O Volkswagen Golf GTI 2017 recebeu, na Europa, algumas alterações sutis em termos estéticos, além de inovações em termos de recursos de assistência à condução e de tecnologia. Poucas mudanças são uma boa notícia, já que o Golf GTI dessa sétima geração é um carro que beira a perfeição, então, quanto menos mudar, melhor.

VW Golf GTI 2018

Apesar de o facelift não ter sido ostensivo na parte estética, este "novo" Golf GTI introduz uma série de novos recursos na linha Golf, mas sem retirar do Golf GTI o que faz deste um dos carros mais amados e cultuados do planeta, que é um conjunto formado por uma estética com identidade, comportamento dinâmico, conforto, acabamento e construção premium, tecnologia e segurança no estado da arte, por um preço "acessível".

VW Golf GTI 2018

Nesta versão 2017 o motor ganhou 10 cavalos, o que foi o suficiente para cortar o tempo da aceleração de 0 a 100 km/h por apenas um décimo de segundo, para 6,2 segundos e adicionar 4 km/h à velocidade final. Agora, o GTI básico tem a mesma potência do anterior GTI Performance.

VW Golf GTI 2018

Um novo pacote de Performance será lançado para o GTI ainda este ano, elevando a potência para 245 cavalos, e provavelmente adicionando o mesmo diferencial de Haldex de deslizamento limitado controlado eletronicamente. O vídeo a seguir mostra o veículo em detalhes.



O modelo básico do GTI, sem o pacote Performance, porém, mantém a mesma direção com assistência elétrica variável de antes, a mesma suspensão passiva, mas agora está disponível um sistema DCC - Dynamic Chassis Control - com amortecedores adaptativos.

VW Golf GTI 2018

O interior básico conta com os magníficos bancos em couro decorados com as mesmas discretas costuras vermelhas. O painel conta com um novo sistema de informação e entretenimento de 9,2 polegadas Discover Pro e traz ainda o novo cluster de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas e alta resolução. Assim como os bancos em couro, este painel é opcional.


A nova central de entretenimento tem tem uma imagem mais brilhante, e, pela primeira vez em um carro desse preço, oferece navegação por controle gestual. A VW, porém, retirou o botões físicos rotativos do volume de som, substituídos todos por comandos virtuais touchscreen - algo que leva mais tempo de ser acessado, e contribui para uma redução de atenção ao volante, o que é inadequado.


O novo cluster de instrumentos digital não é tão impressionante ou fácil de configurar como o Audi Virtual Cockpit, mas, mesmo assim, ainda é bem interessante. O restante da cabine do GTI está praticamente inalterada. Os materiais continuam de alta qualidade, a posição de dirigir é excelente, o espaço interior é bom, a atenção aos detalhes é impressionante - características que fazem parte do brilho do Golf.


Na Europa, o Golf GTI conta com concorrentes mais potentes da Ford, Peugeot, Seat, Honda e outros, então será que os 230 cv são suficientes? Bem, assim como antes, trata-se, sobretudo, de um propulsor com uma qualidade e linearidade na entrega de potência sem igual. Este é um motor suficientemente responsivo e consistente, sobretudo se comparado aos mais agressivos que se acham nos rivais. E isso permite um ritmo de condução que os outros concorrentes não conseguem igualar.

VW Golf GTI 2018

O GTI é mais que rápido o suficiente para qualquer estrada de país desenvolvido, que são o tipo de piso para o qual os hot hatchs são criados. Na Europa o GTI conta com opção de transmissão manual, mas a caixa DSG do modelo mostrado nas imagens é robusta, suave e de trocas muito rápidas, especialmente para o caso de uso dos paddleshifters.

VW Golf GTI 2018

O que define o GTI em termos de dirigibilidade é mais sua capacidade de envolver o motorista do que sua potência máxima de motor, e, também, sua firme e absorciva suspensão. É por isso que, enquanto os rivais usam suspensões mais duras e firmes, ou adotam  ajustes que resultam em uma condução dinâmica excessivamente direta, ou os dois - o Golf mantém-se com o mesmo magnífico e inigualável compromisso dinâmico que a Volkswagen vem refinando há quarenta anos.


O GTI sabe como superar uma ondulação. O modelo com amortecedores adaptativos entrega um nível de controle de carroceria que fica muito mais evidente e esportivo no modo ‘Sport’, mas mesmo assim o chassi filtra as irregularidades de qualquer via, mantendo o carro obediente, agarrado e balanceado, o que termina por dar ainda mais confiança ao condutor.


O GTI não é o tipo de carro que força uma presença artificial entre condutor e estrada, e sua direção transmite um maior feedback e com nível de assistencia ainda maior (o que é uma herança do Golf GTI Clubsport S).

Conclusão

O Golf GTI tem concorrentes na Europa com motores mais potentes. Mas nenhum deles chegou perto do ajuste com perfeito compromisso entre conforto e diribilidade. Além disso, o Golf GTI tem uma integralidade notável, não sendo apenas um carro para o motorista, mas um produto premium, e que continua a entregar o que os consumidores desejam um hot hatch clássico.

VW Golf GTI 2018

Este é um carro bem posicionado em termos de valor, conveniência, usabilidade, desempenho adequado de estrada e sofisticação dinâmica, e ao mesmo tempo acessível. Fonte: AutoCar

31 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Golf, muitas vezes copiado, jamais igualado.

    ResponderExcluir
  2. Belo carro, como sempre foi o GTI, mas a matéria está mais parecendo um folder da VW do que uma avaliação.
    Em tempo, essa central e o painel de instrumentos casaram muito bem com o carro. Não vi isso em concorrentes até o momento.

    ResponderExcluir
  3. O Golf é o melhor hatch médio do mundo já faz um tempo. Nem precisava falar na versão GTi, pq aí já é até covardia comparar o Golf GTi com qualquer outro hatch do planeta.
    Essa versão GTi é sonho de consumo de muita gente. Pena que para muitos é somente sonho mesmo. O carro está vindo com tanta tecnologia, que daqui a alguns anos um Golf GTi vai custar o dobro de um Mercedes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo. Um Golf GTI Exclusive no Brasil custa de tabela R$ 148 mil, o que vc não compra nem uma C180 boquetíssima. E esse Golf GTI Exclusive vem com 7 airbag, motor 2.0 de 220 cv (Mercedes tem 1.6 de 150 cv). O Golf tem piloto automático adaptativo, ACC e Front Assist com frenagem autônoma, que não Mercedes não tem nem como opcional. E essa Mercedes C180 mais barata custa mais de 160 mil.
      O "novo" Golf GTI veio no mesmo preço na Europa, e tecnologias como ACC e Front Assist já existiam antes. O que colocaram agora foi a condução autônoma. Que não tem nem no Mercedes Classe S.

      Excluir
    2. Onde vc leu isso.
      Prefiro o MB A250.
      Vc pelo menos sabe o preço.

      Excluir
  4. "O que colocaram agora foi a condução autônoma. Que não tem nem no Mercedes Classe S."

    http://www.car.blog.br/2013/09/video-o-mercedes-benz-classe-s-em.html

    favor pesquisar antes de relinchar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse vídeo não é de um modelo de produção. É experimental. O Classe S não tem condução autônoma. O Golf GTI, tem.

      Favor pesquisar antes de relinchar.

      Excluir
  5. kkkkk carlos4carros... vc é o melhor, entro nessas matérias só pra ler seus comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também.
      Ele, simplesmente, trucida seus opositores!

      Excluir
    2. Ele trucida é o bom senso, o fanboy automotivo mais famoso da internet!

      Excluir
    3. Fanboy é pouco. Ele é o xiita automotivo mais "famoso" da internet.

      Excluir
    4. Quando sai o Golf 2018 no Brasil?

      Excluir
  6. Volvo v60 245c de 0 a 100 em 6s.
    R$143 mil pagos pelo meu chefe ano passado.
    tá valendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu ex-chefe também trocou o Golf dele pelo Volvo.... Tá gostando.

      Excluir
  7. Volvo V40 R-Design T5 é imbatível.

    Golf é bom, mas V40 é muito superior.
    Não adianta mimimi de fã boy da Vw.

    ResponderExcluir
  8. mas e quando eles forem vender esses v40 e v60 como sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E daí, rapaz? Quem compra carro pra revender é concessionária. Mimimi de quem não pode ter o carro, invejoso. Kkkkkkk

      Excluir
  9. Contra fatos não existem argumentos. Parabéns Carlos 4 carros.Quando vc posta está sempre respaldado na realidade.Hoje, sem sombras de dúvidas, o grupo VW está dominando o setor automotivo mundial.

    ResponderExcluir
  10. Outra pergunta
    Pq o GTI no Brasil tem 4 portas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra as oficinas ganharem mais em batidas laterais

      Excluir
    2. Para as oficinas ganharem mais em batidas laterais kkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Pra as oficinas ganharem mais em batidas laterais

      Excluir
  11. Certissimo! Vai perder 50 mil de cara! Isso se o carro estiver novo !
    Para o troxa q falou q quem compra carro p revender é concessionaria.. eu ja tive gti, ja tive bmw.. e isso conta sim... so pobre acha q pode rasgar dinheiro.. manezao

    ResponderExcluir
  12. Quando chega o 2018 no Brasil e qual será o preço?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem