Car.blog.br

Pesquisar este blog

Os sutis tacos de Golfe escondidos no design do VW Golf

Categorias: , , , 16 Comentários

O Volkswagen Golf foi lançado em 1974, sendo seu nome "Golf" alusivo ao "Gulf Stream" (Golfstrom em alemão), que é uma rápida e quente corrente oceânica que flui no Atlântico Norte, e que tem influência no clima do norte da Europa.

Clubs - Volkswagen Golf

Entretanto, o mercado entendeu o nome "Golf" associado ao elitista esporte "Golfe" no qual os jogadores usam tacos para lançar a bola em uma série de buracos espalhados por um enorme campo gramado.

Clubs - Volkswagen Golf
Volkswagen Golf em um campo de Golfe
A Volkswagen gostou dessa associação "esportiva", e inclusive passou a incluir referências ao esporte em diversas partes do design do carro, sendo que, nesta última reestilização, um olhar mais atento perceberá alguns "tacos de golfe" estilizados em componentes do icônico modelo alemão.

Clubs - Volkswagen Golf
A Coluna C larga: taco de Golfe estilizado é elo de ligação entre as gerações do VW Golf
A remissão mais longeva está no aspecto de design que define o Golf - segundo a Volkswagen, e é inclusive o elo de identidade entre todas as sete gerações do modelo - que é a característica coluna C, que, além de larga, tem o desenho inspirado em um taco de Golfe.

Clubs - Volkswagen Golf
Golf GTE Sport - o taco de Golfe explicitado na lateral traseira
Essa sutileza de design foi inclusive exacerbada no modelo conceitual Golf GTE Sport, onde há um taco de Golfe estilizado na lateral traseira do carro, partindo da parte inferior das portas e delimitando o formato do vidro traseiro.

Clubs - Volkswagen Golf
VW Golf GTI Mk7 - tacos de Golf estilizados nas rodas de alumínio
Ainda em relação ao design do Golf de 7ª geração, pode-se observar pequenos tacos de Golfe estilizados nas rodas de alumínio do Golf GTI, tanto as de 17 polegadas, quanto as Austin, de 18.

Clubs - Volkswagen Golf
O emblema "R-Line" sobreposto no taco de Golfe estilizado
No caso do Golf GTI, o próprio emblema que é colocado no para-lama dianteiro é um taco de Golfe estilizado, e esse mesmo elemento é usado para designar a versão R-Line no modelo 2018 (imagem acima).

Clubs - Volkswagen Golf
O taco de Golfe invertido nas lanternas traseiras
A referência aos "Clubs" está presente também no formado dos elementos superiores de iluminação das lanternas de LED, em formato de taco invertido.


No caso do Golf 7, à noite, com as lanternas acesas, observa-se dois tacos de Golf invertidos formados na traseira do hatch.

Clubs - Volkswagen Golf
Dois tacos de Golfe paralelos são a assinatura dos novos faróis de full-LED do Golf 2018
Agora, no facelift apresentado na Europa no final de 2016, a Volkswagen colocou pequenos tacos de Golfe nos faróis de Full LED do modelo, especificamente no sistema de posicionamento diurno em LED.

Clubs - Volkswagen Golf
Dois tacos de Golfe paralelos aparecem também com o DRL apagado
Esses dois pequenos tacos de Golfe podem ser vistos tanto com o DRL aceso ou apagado.

Clubs - Volkswagen Golf
Dois tacos de Golfe: assinatura dos novos faróis de full-LED do Golf 2018
Ocorre que os designers a Volkswagen não se contentaram  apenas em colocar os tacos de Golfe estilizados nos faróis quando vistos de frente, e aparentemente adotaram recursos para que outros dois tacos de Golfe apareçam internamente nos faróis quando o carro está sendo visto de perfil.

Clubs - Volkswagen Golf
Dois tacos de Golfe paralelos surgem estilizados também com os faróis vistos de lado
Esse tipo de sutileza de design presente no Golf evidentemente exige um olhar um pouco mais atento para identifica-la, mas não deixa de ser emblemático o fato de a montadora deixar incorporar tais elementos de forma muito implícita e discreta.

Clubs - Volkswagen Golf
Dois tacos de Golfe paralelos surgem estilizados também com os faróis vistos de lado
Além dos faróis dianteiros, o taco de Golfe invertido foi mantido nas lanternas traseiras, e nos desenhos das rodas dos Golf 2018.

Conclusão

Clubs - Volkswagen Golf
Dois tacos de Golfe paralelos estilizados no DRL do Golf 2018
O facelift do Golf traz em seu design de faróis dianteiros referências sutis aos tacos de Golfe - nome do esporte que atualmente correlaciona-se com o nome do modelo de maior sucesso da Volkswagen.

16 comentários:

  1. Ultimamente só praticante desse modelo de esporte próprio da nobreza é capaz mesmo de compra lo aqui em nosso Huezil.

    ResponderExcluir
  2. O Golf 7 (sem facelift) também tem os tacos de Golf estilizados no para-choque. Se olhar da para perceber no desenho dos faróis de milha/neblina. O cabo do taco é a parte que segue até o outro lado, conectando os dois.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Ressalto que pleonasmo não é considerado erro de escrita.

      Excluir
    2. E quem disse que é? Apenas não é adequado a um texto onde se infere que o redator e os comentaristas têm "alto QI".

      Excluir
    3. Leandro: pois escreva um pleonasmo na redação do teu próximo concurso de nível médio (quiçá fundamental), e diga-nos se tua nota foi a máxima.

      Excluir
  4. Golf é como o esporte Golfe: Esportivo e refinado!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. O carro é show demais. Segunda pego meu GTI 17... contando os minutos pra botar a mão na máquina!

      Excluir
  6. Tb sou proprietário! A única coisa que me incomoda no golf é o porta malas que é mto pequeno. Poderiam resolver isso!!
    Se vier com o mesmo porta malas, ano que vem to partindo para um A3 ou C180

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.