Car.blog.br

Pesquisar este blog

Mercado automotivo abril - 2017: mais vendidos e resultados

Categorias: , 115 Comentários

O mercado automotivo brasileiro registrou emplacamento de 152.304 carros e comerciais leves no mês de abril de 2017, com média de vendas diárias de 8.461 unidades - a maior do ano.

Mercado automotivo abril - 2017: mais vendidos e resultados

O volume total caiu 3,35% relativamente a abril de 2016, e retraiu 17,1% sobre março de 2017. Ocorre que abril de 2017 foi um mês curto, com apenas 18 dias úteis, contra 23 dias úteis de março e 20 dias úteis de abril de 2016. Dessa forma, se compararmos as médias de vendas diárias, abril 2017 cresceu 5,9% sobre março de 2017, e 7,4% sobre abril de 2016 - reforçando os indicadores de recuperação do segmento.

Chevrolet Onix 2017

No ranking dos modelos mais vendidos, o Onix é o líder, com 12.689 emplacamentos - crescendo 19.63% sobre o mesmo mês do ano anterior.

Hyundai HB20 2017 - 2º carro mais vendido do Brasil

A segunda colocação cabe ao Hyundai HB20, cujas 7.934 unidades emplacadas representam uma queda de 19,3% sobre abril de 2016.

Novo Ford Ka - 3º carro mais vendido do Brasil

O Ford Ka fica fecha o pódio, com 6.650 emplacamentos - avanço de 25,8% sobre abril de 2016.

Toyota Corolla 2018: sedã mais vendido do Brasil

O Toyota Corolla agora é oficialmente o sedã mais vendido do Brasil, mesmo que suas 4.969 unidades emplacadas em abril de 2017 seja 14,7% menores que as 5.825 de abril de 2016.

Jeep Compass - SUV mais vendido do Brasil

O Jeep Compass superou o Honda HR-V como SUV mais vendido, com 3.940 emplacamentos em abril.

Audi Q3 2018 Flex - carro de luxo mais vendido do Brasil

E novamente o Audi Q3 é o carro de luxo mais vendido do Brasil, com 420 unidades emplacadas no quarto mês do ano, e 1.317 no acumulado de 2017.

Ranking de 300 veículos mais vendidos do Brasil - abril de 2017

RankModeloMarçoAbrilΔ [Abril/Março]2017 (ACLM)Abril [16]Δ Abril [17/16]
1GM/ONIX14.74512.689-13,94%53.31310.60719,63%
2HYUNDAI/HB2010.6387.934-25,42%32.4549.832-19,30%
3FORD/KA8.0216.650-17,09%27.5145.28525,83%
4RENAULT/SANDERO6.5156.110-6,22%21.0824.84726,06%
5VW/GOL6.3115.515-12,61%21.4626.533-15,58%
6TOYOTA/COROLLA5.4544.969-8,89%17.9055.825-14,70%
7GM/PRISMA5.7064.618-19,07%17.7554.998-7,60%
8JEEP/COMPASS3.9833.940-1,08%13.735
9FIAT/MOBI3.9023.642-6,66%13.7621.062242,94%
10HONDA/HR-V4.3173.576-17,16%14.7535.447-34,35%
11FIAT/TORO4.3993.470-21,12%14.7093.954-12,24%
12TOYOTA/ETIOS HB4.0553.271-19,33%13.000
13FIAT/STRADA4.5703.122-31,68%15.3912.09049,38%
14HYUNDAI/CRETA3.4873.056-12,36%10.0555.427-43,69%
15VW/VOYAGE4.4462.934-34,01%12.003
16VW/FOX3.9232.920-25,57%13.5901.78064,04%
17VICR/SAVEIRO3.5912.895-19,38%12.3913.042-4,83%
18FIAT/UNO3.3672.782-17,37%10.3003.124-10,95%
19JEEP/RENEGADE3.5102.745-21,79%11.9354.047-32,17%
20VW/UP3.3832.673-20,99%11.4773.278-18,46%
21TOYOTA/ETIOS SEDAN2.9712.580-13,16%9.6671.82541,37%
22TOYOTA/HILUX2.8272.515-11,04%9.9212744-8,35%
23HONDA/CIVIC2.9792.394-19,64%9.830141169,67%
24FORD/KA SEDAN2.7402.305-15,88%7.449182526,30%
25FORD/ECOSPORT2.2172.206-0,50%7.8182233-1,21%
26GM/S102.0332.1897,67%8.066187117,00%
27HYUNDAI/HB20S2.6912.168-19,44%9.6103832-43,42%
28FIAT/SIENA2.6311.996-24,14%8.6483143-36,49%
29DACIA/DUSTER2.0901.900-9,09%7.1521932-1,66%
30HONDA/WR-V6921.853167,77%2.567
31HONDA/FIT2.4321.846-24,10%8.6502219-16,81%
32RENAULT/LOGAN1.8861.779-5,67%6.59417501,66%
33FIAT/PALIO2.8351.759-37,95%10.8474110-57,20%
34GM/COBALT2.1391.758-17,81%7.2752133-17,58%
35GM/CRUZE SEDAN1.6451.7214,62%5.331592190,71%
36NISSAN/KICKS3.5011.578-54,93%9.138
37GM/SPIN2.0511.518-25,99%7.1591735-12,51%
38NISSAN/VERSA1.9031.178-38,10%5.5061696-30,54%
39FORD/FIESTA1.6531.174-28,98%5.541102714,31%
40HONDA/CITY1.4181.073-24,33%4.6671243-13,68%
41FORD/RANGER9931.0536,04%4.14470349,79%
42NISSAN/MARCH2.0331.032-49,24%6.0011187-13,06%
43TOYOTA/HILUX SW41.088978-10,11%3.9689473,27%
44RENAULT/OROCH1.056872-17,42%3.6761179-26,04%
45PEUGEOT/208969811-16,31%3.3458060,62%
46PEUGEOT/2008953805-15,53%3.182951-15,35%
47RENAULT/CAPTUR68679315,60%1.942
48FIAT/FIORINO7467764,02%2.583893-13,10%
49MITSUBISHI/L200803775-3,49%2.870923-16,03%
50CITROEN/C3817737-9,79%2.973807-8,67%
51HYUNDAI/IX35773704-8,93%2.639968-27,27%
52VICR/AMAROK6466795,11%2.494992-31,55%
53GM/TRACKER47067543,62%2.519904-25,33%
54GM/MONTANA1.493631-57,74%4.2235857,86%
55CITROEN/AIRCROSS619579-6,46%2.19141639,18%
56GM/CRUZE HB5115354,70%1.87338339,69%
57VW/JETTA42350419,15%1.5632375-78,78%
58FORD/FOCUS SEDAN4634895,62%1.697520-5,96%
59HYUNDAI/HR39745113,60%1.167520-13,27%
60VW/GOLF483448-7,25%1.77132638,34%
61FIAT/DOBLO4154201,20%1.509
62AUDI/Q3467420-10,06%1.317
63RENAULT/MASTER566352-37,81%1.802
64HYUNDAI/TUCSON353349-1,13%1.058
65FORD/FUSION29834515,77%1.267
66GM/TRAILBLAZER170344102,35%856
67M.BENZ/CLASSE GLA416333-19,95%1.312
68MITSUBISHI/Outlander430319-25,81%1.310
69CITROEN/C4L362259-28,45%1.207
70FIAT/WEEKEND2552591,57%1.166
71M.BENZ/CLASSE C290258-11,03%992
72DISCOVERY276251-9,06%1.015
73HYUNDAI/ELANTRA16324751,53%548
74JAC/T520324319,70%773
75MITSUBISHI/ASX341241-29,33%1.044
76BMW/X1332239-28,01%950
77FORD/FOCUS403234-41,94%1.343
78NISSAN/SENTRA746233-68,77%1.477
79NISSAN/FRONTIER486219-54,94%1.259
80KIA/SPORTAGE351195-44,44%807
81VOLVO/XC6016419116,46%644
82EVOQUE1821883,30%617
83AUDI/A3 SEDAN236184-22,03%759
84BMW/320195177-9,23%645
85KIA/PICANTO11816539,83%467
86MITSUBISHI/PAJERO188155-17,55%600
87MAGNATA/VITARA1321427,58%426
88FIAT/PUNTO276141-48,91%989
89IVECO/DAILY 3514149141-5,37%521
90SUZUKI/JIMNY157128-18,47%506
91TOYOTA/PRIUS170124-27,06%535
92FIAT/DUCATO155121-21,94%695
93TROLLER/T4130114-12,31%448
94KIA/CERATO131109-16,79%449
95PEUGEOT/3089998-1,01%328
96HONDA/CRV15291-40,13%477
97KIA/K250012885-33,59%440
98LIFAN/X6012384-31,71%357
99CHERY/QQ3284162,50%202
100FIAT/DOBLO15284-44,74%355
101AUDI/A410782-23,36%329
102VW/GOLF VARIANT75829,33%232
103JEEP/CHEROKEE11878-33,90%390
104PEUGEOT/40812376-38,21%319
105MINI/COOPER9973-26,26%360
106VW/TIGUAN69701,45%277
107PEUGEOT/PARTNER65684,62%248
108JAGUAR/FPACE6964-7,25%217
109SUBARU/FORESTER9358-37,63%236
110M.BENZ/GLC475823,40%193
111CITROEN/C4 PICASSO2158176,19%126
112HYUNDAI/SANTAFE7457-22,97%247
113LIFAN/LF 5307757-25,97%244
114SUZUKI/SCROSS6353-15,87%234
115TOYOTA/RAV45553-3,64%116
116LAND ROVER6152-14,75%167
117M.BENZ/GLE2652100,00%137
118M.BENZ/SPRINTER 3115552-5,45%237
119DODGE/SPRINTER2451112,50%121
120RENAULT/KANGOO17548-72,57%540
121CITROEN/JUMPER6745-32,84%294
122RENAULT/FLUENCE9543-54,74%318
123VW/PASSAT294348,28%138
124BMW/X3294348,28%132
125FREIGHTLINER/25004541-8,89%132
126JAC/J3 TURIN5138-25,49%148
127M.BENZ/CLASSE E35375,71%108
128BMW/X43533-5,71%146
129M.BENZ/VITO223245,45%106
130PORSCHE/MACAN5031-38,00%125
131M.BENZ/A200152993,33%90
132AUDI/A31229141,67%59
133BMW/3283928-28,21%158
134M.BENZ/CLA20026287,69%97
135VOLVO/V404027-32,50%111
136JAGUAR/XE4226-38,10%143
137BMW/X63125-19,35%114
138KIA/SOUL5024-52,00%144
139CHERY/CELER2923-20,69%114
140BMW/430I3023-23,33%79
141MITSUBISHI/LANCER5722-61,40%330
142VOLVO/XC903422-35,29%136
143VW/SPACEFOX4921-57,14%128
144LIFAN/FOISON3921-46,15%114
145LEXUS/RX 350142042,86%49
146SUBARU/WRX17185,88%61
147KIA/SORENTO3417-50,00%109
148PORSCHE/CAYENNE3117-45,16%86
149CHERY/CELER SEDAN2517-32,00%81
150LEXUS/NX2002517-32,00%74
151M.BENZ/SLC300141721,43%61
152HYUNDAI/AZERA141721,43%42
153FORD/EDGE1916-15,79%83
154ASA/CAUYPE101440,00%26
155BMW/530-14#VALUE!14
156M.BENZ/SPRINTER 311613116,67%25
157SUBARU/XV2312-47,83%80
158AUDI/TT91233,33%41
159JAC/J5411175,00%30
160M.BENZ/CLASSE B1311-15,38%28
161EFFA/M100-11#VALUE!11
162DFSK/K0161183,33%33
163JAC/T61610-37,50%55
164GM/CAMARO1210-16,67%53
165AUDI/A11610-37,50%50
166GM/CLASSIC71042,86%50
167VOLVO/S6010100,00%42
168BMW/X581025,00%28
169PEUGEOT/BOXER1810-44,44%69
170KIA/CARNIVAL139-30,77%42
171LEXUS/CT200H5980,00%26
172VOLVO/V60119-18,18%25
173AUDI/S36950,00%19
174FORD/NEW FIESTA138-38,46%51
175PORSCHE/91198-11,11%43
176AUDI/A4 AVANT188-55,56%42
177VW/FUSCA147-50,00%46
178SUBARU/LEGACY6716,67%24
179BMW/5404775,00%11
180M.BENZ/A250146-57,14%42
181JAGUAR/XF86-25,00%27
182BMW/M3 SEDAN5620,00%21
183AUDI/Q7116-45,45%18
184AUDI/RSQ336100,00%12
185M.BENZ/RIBEIRAUTO660,00%12
186MINI/JCW550,00%36
187AUDI/Q585-37,50%28
188GEELY/EC-725150,00%22
189FOTON/AUMARK 1039550,00%42
190IVECO/DAILY-513
191FIAT/BRAVO104-60,00%47
192FIAT/IDEA114-63,64%43
193BMW/220I74-42,86%34
194VW/SPACECROSS84-50,00%33
195SUBARU/OUTBACK134-69,23%32
196GEELY/GC2440,00%23
197M.BENZ/CLA2503433,33%22
198BMW/I3440,00%16
199SUZUKI/SWIFT24100,00%15
200PORSCHE/PORSCHE440,00%11
201M.BENZ/SPRINTER 41554-20,00%14
202DFSK/V21-45
203DODGE/JOURNEY163-81,25%105
204JAC/J3113-72,73%64
205FIAT/50043-25,00%17
206VW/TOUAREG13200,00%12
207CITROEN/DS5330,00%9
208BMW/M62350,00%8
209FORD/MUSTANG2350,00%7
210M.BENZ/A45 AMG13200,00%5
211BYD/T353-40,00%9
212GM/CAPTIVA202-90,00%76
213RENAULT/CLIO122-83,33%37
214HYUNDAI/I3062-66,67%25
215JAC/J652-60,00%24
216M.BENZ/CLASSE A220,00%14
217FIAT/LINEA12100,00%13
218AUDI/A642-50,00%10
219SUZUKI/GVITARA220,00%10
220BMW/750220,00%9
221CHRYSLER/300C42-50,00%8
222KIA/MOHAVE220,00%6
223TOYOTA/CAMRY220,00%4
224PARATI/PARATI-23
225FORD/ESCORT-22
226RELY/RELY12100,00%15
227JAC/T832-33,33%12
228EFFA/V22220,00%5
229TOYOTA/BANDEIRANTE220,00%4
230PORSCHE/CAYMAN101-90,00%23
231CHERY/TIGGO21-50,00%20
232JEEP/WRANGLER91-88,89%19
233M.BENZ/CLS41-75,00%12
234BMW/BMW 120110,00%11
235PORSCHE/BOXSTER21-50,00%8
236JAGUAR/F-TYPE41-75,00%8
237CHEVROLET/CORVETTE21-50,00%7
238DEFENDER-17
239BUGRE/BGR5110,00%7
240BMW/428I21-50,00%7
241FIAT/FREEMONT-1#VALUE!6
242GM/CELTA110,00%5
243CITROEN/DS3-15
244AUDI/A831-66,67%4
245BMW/53521-50,00%4
246AUDI/R8110,00%4
247HONDA/ACCORD-13
248VW/CC-13
249DODGE/CHARGER110,00%3
250JPX/MONTEZ110,00%3
251INFINITI/INFINITI110,00%2
252FORD/THUNDERBIRD-12
253ROLLS ROYCE110,00%2
254JAGUAR/XJ110,00%2
255SSANGYONG/ACTYON-12
256CITROEN/C3 AIRCROSS-12
257KIA/CADENZA-12
258HYUNDAI/VELOSTER-12
259GM/CHEVETTE-11
260GM/CORSA-11
261FORD/GT-11
262SELVAGEM/S-11
263CHEVROLET/SUBURBAN-11
264GM/VECTRA-11
265CHERY/FACE-11
266PEUGEOT/RCZ-11
267BMW/225I-11
268HAFEI/RUIYI110,00%4
269AGRALE/AGRALE110,00%3
270EFFA/START-13
271M.BENZ/SPRINTER 515110,00%3
272FORD/PAMPA-12
273DFM/MINIVAN-12
274VW/KOMBI-11
275HAFEI/ZHONGYI-11
276RDK/TIGER8-32
277PORSCHE/PANAMERA7-12
278BRM/M111-9
279SSANGYONG/KORANDO1-8
280AUDI/RS64-8
281BMW/Z42-7
282FYBER/FYBER5-5
283BMW/M41-5
284TOYOTA/BANDEIRANTE1-4
285AUDI/A71-4
286BRM/M81-3
287FIAT/PALIO WEEK2-3
288FORD/FIESTA SEDAN1-3
289KIA/OPTIMA1-3
290AUDI/A5--2
291CADILLAC/CADILLAC1-2
292SEAT/POLO1-2
293NISSAN/PATHFINDER2-2
294S.PEDRO/S40--2
295M.BENZ/S5002-2
296NAJA ONE--2
297LEXUS/ES 350--2
298SSANGYONG/KYRONM1-2
299NISSAN/ALTIMA1-2
300GM/AGILE2-2
301M.BENZ/CLASSE S--2
302JAC/J2--2
303BMW/M135I1-2
304GM/ASTRA--1
305CHRYSLER/DURANGO--1
306CADILLAC/ESCALADE--1
307FORD/EXPLORER--1
308GM/KADETT1-1
309RENAULT/MEGANE1-1
310GM/MONZA--1
311VW/SANTANA--1
312HYUNDAI/SONATA1-1
313BMW/528--1
314AMERICAN/AMERICAR CLASSIC--1
315VW/POLO SEDAN--1
316CHRYSLER/TOWN1-1
317MAHINDRA/MAHINDRA--1
318FERRARI/458--1
319PEUGEOT/3008--1
320BMW/420I1-1
321SHINERAY/P TRUCKS4-12
322SHINERAY/TRUCK4-8
323EFFA/K023-5
324RENAULT/RENAULT--3
325ASIA/TOWNER2-3
326ASIA/TOPIC--2
327FORD/COURIER1-1
328GM/EXPRESS--1
329FORD/F250--1
330CHANA/SC--1
331TOYOTA/TACOMA1-1
332FIAT/UNO--1
333ENGESA/EE341-1
334FIAT/TECFORM--1
335JINBEI/M35--1
336EFFA/PLUTUS1-1
337SHINERAY/DTRUCK--1
338FIAT/FAG1-1
183.743152.304-17,11%611.849
Venda diária (día útil)7.9898.4615,91%
201615757996,65%
7878,95107,39%

Postagens relacionadas:

115 comentários:

  1. Carplace antecipou-se carblog(que quase sempre chega primeiro) com seus números parciais, mas a carblog traz todos os veiculos da lista.
    Bom, o que dá pra perceber é que o Cruze ta dando uma ''sova'' no Golf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade, os dois estão com vendas ridículas.

      Excluir
    2. Olha as vendas do Focus então rss patético.

      Excluir
    3. Sova??? Tá vendendo o dobro? Galera empolga demais... vende 50 carros a mais e já tem um orgasmo... o cruze é um carro top... Mas é lançamento e tem propaganda toda hora na tv... tem que vender mto mais que isso.

      Excluir
  2. Pelo jeito o Gol se consolidou em quinta posição, depois de Ka e Sandero.

    ResponderExcluir
  3. Para desespero do Carlos da Ceci q deve ter ido se matar, VW ladeira abaixo, golf, jetta, gol, UP ,Voyage todos levando uma taca colossal em suas respectivas categorias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A VW tem 4 carros no TOP 20 ou 5 de colocar a Saveiro.

      Excluir
    2. Teu Focus se acabou...Renner Vieira.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Falta somente enterrar o Focus.

      Excluir
    5. Ladeira abaixo? É a segunda que mais.vende no mercado e a líder mundial.... Mas a galera tenta forçar a barra e falar mau das vendas da volks....

      Excluir
  4. Golf tomando de Cruze, mesmo com TSI 1.0 no mercado. Triste.
    Mais triste ainda é o Up! Que tristeza ver ele nesta posição, tomando até de Uno...
    Gol também. VW precisa repensar seu objetivo no mercado brasileiro. Possui excelentes carros, os melhores em sua categoria, mas não entendo porque não engrena nas vendas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A VW não engrena pelo simples motivo de achar que seus carros podem ser sempre mais caros. É outra compare um HB 20 básico com o gol básico a VW faz questão dos carros básicos serem um lixo perto dos completos vide take up com move up parece um abismo entre versoes. Agora as outras tem um pouco de requinte desde os carros básicos

      Excluir
    2. Em que mundo vc vive?
      A VW, em, 2017, passou a Fiat e se tornou a 2ª maior do Brasil em carros e comerciais leves.
      É a líder disparado do Brasil no segmento de pesados.
      E é a líder disparada do Brasil em exportações:
      http://www.car.blog.br/2017/04/vw-vendas-avancam-em-marco-america-do.html
      Por favor, pesquise antes de relinchar. Se somar vendas totais (internas + externas), a VW do Brasil é líder de vendas no Brasil.
      Esse ranking de vendas internas só serve para manés falarem bobagens, como a sua.

      Excluir
    3. Não me importo com vendas globais esse seu comentário e ridículo, pois estamos comentando o ranking de vendas nacional! Se exerga pessoa fanatica. É as porcentagens mostram a VW afundou no Brasil em relação ao mês passado, fatos apenas fatos. Continue me alegrando com seu fanatismo

      Excluir
    4. É outra não precisa mandar seus links do blog eu leio ele todo dia.

      Excluir
    5. Venda de pesados??? Agora a carlota quer falar de caminhão. A vw nem fabrica mais. O nome é man e nao vw... Logo ve toma pau em tudo. E se continuar assim em alguns estará pior que a ford.

      Excluir
    6. Onde uma fabricante vai se negar, como vc mesmo diz, a vender dentro do próprio país. Até porque a capacidade de produção dela está londe do 100% por aqui. Seja realista, a VW tem um péssimo marketing e horroroso pós venda. Basta ver as análises dos consumidores de TODAS as revistas que você verá como a VW é mal avaliada nestes itens, itens que conta e muito na hora de comprar um carro. E o marketing. Toda vez que levo meu up na revisão é "empurroterapia". Isso porque só comprei o up pois sei bem o produto que estava comprando, pois as condições do Ka eram bem superiores, com taxa 0. Como não financiei isso não me importava, mas pensa quem precisa financiar. É uma decepção ver o up nesta posição e garanto que a própria VW jamais queria isso... Tem up se sobra nas concessionárias...

      Excluir
    7. A volks é a segunda do mercado brasileiro... uno só este mês deu um a guinada no final e a galera pira kkkk.... gol vendendo mais que uno e palio juntos. Up vende mau mesmo mas ainda a frente do uno no geral... voyage em segundo no segmento... volks tá bem em vendas só a galera que não vê.... Fiat é que sumiu

      Excluir
    8. Até o momento só tive carro Chevrolet e Volks. Posso dizer que minha experiência pós venda com a GM foi bem melhor. Uma amiga aqui do trabalho teve um Gol e traumatizou. Aí comorou um Palio também 0 km e já decepcionou geral com a Fiat. Bateria pifou em 30 dias a concessionária queria fingir que não tinha nada a ver com o assunto. Malditos só querem saber de vender.

      Excluir
    9. 215 carros a mais e vc comemora a vice liderança? Nos poupe dessa torcida carlos4carroças

      Excluir
  5. Mobi no top 10 up cai pra 20. É isso que dá aumentar 50% um carro em 2 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Isso é que dá vender quase 50% da produção do Up! para o exterior, em dólar. Enquanto isso, os demais vendem para locadoras no Brasil e preço vil.

      Excluir
    2. Agora vai dizer que vendeu pouco por que não tem oferta faz a conta de cada uma das mais de 600 concessionárias vendesse só 5 modelos já passaria oque vendeu. Será que cada concessionária não tem nem 4 modelos a pronta entrega não me faca rir piadista

      Excluir
    3. É não se esqueça que estão dando desconto pra zerar a linha 2017 nem assim vende up

      Excluir
    4. Up tá mudando agora.. deve vender melhor este mês ou no próximo...

      Excluir
  6. Carlos4carros não se mate por ver o Renegade vender mais que o up OK. Seus comentários me fazem rir

    ResponderExcluir
  7. Não adianta a VW não em placa decorrente de seus preços um Golf Tsi Beira os R$100.000,00 ai não da

    ResponderExcluir
  8. Não adianta a VW não em placa decorrente de seus preços um Golf Tsi Beira os R$100.000,00 ai não da

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Me divirto com esse blog. E o mercado vem respondendo aos comentários apaixonados de "certos aí" Kkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O Kicks só caiu momentaneamente pelo esgotamento do estoque mexicano. Volta com força total em 1 ou 2 meses...

    ResponderExcluir
  13. O Golf por 77k, falta um AT;
    Gol, mesmo atualizado, cansou;
    Up, com esses preços, assustou.

    A Volkswagen tem, urgentemente, realinhar os preços de seu portfólio para a realidade do mercado brasileiro.
    Tem produtos bons, mas a concorrência, apesar de ter produtos inferiores, oferece mais por menos.
    O brasileiro quer carro minimamente equipado e que caiba no bolso para pagar.
    Essa é a realidade de nosso mercado e a montadora tem que se adequar a isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, enquanto insistirem nesse argumento de medir a qualidade de um veículo por "bebe menos/anda mais" ao invés de tentar entender o que o consumidor busca fica difícil.

      Excluir
  14. Carlos 4 patas por mais q seus argumentos e suas rezas, vc ainda fala q Saveiro é melhor q Toro mais sempre atrás sempre tomando surra.

    ResponderExcluir
  15. Mercedes Classe C, vendendo só 3 vezes mais que o Audi A4. Fatos, apenas fatos.
    Fala aí Carlos4carros.
    Qual é o argumento pra dizer pq o A4, vende tão pouco comparado aos concorrentes, aqui no Brasil ?

    ResponderExcluir
  16. O Cruze sedã chegou a quase 1800 unidades vendidas e está crescendo em termos de vendas, se consolidando em terceiro lugar.
    O Cruze hatch lidera o seu segmento com pouco mais de 500 unidades vendidas.
    Se a coisa continuar nesse ritmo, o Cruze encosta de vez no Civic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cruze Sedan e Hatch somados fizeram 2250 carros, encostaram nas vendas do Civic. A questão é que a Chevrolet está investindo no Cruze de forma maciça em propaganda na TV, está apostando alto, então é difícil saber se essa subida é sustentável, se quando a blitz de propaganda terminar o processo continua.

      Excluir
  17. Não importa que o mês foi mais curto, quem quer comprar carro compra no dia anterior ou posterior a um feriado então as vendas caíram em relação a Marco e em relação ao ano passado.

    ResponderExcluir
  18. Quando lançaram o Creta, no meio de janeiro, os profetas de meia tigela ficaram latindo, que não venderia as 3.000 unidades/mês projetadas pela Hyundai, falando que micou, e agora Srs? Em tempo, não gosto nem pretendo comprar.

    ResponderExcluir
  19. Fim de linha para corolla gli tecido 2018?
    Tiraram o modelo do site de 69.990,00

    ResponderExcluir
  20. Wr_v era tambem desacreditado pelo Carlos e olha ja ta beirando 2.000 mil unidades Honda também ta vendendo bem no mercado brasileiro

    ResponderExcluir
  21. Mesmo com baixo número de revendas e sem marketing em rede nacional, apenas localmente, o New QQ Flex aos poucos tá crescendo nas vendas... sinceramente, por mais que tenham preconceito ao produto chinês, quem viu o vídeo do Carblog não entende como um carrinho daqueles não chega a vender 200 unidades mês.

    ResponderExcluir
  22. Os chineses estão trilhando um árduo caminho para conquistar os brasileiros, e, assim como as coreanas Kia e a Hyundai, a Jac e a Chery fizeram besteira ao aportar em terras brasileiras trazendo carros recheados de opcionais porem de baixa qualidade no acabamento, estética e assistência técnica. creio que, assim como os coreanos, os chineses vão ganhar a confiança do brasileiro se continuar a trazer ou fabricar aqui no Brasil carros com a qualidade e preços do SUV T5 CVT da Jac Motors e o QQ e o novo Tiggo da Chery. O Resultado já é bem favorável visto a crescente das marcas; Jac T5 (março 203 unidades e abril 243 unidades), Chery QQ (março 32 unidades e abril 84 unidades. Os chineses chegaram prá ficar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei um JAC T5 CVT há um mês e estou muito feliz com o carro, se falar do preço então é pra la de bom. Venci o preconceito e estou com um carro ótimo e com 6 anos de garantia.

      Excluir
    2. É isso ai! Eu também não resisti e mandei ver no Jac T5 CVT vermelhão. Estou amando!!!

      Excluir
  23. Vs tein q esperar Ren.kwid. Ele va ser n 1 en ventas.

    ResponderExcluir
  24. Desculpe a ignorância, alguém pode me explicar porque carros que estão fora de linha aparecem na lista?

    ResponderExcluir
  25. Desculpe minha ignorância, mais alguém sabe me explicar porque carros que estão fora de linha aparecem na lista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São os emplacamentos, não as vendas de veículos. Então, se tu tiver um Kadett 95 e reemplacar ele, vai aparecer na lista. Por isso sempre aparecem carros antigos, fora de linha a muito tempo, como o Kadett, Escort, Bandeirante...

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo esclarecimento.

      Excluir
  26. A queda vertiginosa do Jetta (78% quando comparado a igual período do ano passado) só ratifica meu sentimento de que a VW vai deixar vendê-lo por aqui com a chegada do Virtus, deixando de vez o segmento de sedãs médios, infelizmente...

    ResponderExcluir
  27. O desempenho do compass é assustador.
    Parabéns a Jeep q lançou um bom produto, bonito, com um preço justo visto a concorrência e com um certo luxo embutido pela marca jeep no Brasil.

    ResponderExcluir
  28. Respostas
    1. Explicaram em outro comentário que estes números são referentes aos emplacamentos.
      Fiquei sem reação ao ver Monza na lista kk

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. EM PLANA CRISE , NÃO CONSIGO ENTENDER COMO É QUE VENDE CARRO DE R$100,000,00 A RODO , EU NÃO SAIO DO VERMELHO COM MINHAS CONTINHAS DO DIA A DIA ....CARAMBA ,ACHO QUE VIVO EM OUTRA REALIDADE...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem coisa melhor do que mostrar ao vizinho que a crise não afetou teus negócios?
      OBS.: Essa é minha teoria
      OBS2.: No Brasil, quanto menos pobre tu for, menos imposto pagará (posso estar falando besteira pois não entendo muito de economia, mas ainda não contrariaram esta afirmação).

      Excluir
    2. Vc está certo!
      No Brasil, há uma distorção quanto ao conceito da aplicação de IR.
      IR é um imposto que se paga, em tese, sobre o LUCRO de uma renda que o contribuinte obtenha.
      Exemplos: na venda de um imóvel, o LUCRO entre o valor de compra e o valor de venda, é tributável;
      Outro exemplo: o LUCRO de uma aplicação financeira, é tributável e por aí vai.
      Em todos os países do 1o mundo, o IR se aplica tão somente, aos LUCROS que os contribuintes por ventura, obtiverem.
      Já no Brasil, este conceito não se aplica e, independente da renda da pessoa, todos pagam a mesma alíquota, seja de quem ganha 1k ou 30k, além de tributar renda vindo de trabalho, que não gera LUCRO. Um absurdo total, fruto de um Estado inchado e ineficaz.
      No Brasil, o percentual de tributação sobre a renda das pessoas, atinge absurdos 39%, perdendo apenas para a Noruega e Suécia, países de 1o mundo com serviços públicos de primeira.
      Para vc ter uma idéia, aqui no Canadá, essa taxa é de apenas 11.4% sobre a renda dos trabalhadores, subindo para até 35% para os mais ricos.

      Excluir
    3. Vc está certo!
      No Brasil, há uma distorção quanto ao conceito da aplicação de IR.
      IR é um imposto que se paga, em tese, sobre o LUCRO de uma renda que o contribuinte obtenha.
      Exemplos: na venda de um imóvel, o LUCRO entre o valor de compra e o valor de venda, é tributável;
      Outro exemplo: o LUCRO de uma aplicação financeira, é tributável e por aí vai.
      Em todos os países do 1o mundo, o IR se aplica tão somente, aos LUCROS que os contribuintes por ventura, obtiverem.
      Já no Brasil, este conceito não se aplica e, independente da renda da pessoa, todos pagam a mesma alíquota, seja de quem ganha 1k ou 30k, além de tributar renda vindo de trabalho, que não gera LUCRO. Um absurdo total, fruto de um Estado inchado e ineficaz.
      No Brasil, o percentual de tributação sobre a renda das pessoas, atinge absurdos 39%, perdendo apenas para a Noruega e Suécia, países de 1o mundo com serviços públicos de primeira.
      Para vc ter uma idéia, aqui no Canadá, essa taxa é de apenas 11.4% sobre a renda dos trabalhadores, subindo para até 35% para os mais ricos.

      Excluir
    4. Tem tempo pra fazer textão mas n tem para se informar o q é a tabela progressiva do IR

      Excluir
    5. Exatamente. Se gastasse o tempo que gastou pra escrever, lendo e se informando, não teria escrito tanta bobagem.

      Excluir
    6. Tabela progressiva de IR? Aquela que não é reajustada á anos?
      Essa tabela é uma balela! Para quem ganha acima de 2,5k, vai pagar os mesmos 27,5% de quem ganha 10/20 ou 100k.
      E falei sobre conceitos de Impostos, só dei o IR como exemplo.
      Como diria o mítico 4patas, favor pesquisar antes de relinchar!

      Excluir
    7. O retrado do hoje: o cara não entende NADA de IR, mas tem um monte de opinião pra dar a respeito.

      Excluir
    8. Isso mesmo.
      Querem dar uma de entendidos, mas, como chutam na maioria das vezes, acabam relinchando e postando asneiras.

      Excluir
    9. Meu amigo, vai ler. É o melhor que você faz.

      Primeiro ponto: para os exemplos que você usou, o IR também só se aplica ao lucro. Claro que se você compra um bem, tem que declará-lo, aqui ou em qualquer lugar do mundo, mas só irá pagar IR sobre o que auferir de lucro com a venda desse bem, no momento da venda. A mesma coisa para aplicações financeiras. O IR é devido sobre rendimentos, não sobre o principal.

      Em segundo lugar: nos EUA, a alíquota de IR para pessoa física é de 39,6%. No Canadá, chega a 29% dependendo da faixa salarial. No brasil, o teto é de 27,5% também seguindo tabela progressiva. E apenas para constar, tal alíquota se aplica a quem tem renda mensal acima de 4,7k. Longe dos seus inventados 2,5k

      Resumo da ópera, nossa carga tributária não é nenhum bicho de sete cabeças, não está fora da realidade e tampouco é tão superior a dos demais países. Inclusive está atrás, em termos de percentual do PIB, de países como Dinamarca e Suécia.

      E se você acha que nossa tabela progressiva é balela, vá pesquisar sobre a realidade do seu país e sobre o percentual da população que tem renda abaixo dos 4,7k do limite superior da tabela antes de tentar discorrer sobre.

      Essa é boa, uma equipe econômica fica anos estudando um regime de tributação, elabora um instrumento com base no perfil de renda da população, mas eles estão errados. Certo deve estar você com seus argumentos de padaria.

      O problema do Brasil não é e nem nunca foi a carga tributária. O problema aqui está no retorno que temos disso. Ou na falta dele. Temos um governo incompetente e corrupto que embolsa grande parte do que arrecada e não sabe o que fazer com o restante. É aí que está o foco do problema, não no quanto pagamos.

      Excluir
    10. Ué, mas vc repetiu exatamente o meu texto.
      E falei de CONCEITOS de impostos, e só dei o IR como exemplo.
      Como eu escrevi, e vc confirmou, imposto DE RENDA (conceito: tudo aquilo que um cidadão obtém á mais, sobre o valor apurado quando da aplicação e/ou compra/venda) no Brasil, e só no Brasil, incide até sobre salários e proventos, que, apesar de renda, não aufere lucro.
      No ICMS, por exemplo, o imposto é recolhido sobre cada setor da cadeia produtiva envolvida, num efeito cascata absurdo.
      Resumo da ópera: o emaranhado de impostos no Brasil é, como eu escrevi e vc confirmou, é fruto de um Estado corrupto, mastodontico e ineficaz.
      E vc está errado: vc considerou a renda BRUTA e não a LIQUIDA para aplicação da tabela progressiva do IR, e a falta de reajuste ou reajuste inferior á inflação, só faz aumentar o número de contribuintes que terão que pagar imposto de renda.
      E vc errou novamente: aqui no Canadá, a média de IR para pessoas físicas, está em torno de 11,4% que incide só sobre uma parcela de rendimentos sobre o trabalho, chegando a quase 40% para quem é rico, chamado aqui de Imposto de Grandes Fortunas, como nos Estados Unidos e na maioria dos países do 1o mundo.

      Excluir
    11. "No ICMS, por exemplo, o imposto é recolhido sobre cada setor da cadeia produtiva envolvida, num efeito cascata absurdo. "

      ERRADO

      É justamente por isso que o ICMS é cobrado em regime não cumulativo. No momento da venda, o ICMS incide sobre o valor total do produto, mas a empresa compensa parcela disso com os créditos que adquiriu no momento da compra de matéria prima. Dessa forma, o valor efetivamente pago se dá apenas sobre o valor agregado ao produto.

      "vc considerou a renda BRUTA e não a LIQUIDA para aplicação da tabela progressiva do IR"

      Claro. Pois o IR incide sobre a renda bruta. Se nem isso você sabe, não vejo porque continuar essa discussão.

      E por último, imposto pra grandes fortunas no Brasil hoje destruiria a economia. Afugentaria completamente capital estrangeiro e incentivaria pessoas com mais recursos a tirarem seus recursos do país. Para se instalar um regime de tributação como esse, muita coisa tem que mudar ANTES de se pensar em algo do tipo.

      Como eu disse, ler é bom, se informar é bom e não custa caro. Recomendo.

      Excluir
    12. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    13. Acho que o amigo RASJ está redondamente equivocado.
      Só falou besteira.

      Excluir
    14. Cara, na boa, procure sempre se informar, antes de postar tanta asneira.
      Pelo que li, nem adianta continuar o assunto, pois vc demonstra total falta de conhecimento sobre conceitos de impostos.
      De verdade, vai estudar mais que vc tá precisando.
      MESSSMOOO

      Excluir
    15. KKKKKKKK Não vou nem me estressar, pois já vi que o problema de vocês é falta de conhecimento. De fato, a discussão não tem razão de continuar. Leiam, se informem e me apontem um único ponto no qual a minha colocação esteja equivocada. Conhecimento tributário de vocês é o mesmo de 98% da população: nulo. Não sabem o que é regime não cumulativo, não sabem como são as regras de incidência do IR e ainda me vem com papo de imposto para grandes fortunas.

      Menos por favor, bem menos.

      Excluir
    16. Tá bom, tá bom....
      Todos concordamos com vc, fica calmo.
      Não vamos contradizer o cidadão cheio de certezas e "conhecimento".
      Kkkk

      Excluir
    17. Putz, o cara fala de conceito e o outro, começa a vomitar sobre conhecimento tributário e ainda chama 98% das pessoas de burras.
      A pérola maior foi o cara achar que os impostos que pagamos é correto, assim como nos países nórdicos.
      Moro na Suécia á mais de 20 anos e o cara acha que no Brasil, temos os mesmos serviços públicos eficazes que temos aqui.
      Inclusão digital dá nisso.

      Excluir
    18. Muito boa sua análise, Victor85.
      Realmente, o Brasil é uma piada pronta em termos de justiça tributária.
      Paga-se muito e o retorno é de péssima qualidade, quando sobra algum, e o nosso dinheiro vai para esses ladrões de terno e gravata em Brasília.
      Quem sabe um dia, meus netos/bisnetos cresçam em um País com um conceito justo de impostos, com saúde, educação e segurança dignos de países sérios.

      Excluir
    19. Lu Lacerda, o seu problema, pelo visto não é de conhecimento. É de interpretação de texto mesmo.

      Você disse exatamente o que eu disse. O problema do Brasil está no retorno do que pagamos. Não na quantidade em si.

      Afinal, elucide-nos, por favor: qual a alíquota de IR cobrada aí? Não está entre as mais altas do mundo? Isso não prova que o problema não está na quantidade, mas sim no retorno do valor pago? Ou nem isso dá pra entender?

      http://exame.abril.com.br/economia/os-dez-paises-onde-mais-se-paga-imposto-de-renda/

      Já que vocês não procuram ler, entrego a vocês os dados. Analisem os países com maior carga tributária e vejam se são países desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Segundo a KPMG, dos 96 países observados, a carga tributária brasileira ocupa o 55º lugar.

      Falar que o problema do Brasil está na quantidade de impostos cobrados é no mínimo inocente. Claro que a nossa carga é alta, assim como é em todos os países desenvolvidos do mundo. Nossa diferença pra eles está no retorno que recebemos disso. É aí que mora o problema.

      Qual a dificuldade de entender?

      Excluir
    20. Realmente o conceito de impostos no Brasil está distorcido. Paga-se uma carga tributária nivelada ao Primeiro Mundo, mas retornando com serviços de Terceiro Mundo. E ela é insana e cega, penalizando á todos os cidadãos de forma igualitária.
      Também concordo com o colega, quando se refere á tabela progressiva de IR ser uma balela. É brincadeira as alíquotas aplicadas e os reajustes concedidos na mesma (quando há reajustes). Perde-se poder aquisitivo e enriquece-se o Estado.
      Quanto ao ICMS, as compensações não chegam ao consumidor, que paga alíquotas irreais de imposto, em tudo que compramos.
      Só acrescentaria ao excelente texto do colega Victor85, uma única palavrinha básica sobre carga tributária no Brasil: VERGONHA!

      Excluir
  31. E a indústria ainda não conseguiu lançar um modelo que faça frente ao Onix, único modelo que consegue ultrapassar a casa das 10 mil unidades. Seria uma missão tão difícil assim? Se a Ford sair do vermelho e conseguir agregar uma central multimídia + câmbio automático ao Ka, acho que ele seria hoje um dos poucos a alcançar o Chevrolet em termos de volume de vendas. Por ora, o Ka parece estar satisfeito ali na trinca com o Sandero e o Gol já que não há novidade alguma na linha 2018 do modelo.
    O HB20 só alcançará um novo patamar em vendas com uma nova geração, de preferência com mais espaço, e a ampliação da fábrica. Pena ver sua versão sedã - o mais interessante sedã compacto - sacrificada por favorecimento do Creta.
    Chama a atenção a brutal queda de vendas do Fiat Palio. Sinal de que ele será escanteado mesmo pela marca com a chegada do iminente Argo, modelo com potencial para abalar as vendas do HB20, já que foi visivelmente inspirado na cartilha desse último. Será interessante ver a dança de cadeiras no segundo semestre nesse segmento mais fervido de 2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá até uma concessionária Chevrolet e será impossível vc sair sem comprar o carro, os caras não perdem negociação, sempre avaliam bem o seu usado, não é o carro em si, mas sim as condições de aquisição que são atraentes.

      Excluir
    2. Na verdade o único carro que conseguiria fazer frente ao Onix seria o Etios.

      Para tanto, bastaria uma reestilização e que os preços competitivos fossem mantidos.

      Isso ocorreria simplesmente pelo fato de ser um Toyota.

      E tem aquela velha história, onde a Toyota coloca a mão é liderança na certa.

      Corolla - Líder de mercado;
      Hilux - Líder de Mercado; (dispenso comentários acerca da TORO)
      SW4 - Líder de Mercado;

      O Etio só precisa ter um visual melhor (ele é muito feio) para ser líder, pois ninguém deixaria de comprar um Toyota para comprar um GM, VW ou Fiat.


      Excluir
    3. A resposta para o seu questionamento é simples: A aparência do Onix caiu no gosto do brasileiro. Podem fazer o arranjo tecnológico que for com o Pálio, Gol, Ka, etc; se não mudarem a estética dos modelos a ponto de encantar os futuros compradores, vão ficar comendo pó do Onix.

      Excluir
    4. O Onix é um bom carro, espaçoso, mecânica confiável e ótimo de dirigir, vou sentir falta do meu, eu o achava lindo, motor 1.4,nunca me deixou na mão quando precisei. Infelizmente um acidente de trânsito no ultimo sábado deu PT, o air bag funcionou bem, fez o seu papel e salvou vidas, deixo o apelo para as montadoras para investirem mais em segurança, air bags de perna e laterais, ao menos como opcional, eu penso em comprar outro um dia pois como eu disse antes, eu adorava meu "cacalo branco" rsrs

      Excluir
    5. Que comentário tosco.. achar que as pessoas compram onix por design... kkk... o carro tá barato e com desconto mto grande... é não tem concorrente interno pra dividir vendas como o vw e a fiat que tem 3 hatch popular em casa... a Gm só tem o onix... quem quer Gm não tem outra opção.

      Excluir
    6. Concordo com você Michel. O onix só está onde está no topo, por conta das condições de compra do veículo. Não por conta de ser bonitinho, isso e aquilo.

      Excluir
  32. A VWB sobrevive de exportações e vendas diretas, fato. E, ainda continua insistindo no Up, agora elevando ele de categoria... se antes já tomava coça do Mobi em vendas, imagine agora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A volks é a segunda do mercado nacional sem contar exportações.. como que vc me fala.que ela só sobrevive de exportações???? Bebeu?

      Excluir
  33. Tenho um UP e o carro é muito bom, mas realmente os preços dele estão altíssimo. Falta para a VW mais marcketing e principalmente melhorar a negociação dos seus carros.
    Outro injustiçado nessa lista é o fantástico 208, esse Peugeot merecia vender mais.

    ResponderExcluir
  34. O WR-V estaria interferindo nas vendas do Fit?

    ResponderExcluir
  35. Fiat despencando a cada mês. Chevrolet muito bem esse ano e VW muito abaixo da época de ouro no início do século onde o Gol vendia como água. Acredito que a FIAT irá cair ainda mais pela falta de respeito ao consumidor do PUNTO-BRAVO-PALIO que saíram de linha, com exceção do palio, em tão pouco tempo. Espero que o ARGO dure mais de 10 anos

    ResponderExcluir
  36. A GM conseguiu enterrar o Camaro com preços absurdos, a atual geração vende 10 vezes menos que a geração anterior no lançamento...

    ResponderExcluir
  37. A GM conseguiu enterrar as vendas do Camaro com os preços absurdos praticados, a atual geração vende 10 vezes menos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas deve render o mesmo. Melhor pra eles.

      Excluir
  38. A Toro, consolidou-se em primeirão entre as picapes e até automóveis! Design, qualidade e preços são o que valem.

    ResponderExcluir
  39. HB20 mesmo tendo um queda nas vendas maior que a do Ka, conseguiu ficar em segundo lugar.

    ResponderExcluir
  40. Fiat Mobi SEMPRE vende mais que o VW UP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num mercado onde ônix é líder nem é novidade que essa merda venda mais que o Up

      Excluir
  41. A Toro, consolidou-se em primeirão entre as picapes e até automóveis! Design, qualidade e preços são o que valem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toro design?aquela picape é feia em tudo.

      Excluir
    2. Qualidade de motor gastão e anestesiado, só se for.

      Excluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Gosto mais do Civic que do Vovôrolla, mas essa geração 10 não emplacou mesmo! Vendendo a metade do que o Corolla vende? Ou baixam os preços absurdos, ou adota o 1.5T para o resto da linha ou contente-se em viver na sombra do Corolla para sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela enésima vez: o limite de produção do Civic X na fábrica atual é de 3 mil por mês. Mesmo cobrando os olhos da cara, eles têm conseguido se manter próximos. Se brincar, a Honda lucra mais com seus 3 mil Civics que a Toyota lucrava com 5 mil Corollas, mas boa parte deles na versão pé de boi.

      Excluir
  44. A GM realmente acertou na fórmula do Onix, o Active é muito bonito... Um carro bom, bonito e confiável...

    ResponderExcluir
  45. Creta a frente de Fox e Voyage???... Isso é real?

    ResponderExcluir
  46. Me aperta o coração saber que o Ecosport ainda vendeu mais de 2.0000 mil unidades

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.