O SEAT ARONA, primeiro SUV compacto do Grupo Volkswagen. Ele foi apresentado esta semana em Barceloa, e em breve teremos uma versão desse carro sendo fabricado no Brasil, como SUV derivado do Novo Polo.

Novo Seat Arona / VW T-Cross 2018

O novo Polo será lançado este ano, e alguns meses depois chega o sedã Virtus, os dois fabricados em São Bernardo do Campo. Já o SUV, que é conhecido hoje como T-CROSS, e terá basicamente as mesmas proporções deste Arona, será fabricado em São José dos Pinhais, a partir do segundo semestre de 2018.



O Arona foi concebido sobre a plataforma MQB A0, modular e dedicada a carros compactos, como as novas gerações do Seat Ibiza e do VW Polo.

Novo Seat Arona / VW T-Cross 2018

A estética do Seat Arona segue os mesmos princípios do Ibiza. Mas com características SUV - a altura livre do solo 1,5 cm maior no Arona. O SUV também tem rodas e pneus maiores e teto mais elevado. Já as linhas de carroceria, vincos e até os faróis são os mesmos do IBIZA.

Novo Seat Arona / VW T-Cross 2018

Em termos de segurança, o Arona conta com alerta de veículos nos pontos cegos, alerta de tráfego traseiro, piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, assistente de estacionamento semi-autônomo e frenagem de colisão múltipla.

Novo Seat Arona / VW T-Cross 2018

O SEAT Arona é o melhor SUV já fabricado pelo Grupo Volkswagen. Ele mede 4,14 m de comprimento (a média do segmento é de 4,25 m), 1,78 m de largura (1 cm a mais que o Honda HR-V), 1,54 m de altura (4 cm a menos que o Nissan Kicks) e 2,56 m de entre-eixos (1 cm a menos que o Jeep Renegade).

Novo Seat Arona / VW T-Cross 2018

O porta-malas tem 400 l de capacidade, quando a média do segmento no Brasil é de 420 l. As dimensões do VW T-CROSS serão basicamente as mesmas.

Novo Seat Arona / VW T-Cross 2018

O principal motor do SEAT Arona é o 1.0 TSI (com turbo e injeção direta) de três cilindros, com versões de 95 e 115 cavalos. No Brasil teremos esse motor e também o 1.6 16V MSI de 123 cv. No Brasil os motores serão flex, então a potência do 1.0 TSI será de 125 cv.

Novo Seat Arona / VW T-Cross 2018

Na Europa o Arona será ofertado também com o novo motor 1.5 TSI de quatro cilindros em versão de 150 cv, com sistema de desativação de cilindros e também unidades diesel 1.6.

Novo Seat Arona / VW T-Cross 2018

Além do SUV T-CROSS, haverá ainda uma picape média baseada nessa plataforma, de porte intermediário entre a Saveiro e a Amarok. Será a Toro da VW, com versões flex e diesel, transmissão automática e manual, 4×2 e 4×4, cabine dupla de quatro portas e capacidade de carga de até uma tonelada.

Conclusão

Novo Seat Arona / VW T-Cross 2018

O Seat Arona é um modelo importante para o Brasil não por haver perspectiva de seu lançamento no Brasil, mas pelo fato de que ele antecipa as proporções, mecânica e características dimensionais do VW T-Cross, o SUV da Volkswagen concorrente do Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks e Hyundai Creta.

22 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Que frente caída é essa?

    Assim só vai concorrer com Honda W-RV - E olha lá!!!

    ResponderExcluir
  2. os faróis e lanternas ficaram mais bonitos que os do novo polo !

    ResponderExcluir
  3. Não gostei do painel... Quadrado, aparência de algo antigo. A central parece ser boa, poderiam ter colocado o computador de bordo com uma telinha de led...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esse é o design padrão Volks!!!

      Excluir
    2. Discordo! Painel simples ,limpo, sem brilho e frescuras de preto-piano...lindo e não enjoa...espero que VW Brasil adote esse tipo de acabamento no Polo brasileiro...compro um na hora!!!

      Excluir
  4. Subsidiária da VW se rendendo aos desenhos rebuscados orientais???incrivel como as coisas mudam!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse carro ta mais pra Jaspion. Enjoei desses SUVs e pra meu desespero vejo cada dia mais na grande cidade. Nas avenidas tomam toda visao qdo na tua frente. Beberrões contumazes espero que a VWB faça um monstrinho desses light in fuel.

      Excluir
    2. Na verdade pegaram o Kicks, o HR-V, o Vitara, bateram no liquidificador e deu isso aí. mas pelo menos é diferente do design habitual do Grupo VW.

      Excluir
  5. o cara deve ser bom, mas achei ele meio sem graça tb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não foi feito para ser engraçadinho mesmo.

      Excluir
  6. É preciso contextualizar. A Seat é uma marca espanhola dentro do Grupo VW. Uma marca latina, assim como a Lamborghini, e, portanto, é mais do que natural que adote uma estética mais emocional quando comparada à germânica. Mas claro que também não pode ser um carnaval, pois aí violaria os princípios mais fundamentais de design, que são os da não obsolescência, funcionalidade, sobriedade. Então, o design Seat é o mais emocional que se admite no funcionalismo do design VW.
    Mas, o T-Cross será diferente. O Polo ficou mais estético que o Ibiza. E o T-Cross será mais estético que o Arona.
    Mas, independente disso, será o melhor suv compacto do mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avisa o Blog que se pronuncia S.E.A.T como se lê. Pronunciando o t mudo e o s tem som de c.

      Excluir
    2. Agora está defendendo o design emotivo só por que uma marca da vw usou o design ? Então nas suas palavras Carlos isso ai vai cansar logo então não e funcional. Engraçado e que nenhum lamborguini desde o coutach cansou

      Excluir
    3. Outras marcas: design espalhafatoso e cansativo
      Grupo VW: design emotivo

      kkkkkkkkkk

      Excluir
  7. Terrível de rebuscado. Mas melhor que Creta, Hrv e Kicks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Do quarteto é o projeto mais harmônico e mais econômico com o TSI 1 litro.

      Excluir
  8. Nossa cheio de vincos ... esse visual ae vai envelhecer rápido de mais ....e tornar o carro enjoativa demais ...

    ResponderExcluir
  9. Ei pessoal, os chineses estão ai chegando de mansinho e comendo pelas beiradas com os seus SUV´s invocados... é só questão de tempo e eles vão, com certeza, conquistar espaço.

    ResponderExcluir
  10. Pelo menos dessa vez o Grupo VW fez alguma coisa diferente do habitual.

    ResponderExcluir
  11. Bacana com motor 1.0 TSI. Espero que o câmbio seja de 6 marchas, não faz mais sentido na atualidade os de 5 marchas. Concordo que a frente está muito caída com num automóvel (automóvel tem um sentido - old - década 50/60, carro denota algo mais prático, moderno e atual), um SUV é mais alto, tem uma pegada esportiva e aspecto mais agressivo. O design não pode ser de um carro que quer se transformar em um SUV.
    Quanto ao interior - painel - também achei acanhado, falta um tchan! O do novo Polo, é um painel simples, but, all-New, deu um salto em modernidade e beleza, na minha modesta opinião, não tem nada de novo; porém é surpreendentemente todo novo - all-new! Fez mais com menos! Design nota 10!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem