O novo Audi A8, que será apresentado no próximo dia 11 de junho, será um passo à frente em termos de eletrificação do sistema de propulsão, já que será a primeira vez que o modelo terá um powertrain híbrido de série.


Para esse fim, os motores de combustão serão equipados com tecnologia "híbrida suave", o que significa passeio refinado e um desempenho aprimorado, juntamente com maior eficiência. A base é o sistema elétrico de 48 volts, que apresenta pela primeira vez no novo Audi A8 como o sistema elétrico primário.

A unidade híbrida leve compreende dois componentes principais: primeiro, o alternador de 48 volts refrigerado a água (BAS), que complementa o motor de partida convencional. Este último só é necessário para partida a frio no novo Audi A8. Em seguida, há a bateria de íon de lítio no compartimento de bagagem para atuar como acumulador de energia para o sistema elétrico híbrido com capacidade de carga de 10 Ah e um sistema de 48 volts.

A vantagem do BAS torna-se particularmente clara quando o motorista se aproxima de um sinal de trânsito vermelho ou de uma rotatória. Se o sinal de trânsito ficar verde durante a frenagem, enquanto o veículo está em processo de frenagem, e o motorista solta o pedal do freio, ou se aparecer um espaço para que o condutor entre, o motor de combustão é iniciado imediatamente, sem qualquer demora. Isto é tudo graças ao novo BAS que funciona como motor de partida, e que está conectado permanentemente ao motor de combustão.

A nova unidade combina eficiência e conforto de uma maneira muito especial: A A8 da quarta geração pode entrar no modo de deslocamento silencioso dentro da faixa de velocidade de 55 a 160 km / h. Ele pode ainda entrar em modo coasting com zero emissões por até 40 segundos, com o motor desligado. Assim que o motorista pisar no acelerador novamente, o BAS inicia o motor de forma rápida e suave. Além disso, a operação de start/stop do motor é efetivamente ativa a 22 km /h.

A função start/stop do novo Audi A8 difere bastante dos sistemas atualmente em uso, pois é capaz de distinguir entre diferentes situações de trânsito. Quando o sistema detecta que a estrada à frente está desimpedida, o BAS inicia o motor de combustão prontamente, deixando o Audi A8 acelerar rapidamente. Já em trânsito pesado com longas fases de paralisação, e se for ligado o ar condicionado, o motor de combustão é iniciado de forma extra suave e silenciosa. Outra inovação é o sistema de partida preditiva: assim que o veículo à frente do Audi A8 se move, o sistema dá a partida no motor mesmo se o freio ainda estiver pressionado. Nesse cenário, a estratégia de controle conclui que o motorista entrará espontaneamente no fluxo de tráfego.

Para alcançar o alto padrão de eficiência, o novo Audi A8 vem com gerenciamento de powertrain sofisticado: processa dados de rota provenientes do GPS e informações de seu conjunto de sensores conectados em rede, que inclui também informações da câmera frontal. O gerenciamento de powertrain usa estes dados decidir se o A8 deve ficar em coasting (powertrain desacoplado e motor desligado) ou em processo de recuperação de energia (para carga das baterias).

Além de aprimorar o conforto, o novo A8 ficou mais econômico- em média 7% - graças a tais medidas.

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Tecnologia de ponta. Tem que ler o texto umas 3 vezes pra entender o funcionamento.

    ResponderExcluir
  2. Numa boa, 7% de economia a maior pra todo este esquema talvez caro de manter. Não entendi se o A8 é um carro hibrido plugin ou não, ou simplesmente um carro a combustão com o novo sistema elétrico bateria de 48V, que é a nova tendencia para o futuro. Não entendi se o novo A8 roda somente na bateria em baixa velocidade. Muitas duvidas! rrss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem