A Volkswagen do Brasil prepara o lançamento da segunda geração do seu SUV médio Tiguan, modelo que agora é construído sobre a plataforma MQB, do Golf, e já está à venda na Europa. O lançamento no mercado nacional deve ocorrer em 2017, com preços variando entre R$ 130 mil e R$ 155 mil, conforme informação da revista Car and Driver.

Novo Tiguan chega ao Brasil em 2017: preços ~ R$ 130 mil

Enquanto o atual Tiguan é importado da Europa, pagando um imposto de importação de 35%, o Tiguan II chegará ao Brasil proveniente do México, onde será fabricado para abastecer o mercado dos EUA. Entretanto, como há um acordo comercial Brasil - México no âmbito automotivo, o SUV ficará isento de imposto de importação, desde que respeitada a quota da montadora.

Novo Tiguan chega ao Brasil em 2017: preços ~ R$ 130 mil

Em termos dimensionais, o Novo Tiguan é 6 cm maior, 3 cm mais largo e conta com entre-eixos 7,6 cm mais longo que o modelo atual, mas, mesmo assim, é mais leve, resultado dos avanços construtivos e da aplicação de aços de alta resistência da plataforma MQB.

Novo Tiguan 2017 - interior

O Novo Tiguan provavelmente será oferecido no Brasil em duas opções de motor: 1.4 TSI de 150 cavalos, mesma unidade que, adotada no Golf Variant - também importada do México, tem tecnologia Flex. O Tiguan 1.4 TSI adotará tração 4x2.



Além dessa, haverá também uma opção topo, com o mesmo motor do Golf GTI, o quatro cilindros 2.0 TSI de 220 cavalos, associado com a transmissão DSG-6, banhada a óleo, e tração 4 Motion.

Novo Tiguan 2017 - interior

O novo Tiguan chega para estabelecer competição com o Jeep Compass, Hyundai New Tucson, Kia Sportage, entre outros.

30 Comentários

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  1. Talvez esse seja o VW mais belo de todos os tempos, perfeito em todos os angulos

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  2. Espero que a VW traga o Tiguan 4x2 1.4 TSI Flex de 150 cv, com câmbio AISIN de 6 marchas. Esse carro na faixa de R$ 130 mil é para colocar em maus lençóis as versões do Compass acima de 120k.
    Vejamos. O Tiguan atual já é superior ao Compass em tudo:
    http://www.car.blog.br/2016/11/jeep-compass-flex-x-vw-tiguan-14-tsi.html
    Esse novo Tiguan não deixará pedra sobre pedra do Compass. O desempenho será muito superior, consumo muito inferior, segurança classe mundial, interior infinitamente mais bonito, muito melhor acabado.
    E é importante a VW trazer o 1.4 tsi flex, pois aí ganha mais 2% de IPI. Não é nada, não é nada, é R$ 3 mil reais no preço final do carro.

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    1. O Compass está vendendo bastante. A versão de 100k já é uma versão honesta.

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    2. Sim, está vendendo bem, mas nem por isso é uma boa opção ou um carro de qualidade.
      Os Jeep feitos no Brasil estão deixando muito a desejar. O Renegade foi quase reprovado no teste da Quatro Rodas, e só se saiu minimamente melhor que o EcoSport, que levou bomba. Mas, o Renegade foi muito ruim.

      O Compass está vendendo bem pois a Jeep colocou uma versão de R$ 100 MIL flex, com 2 airbags e esse motor 2.0 flex para um carro que pesa 1.700 Kg, que deixa ele lerdo e bebe 3,5 km/l de álcool em cidade, conforme alguns proprietários estão aferindo por ai. uma vergonha.

      A verdade é que esse Compass não inova em nada. O motor é antigo, a plataforma é péssima (como pode ser 400 Kg mais pesado que o Tiguan de 2009, com menos espaço interno?).

      Então, o que está acontecendo para o Compass vender tanto? Simples: classe média deslumbrada querendo pagar de rica e impressionando o vizinho.

      A Jeep está oferecendo um carro de 100k, que a classe média está pagando em carnês de 60 vezes, e que "lembra" o Grand Cherokke, que custa R$ 290 mil.

      O povo compra para ostentar, achando que os outros vão acreditar que o mané tá andando de Grand Cherokke (que é outro carro de baixa qualidade).

      Não adianta o povo querer falar que Jeep, mimimi, Jeep, não sei o que, que a Jeep foi a falência nos EUA exatamente pois sempre fez carro de baixa qualidade. A Jeep é a pior marca em termos de confiabilidade nos EUA, e no Brasil está pior ainda.

      Mas os deslumbrados aqui acham que é premium.

      Uma análise racional entre o Compass e o Tiguan 1.4 TSI mostra que o modelo da VW é amplamente superior em TUDO: mais espaço, menor consumo, despenho amplamente superior, e etc.

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    3. 1.4 TSI + Aisin vindo do México?
      Acho muito improvável, geralmente deixam o Aisin só aqui dentro mesmo.
      Eu estou por fora da fábrica do México, sai algum carro de lá com essa configuração?

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    4. Eu estou por fora da fábrica do México, sai algum carro de lá com essa configuração?

      Golf Variant vendido no Brasil: 1.4 TSI Flex + AISIN
      Jetta 1.4 TSI AT6 vendido no Brasil: 1.4 TSI + AISIN
      Jetta 1.4 TSI AT6 vendido nos EUA: 1.4 TSI + AISIN
      Golf TSI vendido nos EUA: 1.8 TSI + AISIN

      Golf 1.8 TSI

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    5. Primeiro penso que essa nova vai custar mais do que R$ 130mil visto que modelo antigo custa R$ 125mil.

      Pergunta Carlos qual a melhor a 1.4 com AISIN ou 2.0 com DSG???

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    6. Primeiro penso que essa nova vai custar mais do que R$ 130mil visto que modelo antigo custa R$ 125mil.

      Tá pensando errado. O modelo antigo vem da Alemanha e paga mais de R$ 30 mil reais de imposto de importação.

      O modelo novo vem do México, que, além de ter moeda mais desvalorizada frente ao Euro, custos de produção mais baixos, não paga os mais de R$ 30 mil de imposto de importação.

      Sobre 1.4 TSI + AISIN x 2.0 DSG-6, os dois são ótimos e excelentes. Cada qual com seu propósito. O 1.4 tsi flex + AISIN suave e robusto, que bebe etanol e casa bem com tração 4x2. O 2.0 com o DSG 6 banhado a óleo é altamente potente, mas não é flex, mas sua potência maior e menor perda na transmissão compensa as perdas na tração traseira, e também o maior peso.

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    7. O problema é a cota bem limitada de importação; portanto, nunca venderá o bastante para incomodar os rivais fabricados por aqui.

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    8. Tem que trazer o modelo com a configuração do GTI. Tiguan é projeto novo, vai querer trazer a menina dos olhos da VW com cambio velho e tração dianteira só? E vai vir com que eixo, de torção?

      Tem que marcar território. O 2.0 é prioritário em relação ao 1.4. Quer trazer para "meio rico" comprar, traz, mas carro mesmo é o 2.0 e é esse que tem que trazer. Quem vai comprar não tá preocupado com a diferença de preço.

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  3. Até que enfim deixou de ser aquele carro sem graça com cara de sonço. Lindo...a frente do Compass é mais bonita...mas de resto esse Tiguan massacra o Jeep.

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  4. Ok, Tiguan pode realmente ser melhor que o Compass, mas tente encontrarem alguma concessionária a nova versão 1.4 TSI a pronta entrega.

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  5. Eu pretendo trocar meu Golf e a pensei nesse Novo Tiguan, mas na época a VW não tinha anunciado a vinda dele, e o atual pelo preço atual, equivalente a um Compass quase completo, não me interessa. Vou esperar o Novo chegar pra vê-lo, aí poderei escolher entre ele e o 3008, que em comparações feitas na Europa se equivalem. Será uma questão de escolha pessoal. Vou sentir falta do meu Golf.

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  6. Realmente essa Tiguan está top. Se vier a 130 mil vai vender bem mesmo. Por outro lado, pode esbarrar na cota de importação.

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  7. Imaginem a Tiguan 2.0 de 252 cv como no a4....
    Outro carro que faz falta aqui e o golf 1.8 aut6... Ficaria bem mais veloz que o 1.4 sem a necessidade de pegar um GTI que é esportivo e perde suavidade, etc

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  8. Acho 130 mil muito otimista, chutaria algo em torno de 160 mil a versão 1.4 TSI

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  9. Dizem que a versão do México é maior e tem capacidade para até 7 lugares. Se isso realmente acontecer, eu, que já tive dois Tiguans, NÃO COMPRO!!! Adoro o carro, mas desfigurá-lo para agradar ao público americano é tolice!!! Acho que a VW deveria rever essa política, pois o grande barato do carro é justamente o fato de ser compacto. Uma pena, pois venderá menos do que se viesse a versão europeia. Mais: a versão estendida ficou horrorosa e parece um puxadinho, bem diferente desse modelo maravilhoso que está rodando na Europa! Outra coisa: a versão 2.0 com 220cv virá por no mínimo 170 mil.

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    1. Não é isso. Haverá versões de 5 lugares e outra com entre-eixos alongado com 7 lugares. Terá 2 opções.

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    2. Deus te ouça, Carlos. Sou candidatíssimo! Só acho que 155 mil na versão top é fora de cogitação.

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  10. Oq he esse compass,compassa ..sei la ..perto dessa bela maquina alema

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  11. Um legítimo e perfeito Volkswagen!! Que venha logo!

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  12. Acho que o Compass continua sendo uma ótima opção na faixa de 100 a 110. Só a versão mais top flex vai sofrer com o Tiguan a 130 mil. As versões diesel já tem outro público.

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  13. Agora sim eu botei fé, ficou parecendo um golfão, muito top! Parabéns VWB

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  14. O carro ficou com uma aparência incrível! Se for tão bom quanto parece ser, ponto pra VW. Mas e o Audi Q3?? Vai brigar diretamente com ele?

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  15. Não tem muita lógica em lançar o câmbio com a AISIN,visto que a recente atualização é com DSG. Não é falar mal do TipTronic, mas esse DSG 6 é uma bela opção até porque o pessoal está elogiando o consumo e desempenho da 1.4. Pra mim essa Tiguan matou a AUDI Q3 - acho mito mais bonita. Com certeza um dos mais belos lançamentos.

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  16. Bobo é quem acha que a VW vai trazer um carro desse pro BR por menos de 168k no de entrada. O 2.0 com pacote premium deve sair por uns 224k

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  17. outro carro que incomodaria o jeep compass mais esbarra nas cotas de importação vindos do México então podem falar tudo menos que ira incomodar o compass parece que esquecem que tem limite de cotas,a dois anos atras ouvir falar que a vw fabricaria esse novo tiguan em são José dos pinhais,Parana já que usa a base do golf que também é fabricado lá e diminuiria os custo e as vendas ficariam maiores por ser nacional e não teria essa bendita cotas de importação.

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