O Novo VW Tiguan 2018, que chega às concessionárias dos EUA no primeiro semestre, e deve estrear no Brasil ainda este ano, estreia uma nova versão do motor quatro cilindros EA888 da Volkswagen. Esse propulsor atualizado, turboalimentado e de injeção direta, usa um ciclo de quatro tempos modificado para oferecer uma combinação de potência ampliada, eficiência e melhor capacidade de resposta.

VW Tiguan 2018

Introduzido pela primeira vez no CC de 2009, o EA888 continuou o movimento da Volkswagen em direção a motores menores, com turbocompressores. Embora as estimativas da EPA ainda não estejam disponíveis, em comparação com o motor EA888 Gen 3 de 1.8L que equipa dos atuais modelos Passat, Jetta, Beetle e Golf vendidos nos EUA, o novo 2.0L EA888 Generation 3B deverá oferecer eficiência de combustível melhorada e 20% mais torque máximo, com 30,55 Kgfm. A maior parte do motor - do bloco de ferro fundido aos pistões de liga de alumínio e cabeçote às molas de válvula - foi atualizado.

VW Tiguan 2018

A inovação desse motor é a adoção do ciclo de combustão modificado Miller, exclusivo de modelos do Grupo Volkswagen. Enquanto o ciclo Miller tradicional fecha as válvulas de admissão pouco antes do fim do curso de admissão, o chamado ciclo Budack fecha as válvulas de admissão muito mais cedo. Isto resulta em uma combustão mais longa e eficiente, bem como um fluxo de ar mais rápido para os gases de entrada, o que melhora a mistura ar-combustível. O efeito líquido é menor consumo de combustível e mais torque do que o 2.0L EA888 montado do tiguan 2017.



A principal característica que permite que o novo motor para produzir melhor economia de combustível, bem como excelente desempenho, é o sistema de temporização de válvula variável no comando de válvulas de admissão. Dependendo da carga do motor, é possível alternar entre abertura de válvula curta e longa. Na marcha lenta e sob carga parcial, a abertura da válvula é mais curta. Quando o motor é colocado sob carga maior, um interruptor para o lóbulo da árvore de cames que abre a válvula por um período mais longo é feita e o motorista pode fazer uso da potência e do torque total do motor.

VW Tiguan 2018

As mudanças na nova versão do EA888 avançaram nos objetivos gêmeos de potência e eficiência. O pico de 184 cavalos de potência chega aos 4.400 rpm, 400 RPM mais cedo que o 1.8L e mantém esse nível até 6000 rpm. O torque máximo de 30,55 kgfm é alcançado entre 1.600 e 3.940 rpm. Tal como nos anteriores motores TSI® de 2.0L, o aumento do deslocamento provém unicamente de um curso mais longo do pistão (92,8 mm vs. 84,1 mm no 1,8 TSI), enquanto a taxa de compressão foi aumenta para 11,7: 1 devido a uma câmara de combustão modificada. Novos injetores TSI podem empurrar combustível para dentro do cilindro a uma pressão máxima mais alta (250 bar), com até três seqüências de injeção por curso, dependendo das condições.

VW Tiguan 2018

O EA288 Gen3B retém muitas características-chave de seus antecessores, como o duplo comando de válvulas acionado por corrente, eixos de equilíbrio gêmeos, que não só contrapõem forças internas de segunda ordem, mas também fornecem vias de respiração de depuração de óleo e cárter. Um novo sistema de gerenciamento de motor com processadores de quatro núcleos monitora o sistema e ajusta conforme necessário. Reduzir o atrito foi outro objetivo para este motor. Por exemplo, a pressão efetiva média menor do freio a plena carga neste motor permitiu reduzir o diâmetro do rolamento principal da cambota de 52 para 48 mm, enquanto a corrente do eixo de equilíbrio é mais estreita.

VW Tiguan 2018

O novo 2.0 litros motor TSI associado a uma transmissão automática de 8 marchas de conversor de torque será o único drivetrain oferecido no Tiguan 2018. Mais tarde, será oferecido em outros modelos da Volkswagen.

25 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Design não ficou legal..parece um Fox

    ResponderExcluir
  2. Para atender ao mal gosto dos americanos, a VW fez concessões em termos de design e o carro não ficou bonito não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mal gosto dos americanos"??? Para que o que você bebeu tava estragado...

      Excluir
  3. É inacreditável que a VW tenha nos "presenteado" com esse trambolho concebido para agradar ao mercado norte americano. A versão de cinco lugares que desfila na Europa é linda e agradaria muito por aqui. O Tiguan foi um sucesso de vendas no Brasil, mas encalhará com essa Espaçonave horripilante em design. Se viesse a versão "normal", eu seria o primeiro a me habilitar, mas essa que virá é simplesmente impossível de engolir. Meus pêsames à VW. Erraram em cheio, pois essa Allspace ira encalhar nas concessionárias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença entre a de 5 lugares para a de 7 é apenas o chassi alongado em alguns centímetros.
      Ademais, a VW prepara um outro SUV de 5 lugares sobre a plataforma MQB0.

      Excluir
  4. Cadê a carlota para falar "A banheira americana" que todo americano gosta.

    ResponderExcluir
  5. Motor atualizado com 184cv.... enquanto o EA288 anterior tinha 211/220cv?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motor moderno não é o mais potente, caso fosse, um dragster teria o motor mais moderno do mundo, o que não é verdade.

      Excluir
    2. o motor foi atualizado para o ciclo miller. mais econômico e menos poluente. em contrapartida possui menos CV. agora "novo" não é. como diz a reportagem esse motor é do cc de 2009, e com bloco de ferro fundido ainda. existe coisa mais moderna hoje do que esse motor. a vw vai vender uma mixaria aqui com esse novo tiguan de 7 lugares. nem precisaria trazer.

      Excluir
  6. No futuro esse mesmo motor deverá aparecer em nova versão com mais potência. Foi assim com de 200 cv (que não sei qual código é), que depois teve versões com 211, 225..

    ResponderExcluir
  7. Eta bichinho feio esse novo tiguan

    ResponderExcluir
  8. A VW deveria o mais rápido possível voltar pra escola de design!

    ResponderExcluir
  9. O interessante do novo Tiguan, é o conjunto mecânico, o design não vai ganhar nenhum prêmio, mas a ideia é agradar o gosto dos americanos, pra isso é suficiente com certeza.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito desse Tiguan, espero que chegue logo no Brasil, a nossa TiguanSSauro Rex esta muito velha, mais ainda é um otimo semi-novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já separa 200k ai então. terá a pior relação custo x benefício da categoria. alias, a vw parece que vem se aprimorando em oferece cada vez + custo e - benefícios.

      Excluir
  11. É ver para crer. Acho que o carro vai ficar muito interessante. O design não é o mais top, mas deve ser muito bom de dirigir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem