O mercado automotivo brasileiro apresentou uma queda de -3,3% em abril de 2017 relativamente ao mesmo mesmo mês do ano passado, porém as médias de vendas diárias foi a melhor nos últimos 16 meses, com 8.465 carros por dia, crescimento de 5,9%. Assim, a queda em abril deste ano deve-se ao fato de o mês ter tido apenas 18 dias úteis, contra 20 de abril de 2016, evidenciando que o setor automotivo está crescendo.

Volkswagen supera a Fiat e assume a vice-liderança - Brasil

No ranking das maiores empresas, a novidade fica por conta da Volkswagen, que superou a Fiat e assumiu a vice-liderança, com 12,3% de participação, mantendo-se a GM como líder isolada, com 17.5%.

Volkswagen supera a Fiat e assume a vice-liderança - Brasil

Hyundai mantém-se na quarta colocação, com 9,8%, com a Toyota muito próxima em 5º, com 9,5%, e Ford em 6º com os mesmos 9,5%.

Ranking - 30 maiores empresas automotivas - Brasil

RankMarcaVendasMarket Share
1GM26.70817,5%
2Volkswagen18.80412,3%
3Fiat18.58912,2%
4Hyundai14.9989,8%
5Toyota14.4959,5%
6Ford14.4909,5%
7Renault11.9017,8%
8Honda10.8347,1%
9Jeep6.7644,4%
10Nissan4.2422,8%
11Peugeot1.8681,2%
12Citroën1.6791,1%
13Mitsubishi1.5121,0%
14Mercedez-Benz1.0220,7%
15Audi7770,5%
16BMW6260,4%
17Kia6080,4%
18Land Rover4930,3%
19Suzuki3290,2%
20Jac3090,2%
21Volvo2590,2%
22Lifan1620,1%
23Iveco1460,1%
24Chery1260,1%
25Troler1140,1%
26Subaru1030,1%
27Jaguar980,1%
28Míni720,1%
29Porsche630,0%
30Lexus470,0%

Com informações: Auto Informe Veja ranking com 300 veículos mais vendidos em abril de 2017 aqui.

57 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Era prevista a queda da Fiat, dado a falta de modernização de seus produtos. Modelos e motores defasados.
    Isso ocorreu com própria Volkswagen na década passada, quando se acomodou na liderança e deixou de modernizar sua frota. Agora a Volks corre atrás do prejuízo e a Fiat amarga com a lição não aprendida em relação à concorrência alemã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1.0 e 1.3 Firefly são linhas modernas, mas ter que conviver com 1.0 Fire e 1.8 E-TorQ (EVO) não dá ... e sem ter alguns modelos na linha, a espera do Argo é compreensível a queda. Mas onde a Fiat ou melhor FCA investiu tá na liderança, Toro e Compass que o diga, fora modelos como a Strada que ainda tem lenha pra queimar e estão em fim de carreira.

      Excluir
    2. A velha FIAT como conhecemos entre 1996 - 2010/12 (Uno, Palio e Siena em alto volume), morreu. A nova FCA está simplificando o lineup agressivamente, que na prática vai ficar com Mobi, Uno, Argo, Argo Sedan, Strada, Renegade, Toro e Compas. Se vai dar certo ou não, depende do sucesso do Argo.

      Excluir
  2. A Fiat só tem uma chance: a familia Argus hatch e sedan vingar no mercado brasileiro. E necessita lançar o motor GSE 1.3 turbo no Brasil, para as versões mais top. E aproveita para matar o motor etorq de vez e enterrar a fábrica de Campo Largo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o 1.0 turbo já esta de bom tamanho por questão de preço tbm o golf 1.0 que o diga foi muito bem aceito pelo mercado, 1.3 ficaria muito caro e venderia pouco ficaria muito de nicho tipo um t-get.

      Excluir
  3. Chery em 24°, com 126 unidades sendo que umas 84 ou mais só foi do New QQ Flex... e mesmo assim eles não adiantam os planos, e usam de sua cota de importação para trazer novos modelos, e o Tiggo2 só chegará ainda em junho ou julho.

    ResponderExcluir
  4. Espero que o Argo faça sucesso e a Fiat passe novamente a VW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. A verdade que a VW não ganhou tanto em mercado assim, o que de fato aconteceu foi que a fiat esta perdendo share mes após mes, seu portfólio esta defasado, o palio está morto. com isso a VW se mantem estável com avanço de 0,5% deu no que deu.
    Assim acontece com a ford que se mantem estável em sua participação, perdeu lugar pq hyundai e Toyota ganharam mercado.
    Resumo da opera VW e Ford mantem a sua linha de produção e vendas.

    ResponderExcluir
  6. GM só com onix vender mais que a VW com toda sua gama.
    trágico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso trágico pra GM, totalmente dependente de 1 único modelo.
      Já pensou quando concorrentes mais modernos chegarem e o Onix começar a cair?

      Excluir
  7. E Digo mais quando a VW fizer os 4 lançamentos que está programado a GM será a próxima em ficar para trás!

    ResponderExcluir
  8. Normal, os carros da Fiat são uma piada pronta.

    ResponderExcluir
  9. Ford morrendo no Brasil VW nunca mais será a top no brasil. Hyundai e Toyota impressionam pelos investimento vs participação

    ResponderExcluir
  10. Se a Fiat tivesse mantido Bravo, Idea, Linea... até o lançamento do argos, estaria em segundo lugar, mesmo eles vendendo pouco. A atual linha está defasada (quem compra um Palio???) e sendo renovada (Mobi e Toro) provavelmente recuperará seu mercado, afinal, assim como existem os fãs da VW, tem os fãs da Fiat. O que impressiona é a Hyundai que praticamente só vende 3 carros, a Jeep com 2, ter tanto mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a Hyundai tem o maior line-up, composto de 12 carros, a saber:

      HB20
      HB20S
      Creta
      Elantra
      i30
      Azera
      Tucson
      New Tucson
      Santa Fe
      ix35
      Hyundai HR
      Santa Fe 7 lugares

      Excluir
    2. Carlos, vamos separar HMB que tem vendido da CAOA que tá aí só atrapalhando a marca, porque se formos olhar só tem vendido bem os da HMB, aí são HB20 e Creta responsáveis por boa parcela das vendas.

      Excluir
    3. Como separar? Todos os carros da hyundai são somados para calcular o market share. Ix35 vende 700 unidades por mês. Tucson outros 700. Até o New Tucson tá vendendo isso.
      Não tem como separar.

      Excluir
    4. No numero final sim, não tem como separar, mas é o mesmo que o rapaz disse lá acima, se a Fiat não tivesse tirado tudo de linha teria em migalha em migalha mantido-se a frente da VW, o que não quer dizer que tenha lucro, ou que a gama estivesse atrativa ao consumidor. E no caso da HMB e CAOA é um caso de amor e ódio, nitidamente a HMB quer se livrar da CAOA mas não é fácil.

      Excluir
    5. A volks tem o maior protofolio do brasil, e a hyundai não tem mais o santa fé 5 lugares, grand santa fé e tucson, todos estão fora de linha, são 10 o maior line-up é da volks 13 carros, 4 hatch, 3 sedãs, 2 picks up, 2 suvs, 2 sw e 1 coupe.

      Excluir
    6. Detalhe: metade da produção da VW Brasil é exportada.

      Excluir
    7. É oque vc tem haver com isso Carlos ?

      Excluir
    8. É oque vc tem haver com isso Carlos ?

      Excluir
    9. Não vale a pena para a Fiat manter uma linha de produção para vender 200 carros/mês, mesmo assim com altos descontos, por isso foram descontinuados.

      A Fiat está muito defasada, a insistência no câmbio automatizado acabou com as vendas dos modelos mais caros. Agora só vende basicão manual.

      Vamos ver como será a grade de preços do Argo x Polo.

      Excluir
  11. Que cômico, a dupla da GM Onix e Prisma somados vendem mais que todas as outras montadoras com todos seus modelos, exceto VW e Fiat, mais se bobear em pouco tempo estarão vendo mais que todas as montadoras.

    ResponderExcluir
  12. Não é uma diferenças gritante assim, não tem nem motivos pra comemorar, sendo que a Fiat pode reasumir seu posto de Vice a qualquer momento, ou então não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tendência é a VW aumentar cada vez mais a diferença para a fiat.

      Excluir
    2. Ou então a Fiat passar, e enterrar a VW logo, so basta a Strada abrir mais vantagem pra Saveiro como sempre fez, e pronto, a Fiat recupera o sua Vice.

      Excluir
  13. A Volks deve aumentar suas vendas com a chegada do Novo Polo e o Virtus, que serão carros tradicionais ( substituindo os antigos Polo e Polo sedan), assim como a Fiat, que vai lançar o Argos e o sedan do Argos. Mas, mesmo aumentando um pouco as vendas, principalmente a Fiat está em "maus lenções", pq é uma marca que vendia muito carros baratos e hj em dia está vendendo muito pouco. Com isso sobra espaço para outras montadoras mais tradicionais crescerem, como Toyota e Honda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A VW certamente aumentará suas vendas. O Polo entra no line-up e não sai nada. Fica tudo como está, então o Polo tem tudo para roubar vendas de Onix e HB20, e tem muito que roubar deles.
      O Virtus tomará vendas de Corolla e City.
      E ainda terá o T-Cross, para roubar vendas de HR-V, Creta, Compass.
      Polo, Virtus e T-Cross serão os melhores de cada segmento. Os únicos com motor 1.0 TSI e câmbio automático, só aí ganharão uma vantagem de 4% de redução do IPI.
      Com isso a VW poderá ter preços mais competitivo, e ainda assim lucrar muito mais que as outras.

      Excluir
    2. Essas previsões são iguais a da toro encalhar e o compass não vender nada?

      Excluir
    3. quem quiser ganhar grana eh so jogar contras as previsoes do carlos da ceci, virtus roubar venda de corolla? carro nenhum da VW tem competencia para tal façanha, esse polo vai nascer morto dependendo do preço, eu acho q a VW deveria ir embora do brasil e vir a seat, ai sim as vendas seria boas.

      Excluir
  14. é fato que se o etios fosse uma carro mais bonitinho seria líder do mercado, e a Toyota líder absoluta pois atualmente ela lidera quase todas as categoria que ele concorre. Grandes coisas a volks passar a Fiat como se niguem soubesse que os carros de entrada da fiat está passando por mudanças.

    ResponderExcluir
  15. Em automóveis, Hyundai, Toyota e Ford também ultrapassam a Fiat, que já está em sexto.

    ResponderExcluir
  16. Eu não sou um apaixonado por FIAT...mas levando em consideração a quantidade de modelos que ela tem ....bem menos que a VW ....olha a VW não pode comemorar muito não... tem que trabalhar bem mais !!!! A diferença tá bem pequena.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Se for pensar bem, a Fiat está bem sim. Provavelmente está rindo a toa.
    Pois a fábrica da Jeep é da Fiat, tanto que a Toro sai da mesma fábrica de Renegade e Compass.
    E é provavel que o lucro por carro vendido de Renegade, Toro e Compass seja bem maior que o lucro de Mobi e Uno.

    ResponderExcluir
  19. [No ranking das maiores empresas, a novidade fica por conta da Volkswagen, que superou a Fiat e assumiu a vice-liderança, com 12,3% de participação, mantendo-se a GM como líder isolada, com 17.5%]

    FCA(Fiat+Jeep) - 25.353
    Volkswagen+Audi - 19.581

    ResponderExcluir
  20. Enquanto isso, na Europa:
    http://www.motor24.pt/noticias/sete-anos-depois-o-volkswagen-golf-perdeu-lideranca-do-mercado-europeu/
    Espero que​ uma pessoa específica não sofra um enfarte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquila que é apenas troca de geração do Golf. No acumulado está na frente e em abril também é líder novamente.
      Tenho pena desses coitados que sonham ardentemente com um Golf e o máximo que podem fazer é comemorar o fato de que seu objeto inalcançável de desejo vendeu menos em 1 mês do ano. Na Europa.
      Que mediocridade...

      Excluir
    2. Carlose diga!! Porque o golf, o mais vendido do mundo disputando a liderança entre o corolla. Vende bem no mundo inteiro e no Brasil vende pouquíssimo. É pq o corolla vende bem no mundo inteiro inclusive no Brasil! Por que a VW não consegue igualar os números de venda do golf com o corolla no Brasil e consegue superar em outros países ??

      Excluir
    3. Carlose diga!! Porque o golf, o mais vendido do mundo disputando a liderança entre o corolla. Vende bem no mundo inteiro e no Brasil vende pouquíssimo. É pq o corolla vende bem no mundo inteiro inclusive no Brasil! Por que a VW não consegue igualar os números de venda do golf com o corolla no Brasil e consegue superar em outros países ??

      Excluir
    4. Vixi Ford Fiesta Líder na Europa? O que aconteceu carlota?

      Excluir
  21. Mas o que é mais divertido é ver esses coitados desses haters.
    Quando saiu o Dieselgate, esses idiotas ficavam comemorando que a VW iria falir.
    Não só não faliu, como superou a Toyota e virou líder. E os haters ficaram com cara de bunda....kkk

    Depois, ano passado, nova felicidade efêmera para esses idiotas. A VW com fábricas paradas três meses, e os descerebrados diziam que a queda de market share não tinha nada a ver com as fábricas paradas.

    Teve mané que comemorou o fato de que em 11 dias de 1 mês a Hyundai ficou na frente da VW. Saíram gazelas e mais gazelas dando gritinhos de alegria, abanando o rabinho, molhadinhas, comemorando...idiotas.

    E agora tem outros idiotas, muitos idiotas, que ficam falando bobagens em rankings de vendas...relinchando que "mimimi Mobi vende mais que Up!."..."mimimi não sei o que vende mais que VW...." .

    Mas que idiotia coletiva. Vivem relinchando, e aí quando sai o resultado agregado, a VW subiu as vendas, como agora.

    E os coitados dos haters, que a única alegria é a mediocridade de comemorar que "empresa X" vendeu mais ou menos que "empresa Y", vão fazer o quê? Enfiar o dedo no C% e rasgar? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    idiotas.

    ResponderExcluir
  22. Não entendo o que vocês ficam discutindo, torcendo para marcas, todos querem ganhar o nosso dinheiro e vamos ficar discutindo qual é melhor ou pior. Parece que ta todo mundo doído, tem que ter um lado, parece torcida, a Globo incentivando a torcida em um BBB. Só tem maluco.

    ResponderExcluir
  23. Se olharmos as vendas da Hyundai, postadas aqui no blog mesmo há poucos dias (http://www.car.blog.br/2017/04/mercado-automotivo-abril-2017-mais.html) veremos que os HB20, HB20S e Creta correspondem a mais de 85% das vendas. Desta forma, separando-se as vendas da HMB e CAOA, veríamos que a Hyundai HMB com apenas 3 carros estaria na 7a colocação. Já a Jeep, com praticamente apenas 2 modelos (Renegade e Compass são responsáveis por 99% das vendas da marca no país), consegue estar na 9a colocação. Se esses não são dois casos de sucesso, olha...

    ResponderExcluir
  24. Gosto da Vw mas Up sem iluminação nos botões dos vidros elétricos da porta da frente e sem vidros elétricos nas portas traseiras não da,quer ter um ataque cardíaco entre no site da Vw e monte um carro pra ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado... Onix c motor arcaico a 60 paus, HB20 também 60,00, Ford KA idem, e o Fista então? (versões mais completas), ninguém fala nada. Mas do Up, todo mundo desce a lenha. Será porque heim???

      Excluir
    2. O problema do up é que o take up custa 43000 e tem painel de Kombi ou de Fusca. Por 43000 vc compra um HB 20 ou Onix com painel de gente. Agora o move up tem painel decente. Mas está quase 50 paus aí ferra tudo

      Excluir
  25. http://www.motor24.pt/noticias/sete-anos-depois-o-volkswagen-golf-perdeu-lideranca-do-mercado-europeu/

    ResponderExcluir
  26. O que falta aqui ė elogiar a GM Com o ônix,prisma e cruze

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem