Car.blog.br

Pesquisar este blog

VW Up! x Fiat Mobi Drive: consumo, preço, performance

Categorias: , , , 22 Comentários

O Fiat Mobi chegou ao mercado no começo de 2016 com o motor quatro cilindros Fire 1.0, o qual o deixou em grande desvantagem em relação ao seu principal concorrente, o Volkswagen Up!, visto que este adota desde o lançamento de um motor de três cilindros mais moderno. Entretanto, agora a Fiat colocou no mercado a nova versão Drive do Mobi, com o seu moderno propulsor também de três cilindros, FireFly. Neste artigo comparamos o Mobi Drive básico, com o VW Up! Take 4 Portas com o pacote completo, em aspectos de preço, consumo, desempenho, espaço interno e equipamentos.

Volkswagen Up! x Fiat Mobi Drive - comparativo

Começando pelos dados de consumo (dados do INMETRO) e desempenho (dados dos fabricantes), observa-se que há grande equivalência entre os dois modelos, sendo a performance do Mobi Drive ligeiramente melhor que o Up! MPI quando ambos estão abastecidos com etanol, enquanto o Up! é superior com gasolina. Em consumo, o Mobi se mostra 5,2% mais econômico com gasolina em estrada, enquanto o Up! é 3,6% melhor com gasolina em cidade. Há empate com etanol em cidade, mas o Nobi é 6% melhor com o derivado de cana na estrada.

Volkswagen Up! x Fiat Mobi Drive - comparativo

O quadro abaixo traz um resumo dos dados de desempenho, consumo, técnicos e dimensionais, com grifo azul no melhor resultado, e vermelho no pior.


Fiat Mobi Drive (básico)VW Up! MPI Take (4P)
PreçoR$ 39.870R$ 42.390
Consumo Etanol (cidade) [km//l]9,69,6
Consumo Etanol (estrada) [km/l]11,310,6
Consumo Gasolina (cidade) [km//l]13,714,2
Consumo Gasolina (estrada) [km//l]16,115,3
0 a 100 Km/h (segundos) - Etanol1212,4
0 a 100 Km/h (segundos) - Gasolina12,812,6
Velocidade máxima - Etanol [Km/h]164165
Velocidade máxima - Gasolina [Km/h]161163
Peso [Kg]945940
Comprimento [mm]35663605
Entre-eixos [mm]23052421
Altura [mm]15021500
Porta-malas [litros]215285
Motor1.0 três cilindros 6 válvulas1.0 três cilindros 12 válvulas
Potência [cv] (G/E)72/77 @ 6.250 RPM75/82 @ 6.250 RPM
Torque [Kgfm] (G/E)10,4/10,9 @ 3.250 RPM9,7/10,4 @ 3.000 RPM
Transmissão 5 marchas, manual (automatizada opcional em 2017)5 marchas manual (automatizada opcional)
Direção ElétricaElétrica
Latin NCAP 3 estrelas (estimado Fiat)5 estrelas
Rodas/Pneus14 polegadas / 175/65 R1414 polegadas / 175/65 R14

Em relação à espaço interno, há clara vantagem para o Up! tanto no espaço para os passageiros dianteiros (graças ao menor cofre do motor) e traseiros (em decorrência do entre-eixos maior), quanto para bagagens, já que porta-malas do Up! é 70 litros maior.

Preço x Equipamentos

O Fiat Mobi Drive custa R$ 39.870 reais, sendo R$ 2.500 reais mais barato que o Volkswagen Up!, versão Take 4 portas equipado com o pacote "Completo", que torna os modelos equivalentes em termos de equipamentos.

Volkswagen Up! - interior - painel
Volkswagen Up! - interior - painel
Fiat Mobi Drive - interior - painel
Fiat Mobi Drive - interior - painel
Entretanto, há alguns itens presentes apenas no Mobi, e outros exclusivos do Up!, como mostramos no quadro a seguir, grifando azul no vencedor, e vermelho no que está em desvantagem.

EquipamentosFiat Mobi Drive (básico)VW Up! MPI Take (4P completo)
Apoios de cabeça traseiros22
Ar-condicionadosimsim
Banco traseiro bi-partidosimnão
Chave canivete com telecomando de travassimnão tem controle remoto
Comando de abertura interna do tanquesimnão
Computador de bordosimnão
Desembaçador traseirosimsim
Direção Elétricasimsim
Espelho no para-solsimsim
Limpador/lavador traseirosimsim
Pré-disposição para somsim (com alto-falantes)sim (sem alto-falantes)
Cluster com conta-girossimnão
Vidros elétricos dianteirossimsim
Volante com regulagem de alturasimnão
Banco do motorista com regulagem de alturanãosim
ISOFIX para cadeiras infantisnãosim
Botão elétrico para abertura do porta-malasnãosim
Tomada de 12Vsimsim

Em relação ao acabamento, o Mobi tem um padrão construtivo superior ao Fiat Uno Vivace, que substitui, mas o nível de acabamento e construção do Up! é superior.

Segurança

Tanto Up! quanto Mobi contam com dois airbags e freios ABS - itens obrigatórios por lei. Entretanto, o Up! conta com recursos como fixadores ISOFIX para cadeiras infantis, que são mais seguros que os ganchos convencionais adotados no Mobi.

Volkswagen Up! - interior

Além disso, o Up! já foi testado duas vezes pelo Latin NCAP, e obteve 5 estrelas nas duas avaliações para os passageiros dianteiros e 4 estrelas para crianças. Já o Mobi ainda não foi submetido ao Latin NCAP, mas fontes internas da Fiat consideram que o modelo deve obter 3 estrelas para os passageiros dianteiros nos mesmos critérios adotados pelo Up!. Já atrás, pela ausência de ISOFIX, o Mobi tende a ser reprovado.

Fiat Mobi Drive - interior - painel
Fiat Mobi Drive - interior - painel
Sendo assim, no quesito segurança, há clara vantagem para o modelo da Volkswagen.

Garantia e revisões

Tanto Mobi quanto Up! contam com 3 anos de garantia, e ambos contam com preços fixos de revisões, as quais, nos dois casos, são realizadas a cada 10.000 km ou 1 ano. O quadro a seguir mostra os custos de revisão.

Serviço /RevisãoFiat MobiVW Up!
10.000 km ou 1 anoR$ 208R$ 241
20.000 km ou 2 anosR$ 408R$ 515
30.000 km ou 3 anosR$ 608R$ 411
40.000 km ou 4 anosR$ 556R$ 641
50.000 km ou 5 anosR$ 388R$ 411
60.000 km ou 6 anosR$ 1.172R$ 515
TotalR$ 3.340R$ 2.734

Os dados mostram o somatório de custos de revisões até os 60.000 quilômetros, o Up! tem custo R$ 606 reais menor.

Vídeo - Fiat Mobi Drive



Vídeo - Volkswagen Up!



Conclusão

Volkswagen Up! e Fiat Mobi estão equivalentes em termos de desempenho e consumo.


O Fiat Mobi leva vantagem de custar menos e ter uma lista de itens de série mais completa.


Entretanto, o Up! tem mais espaço interno, mais espaço para bagagens, é mais seguro para adultos e muito mais seguro para crianças, tem custo de revisões menor e opção de transmissão de operação automática (o Mobi terá esse opcional em 2017), tornando-o melhor opção relativamente ao Mobi. Obs: Fotos do Up! Black Run (interior) / Fotos do Fiat Mobi Drive com pacote completo (interior).

Postagens relacionadas:

22 comentários:

  1. esse up aí nao é a versao take...essa é peladona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E as fotos do Mobi também são do completasso, enquanto o preço foi colocado do mais barato.

      Excluir
  2. Observa-se que o Up! continua superior em desempenho e consumo quando abastecido com gasolina. Fiat foi espertinha e ajustou o Mobi para ser melhor com etanol, que é o combustível que é testado pela maior parte das revistas.
    Mas a quatro rodas testa com etnaol, e lá o Up! MPI será bem superior ao Mobi FireFly.
    Outra coisa. O up! é mais econômico onde interessa: gasolina e cidade.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isso aqui no litoral ontem novamente o vendedor me ligou oferecendo o mobi easy on (kit dignidade menos lava limpador traseiro e motor fire já com a última atualização) por 33500 e filme de brinde. Pra 85% dos consumidores que são os que batem o martelo na hora da compra eles nao enchergam a qualidade construtiva ou eficiência do motor,só encherga valor a vista/condição de financiamento. E tmb itens subjetivos como design. Aqui o mesmo up take 4 portas + kit dignidade com negociação sai a 37500 e olhe lá. Assim fica difícil conquistar o consumidor leigo dona VW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fiat tem que vender mais barato o carro dela mesmo pois o Mobi é muito inferior ao Up!.
      O mobi easy é o motor fire, que é 3 segundos mais lento que o up! e ainda bebe muito mais.
      Então, se vc quer um carro remendado, inseguro e com design tosco, lerdo e beberrão, então vc pega o mobi easy. Se vc é espero, paga 3 k a mais e leva o take completo.
      E os espertos são maioria, pois o Up!, mesmo mais caro, vende mais (33 mil unidades vendidas em 2016, contra 22 mil do Mobi) e o Up! vende mais no mês de novembro também.
      Então, por favor, pare de orelhadas. Up! melhor e superior.

      Excluir
  4. Outra coisa que o Up! é muito superior é o design. O Up! tem uma estética limpa, sóbria e um desenho leve e elegante. O interior idem: o do up! é clean e limpo.

    Já o Mobi tem uma estética SUJA, rebuscada, carregada e pesada. A traseira é o rascunho do mapa do inferno, de tão anti-estética.
    O interior do Mobi é confuso e rebuscado.

    Só olhar para os dois e observar: o design fala claramente que o up! é superior em tudo.

    ResponderExcluir
  5. Pra esse segmento específico, em versões de entrada, onde cada centavo a menos conta, o Mobi é a melhor opção, sem dúvida.
    Já quem pode gastar mais e já parte para versões intermediarias, o up move MPI ou TSI, já é uma alternativa bem melhor que o Fiat.
    Em termos de design, acho o Fiat horrível e o up bem mais resolvido, visualmente falando.
    Mas aí vai do gosto de cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende. Eu rodo 1700km/mês. Gasolina em Goiânia a R$3,89. Fora o conforto e segurança do up, bem como custos de revisão. Portanto, na ponta do lápis o up é melhor de qualquer jeito. Só se o cara olhar única e exclusivamente o preço do carro em si. Mas carro não é só preço de venda.

      Excluir
    2. Para esse segmento de entrada, na versão básica, pessoal só vê preço.

      Excluir
    3. 3,89?
      Pois dê graças a Deus de não morar no Rio, onde o litro da comum está entre 4,10 á 4,30, dependendo do posto e a top beirando os 5, 5,20!

      Excluir
    4. Putz! O RJ ao lado da onde se produz o combustivel. Aqui em Mg achei gas a 3,27 semana passada. Normal achar 3,39.

      Deve ter mafia brava doa donos de postos.

      Excluir
  6. Usar dados de desempenho fornecidos pela Fiat não é uma boa, pois sabe-se que a montadora é a mais mentirosa entre todas.

    ResponderExcluir
  7. Acho que esses carros tinha que custar no máximo 30 mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.....!!!! E mesmo por 30k eu sou mais o mobi...!!!!

      Excluir
  8. O VW Up! e melhor em todos os sentidos. Mas uma coisa e fato e Fiat tirou leite de pedra com esse motor Firefly tanto o 1.0/1.3

    A VWB deve esta trabalhando em uma atualização do motor 1.0@MPI para mais desempenho e melhora ainda mais o consumo, pois na pratica sabemos que independente do teste do INMETRO o 1.0@TSI continua o carro mais econômico do pais com folga.

    ResponderExcluir
  9. O up mpi com 6 marchas seria muito interessante, o consumo em estrada seria ainda melhor.
    Maaaaas duvido que a VW pense em alterações mecânicas agora, talvez daqui uns 2 anos.

    ResponderExcluir
  10. Saiu por agora no Top Gear...
    http://www.topgear.com/car-reviews/volkswagen/up/10-90ps-high-5dr/first-drive
    É até uma falta de respeito comparar qualquer subcompacto brasileiro com o up

    ResponderExcluir
  11. Acredito que o Up seja superior, sem dúvidas. Porém me surpreendi com a presença de alguns itens presentes no Mobi, que é mais barato, e que faltam no Up, por exemplo: regulagem de altura do volante, banco traseiro bipartido, abertura interna do tanque, computador de bordo, entre outros itens; A VW deveria considerar incluir esses itens de série, e também um cambio com 6 marchas para melhorar o consumo na estrada. A decisão seria unânime.

    ResponderExcluir
  12. Comprei agora para dia a dia um UP! move I-motion e estou gostando bastante! Já tenho golf gti para os fim de semana e o UP! Malfadado para o dia a dia. No primeiro dia com o carro consegui média de 18,5 km/l a noite, dentro da cidade. Carro é sensacional, apesar do câmbio ser trágico, demora mais de 1 segundo pra passar marcha e não é nada suave!

    ResponderExcluir
  13. Jamais compraria um mobi. Eu ajusto o banco do motorista pra mim quentinha 1,78m e tento sentar no banco de traz e advinha é impossível. No up faço o mesmo e tenho até conforto para as pernas

    ResponderExcluir
  14. Querem acabar com a discussão? Andem em um Mobi... É, de longe, o carro mais desconfortável existente no mercado.
    Meia hora e todas as juntas do corpo irão doer... E vc nem precisará term mais 40 anos para ter essas sensações.

    ResponderExcluir
  15. Gente. Boa Noite!
    Eu antigamente também ficava nessa discussão e sinceramente, acho que vai muito do gosto da pessoa. Eu tenho o take up! Básico mesmo versão 2016/2017 que já vem com algumas coisinhas a mais como a preparação de som. Como eu não estava atras de um carro para me exibir e sim que me levasse aos locais e que me atendesse no dia a dia, o up me atende perfeitamente. Tinha feito o teste no Mobi e o achei um pouco apertado apesar de algumas coisas a mais. Mas decidi utilizar a minha carta de crédito de um Consórcio em um up mesmo. Porem, enfatizo, isso é muito de gosto pessoal de cada um dos consumidores pois é uma vergonha em nosso país dois subcompactos custarem quase absurdos 40k. E uma falta de respeito com o cidadão e com o trabalhador. A desculpa falam que são os impostos, mas nao acredito somente nisso. Enfim, vamos parar de levantar bandeira de um ou de outro carro ou montadora, pois no fim são tudo a mesma coisa gente e respeitar o gosto alheio é muito bom. Uma última coisa: Meu up vai fazer dois meses e é um MPI que espero que fique comigo por muito tempo, pois com o preço que todas as montadoras estão praticando, trocar nem tão cedo. Obrigado pessoal e tenham uma boa noite.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.