A Ford está investindo em novos aplicativos para uso com o sistema de conectividade SYNC 3 que equipa os veículos da marca. Disponíveis inicialmente para o mercado norte-americano, os chamados apps visam a facilitar a vida do motorista com diversos recursos que vão desde o pagamento de combustível sem sair do carro até emparelhar o mapa de navegação de um smartphone ou mesmo reduzir o custo do seguro. As novidades foram apresentadas durante a CES, a maior feira de tecnologia do mundo, realizada nesta primeira semana de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos.


Uma das mais recentes propostas implementadas foi a integração do assistente digital IBM Watson ao sistema SYNC, com comandos de voz. Ela foi apresentada no evento realizado em setembro, em Las Vegas, com participantes de todo o mundo, incluindo Brasil, Estados Unidos, Canadá, República Dominicana, Reino Unido e Índia.


O IBM Watson é um assistente pessoal que responde perguntas, usando processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina para organizar grandes quantidades de dados não estruturados. A sua integração ao sistema SYNC AppLink mostra que a Ford está bem posicionada para capitalizar a crescente popularidade dos sistemas baseados na nuvem.


Controlado por comandos de voz, pelas teclas na direção ou pela tela do painel, o aplicativo é capaz de responder a perguntas do motorista, como: “Qual a previsão do tempo?”, “O que há na minha agenda?”, ou “Onde fica o restaurante mais próximo?”. Também monitora o combustível do veículo e, quando o nível está baixo, gera um alerta e sugere os postos mais próximos. Além disso, conta com recursos de aprendizado de máquina que tornam as respostas mais eficientes ao longo do tempo.


"Essa abundância de novos aplicativos que estamos vendo é resultado direto da facilidade e flexibilidade de conexão da plataforma SYNC AppLink com as novas tecnologias", diz Doug VanDagens, diretor de Veículos e Serviços Conectados da Ford. "Os assistentes digitais são uma grande tendência porque proporcionam comodidade no veículo, permitindo que o motorista mantenha os olhos na pista e as mãos no volante".

Os novos aplicativos têm as seguintes funcionalidades:

Pagamentos móveis: Com o novo aplicativo de pagamento eletrônico lançado pela Ford e a ExxonMobil, o reabastecimento do carro é muito mais rápido. Usando o Speedpass+ da ExxonMobil, sistema de pagamento automatizado agora disponível para o Ford SYNC 3, o motorista pode procurar os postos mais próximos e pagar pelo combustível usando o comando de voz. O primeiro aplicativo de pagamento móvel lançado pela Ford foi em parceria com a Domino's Pizza, em 2014. Segundo a revista Forbes, o comércio eletrônico móvel cresceu 42% de 2013 a 2016 nos Estados Unidos.

Navegação: Projeta o aplicativo de navegação Sygic do smartphone na tela do SYNC 3. Com o smartphone pareado ao veículo via cabo USB, o aplicativo é projetado automaticamente na tela do veículo e vinculado ao comando de voz. Sua maior vantagem é evitar que o motorista tenha de segurar e olhar para o celular ao dirigir.

Seguro baseado no uso: O aplicativo de smartphone DriverScore é o primeiro a criar uma pontuação personalizada do motorista com base no seu comportamento na direção, capaz de reduzir o preço do seguro. Outros programas de seguro desse tipo são baseados no desempenho do veículo, que pode ter vários motoristas. Além disso, eles exigem o compartilhamento com as seguradoras de dados que o cliente pode preferir não revelar. Com o DriverScore, desenvolvido pela IVOX, só a pontuação do motorista é compartilhada, sem dados específicos. Se o usuário permitir, o sofisticado algoritmo do aplicativo acessa os dados do veículo para analisar o seu padrão de direção, considerando a velocidade, aceleração, frenagem, localização e hora do dia.

Wearables: Os “wearables” – tecnologias de vestir – vêm ganhando popularidade e a Ford oferece novas opções de integração desses dispositivos com o veículo para tornar a vida mais conveniente e personalizada. Os usuários dos relógios inteligentes Samsung Gear S2 e S3 em breve poderão integrar seus smartwatches com o sistema Ford SYNC para monitorar o veículo estacionado. O recurso funciona como um assistente digital. Ele permitirá, por exemplo, marcar a localização do veículo ao estacionar e mostrar o caminho de volta, além de enviar alertas de segurança em intervalos convenientes, diretamente no seu pulso.

Música “streaming”: A Dash Radio – maior plataforma digital de rádio do mundo totalmente original – estará disponível em breve por meio de um aplicativo no SYNC. Funcionando 24 horas por dia sem comerciais e gratuitamente, a Dash Radio reúne mais de 80 estações e mais de 300 DJs, artistas e figuras de ponta do ramo de entretenimento.

11 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Show de tecnologia esse sistema SYNC.

    ResponderExcluir
  2. Incrível, que show de tecnologia Ford!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. app de celular no multimpidia vc acha mesmo um "show"...poxa.

      Excluir
    2. Não é show porque não tem 4 argolas nem símbolo da VW

      Excluir
    3. Kkkk só vw é boa né. E carros da família vw

      Excluir
  3. Fala, Carlos, mal poderia esperar seu comnetario "despeitado". Fala mais. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Ford SYNC é um dos poucos itens que destaca os produtos na montadora no BR.
    Prático, fácil manuseio, eficiente, e bastante confiável.

    Uma pena que a confiabilidade dos produtos da Ford fabricados no BR não acompanhe essa qualidade ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O FUSION não é feito no Brasil e é o mesmo vendido nos EUA, todos saídos do Mexico. Fornece para ambos!!!

      Excluir
  5. Quase nada disso funcionará no "Brazil". talvez o SYGIC que não é muito famoso por aqui. E creio que o SYGIC não tem dados de transito em tempo real tão bom como o WAZE...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem