O Fiat Mobi chegou ao mercado no começo de 2016 com o motor quatro cilindros Fire 1.0, o qual o deixou em grande desvantagem em relação ao seu principal concorrente, o Volkswagen Up!, visto que este adota desde o lançamento de um motor de três cilindros mais moderno. Entretanto, agora a Fiat colocou no mercado a nova versão Drive do Mobi, com o seu moderno propulsor também de três cilindros, FireFly. Neste artigo comparamos o Mobi Drive básico, com o VW Up! Take 4 Portas com o pacote completo, em aspectos de preço, consumo, desempenho, espaço interno e equipamentos.

Volkswagen Up! x Fiat Mobi Drive - comparativo

Começando pelos dados de consumo (dados do INMETRO) e desempenho (dados dos fabricantes), observa-se que há grande equivalência entre os dois modelos, sendo a performance do Mobi Drive ligeiramente melhor que o Up! MPI quando ambos estão abastecidos com etanol, enquanto o Up! é superior com gasolina. Em consumo, o Mobi se mostra 5,2% mais econômico com gasolina em estrada, enquanto o Up! é 3,6% melhor com gasolina em cidade. Há empate com etanol em cidade, mas o Nobi é 6% melhor com o derivado de cana na estrada.

Volkswagen Up! x Fiat Mobi Drive - comparativo

O quadro abaixo traz um resumo dos dados de desempenho, consumo, técnicos e dimensionais, com grifo azul no melhor resultado, e vermelho no pior.


Fiat Mobi Drive (básico)VW Up! MPI Take (4P)
PreçoR$ 39.870R$ 42.390
Consumo Etanol (cidade) [km//l]9,69,6
Consumo Etanol (estrada) [km/l]11,310,6
Consumo Gasolina (cidade) [km//l]13,714,2
Consumo Gasolina (estrada) [km//l]16,115,3
0 a 100 Km/h (segundos) - Etanol1212,4
0 a 100 Km/h (segundos) - Gasolina12,812,6
Velocidade máxima - Etanol [Km/h]164165
Velocidade máxima - Gasolina [Km/h]161163
Peso [Kg]945940
Comprimento [mm]35663605
Entre-eixos [mm]23052421
Altura [mm]15021500
Porta-malas [litros]215285
Motor1.0 três cilindros 6 válvulas1.0 três cilindros 12 válvulas
Potência [cv] (G/E)72/77 @ 6.250 RPM75/82 @ 6.250 RPM
Torque [Kgfm] (G/E)10,4/10,9 @ 3.250 RPM9,7/10,4 @ 3.000 RPM
Transmissão 5 marchas, manual (automatizada opcional em 2017)5 marchas manual (automatizada opcional)
Direção ElétricaElétrica
Latin NCAP 3 estrelas (estimado Fiat)5 estrelas
Rodas/Pneus14 polegadas / 175/65 R1414 polegadas / 175/65 R14

Em relação à espaço interno, há clara vantagem para o Up! tanto no espaço para os passageiros dianteiros (graças ao menor cofre do motor) e traseiros (em decorrência do entre-eixos maior), quanto para bagagens, já que porta-malas do Up! é 70 litros maior.

Preço x Equipamentos

O Fiat Mobi Drive custa R$ 39.870 reais, sendo R$ 2.500 reais mais barato que o Volkswagen Up!, versão Take 4 portas equipado com o pacote "Completo", que torna os modelos equivalentes em termos de equipamentos.

Volkswagen Up! - interior - painel
Volkswagen Up! - interior - painel
Fiat Mobi Drive - interior - painel
Fiat Mobi Drive - interior - painel
Entretanto, há alguns itens presentes apenas no Mobi, e outros exclusivos do Up!, como mostramos no quadro a seguir, grifando azul no vencedor, e vermelho no que está em desvantagem.

EquipamentosFiat Mobi Drive (básico)VW Up! MPI Take (4P completo)
Apoios de cabeça traseiros22
Ar-condicionadosimsim
Banco traseiro bi-partidosimnão
Chave canivete com telecomando de travassimnão tem controle remoto
Comando de abertura interna do tanquesimnão
Computador de bordosimnão
Desembaçador traseirosimsim
Direção Elétricasimsim
Espelho no para-solsimsim
Limpador/lavador traseirosimsim
Pré-disposição para somsim (com alto-falantes)sim (sem alto-falantes)
Cluster com conta-girossimnão
Vidros elétricos dianteirossimsim
Volante com regulagem de alturasimnão
Banco do motorista com regulagem de alturanãosim
ISOFIX para cadeiras infantisnãosim
Botão elétrico para abertura do porta-malasnãosim
Tomada de 12Vsimsim

Em relação ao acabamento, o Mobi tem um padrão construtivo superior ao Fiat Uno Vivace, que substitui, mas o nível de acabamento e construção do Up! é superior.

Segurança

Tanto Up! quanto Mobi contam com dois airbags e freios ABS - itens obrigatórios por lei. Entretanto, o Up! conta com recursos como fixadores ISOFIX para cadeiras infantis, que são mais seguros que os ganchos convencionais adotados no Mobi.

Volkswagen Up! - interior

Além disso, o Up! já foi testado duas vezes pelo Latin NCAP, e obteve 5 estrelas nas duas avaliações para os passageiros dianteiros e 4 estrelas para crianças. Já o Mobi ainda não foi submetido ao Latin NCAP, mas fontes internas da Fiat consideram que o modelo deve obter 3 estrelas para os passageiros dianteiros nos mesmos critérios adotados pelo Up!. Já atrás, pela ausência de ISOFIX, o Mobi tende a ser reprovado.

Fiat Mobi Drive - interior - painel
Fiat Mobi Drive - interior - painel
Sendo assim, no quesito segurança, há clara vantagem para o modelo da Volkswagen.

Garantia e revisões

Tanto Mobi quanto Up! contam com 3 anos de garantia, e ambos contam com preços fixos de revisões, as quais, nos dois casos, são realizadas a cada 10.000 km ou 1 ano. O quadro a seguir mostra os custos de revisão.

Serviço /RevisãoFiat MobiVW Up!
10.000 km ou 1 anoR$ 208R$ 241
20.000 km ou 2 anosR$ 408R$ 515
30.000 km ou 3 anosR$ 608R$ 411
40.000 km ou 4 anosR$ 556R$ 641
50.000 km ou 5 anosR$ 388R$ 411
60.000 km ou 6 anosR$ 1.172R$ 515
TotalR$ 3.340R$ 2.734

Os dados mostram o somatório de custos de revisões até os 60.000 quilômetros, o Up! tem custo R$ 606 reais menor.

Vídeo - Fiat Mobi Drive



Vídeo - Volkswagen Up!



Conclusão

Volkswagen Up! e Fiat Mobi estão equivalentes em termos de desempenho e consumo.


O Fiat Mobi leva vantagem de custar menos e ter uma lista de itens de série mais completa.


Entretanto, o Up! tem mais espaço interno, mais espaço para bagagens, é mais seguro para adultos e muito mais seguro para crianças, tem custo de revisões menor e opção de transmissão de operação automática (o Mobi terá esse opcional em 2017), tornando-o melhor opção relativamente ao Mobi. Obs: Fotos do Up! Black Run (interior) / Fotos do Fiat Mobi Drive com pacote completo (interior).

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. esse up aí nao é a versao take...essa é peladona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E as fotos do Mobi também são do completasso, enquanto o preço foi colocado do mais barato.

      Excluir
  2. Observa-se que o Up! continua superior em desempenho e consumo quando abastecido com gasolina. Fiat foi espertinha e ajustou o Mobi para ser melhor com etanol, que é o combustível que é testado pela maior parte das revistas.
    Mas a quatro rodas testa com etnaol, e lá o Up! MPI será bem superior ao Mobi FireFly.
    Outra coisa. O up! é mais econômico onde interessa: gasolina e cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlos, o UP é BEM melhor que o MoBi, especialmente na sua qualidade de construção....O design também é algo particular, e eu prefiro o do UP.Tanto que comprei em novembro de 2015 um UP TSI. Mas se a dona VW tivesse investido apenas 500 reais a mais na alma do design interior, que é aquela central TOSCA de som com ar condicionado manual, que fica no centro do carro e à vista quase constante de todos a bordo, o UP venderia 2x mais no mínimo. O som do UP é bom e oferece todas as funcionalidades, o pareamento com Iphone 6 e 7 é complicado, mas de resto ele é bom.Os comandos do ar são práticos e ficam bem a mão. O grave problema é a aparência de simplicidade, até mesmo de pobreza na qualidade daquela central. Se no lugar daquela central tivesse uma central mais atrativa, com design e materiais melhores o UP venderia no mínimo 2x mais pelo menos no Brasil, onde o consumidor não é muito racional.Aquela central é a alma do design interior, e infelizmente tem um design e acabamento muito toscos. Estamos na época da conectividade, portanto se aquela central transmitisse apenas um pouco mais de refinamento e sensação tecnológica o UP venderia muito mais.Contudo agora será triste ver um carro como Mobi 3 estrelas no latin cap, e design interno DEPLORÁVEL vender mais que o UP, apenas por ter uma central BEM mais atrativa, além do opcional Live on com comandos no volante, algo que o brasileiro adora...... Na minha opinião o único mérito do Mobi é esse novo motor Firefly de 6v que foca no TORQUE e não em potencia, o que fez ele ser mais ágil e mais econômico que o UP. Logo a Fiat deve lançar uma versão turbo desse 1.0 6v que terá menos potencia e torque maior que o do UP TSI, e portanto provavelmente será mais rápido nas acelerações e retomadas, além de igual ou mais econômico que o 1.0TSI, nesse caso ponto super favorável pra FIAT.......

      Excluir
  3. Enquanto isso aqui no litoral ontem novamente o vendedor me ligou oferecendo o mobi easy on (kit dignidade menos lava limpador traseiro e motor fire já com a última atualização) por 33500 e filme de brinde. Pra 85% dos consumidores que são os que batem o martelo na hora da compra eles nao enchergam a qualidade construtiva ou eficiência do motor,só encherga valor a vista/condição de financiamento. E tmb itens subjetivos como design. Aqui o mesmo up take 4 portas + kit dignidade com negociação sai a 37500 e olhe lá. Assim fica difícil conquistar o consumidor leigo dona VW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fiat tem que vender mais barato o carro dela mesmo pois o Mobi é muito inferior ao Up!.
      O mobi easy é o motor fire, que é 3 segundos mais lento que o up! e ainda bebe muito mais.
      Então, se vc quer um carro remendado, inseguro e com design tosco, lerdo e beberrão, então vc pega o mobi easy. Se vc é espero, paga 3 k a mais e leva o take completo.
      E os espertos são maioria, pois o Up!, mesmo mais caro, vende mais (33 mil unidades vendidas em 2016, contra 22 mil do Mobi) e o Up! vende mais no mês de novembro também.
      Então, por favor, pare de orelhadas. Up! melhor e superior.

      Excluir
  4. Outra coisa que o Up! é muito superior é o design. O Up! tem uma estética limpa, sóbria e um desenho leve e elegante. O interior idem: o do up! é clean e limpo.

    Já o Mobi tem uma estética SUJA, rebuscada, carregada e pesada. A traseira é o rascunho do mapa do inferno, de tão anti-estética.
    O interior do Mobi é confuso e rebuscado.

    Só olhar para os dois e observar: o design fala claramente que o up! é superior em tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlos, o UP é BEM melhor que o MoBi, especialmente na sua qualidade de construção....O design também é algo particular, e eu prefiro o do UP.Tanto que comprei em novembro de 2015 um UP TSI. Mas se a dona VW tivesse investido apenas 500 reais a mais na alma do design interior, que é aquela central TOSCA de som com ar condicionado manual, que fica no centro do carro e à vista quase constante de todos a bordo, o UP venderia 2x mais no mínimo. O som do UP é bom e oferece todas as funcionalidades, o pareamento com Iphone 6 e 7 é complicado, mas de resto ele é bom.Os comandos do ar são práticos e ficam bem a mão. O grave problema é a aparência de simplicidade, até mesmo de pobreza na qualidade daquela central. Se no lugar daquela central tivesse uma central mais atrativa, com design e materiais melhores o UP venderia no mínimo 2x mais pelo menos no Brasil, onde o consumidor não é muito racional.Aquela central é a alma do design interior, e infelizmente tem um design e acabamento muito toscos. Estamos na época da conectividade, portanto se aquela central transmitisse apenas um pouco mais de refinamento e sensação tecnológica o UP venderia muito mais.Contudo agora será triste ver um carro como Mobi 3 estrelas no latin cap, e design interno DEPLORÁVEL vender mais que o UP, apenas por ter uma central BEM mais atrativa, além do opcional Live on com comandos no volante, algo que o brasileiro adora...... Na minha opinião o único mérito do Mobi é esse novo motor Firefly de 6v que foca no TORQUE e não em potencia, o que fez ele ser mais ágil e mais econômico que o UP. Logo a Fiat deve lançar uma versão turbo desse 1.0 6v que terá menos potencia e torque maior que o do UP TSI, e portanto provavelmente será mais rápido nas acelerações e retomadas, além de igual ou mais econômico que o 1.0TSI, nesse caso ponto super favorável pra FIAT.......

      Excluir
    2. Caro Carlos, o UP é BEM melhor que o MoBi, especialmente na sua qualidade de construção....O design também é algo particular, e eu prefiro o do UP.Tanto que comprei em novembro de 2015 um UP TSI. Mas se a dona VW tivesse investido apenas 500 reais a mais na alma do design interior, que é aquela central TOSCA de som com ar condicionado manual, que fica no centro do carro e à vista quase constante de todos a bordo, o UP venderia 2x mais no mínimo. O som do UP é bom e oferece todas as funcionalidades, o pareamento com Iphone 6 e 7 é complicado, mas de resto ele é bom.Os comandos do ar são práticos e ficam bem a mão. O grave problema é a aparência de simplicidade, até mesmo de pobreza na qualidade daquela central. Se no lugar daquela central tivesse uma central mais atrativa, com design e materiais melhores o UP venderia no mínimo 2x mais pelo menos no Brasil, onde o consumidor não é muito racional.Aquela central é a alma do design interior, e infelizmente tem um design e acabamento muito toscos. Estamos na época da conectividade, portanto se aquela central transmitisse apenas um pouco mais de refinamento e sensação tecnológica o UP venderia muito mais.Contudo agora será triste ver um carro como Mobi 3 estrelas no latin cap, e design interno DEPLORÁVEL vender mais que o UP, apenas por ter uma central BEM mais atrativa, além do opcional Live on com comandos no volante, algo que o brasileiro adora...... Na minha opinião o único mérito do Mobi é esse novo motor Firefly de 6v que foca no TORQUE e não em potencia, o que fez ele ser mais ágil e mais econômico que o UP. Logo a Fiat deve lançar uma versão turbo desse 1.0 6v que terá menos potencia e torque maior que o do UP TSI, e portanto provavelmente será mais rápido nas acelerações e retomadas, além de igual ou mais econômico que o 1.0TSI, nesse caso ponto super favorável pra FIAT.......

      Excluir
  5. Pra esse segmento específico, em versões de entrada, onde cada centavo a menos conta, o Mobi é a melhor opção, sem dúvida.
    Já quem pode gastar mais e já parte para versões intermediarias, o up move MPI ou TSI, já é uma alternativa bem melhor que o Fiat.
    Em termos de design, acho o Fiat horrível e o up bem mais resolvido, visualmente falando.
    Mas aí vai do gosto de cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende. Eu rodo 1700km/mês. Gasolina em Goiânia a R$3,89. Fora o conforto e segurança do up, bem como custos de revisão. Portanto, na ponta do lápis o up é melhor de qualquer jeito. Só se o cara olhar única e exclusivamente o preço do carro em si. Mas carro não é só preço de venda.

      Excluir
    2. Para esse segmento de entrada, na versão básica, pessoal só vê preço.

      Excluir
    3. 3,89?
      Pois dê graças a Deus de não morar no Rio, onde o litro da comum está entre 4,10 á 4,30, dependendo do posto e a top beirando os 5, 5,20!

      Excluir
    4. Putz! O RJ ao lado da onde se produz o combustivel. Aqui em Mg achei gas a 3,27 semana passada. Normal achar 3,39.

      Deve ter mafia brava doa donos de postos.

      Excluir
  6. Usar dados de desempenho fornecidos pela Fiat não é uma boa, pois sabe-se que a montadora é a mais mentirosa entre todas.

    ResponderExcluir
  7. Acho que esses carros tinha que custar no máximo 30 mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.....!!!! E mesmo por 30k eu sou mais o mobi...!!!!

      Excluir
  8. O VW Up! e melhor em todos os sentidos. Mas uma coisa e fato e Fiat tirou leite de pedra com esse motor Firefly tanto o 1.0/1.3

    A VWB deve esta trabalhando em uma atualização do motor 1.0@MPI para mais desempenho e melhora ainda mais o consumo, pois na pratica sabemos que independente do teste do INMETRO o 1.0@TSI continua o carro mais econômico do pais com folga.

    ResponderExcluir
  9. O up mpi com 6 marchas seria muito interessante, o consumo em estrada seria ainda melhor.
    Maaaaas duvido que a VW pense em alterações mecânicas agora, talvez daqui uns 2 anos.

    ResponderExcluir
  10. Saiu por agora no Top Gear...
    http://www.topgear.com/car-reviews/volkswagen/up/10-90ps-high-5dr/first-drive
    É até uma falta de respeito comparar qualquer subcompacto brasileiro com o up

    ResponderExcluir
  11. Acredito que o Up seja superior, sem dúvidas. Porém me surpreendi com a presença de alguns itens presentes no Mobi, que é mais barato, e que faltam no Up, por exemplo: regulagem de altura do volante, banco traseiro bipartido, abertura interna do tanque, computador de bordo, entre outros itens; A VW deveria considerar incluir esses itens de série, e também um cambio com 6 marchas para melhorar o consumo na estrada. A decisão seria unânime.

    ResponderExcluir
  12. Comprei agora para dia a dia um UP! move I-motion e estou gostando bastante! Já tenho golf gti para os fim de semana e o UP! Malfadado para o dia a dia. No primeiro dia com o carro consegui média de 18,5 km/l a noite, dentro da cidade. Carro é sensacional, apesar do câmbio ser trágico, demora mais de 1 segundo pra passar marcha e não é nada suave!

    ResponderExcluir
  13. Jamais compraria um mobi. Eu ajusto o banco do motorista pra mim quentinha 1,78m e tento sentar no banco de traz e advinha é impossível. No up faço o mesmo e tenho até conforto para as pernas

    ResponderExcluir
  14. Querem acabar com a discussão? Andem em um Mobi... É, de longe, o carro mais desconfortável existente no mercado.
    Meia hora e todas as juntas do corpo irão doer... E vc nem precisará term mais 40 anos para ter essas sensações.

    ResponderExcluir
  15. Gente. Boa Noite!
    Eu antigamente também ficava nessa discussão e sinceramente, acho que vai muito do gosto da pessoa. Eu tenho o take up! Básico mesmo versão 2016/2017 que já vem com algumas coisinhas a mais como a preparação de som. Como eu não estava atras de um carro para me exibir e sim que me levasse aos locais e que me atendesse no dia a dia, o up me atende perfeitamente. Tinha feito o teste no Mobi e o achei um pouco apertado apesar de algumas coisas a mais. Mas decidi utilizar a minha carta de crédito de um Consórcio em um up mesmo. Porem, enfatizo, isso é muito de gosto pessoal de cada um dos consumidores pois é uma vergonha em nosso país dois subcompactos custarem quase absurdos 40k. E uma falta de respeito com o cidadão e com o trabalhador. A desculpa falam que são os impostos, mas nao acredito somente nisso. Enfim, vamos parar de levantar bandeira de um ou de outro carro ou montadora, pois no fim são tudo a mesma coisa gente e respeitar o gosto alheio é muito bom. Uma última coisa: Meu up vai fazer dois meses e é um MPI que espero que fique comigo por muito tempo, pois com o preço que todas as montadoras estão praticando, trocar nem tão cedo. Obrigado pessoal e tenham uma boa noite.

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, Bom Dia! Estou em uma duvida cruel. Fui fazer um teste Drive no Mobi versão de entrada e pra mulher como eu que sou baixinha.. Achei legal. Só que não entendo muito sobre carro e queria uma opinião de vcs. O mobi está por 34.000,00 já com emplacamento. Sendo, que vi em muitas comparações que o UP é bem melhor apesar do custo.

    ResponderExcluir
  17. O UP é BEM melhor que o MoBi, especialmente na sua qualidade de construção....O design também é algo particular, e eu prefiro o do UP.Tanto que comprei em novembro de 2015 um UP TSI. Mas se a dona VW tivesse investido apenas 500 reais a mais na alma do design interior, que é aquela central TOSCA de som com ar condicionado manual, que fica no centro do carro e à vista quase constante de todos a bordo, o UP venderia 2x mais no mínimo. O som do UP é bom e oferece todas as funcionalidades, o pareamento com Iphone 6 e 7 é complicado, mas de resto ele é bom.Os comandos do ar são práticos e ficam bem a mão. O grave problema é a aparência de simplicidade, até mesmo de pobreza na qualidade daquela central. Se no lugar daquela central tivesse uma central mais atrativa, com design e materiais melhores o UP venderia no mínimo 2x mais pelo menos no Brasil, onde o consumidor não é muito racional.Aquela central é a alma do design interior, e infelizmente tem um design e acabamento muito toscos. Estamos na época da conectividade, portanto se aquela central transmitisse apenas um pouco mais de refinamento e sensação tecnológica o UP venderia muito mais.Contudo agora será triste ver um carro como Mobi 3 estrelas no latin cap, e design interno DEPLORÁVEL vender mais que o UP, apenas por ter uma central BEM mais atrativa, além do opcional Live on com comandos no volante, algo que o brasileiro adora...... Na minha opinião o único mérito do Mobi é esse novo motor Firefly de 6v que foca no TORQUE e não em potencia, o que fez ele ser mais ágil e mais econômico que o UP. Logo a Fiat deve lançar uma versão turbo desse 1.0 6v que terá menos potencia e torque maior que o do UP TSI, e portanto provavelmente será mais rápido nas acelerações e retomadas, além de igual ou mais econômico que o 1.0TSI, nesse caso ponto super favorável pra FIAT.......

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem