Disponível em mais da metade do portfólio da Volkswagen no Brasil, do up! ao Novo Passat, a tecnologia TSI permite motores compactos, de alta potência e que consomem menos combustível – o chamado downsizing.

Todos VW com motor TSI fazem 0 a 100 km/h abaixo de 10s

A tecnologia TSI é oferecida em duas famílias de motores. A EA211 (com 1 litro e 1,4 litro de cilindrada e potência entre 105 cv e 150 cv) está nos modelos up!, Golf, Golf Variant, Jetta e Tiguan. A família EA888 (2 litros de cilindrada e potência entre 200 cv e 220 cv) equipa os modelos Jetta, Tiguan, Fusca, CC, Golf GTI e Novo Passat.

Consumo

Entre os modelos equipados com motores com injeção direta de combustível e turbocompressor participantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o compacto up! TSI é o líder, capaz de percorrer até 16,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina, enquanto o Golf 1.0 TSI registra 14,3 km/l. Na cidade, o Jetta 1.4 TSI roda até 11,3 km/l, também com gasolina.

Desempenho

Em relação ao desmpenho, todos os modelos equipados com motor TSI aceleram de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Up! TSI cumpre essa tarefa em 9,1 segundos; Golf 1.0 TSI em 9,7 segundos; o Jetta 1.4 TSI, em 8,6 segundos; O Passat, sedã de luxo com 4,78 metros de comprimento, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos.

Diferentes elementos combinados

Para se obter bom desempenho com baixo consumo é necessário combinar diferentes elementos. O primeiro deles é um motor pequeno, que é mais eficiente por desperdiçar menos energia em atrito; também é mais leve, o que colabora para a redução de peso total do carro.


O motor 1.0 TSI Total Flex que equipa o up! e o Golf, por exemplo, é cerca de 10 kg mais leve do que os equivalentes de quatro cilindros, graças à utilização de bloco ultra-rígido feito de alumínio leve fundido sob pressão (peso: 13,5 kg) e sua construção compacta com três cilindros em vez de quatro.

Injeção direta: fundamento da tecnologia TSI. A tecnologia TSI está baseada na injeção direta de combustível. Por meio desse sistema, o combustível é injetado sob alta pressão diretamente na câmara de combustão.

Em comparação com o sistema de injeção convencional, realizado no coletor de admissão, a injeção direta possui as vantagens de ser mais precisa e de não depender dos tempos de abertura das válvulas, injetando a quantidade exata de combustível em todas as condições de uso.

A injeção por alta pressão permite maior pulverização do combustível, o que melhora a combustão e colabora para menor consumo – também permite que motores flexíveis em combustível (que podem ser abastecidos com etanol, gasolina ou qualquer combinação dos dois) dispensem sistema auxiliar para partida a frio.

Turbocompressor. Também chamado de “turbo”, o turbocompressor aumenta a massa de ar admitida pelo motor para seu funcionamento ao comprimir esse ar. Ao se utilizar turbocompressor, parâmetros como potência, torque e eficiência são aumentados significativamente em comparação a um motor de mesma cilindrada com aspiração natural.

Além de aumentar a potência, o turbocompressor tem a função de poupar energia e gerar mais força – ele aproveita gases de escapamento que seriam descartados, colaborando para reduzir emissões.

O turbocompressor é formado por duas câmaras metálicas com aspecto de caracol (volutas): uma ligada ao sistema de escape e a outra ao sistema de admissão do motor. Dentro das câmaras, unidas por um eixo, estão, de um lado, uma turbina e, do outro, o compressor. O rotor da turbina, que trabalha em condições de alta temperatura, é feita de material especial que oferece elevadas resistência e estabilidade dimensional em todas as condições de trabalho.

A turbina é movimentada em altíssima velocidade pelo fluxo de gases de escape e transfere esse movimento ao compressor, que comprime o fluxo de ar fresco. Esse ar é então resfriado pelo intercooler. O ar mais frio é mais denso, ocupa menos espaço e por isso pode ser enviado em maior massa para dentro dos cilindros, melhorando o rendimento volumétrico e reduzindo as condições em que ocorreria pré-detonação (“batidas de pino”) no motor.

Válvula wastegate. A válvula wastegate (ou válvula de passagem) é o “acelerador” do turbo, controlando a passagem dos gases de escape pela turbina. Controlada eletronicamente pela unidade eletrônica de controle do motor (ECU), a válvula wastegate deve ser fechada em baixos regimes de rotação de modo a permitir ao turbocompressor receber toda a corrente de gases de escapamento (que atingem altas temperaturas), o que assegura formação de torque consistente.

Para reduzir as perdas no processo de mudança de carga, quando o motor estiver operando em carga parcial, a contrapressão de escapamento pode ser reduzida ao se abrir totalmente a válvula wastegate.

Torque em baixas rotações, potência em altas

Os motores TSI são projetados para entregar o torque a partir de baixas rotações, melhorando a rapidez de resposta. Em todos o torque máximo está disponível na faixa de 1.500 rpm a 2.000 rpm. O efeito dessa característica é ter força disponível ainda que rodando suavemente na estrada. Por outro lado, a potência é entregue acima de 5.000 rpm.


A combinação de bom torque em baixos giros e de potência em “alta” resulta em motores elásticos, com mais disposição a responder aos comandos do acelerador.

55 Comentários

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  1. Já dirigi tanto o UP TSI como o Golf 1,0 TSI e não achei o desempenho tão bom assim, apenas justo.
    No UP há um grande atraso na resposta antes de 2.000 rpm, piorado pelas relações de marcha extremamente longas.
    Já no Golf o atraso é menor e as relações de marcha são mais curtas, é mais agradável de dirigir e se parece estar dirigindo um carro 1,6 litro.

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    1. Up Tsi com lag? Muito estranho. Vc tem certeza disso? Nao vi ainda turbolag no Up. O TSI 1.4l tem lag sim. Nao dirigi o Golf 1 litro ainda.

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    2. Eu já tive o golf 1.4 tsi flex. Achei que anda bem, mas nada demais. fiz test drive no cruze e o mesmo me pareceu muito mais ágil, Inclusive trocas de marchas e respostas do acelerador. No caso do golf mil mão andei, mas andei no up e achei esquisito, só aparece força em 2 mil rpm, antes disso não....

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    3. Golf 1.4 TSI some na frente do Cruze 1.4 turbo.

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    5. Tem obrigação de sumir, Richard, já que custa 15k a mais, comparando as versões de entrada.

      Ruins são o MSI e 1.0tsi, que andam menos que o Up tsi.

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    6. potencia só ao 2 mil rpm?

      entao o meu está estragado, com 2 mil rpm eu tenho q aliviar o pé! alguem sabe me dizer o defeito???

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    7. O cara dirigiu um Golf 1.0, mais raro que cabeça de bacalhau, kkkk kkkk.k

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    8. O cara dirigiu um Golf 1.0, mais raro que cabeça de bacalhau, kkkk kkkk.k

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    9. Cruze anda mais que Golf segundo a Quatro Rodas.
      Tempo do Cruze 1.4 :: 8.8s
      Tempo do Golf 1.4 :: 9.5s
      Consumo Cruze Cidade :: 12 Km/l
      Consumo Golf Cidade :: 12,3 Km/l (praticamente um empate técnico)
      Consumo Cruze Rodoviário :: 15,8 Km/l
      Consumo Golf Rodoviário :: 15,9 Km/l (Empate técnico)

      http://quatrorodas.abril.com.br/testes/comparativo-cruze-sport6-ltz-x-focus-titanium-plus-x-golf-highline/

      Fatos, apenas fatos.

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    10. O teste no velo citta inclui todo o acerto dinâmico, onde golf e Audi são muito superiores ao cruze.... Mas ande na cidade e veja qual te passa mais agilidade....

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    11. atraso antes de 2000 rpm? marchas extremamente longas? tem certeza que você dirigiu um UP!TSI ? Só se foi uma unidade com defeito. Tenho um UP!TSI 2015 desde zero e não vejo nada disso. O que acontece é que a tocada é diferente de um celta, palio, classic ou outro 1.0 com o câmbio extremamente curto e com baixo torque.

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    12. Fiz TD com o up tsi e tive a mesma impressão de um turbo lag importante. Com a segunda marcha ele atinge 100km/h. Achei o câmbio melhor escalonado para rodovia que para cidade. Na minha opinião deveria ter o cambio 6 marchas, mantendo as 5 primeiras mais curtas, para ganho em agilidade, com a sexta longa (equivalente a do up tsi atual), para economia em rodovia.
      Carrinho otimo, com 6 marchas ficaria bem melhor

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  2. Pois eu tenho o UP TSi há um ano, já fiz diversas viagens com ele e sempre faço teste drive para conhecer outros carros, ou por curiosidade ou por ser pontecial comprador. Tá difícil encontrar um carro que agrega prazer ao dirigir, desempenho muito bom e consumo baixo, comk

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  3. Como o UP tsi... Nem o Golf 1.0 tsi é tão acertado como o UP TSi é. Façam o teste na rodovia, exija dele nas ultrapassagens e verão que muitos 2.0 não anda tanto...

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    1. Já tive 02 Golf 1.6 e já dirigi o novo Golf 1.0 turbo!!! Anda muito ótimo carro bem melhor o 1.6. Se tratando da categoria Golf, não tem pra ninguém.

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    2. Já tive 02 Golf 1.6 e já dirigi o novo Golf 1.0 turbo!!! Anda muito ótimo carro bem melhor o 1.6. Se tratando da categoria Golf, não tem pra ninguém.

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    3. Cara, isso é a mais pura verdade!!!!

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  4. Em relação a consumo, neste feriado de carnaval fui a Jataí GO , saindo de Palmas TO e passando por Brasília. Abasteci em Palmas e cheguei a BSB com 1/4 de tanque, lógico, andando na velocidade dá via, entre 100 e 110km/hora... Isso com gasolina. No retorno, voltei por Goiânia, absteci com álcool e cheguei em Palmas na reserva... Ou seja, na gasolina, mais de mil kms com um tanque de 50 litros e no Álcool, foram 860 kms com um tanque. O carro não tem o tal lag dito acima e responde imediatamente dando muita segurança nas ultrapassagens... Já tive diversos carros populares, dentre eles HB 20 , mas o UP está muito a frente dos seus concorrentes

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  5. Meu Jetta 1.4 faz 17.6km/l em estrada a 120km/h, e se bobear vai a 180 sem perceber. É extremamente absurda a força do motor.

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  7. Só tem dono de Volks 0km aqui. Acredito.

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    1. Dono de VW 0km e testadores de outras marcas. Devem trabalhar pra alguma revista automotiva, pois todo mundo aqui já dirigiu golf, cruze, Focus, Corolla, up tsi..

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    2. Anderson Tinoco, eu sou um pouco mais imparcial e menos baba ovo do grupo VW, mesmo tendo um Golf Gti. Achei desnecessária a reportagem, uma vez que no Brasil a maior causa dos acidentes de trânsito é o excesso de velocidade.

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    3. Adoro meu Golf, mas não pra apostar corridas na cidade. Mentalidade de gente pequena, e que na maioria das vezes tem carro fraco (1.0, 1.4 ou 1.6).

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  8. Eu tive o golf 1.4 flex e andei no cruze. O cruzamento anda muito mais. A resposta ao acelerar e mais imediata e o câmbio e mais rápido

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  9. Já tive um Palio Sporting, tenho um up tsi e também já dirigi o novo Golf 1.0; Posso afirmar que mesmo abaixo de 2000 rpm, o up tem mais disposição do que o Palio. O novo golf, mesmo tendo uma relação mais curta, não tem a mesma arrancada do up, apesar de a dirigibilidade do Golf ser muito melhor.

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  10. golf 1.0 , 0 a 100 em 10.2s
    up tsi , 0 a 100 em 11s
    fonte: quatrorodas

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    1. gil já fiz os testes, o meu UP TSI faz 8,6 no gps! melhor puxada.

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  11. VWblog ta de parabéns pela notícia hahahahhaha

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  12. Benga??? 0,5 segundo???
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Não força!!!!!!!!!!!

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  13. Isso é uma medida que não demonstra a rapidez de deslocamento 0 a 100Km/h
    o que esta em discussão é a arrancada e não tempo de volta em um circuito, isso é outra coisa , pois ai se pende no conjunto
    agora de 0 a 100 sim o Golf perde
    veja e faça um teste só de arrancada
    e vale sim o que ja foi postado que ocorreu na 4rodas

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  14. Acho que as informações importantes, haja visto o trânsito caótico das grandes cidades, é se o ar condicionado é bom (o Golf é uma geladeira), se o carro é silencioso, se absorve bem as imperfeições das nossas ruas com terreno lunar, etc...

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    1. Perfeito. São esses os critérios dá maioria dos consumidores, e ainda tem gente que não sabe porquê Toyota e Honda vendem tanto.

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  15. Eu que curto VW gosto muito do Carblog,mas vejo qualidade nos carros das outras montadoras.

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  16. De longe o golf e superior a qualquer Hatch no Brasil, inclusive.o bmw 120i. Mas o motor 1.4 nao e o mais eficiente do mercado. O motor 1.4 da suzuki e da gm proporcionam mais desempenho. Um exemplo é o cruze quase 100 quilos mais pesado anda um pouco mais que o golf

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  17. Gostaria de ver o cru no dinamômetro ao lado do Golf. Não sei se o que ganha e o motor ou a caixa

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  18. Quero deixar aqui bem claro que não sou puxa saco de nenhuma fabricante, mas temos que reconhecer e dar o devido crédito quando um produto é bom. Em outubro de 2016 apos muita pesquisa comprei um VW UP TSI 2016/2017, objetivo ser motorista Uber. Vendi meu carro anterior um monza 2.0 1995 (tubarão). Temos também um ford KA 1.0 ano 2000 ambos gasolina. Apenas para efeito comparativo levando em consideração o mesmo percurso e o mesmo peso sendo carregado com os 3 carros de Santo André a Bragança Paulista ida e volta. Monza 10 a 12km/l gasolina. Ford KA 11 a 14 km/l gasolina, VW UP TSI 15 a 18,5 Km/L Etanol, 22 a 25 km/l Gasolina. Meu recorde com up tsi foi 27 KM/L na gasolina com o carro vazio e sem transito digigindo de maneira economica e ar desligado. As variações de KM/L se devem a o fator ar condicionado ligado em todos os carros. Como Uber rodando na cidade na madrugada dirigindo de maneira economica sem transito chego tranquilamente aos 13 km/l com etanol. Com transito ele fica na faixa de 10 Km/l etanol, gosto de usar etanol nele, ele fica mais esperto e mais forte que com gasolina. Tenho a dizer o seguinte o motor TSI é excelente. Apenas também para efeito comparativo já tive a oportunidade de testar um UP MPI nesse mesmo percurso, o fato é que alem de sentir uma diferença absurda de performace a marca foi de 18 Km/l com gasolina, ou seja o que o tsi faz com etanol o MPI faz na gasolina. Meu Up TSI de outubro ate hoje já está na casa dos 16000 km rodados. E atenção Sra VW, está faltando divulgação e propaganda do VW UP viu, passageiros que transporto na Uber se surpeendem e gostam do carro, sendo que a grande maioria nunca tinha sequer entrado em um VW UP.

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  19. Realmente,o up TSI é muito econômico, e anda muito bem. Faço viagens em 5 pessoas com ar ligado, é mesmo com subidas ele passa de 18 por litro na gasolina. Em termos de motor, posso dizer que ele é praticamente perfeito. Só peca bastante no conforto, a suspensão é dura e os bancos não são nada confortáveis.

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  20. O cruze anda mais que o golf 1.4 sim senhor, ande nos dois e você vai perceber que o cruze empurra bem mais, o que levou o golf a ganhar no acelerados foi o melhor acerto dinâmico em relação ao cruze, tanto é que no teste dos sedans a Mercedes c180 tomou benga de todos no retão, mas no circuito ficou a frente do cruze mesmo sendo mais pesada, ou seja, o cruze perde mais tempo nas curvas.

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  21. Este comentário foi removido pelo autor.

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  22. só tem referências aqui do VWBlog? tua mercedes de 42 lugares tá te deixando louca...
    e para de fazer comparações de milissegundos, isso não faz diferença pra quem anda na rua, pega transito... Milésimos fazem diferença na formula !, babaca.

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  23. Imagino a diferença que 0,5 segundo faz no meu dia a dia...

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  24. Golf nao vend , esse mes Benga de focus e Cruze , a VW nao tem nada de super atrativo hoje no mercado , is carros SAO bonitos? Sim ..Mas esta faltando um produto PRA balancara marca aqui , linga gol e fox ,esta Indo na raca decadente ,visual cansando ... O SUV nao chega , o Jetta nunca muda , sei nao viu

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    1. Visual é questão de gosto.
      Acho o visual dos VW mais limpos, e não cansam com o tempo.

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    2. Na boa , só precisa saber quanto tempo né , porque o de hoje já está cansado, então acho que tá na hora de trocar por outro , que seja limpo também para agradar aos que gostam, o problema é que não sabem como fazer. Vou te dar um exemplo de carro moderno com visual limpo : Retire as bolsas protetoras de um Citröen Cactus, o que sobra é muito limpo, muito simples, funcional e não tem um único ângulo.

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  25. up era pra ser carro de serciço aquele carro barato para os jovens ir para a faculdade e tal mas aqui virou carro de familia, carro tem motor top e tudo mas nao vale o que pedem nunca

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  26. O título do post é infeliz, no entanto as explicações técnicas são esclarecedoras embora eu sinta falta de um parágrafo sobre durabilidade do motor.

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    1. Meu up tem pouco mais de um ano, é por enquanto o motor está um relógio. É claro que temos que ver isso a longo prazo. Porém por se tratar de um motor recente, ainda teremos que esperar mais um pouco para ter relatos mais certos da durabilidade do motor.

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  27. Uma única pergunta.
    Quantas pessoas já fizeram 0 a 100 em menos de 10s?

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  28. Aspectos pouco agradáveis do UP! MPI:
    1. SUSPENSÃO DURA: pouquíssimo confortável em nossas estradas esburacadas;
    2. BANCOS DUROS: junte com o item anterior e tenha um pesadelo em viagens mais longas ou cidades com engarrafamentos importantes.
    3. VIBRAÇÃO DO MOTOR: por se tratar de um motor com 3 cilindros, existe uma vibração maior, e no UP! MPI é muito presente. A impressão é que houve economia no projeto e perdeu-se a mão - todos do carro percebem a vibração. Se vc sair do trabalho cansado e pegar um engarrafamento... não tem música ou acondicionado que resolva... vai fazer os seus nervos vibrarem...

    PONTOS POSITIVOS:
    1. ESPAÇO INTERNO: todos que andam no carro se surpreendem positivamente. E quem utilizar a mala tem a mesma surpresa... É realmente incrível.
    2. DIRIGIBILIDADE: é muito fácil de guiar o carro. Volante leve e preciso. Boa disponibilidade de força.
    3. BAIXO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL: é muito raro ficar feliz qdo se vai posto de gasolina abastecer? Com o UP! MPI vc não vai passar tristeza. O carro vive na dieta e vc nem precisa ser o melhor motorista...

    Há quem diga que a versão TSI corrigiu bastante a questão dá vibração vinda do motor... Se isso é verdade, a VW deveria fazer oferecer essa solução como opcional do carro.... Kkkkkkkk Ou talvez só eu perceba a vibração do motor de forma desconfortável.

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