Car.blog.br

Pesquisar este blog

Fusion 2017: câmbio automático tem recurso de segurança

Categorias: , 12 Comentários

A Ford trocou a alavanca de câmbio do Fusion 2017 por um novo seletor rotativo eletrônico, chamado E-Shifter, que além de criar um espaço mais funcional no console conta com uma função adicional de segurança. Quando o motorista vai sair do carro – situação que o sistema identifica usando vários sensores – ele coloca o câmbio automaticamente no modo de estacionamento para evitar acidentes.


Todas as versões do Fusion 2017 trazem esse recurso integrado na transmissão automática de seis marchas. A versão 2.5 Flex dispõe ainda da função Low, que ajuda a segurar o carro em declives usando o freio-motor, e a versão 2.0 EcoBoost tem a função Sport, com trocas em rotação mais alta para uma direção esportiva, além de “paddle shift” para trocas manuais.



Ao desenvolver o novo câmbio, identificou-se a oportunidade de incluir um software inteligente para evitar a movimentação do carro, mesmo se o motorista esquecer ou acidentalmente deixar o comando em outra posição, que não o P, ao estacionar. A tecnologia foi criada para colocar o carro automaticamente no modo de estacionamento em qualquer uma das seguintes condições:
  • O motorista desligar o veículo;
  • A porta do motorista for aberta quando o cinto de segurança estiver solto e o veículo parado;
  • O cinto de segurança for solto quando a porta do motorista estiver aberta e o veículo parado.
Sistema inteligente

O comando rotativo E-Shifter tem três diferentes módulos eletrônicos que monitoram a transmissão e as trocas: para um comando de marcha ser aceito, todos devem estar de acordo. O sistema evita também outras situações indesejadas, como o engate da ré quando se está acima de 8 km/h.


A tecnologia foi projetada para não agir se o motorista estiver com o cinto de segurança preso e abrir a porta com o carro em movimento para soltar o casaco preso na porta, por exemplo, ou se estiver estacionando e abrir a porta para ver as marcações na guia.


Acidentes desse tipo geralmente acontecem quando o motorista sai do carro com o motor ligado e o câmbio não está no modo de estacionamento, o que pode causar ferimentos graves em outros motoristas e pedestres. Segundo a administração de segurança no trânsito dos Estados Unidos, cerca de 2.000 pessoas são feridas por ano no país nesse tipo de acidente.

Postagens relacionadas:

12 comentários:

  1. Qual a diferença entre esse sistema e o uso do freio de estacionamento eletrônico? (O honda hrv, por exemplo, também imobiliza automaticamente o carro por meio do freio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O freio de estacionamento eletrônico é acionado automaticamente ao se desligar o carro.

      Neste sistema descrito na matéria, o freio é acionado com a saída do condutor com o carro ligado ou não.

      Se a grand cherokee tivesse esse sistema, por exemplo, o ator Anton Yelchin estaria vivo.

      Excluir
  2. A minha C180 tb tem isso...abriu a porta o câmbio vai direto pro Parking

    ResponderExcluir
  3. O Golf TSI Alemão faz a mesma coisa. Pode estar em D, se tirar o cinto parado, o freio de estacionamento aciona sozinho. O mesmo se vc abrir a porta com o carro parado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No casondo fusion o cambio tb muda para P. É mais seguro que apenas ativar o freio de mão.

      Excluir
  4. Item de segurança deveria ser de série, até porque é software, isto é, barato.

    ResponderExcluir
  5. Tomara que popularize esse tipo de seletor de câmbio, e tb o freio de mão eletrônico.

    ResponderExcluir
  6. Até o dualogic faz isso!!! Se abrir a porta do motorista com o carro engrenado, ele eletronicamente passa para o Neutro....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não meu caro, o trancologic não faz isso, passar pro neutro é uma coisa, o carro pode descer e atropelar o motorista ou outra pessoa, como aconteceu com o ator russo.
      A questão é o carro mudar para P, evitando que o mesmo atropele alguém.

      Excluir
    2. Sim verdade...Mas foi o que eu disse.... "eletronicamente passa para o Neutro"... Bem diferente do cambio da S10, que se vc deixar em D e abrir a porta e tirar o pé do freio, o carro vai embora... O Dualogic, mesmo não colocando em P, já auxilia muito na segurança....

      Excluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.