O segmento de carros populares, com motores até 1.0, está novamente em crescimento no Brasil: esse tipo de carro, que já respondeu por mais de 50% das vendas em 2001, fechou 2016 com partipação de mercado de 33,8%.

VW Golf - carro popular 1.0 TSI

Entretanto, nos últimos meses observou-se uma recuperação. Dos 31,4% em setembro, os populares subiram para 34,7%, e atingiram 37,2% em novembro - maior participação desde janeiro de 2015.

Hyundai HB20 1.0

Segundo a ANFAVEA, a retomada dos modelos 1.0 no mercado brasileiro decorre de fatores como a chegada dos motores de três cilindros, que possibilita maior desempenho e menor consumo.

VW Gol 1.0

Hoje os motores 1.0 de três cilindros estão presentes em modelos da Hyundai (HB20), Volkswagen (Up!, Gol, Voyage, Fox e Golf), Ford (Ka e Fiesta), Nissan (Versa e March) e na Fiat (Mobi e Uno).

VW Fox 1.0

O crescimento dos modelos 1.0 tem sido maior que o do mercado como um todo. Comparando dados de novembro contra outubro de 2016, houve um crescimento geral no mercado de 12%, 131,4 mil para 147,4 mil unidades emplacadas.

Fiat Mobi 1.0

Entretanto, as vendas dos 1.0 subiram muito mais, com avanço de 20,2%, saltando de 45,6 mil para 54,8 mil.



Nos onze primeiros meses de 2016 foram comercializados 1,5 milhão de carros no Brasil, dos quais 506,7 mil com motor 1.0 - modelos que pagam um IPI reduzido de 7%, contra 11% dos carros com motor flex entre 1.0 e 2.0.

Inovar Auto

Outro fator que impulsiona os carros populares são as metas do programa Inovar Auto, que prioriza modelos de menor consumo para efeito de distribuição de benefícios tributários.

Volkswagen Up! 1.0 TSI

Não são todas as empresas automotivas que já alcançaram as metas do programa, mas todas estõa gerenciando suas vendas para cumprir as exigências do programa.

Recuperação

Com a recuperação do mercado automotivo brasileiro em 2017, é certo que os modelos populares avançarão, mas dificilmente chegarão ao nível que tinham em 2001, visto que o brasileiro hoje tem clara preferência por SUV.

Com informações: [Auto Data]

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Vc compra um 1.0TSI, com desempenho de 1.8, economia de 1.0 e ainda por cima é seguro.
    Tai porque o up é o destaque dos subcompactos 1.0!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Qual o modelo 1.0 turbo, equipado com o Ecoboost?

      Excluir
    2. Ecoboost = 1.0 que anda igual 1.8 bebe igual 1.0 e custa =2.0 , então, não é negócio

      Excluir
    3. Otavio disse tudo!!!! hahaha Desce um troféu pra ele, agora! rs

      Excluir
    4. Será mesmo?!Ecoboost Custa = 2.0 mas tem controle estabilidade, controle de tração, assistente partida rampa,etc. E pro rapaz que perguntou, ele equipa o New Fiesta. Continua caro d+, mas hj o 1.0tsi VW tá saindo a partir de qto? Traz os itens d segurança q listei???Só no Golf q eu me lembre.abs

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Hellô! Terra chamando.....
      Você leu o titulo da matéria?
      Desde quando o Fiesta Titanium topo de linha, é carro popular? É subcompacto de entrada?.
      O preço desse Ecoboost 1.0 turbo, é quase o dobro do TSI do up! (este sim é um autêntico POPULAR de entrada).

      Se vc quiser comparar um Fiesta 1.0turbo, compare então com o Golf 1.0TSI, que custa o mesmo e oferece tudo que o Fiesta turbo oferece e muito mais!
      1.0 turbo, POPULAR (ou seja, do segmento de ENTRADA), com tecnologia de ponta e considerado o melhor 1.0turbo do segmento DE ENTRADA, do mundo, só o VW.

      Excluir
  3. a chamada esta errada
    Os carros 1.0 aspirados estão em queda
    o que esta alavancando são os 1.0 turbos

    ResponderExcluir
  4. Além da melhoria da eficiência também tem o preço dos combustíveis, não tá fácil encher o tanque de um 2.0...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ai vc precisaria do seguinte a mais:
      Turbo ou aspirado
      tive um Civic aspirado que concordaria com vc
      Agora de Cruze ele encara até o Up Take(que tenho)
      Os motores turbos são muito economicos

      Excluir
  5. A matéria não colocou a Renault com o novo 3 cilindros...
    "Hoje os motores 1.0 de três cilindros estão presentes em modelos da Hyundai (HB20), Volkswagen (Up!, Gol, Voyage, Fox e Golf), Ford (Ka e Fiesta), Nissan (Versa e March) e na Fiat (Mobi e Uno)."

    ResponderExcluir
  6. Kkkk não é preferência é a crise mesmo. E também o preço dá alcolina não ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exato, porque se todo mundo pudesse e o dinheiro desse... NOSSAS RUAS ESTARIAM DE MOTORES V6, V8, V12 , 4.0 PRA CIMA....KKKKKKKKKKK

      Excluir
  7. Isso se chama falta de grana, falar que 1.0 é carro ? É meio de transporte. Carro tem que ter motor,eu tinha um 1.4 Onix e vendi, comprei um Fluence 2015 com 25000km completo paguei 49 mil, é só felicidade .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Fidelis☝,,,por gentileza, apresenta o Golf 1.0 Tsi para o rapaz aqui no balcão, faz favor...tsc,tsc sabe de nada inocente!!!

      Excluir
  8. Falam em carro 1.0 popular e colocam a foto de um GOLF 1.0 TSI, em que aspecto esse carro é popular...

    ResponderExcluir
  9. esses carros 1.0 turbo tambem nao sao la essas coisas nao... nego exagera. up so anda bem porque e do tamanho de uma caixa de fosforo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom amigo, 1.0tsi c/125hp q faz 0-100 em 9,7s num Golf e atinge 20,4kgf antes de 2000rpm, se isto já não é tirar leite d pedra, me diz aí o q tem de melhor neste valor?! q ainda acho caro, mas tá aí pra mostrar...ah, e ande nos carros dpois conta pra gente o q achou.abs

      Excluir
  10. A Fiat vai ter que trazer o Mille de volta, pra mostra como faz economia. Kkkkk. Brincadeiras aparte. Isso vai continuar crescendo, com o aumento da gasolina e outras coisas mais, os 1.0 vai dominar o mercado, Mobi principalmente.

    ResponderExcluir
  11. A Fiat tem que trazer de voltar o Mille, pra ensinar economia aos outros. Kkkk. Brincadeiras aparte, do jeito que as coisas estão aumentando, carro 1.0 e básico, vao dominar nossas ruas, o Mobi principalmente.

    ResponderExcluir
  12. o 1.0 tsi ? blz... super top o motor
    Mas o 1.0 comum ? hahahha é por que o povo ta sem dinheiro mesmo, pq ir de 1.0 normal é sofrência d+

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem