Basta um rico comprar um VW caro e a frase perde seu sentido, e já perdeu porque compram.
      Aqui, da mesma forma. Se vejo um Passat CC, é difícil, prova que tem gente comprando e eu, fazendo pros e contras, se pudesse, compraria o Arteon.
      Você deveria ter dito que a maioria dos ricos não compra, pois é verdade.

      Excluir
  6. Que engraçado na Europa só tem pobre então?
    Pq VW é líder absoluta. Deixa de ser babaca cara.Se vc não torce pra marca não escreve bobagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.... Quem compra vw é jovens em inicio de e classe baixa na europa. Como em todo mundo!!!
      Tanto que a própria vw tem a audi pra competir com bmw e mb!!

      Excluir
    2. MENTIRA!!! desculpe, não sou fã de VW assim como o carlos4carros, mas dizer que europeu que compra VW tem perfil de jovens em início de carreira ou classe baixa é comprovar que NUNCA SEQUER OUSOU IR À EUROPA!!!
      Então todo francês que compra Citroen, Renault e Peugeot é pobre??? Que todo espanhol ou tcheco que compra SEAT e Skoda respectivamente são pobres???
      Sua mentalidade é de classe média tonta, que se acha cidadão do mundo, mas nunca saiu do seu estado natal...
      Rodo a Alemanha pelo menos duas vezes ao ano, fora os países vizinhos (leste e oeste) e sei ABSOLUTAMENTE que VW é compra racional, mas não se classifica alguém por comprar VW ou BMW...
      Precisa entender melhor de segmentação de mercado rapaz...

      Excluir
  7. Falar que os carros são iguais é palhaçada. Se o cara acha o Voyage igual ao Passat Não adianta nem argumentar. Se der uma olhada na Ford Ka, fiesta, focus, fusion todos tem uma semelhança de frente. GM ônix, cobalt cruze, a mesma coisa. São todos assim.

    ResponderExcluir
  8. Falar que os carros são iguais é palhaçada. Se o cara acha o Voyage igual ao Passat Não adianta nem argumentar. Se der uma olhada na Ford Ka, fiesta, focus, fusion todos tem uma semelhança de frente. GM ônix, cobalt cruze, a mesma coisa. São todos assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.... Voyage é igual o passat...
      Etios não é igual a corolla!
      Cobalt nao é igual a cruze

      Excluir
    2. Tem Fiateiro que chama o A3 de Voyage e que chama o A4 de AP

      Excluir
  9. E triste perceber que existe preconceito ate com marcas de carros, criticar um carro com essa tecnologia embarcada e com esse design e não ter o que falar, engraçado e que muitas marcas fazem carros a mais de 100 anos, e muita gente quer entender mais e melhor que as fabricas...só tem sabichão kkkkkk

    ResponderExcluir
  10. achei lindo esse carro me lembrou linhas de carros italianos

    ResponderExcluir
  11. Tirando esses excessos de vincos desnecessários na lataria, esse carro é lindo.!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem