O Golf de 4ª geração chegou ao Brasil em 1999 inicialmente importado da Alemanha, mas, a partir de 2000, passou a ser produzido no Brasil, inicialmente com mecânica alemã, e, posteriormente com o motor 1.6 EA-111, do Fox. Neste artigo apresentamos um exemplar do último Golf nacional com motor alemão, o SR 1.6.

VW Golf 2001 SR 1.6

O exemplar mostrado nas imagens está com cerca de 110 mil quilômetros, e confirma as características de extrema robustez do Golf pois está em ótimo estado de conservação, como mostrado nas imagens.

VW Golf 2001 SR 1.6

O motor quatro cilindros do Golf SR é movido exclusivamente a gasolina, com 101 cavalos @ 5.600 RPM e torque máximo de 14,8 Kgfm @ 3.800 RPM, associado a um câmbio manual de cinco marchas.

VW Golf 2001 SR 1.6


Esse motor é capaz de acelerar os 1.150 Kg do Golf SR 1.6 de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 185 km/h. O consumo é de 9,5 km/l em cidade, e 13 km/l em estrada,

VW Golf 2001 SR 1.6


Em 2001 o motor alemão foi substituído pelo EA-111, que tem um torque menor, 14,2 kgfm, mas surgindo a um regime mais baixo, de 3.250 RPM. Com a substituição do motor, chegou também o acelerador eletrônico E-gas.

VW Golf 2001 SR 1.6


A linha 2001 também recebeu os repetidores de pisca laterais com lente branca, que até então tinham lentes na cor âmbar.

VW Golf 2001 SR 1.6

Outro ponto de diferenciação do Golf SR 2001 em relação ao Golf Plus (com mecânica nacional) é o fato de que o SR tem uma frente mais baixa, com menor altura em relação ao solo, o que exige um cuidado adicional para superar valetas e lombadas.

VW Golf 2001 SR 1.6

O interior do Golf SR 1.6 2001 ostenta um painel de design limpo, e que se manteve no modelo até 2014, com a parte superior totalmente revestida em borracha, garantindo grande silêncio interno, mesmo com o carro muito rodado.

VW Golf 2001 SR 1.6

O modelo vem com direção com assistência hidráulica, ar-condicionado de comando manual, vidros e travas elétricas, retrovisores com assistência elétrica. Nessa versão os revestimentos são em tecido.

Vídeo - VW Golf SR 2001 1.6



Conclusão

VW Golf 2001 SR 1.6

O Golf SR 2001 é um hatch médio de ótimo comportamento dinâmico, conforto interno, e muito robusto. Versões em bom estado são encontradas por cerca de R$ 17 mil reais no mercado de usados.

46 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Anos atrás eu tive um Golf SR argentino ano 99, rebaixado. Vida loca que era nem o oleo do motor eu trocava. Olhando pela tampa de óleo, era virado em borra. Ainda assim vendi ele andando. Saudoso Golf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc e o grande brasileiro que só anda e não cuida do carro .... Depois reclamam que Sr não presta maioria e igual vc não faz nada no carro

      Excluir
  2. Interessante como esse Golf MK4 de 2001 tem um design que não envelheceu. Continua elegante, sóbrio e funcional. Um desenho limpo e funcional, que é atual, e muito, mas muito mais estético que carros atuais, como Focus Mk3, Cruze e até que o HB20.
    O interior desse Golf, então, dá um banho de sofisticação, bom gosto e acabamento em Focus, Cruze 2017 hatch e HB20 e inclusive o i30.

    Realmente o Golf é um carro atemporaal. Ele se mantém atual e moderno ao longo do tempo, e chega uma nova geraçaõ e ela é melhor em tudo que a anterior, mas mesmo assim o anterior continua supeerior a todos os concorrentes.

    Não existe nada como o Golf no mercado mundial. Por isso é o carro mais vendido do plenta.

    Golf, The Very Best. Muitas vezes imitado, jamais igualado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, essa geração foi uma das mais admirada no BR antes da GVII.

      Excluir
    2. Parabéns, Carlos pela avaliação sempre desinteressada, objetiva e imparcial...
      Por conta de pessoas como você o país pode se orgulhar de ser tão maravilhoso...
      Pessoas que quando conseguem colocar o interesse público à frente do interesse particular, que quando tem de optar entre aquilo que beneficia a elas e aquilo que beneficia toda a sociedade sempre escolhem a segunda opção, que conseguem avaliar o contexto geral...
      É claro que o Golf mk3 2001 com pouco mais de 100k km rodados é melhor que o FOCUS, cruze HB 20 atuais... Tenho um anúncio na olx oferecendo a troca, por puro altruísmo, mas as pessoas não querem ser ajudadas mais...
      Parabéns pelo exemplo!!
      (depois o povo não entende pq o Brasil é o Brasil os políticos são reflexo da nossa sociedade)

      Excluir
    3. Depois reclama dos politicos, neste exemplo podemos enterder porque o Brasil esta onde esta.
      Precisamos abrir a mente e não ficar vendo somente o que queremos ver.
      Caia na realidade, somente nos podemos mudar este pais.

      Excluir
    4. genti,eu gosto do designer desse golf antigo. muito bonito mesmo..mais eu gosto também do designer do focus e do cruze, mais axo Q o Carlos está certo Q o focus e o cruze enjoaram já..né? focus...i30...cruze...ficaram velhos..mais o golf 4 não...isso é incrível...tipow...agora Q começo a ver que designer mais sem graça é melhor ne? fica mais tempo na moda!!!! tipo esse golf 4.
      outra coisa...esse interior do golf 4, genti. painel todo macio...e o cruze atual? Tem painel macio? Não. painel durão. então, sim, vamos concordar que o golf sapão 2001 tem melhor acabamento sim que o cruze.
      então, genti, tenho que concordar com o carlos. esse golf 2001 é melhor sim que o focus e o cruze atuais, em designer, acabamento e tecnologia.
      fuiwwwwwwwwwwwww|!

      Excluir
    5. Alguém aqui ainda dá credibilidade para essa carlotinha?
      Que conversinha mais pé no saco esse negócio de atemporal mimimi, sóbrio e elegante mimimi, funcional mimimi.....

      Excluir
    6. Alguém aqui ainda dá credibilidade para essa carlotinha?
      Que conversinha mais pé no saco esse negócio de atemporal mimimi, sóbrio e elegante mimimi, funcional mimimi.....


      Ei, vc pagou R$ 86 mil em um fiesta levantado (ecoSport), o carro mais tosco da história recente do Brasil. O único carro reprovado no teste de longa duração da 4 Rodas, que vem de fábrica com carroceria torta, câmbio powershift bomba, um interior ridículo e mal acabado. E vc pagou R$ 86 mil reais nesse LIXO e ainda acha bom. Palminhas para você! Você realmente é um cara que sabe escolher carro.kkk

      Excluir
    7. "E vc pagou R$ 86 mil reais nesse LIXO e ainda acha bom. Palminhas para você! Você realmente é um cara que sabe escolher carro.kkk"
      Parabéns, acertou em cheio !!!! Paguei 86 mil sim, coisa que vc não tem. Eu prefiro escolher carro do que caloi.
      Carlotinha, vc é ridículo cara, alias vc é comico !!!

      Só para constar, meu carro vai a lugares que seu amado golf (de traseiro encostando no chão) jamais iria. Meu cambio nunca deu problema....aff, é perder tempo querer te falar de outra marca.
      Alias minha volcano de 9 marchas te manda abraços, p vc não, para a sua monark

      Excluir
    8. o mais engraçado q algumas pessoas entram na pagina q esta especificamente falando de {GOLF}.. aiii leem o comentário e acham ruim do q leem ...dizem q e conversa pé no saco nossa é só não ler e ir pra outra matéria

      Excluir
    9. Uai pra andar no barro basta pagar 4 mil num fusquete e faz melhor do que esse ecolixo que capotava a 90 nas curvas kkkkk

      Excluir
  3. Esse motor era o mesmo do SEAT Ibiza 2001 1.6 né?

    ResponderExcluir
  4. Esse Golf 2001 ainda será superior a seus concorrentes futuros em tudo.
    Ass, Carlos.

    ResponderExcluir
  5. Famoso Sapão! hahaha sonho de consumo de qualquer jovem! Foi aí que virei fã do Golf! Não cheguei a ter o 4 nem o 4,5 mas agora estou com o 7 e não pretendo sair tão cedo!

    ResponderExcluir
  6. Um baita carro, sem dúvida, o único porém é que o Golf é um dos carros preferidos dos manolos, encontrar um que não esteja destruído é missão para o Etan Hunt.
    Aqui perto de casa eu vi um da versão GLX, estava bem detonado, mas acho que o dono gosta do carro e esses dias vi ele um pouco melhor, já estava mais "apresentável".

    ResponderExcluir
  7. Posso estar enganado, mas acho que esse motor SR 1.6 e mexicano. Incluo ainda por boatos de ser o pior motor da VW no Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Esse carro tem 16 anos, considerando uma rodagem padrão de 18.000 km por mês, este carro deveria esta com 288.000 km rodados e sim, poderíamos avaliar se este Golf 2001 é bom ou é mais um qualquer.
    Com 110.000 km rodados, ainda esta muito novo, não serve de referência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu golf está com 298 km revisado perfeito é um 1.6 Sr motor todo original que achar que eu tô mentindo vai tomar no cu então

      Excluir
  9. Esse Carlos não sabe nem a hora que está com fome, chato pra caramba.

    ResponderExcluir
  10. gostei do vedio seu amigo esto com um colf 1999 espero que eu gosto do carro vc foi o melhor que falo do colf valeu um abraço

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho um golf Sr 1.6 ano 99 modelo 2000 sapao já rodei 278 mil km nunca deu problema manutenção em dia tem muito mecanico analfabeto que fala merda do Sr mais é só desculpe pra tira dinheiro dos trouxa

    ResponderExcluir
  12. Tenho SEAT Córdoba 2000, Sr 1.6
    200km, por hora ,para ele , e fácil, 4 marcha, e já está com 186.000km
    Motor, intacto, sem fazer nada ainda, sem nenhum barulho
    Motor bommmmmm, para caramba

    ResponderExcluir
  13. Tenho um golf 1.6 sr ano 2000,e estou com ele desde 2010,o motor estava com 270 mil rodados standart ,ai dei mole e a ventoinha nao armou e queimou a junta do cabeçote.Ai tive que abrir o motor e pra minha surpresa as camisas ,aneis de segmentos e pistoes ainda rodavam uns 100 mil km ou mais .Ai eu pensei ja que o motor esta aberto vou fazer ele todo.Retifiquei bloco ,cabeçote ,coloquei pistoes novos ,bomba de oleo ,bomba dagua,enbreagem nova .tudo de primeira linha.gastei uns 6mil reais entre peças e mao de obra.O carro wue ja era bom ficou melhor .Chega ao 200 por hora facil.Nao troco e nao vendo meu golf .O melhor carro que a volkswagem ja fez.O meu colega tem um golf ano 2002 motor nacional e vive dando problema no cabeçote enquanto o meu sr nunca deu problemas .Hoje ele esta com 30 mil km a mais depois que fiz o motor e nao da problemas .

    ResponderExcluir
  14. Meu golf 1.6 sr 2001. Carro top conforto. Dinamica do carro estetica. Hj ta com 299 mil km. Motor nunca foi aberto porem. Manutencao em dia. Carro 100% nao troco por nada

    ResponderExcluir
  15. Eu também tenho um Gof SR e nunca deu problema.. top.

    ResponderExcluir
  16. Preciso de um bom mecânico pra mecher no meu motor 1.6SR! Alguém conhece algum no sul para me indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer um leva naqueles que bem simples que são os confiáveis

      Excluir
  17. Eu acabei de compra um
    Ano 2001 1.6 sr.
    Estou muito satisfeito carro muito potente e robusto

    ResponderExcluir
  18. Tenho um 06/06 preto carro tá com 154 mil motor só xia golf e golf da de pau em muito caro zero que n tem nd de bom ..

    ResponderExcluir
  19. Eu tive um golf sr 2000 foi o melhor carro que eu tive o golf mais completo da geraçao sapao e me arrependo de ter vendido pq melhor motor que ja tive
    O motor nacional eu ja perdi a conta de tantos que eu ja fiz e o sr so 1 em 15 anos de mecanica

    ResponderExcluir
  20. E motor sr n é argentino e sim fabricado na germane "alemanha" o golf era transportado pela argentina e n frabicado la. É fabricado junto com o motor 2.0 do golf
    E o motor sr 1.6 é baseado no motor ap do gol nacional que foi muito bem aprovado aqui no brasil pq é o unico que aguenta aqueles que n fazem manutençao

    ResponderExcluir
  21. Gostei dos comentários vou comprar um, pode ser o sr 1.6 acho ele muito bonito.

    ResponderExcluir
  22. Comprei hj,me apaixonei pelo carro!

    ResponderExcluir
  23. Estou querendo pegar um ano 2000 modelo 2001 mas estou com medo por ser motor alemão

    ResponderExcluir
  24. Pegariam um golf 1.6 sr com 190.000 rodados ?

    ResponderExcluir
  25. pelamordedeus..... golf é carro de muleque!!! geralmente a unica coisa que fazem é ficar lavando até sair a tinta do resto destroem tudo..dificil achar um inteiro...po e 1.6 101 cv 14kg torque...para vai..

    ResponderExcluir
  26. Golf 2001 modelo 2002 qual é o motor dele

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem