A Volkswagen e a Toyota são inegavelmente os dois gigantes da indústria automobilística de produção em massa, e estão protagonizando um duelo apertado em 2016 para finalizar o ano com o título de maior do mundo. Os dados mostrados até agora, porém, apontam que a Volkswagen deve superar a Toyota com certa folga em vendas, mas nos números de produção a disputa é mais acirrada.

Volkswagen ultrapassa Toyota: vendas globais em 2016

Em números de vendas, computados os dados até outubro, a Toyota vendeu 8.35 milhões de veículos, enquanto a Volkswagen atingiu 8,48 milhões de unidades. A General Motors é a terceira, um pouco distante das duas, com 7,97 milhões de unidades vendias até outubro.

Volkswagen ultrapassa Toyota: vendas globais em 2016

A Volkswagen já divulgou seus dados relativos a novembro, registrando alta de 3,1% ante o mesmo período do ano passado, com um total de 9,379 milhões de unidades vendidas, projetando uma venda anual em torno de 10,2 milhões de unidades. A Toyota, por sua vez, informou que suas vendas anuais, em 2016, devem ficar em 10,11 milhões de veículos, evidenciando que a montadora japonesa já "jogou a toalha" em relação à liderança de vendas.


Assim, a Volkswagen assumirá o posto como maior do mundo pela primeira vez na história em 2016 - antecipando em dois anos sua meta, que era originalmente de conquistar a liderança global em vendas em 2018.

Volkswagen ultrapassa Toyota: vendas globais em 2016

A Volkswagen conseguirá superar a Toyota em 2016 porque a montadora alemã está crescendo 3,1% em 2016, enquanto a Toyota crescerá menos, em torno de 0,5%, e a GM menos ainda, na casa de 0,4%. Os números da Volkswagen são particularmente impressionantes em face das dificuldades enfrentadas pela empresa com a questão do diesel nos EUA. Ocorre que a Volkswagen é muito forte no mercado chinês, que é o maior do mundo, e onde suas vendas aumentaram 11,3% em outubro, um mês que deu à montadora um aumento de 4,7% nas vendas globais. Ao longo de 2016, a China respondeu por 35% das vendas totais da Volkswagen.

Volkswagen ultrapassa Toyota: vendas globais em 2016

No mercado chinês, a Volkswagen vende três vezes mais que a Toyota, mas a japonesa bate a alemã com certa facilidade nos Estados Unidos, que é o segundo maior mercado do mundo. Entretanto, mesmo nos EUA, o aumento das vendas de SUVs, o contínuo sucesso de Audi e da Porsche, e também da marca núcleo Volkswagen, cujas vendas cresceram 24% em novembro, ajudaram  Grupo VW superar as perdas com a interrupção da comercialização dos modelos diesel.

Produção

Se já está claro que a Volkswagen terminará 2016 como a maior do mundo em vendas, em termos de números de produção a disputa está mais apertada. A Toyota informou que projeta sua produção anual, congregando suas marcas Toyota, Daihatsu e Hino, de 10,228 milhões de unidades em 2016.

Volkswagen ultrapassa Toyota: vendas globais em 2016

Os números da Volkswagen devem ficar em torno de 10,23 milhões de unidades, mas ainda não são oficiais.

19 Comentários

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  1. Dos sedans grandes, esse passat é insuperável.

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  2. Queria que a Volkswagen da Alemanha tratasse o Brasil como a Europa aí teríamos os melhores carros do mundo é não essas aberracoes como o gol e o fox

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    1. Antes disso, vc deveria querer que a renda do brasileiro se aproximasse da do alemão. O Brasil tem renda percapita de 10 mil dólares, enquanto a Alemanha tem renda percapita de 45 mil dólares.
      Não dá para querer vender no Brasil o mesmo carro que na Alemanha, pois o brasileiro simplesmente não tem dinheiro para comprar.
      E, de mais a mais, o que dá certo no Brasil é carro feito para o Brasil. Veja os cinco carros mais vendidos de 2016: onix, hb20, ka e Gol, todos, rigorsamente, todos, são "exclusivos" do Brasil.
      Em resumo. Se a VW seguisse suas recomendações ela iria à falência, no lugar de se tornar a maior do mundo.

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    2. Essa é a mais pura verdade! Enquanto nossa renda percapita e a educação do brasileiro continuar nesse patamar, não adianta querer os mesmos carros etc.
      É chover no molhado!

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    3. O consumidor brasileiro tem duas características: não tem dinheiro e quer imitar o consumidor americano, pois o brasileiro vai muito a Orlando e Miami. Então eles vão para a gordolândia, vêem e alugam aquele monte de SUV´s, e chegam no Brasil e querem a mesma coisa.
      E passam a comprar maravilhas como Ford EcoSport, Lifan X60, ou qualquer coisa que faça ele achar que está mimimante igual ao povo da gordolândia.
      mas se um suv já é uma aberração nos EUA, com aquelas avenidas e ruas larguíssimas, que dirá nas pinguelas brasileiras.
      MAs a vida é assim. brasileiro médio tem baixa cultura, mal gosto e não sabe nada tecnicamente. E da mesma forma que o da gordolândia, acha que :
      i. carro alto = carro seguro, o que é falso. O inverso é que é verdade, ou seja, carro baixo é carro mais seguro.
      ii. painel colorido e cheio de luzinhas = tecnologia e modernidade o que é igualmente falso, e novamente o inverso é que é fato: quanto menos botões, luzes e mais clean, mais moderno e chique.
      Mas mesmo assim os carros realmente de alta qualidade começam a se destcadar, como fica claro pelas filas de espera do Golf TSI 125 cv.

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    4. Como assim o brasileiro pobre vai muito a Miami e Orlando?

      E não pega bem escrever "maL gosto" enquanto crítica o nível dos outros.

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    5. Fox é projeto alemão, gol é projeto brasileiro.. Tem q retificar o comentário aí brow.. Ka sempre foi americano, apesar q esse novo não sei..

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    6. Engano seu meu amigo. O Fox era originalmente chamado na VW como " projeto tupi". Ele é 100% nacional.

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    7. Assiste o top gear com futebol de fox e depois volta aqui pra comentar..

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  3. Isso porque o negócio tá ruim pra VW.
    Imagina quando melhorar principalmente no Brasil!!!!

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    1. O Brasil vai melhorar, mas o Brasil é café com leite. O que é importante mesmo para a VW é os EUA. Na China ela já domina. Na Europa, mais ainda.
      O que falta é conquistar os EUA, e vejo que parece que está no caminho certo, já que este ano começa vender o Atlas por lá, e o Novo Tiguan com versões de 5 e 7 lugares, e tem mais uns 3 SUV´s que serão vendidos nos EUA. Na linha Audi tem o novo Q5, a consolidacao do Q7 e o A4 vendendo cada vez mais. Fora a Porsche que ainda continua a crescer continuamente nos EUA.
      O fato de a VW ter uma participaçaõ ainda pequena nos EUA é uma imensa vantagem, pois ela tem muito espaço para crescer nos EUA. Já a Toyota não tem como crescer na Europa, pois a Toyota, e a Honda também, simplesmente não sabe fazer carro ao gosto do europeu. E na China a VW também está moldando o gosto do consumidor aos seus carros, mais europeus, pelo menos em comportamento dinâmico, o que cria dificuldade adiconal para a Toyota Honda e GM na China.
      Em resumo: A VW defende muitíssimo bem sua posição de liderança absoluta na China e na Europa, mas está pronta para abocanhar grandes volumes nos EUA com seus novos SUV, e a Toyota não pode fazer nada.
      Assim, só posso profetizar que daqui para frente veremos um domínio cada vez mais avassalador da VW sobre as demais no âmbito mundial.

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    2. Carlos, pelo primeira vez eu concordo contigo.

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  4. Poderia ter colocado a foto do Corolla americano modelo 2017 e não esse antigo.

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  5. 12 contra 3 aí fica fácil. Só que não

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    1. Com certeza, se a Toyota tivesse tantas marcas que formam seu grupo, seria DISPARADA a maior do planeta, sem contar a dificuldade de vender bem no mercado chinês por questões históricas.

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    2. "Se" não existe. O que existe são os fatos. E a Toyota tem Toyota mesmo, Lexus, Hino, Daihatsu. Então já são 4.
      Quanto às marcas da VW, mérito dela que foi lá e comprou e recuperou. A Porsche e a VW são irmãs. A Audi a VW comprou na década de 50 e a tecnologia de tração dianteira e motor refrigerado a água está nos VW modernos. Todas as demais vieram depois e a VW comprou e salvou da falência a SEAT, a Skoda e Lamborghini. E ainda tem Bentley.
      Então, logo se vê que a VW tem excelente gerenciamento e plano estratégico. E ainda faz os melhores carros do planeta.
      A Toyota não tem condição de ser a maior do mundo pois ela não tem a mesma competência da VW em fazer carros. O Corolla mesmo, carro de gente de mais de 80 anos. Geriátrico. A Toyota não tem motores turbo em seus carros, não tem câmbios de dupla embreagem, os motores naõ tem injeção direta, não tem condução autônoma, não tem frenagem de emergência. pior, a Nenhum carro da Toyota de grande venda chega nem perto de Top Safety Pick +. E a Toyota tb não tem marca de luxo reconhecida mundialmente, enquanto a VW tem 4: Audi, Porsche, Lamborghini e Bentley.
      Não dá, anda em um Corolla, carro molenga, é um Del Rey dos tempos atuais. Mais nada. Carro sem prazer ao conduzir, sem segurança. Se sustenta na fama de não quebrar, mas também não tem inovação e equipamento nenhum, quer o que?
      Toyota não sabe fazer carro para europeu e para chinês. Sò sabe fazer carro para a gordolândia. E é por isso que ela está ficando para trás.

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  6. Muito bom para a Alemanha o domínio da VW!
    Mas como fica as fabricantes de outros países? Países como a China que possui mais de 90 marcas de automóveis e da o exemplo para o restante do mundo que é possível sim um país ter a sua montadora nacional e desenvolver tecnologia e investir na formação de engenheiros.
    Veja a Coréia que era um país pobre e hoje é uma referencia em educação.
    Vale lembrar que os chineses estão dominando até o espaço, e nós estamos gatinhando no lançamento de nossos satélites.
    Já que somos tão bons para criticar a tecnologia dos japoneses, chineses, coreanos, americanos e até de outros alemães, logo sabemos tudo de engenharia! Porque então não gastamos energia também e valorizamos e respeitamos o exemplo dado por outros Povos.



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    1. Brasileiro: respeito seu comentário, mas nem chinês quer saber de carro chinês, que dirá outros povos... Quanto ao fato da China estar no espaço, devemos analisar melhor: Veja que boa parte das peças necessárias para chegar lá, são fabricadas na Alemanha ou por empresas alemãs... E não é diferente com os russos ou americanos. Resumindo: pode a Alemanha não lançar naves próprias, mas ninguém vai ao espaço sem a tecnologia deles...

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