A quinta geração do Golf, lançada em 2003, tinha uma missão difícil, que era a de suceder o excepcional Golf 4. Para isso, a VW procurou melhorar ainda mais o comportamento dinâmico, trouxe de volta o Golf GTI com decoração diferenciada, estreando um motor de 200 cv.

VW Golf Mk5

Se o Golf 4 foi o primeiro carro "não premium" e igualar a qualidade dos modelos premium da Audi, BMW e Mercedes-Benz, com o Golf 5 chegou para superá-los. Em 2004 surgiu o Golf GTI com a grade do radiador preta, e bancos esportivos revestidos no lendário tecido "Tartan Interlagos" - que anunciava o "retorno do GTI".

VW Golf GTI Mk5

Desde então a demanda pelo Golf, e também pelo GTI, vem crescendo ano a ano. O Golf GTI é o carro esportivo de maior sucesso no segmento médio/compacto. E o Golf é o incontestável líder de vendas da Europa, sendo o carro europeu mais vendido da história.

VW Golf GTI Mk5

O Golf MkV tinha maiores dimensões, era mais seguro e tinha mais qualidade. E mesmo nessa quinta geração, o DNA do Golf Mk1 ainda estava lá, mesmo tendo sido criado do zero: a tradicional coluna "C" larga, a traseira poderosa e o dianteira esportiva deixam claro que se trata de um Golf.

VW Golf GTI Mk5

Na lateral, o Golf MkV adota uma silhueta musculosa, com perfil em cunha.

VW Golf GTI Mk5

Na dianteira uma inovação estética: pela primeira vez, o capô segue o contorno do farol, como nos carros esportivos.

Vídeo - VW Golf Mk5

13 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Dizem que esse golf foi o mais caro pra VW produzir ate hoje. Levava muita tecnologia pros padroes na epoca, tanto que a VW teve que apressar a nova geracao, pq apesar do carro ser um sucesso e praticamente nao ter concorrentes, ele gerava muito custo a VW. Primeio golf com suspensao trazeira multilink

    ResponderExcluir
  2. O volante do limited daqui do Brasil é herdado desse GTI. Não sabia disso... Legal!

    ResponderExcluir
  3. Dirigi esse Golf 5 nos EUA com motor 2.5 de 170 cavalos e câmbio AT6. O carro era um espetáculo, com acabamento primoroso e comportamento dinâmico sensacional.
    Essa geração foi um divisor de águas para o Golf, pena que não veio ao Brasil.
    O GTI Mk5 estreou o motor 2.0 TSI de 200 cavalos e o câmbio DSG6. Show!

    ResponderExcluir
  4. Esse Gti ta bonito. Acredito que não haja nenhum GTI5 no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Há quem tenha saudades da geração 5 do Golf, assim como do Jetta, nesta época o sedan ainda era derivado de Golf 5, que não tínhamos no Brasil. O Jetta atual, mesmo em se tratando de um excelente produto, já deveria começar a se aposentar onde daria lugar ao Lamando(você pode conferir neste site), sedan de um design que beira a perfeição, derivado sim do Golf 7 e já montado na plataforma MQB. O mesmo poderia dividir a linha de montagem e trens de força com o Audi A3, Q3 e o próprio Golf nacionais. O nome Lamando poderia tranquilamente ser substituído por Jetta, dando continuidade a um produto já consagrado.Quanto a produção em SBC, esta seria suprida pela do novo Gol e derivados.Assim completaríamos a família Golf no Brasil.

    ResponderExcluir
  6. No Brasil tem algumas versões desse Golf mas não sei se tem GTI,eu vi um em um evento mas não era o GTI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se eu não me engano existem 4 modelos ''R32'' e 3 ''GTI's''

      Excluir
  7. E aqui no Brasil a Volkswagen fez aquela gambiarra medonha e bizarra de lançar o Golf MK4,5. Uma mistura de Golf MK4 com Gol Geração 4. Que coisa horrenda!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem