O jornalista Douglas Mendonça, da Revista Motor Show, informou em seu blog que o conceito Gol GT mostrado no stand da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo será lançado como modelo de produção em 2018.

Novo Gol GTI 2018

O modelo seria uma edição comemorativa aos 30 anos do lançamento do Gol GTI priginal, de 1988, primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica.

Novo Gol GTI 2018

O Gol GTI 2018 será produzido nas mesmas cores do original, Azul Mônaco e Prata, mas com mecânica modernizada: no lugar do 2.0 8V, o "novo" Gol GTI adotará o motor de 3 cilindros 1.0 turbo de injeção direta e 125 cv, que é usado no Golf Comfortline TSI, associado com transmissão manual de seis marchas, freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica.

Novo Gol GTI 2018

Segundo dados extra-oficiais, o Gol GTI 2018 será capaz de acelerar de 0 a 100 Km/h em menos de 8 segundos, para atingir uma velocidade máxima superior a 210 Km/h.



O acabamento interno terá detalhes que referenciam o GTI original e será produzido em escala limitada de 1.000 carros.



Motor 1.0 TSI

A ideia de usar o motor 1.0 TSI no Gol GTI faz sentido pois em face da menor carga tributária a qual estão sujeitos os carros com motor até 1.0, que pagam IPI de 7%, contra 11% dos modelos com motorização entre 1.0 e 2.0 Flex, e 13% no caso dos modelos 1.0 e 2.0 gasolina.


Dessa forma, a VW conseguiria um bom compromisso de performance e preço, já que a carga tributária menor permitiria um preço mais competitivo ao Gol GTI.

72 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Gostei desta notícia.
    Assim como eu, muitos admiradores dos legítimos Gols GT, GTS e GTi do passado estarão ansiosos para a chegada desta nova versão que, pelo sucesso que teve no salão de 2016, com certeza iria ser lançado.
    Gostei também da motorização, pois este motor 1.0 TSI de 125 cv vai entregar um bom torque para o Gol, pois é um motor moderno e que já está fazendo sucesso no Golf, que é até mais pesado que o Gol. E com certeza, com este motor 1.0 TSi de 125 cv o Gol ficará bem mais barato se utilizasse o motor 1.4 TSi. Faz todo sentido. Aliás, este motor 1.0 TSi de 125 cv tem um torque até melhor que os antigos Gols GT, GTS e GTi quadrados que fizeram tanto sucesso.
    Essa versão fará muito sucesso com certeza. Já estou pronto para encomendar o meu quando sair.

    VOLTA GOL GT OU GTS OU GTI...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estaria satisfeito se lançassem um gol normal com motor 1.0 tsi. Aliás, as o up tem esse motor porque o gol não. Fiz teste drive no up tsi, que tem uma arrancada incrível, na terceira cai o torque mais a transmissão é longa, só que um carro minúsculo, tipicamente urbano. Agora se vier um gol tsi poderia comprá-lo. Por enquanto fico com o meu Onix 1.4. Apesar do Up ter mais torque, não achei uma troca vantajosa. Fico no aguardo do gol tsi. Única forma dá VW tentar brigar com a GM neste segmento, caso contrário ficará para trás, amargando a lanterna. Se liga vê.

      Excluir
  2. Gostaria de ver a cara do sujeito que veio descrever neste fórum que a VWB jamais traria o Gol GTI com motores da família TSI.

    Cadê o sujeitinho "especialista", piloto de teclado, para vir descrever novamente tamanha balela? ...

    ResponderExcluir
  3. Mais fraco que o Gol GTI 16V.
    Para ser GTI deveria usar no mínimo o 1,4 TSI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê graças a Deus que temos o retorno de uma versão diferenciada.
      Não é a maravilha esperada, mas é bem melhor que o 1.6 ...

      Excluir
    2. Concordo plenamente! Esse 1.0 não faz jus à sigla GTI...

      Excluir
    3. Discordo de voce. o motor TSi vai dar uma carreta no antigo gti 16V. o gti bola era bem fraco em desempenho, o 16v precisava de 142 cvs pra acelerar como o antigo quadrado com seus 125 cvs, eu tenho um gti bola 8v, o carro é lindo mas é uma manqueira só. acabei de vender um up TSi com seus miseros 105 cvs, que atropela qq gol gti, imagina esse com mais de 20 kgf de torque já na orelha!!! posso te falar compropriedade pois tenho 41 anos e viv e epoca de todas as gerações desses esportivos nacionais.

      Excluir
    4. Esse mesmo motor deu show deixando para trás o new civic 2.0 décima geração.Vai cair muito bem no Gol GTI.

      Excluir
  4. muito boa notícia, vai chegar com a plataforma nova e motor TSI recalibrado quando comparado ao UP!, certamente vai andar mais que o Golf devido ao peso, deve ter desempenho similar ao golf 1.4 tsi

    ResponderExcluir
  5. Jurava que o Gol GTI viria com o 1.4 TSI Flex, para chutar o pau da barraca e ficar um foguete.

    ResponderExcluir
  6. Se o motor 1.0 turbo for adotado na linha Gol, para se ter um Gol GT é só comprar um 2 portas vermelho completo e equipar e adesivar, ficará legal.

    ResponderExcluir
  7. O preço de venda deverá ser de R$ 99.990,00.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Pois é, mas vai por mim, esse povo que critica, é pq não pode comprar... Quem desdenha quer comprar...

      Excluir
    2. a maioria n tem nem um gol pelado.

      Excluir
    3. Seria ridiculo essa maneira de pensar? Reduzir o motor pra ficar competitivo? Mas sao so 1000 carros? Pelo amorrrr, tem algo errado ai, ja que e esicao especial 1000 unidades enfia logo o 2.0 tsi e temho ctz que vai vender tudo

      Excluir
    4. Reduzir custos pra fica competitivo?? Mas nao vai produzir so 1000?

      Excluir
    5. Vem cá... Estão discutindo opinião do carro ou potencial de poder aquisitivo? Não falem asneiras.

      Excluir
  9. A Volkswagem está certa em lançar o Gol GTi com o motor 1.0 TSi de 125 cv. É o motor ideal, sabem porque? Vou responder.

    Só para comparação:
    Anos 80
    Gol GT 1.8 -> tinha 99 cv ( fez muito sucesso )
    Gol GTS 1.8 -> tinha 99 cv ( também fez muito sucesso)
    Gol GTi 2.0 -> tinha 110 cv e os últimos 120 cv ( fez muito sucesso)
    Gol GTi 2.0 16v -> tinha 146 cv ( esse não vendeu muito, porque era muito caro por causa do motor. Então o povo preferia comprar Golf, e por isso o GTi parou de ser fabricado. E olha que o acabamento era normal dos outros gols.

    Portanto, se a Volks Lançar o Gol GTi com motor 1.0 TSi de 125 cv com o mesmo acabamento mostrado no salão 2016 vai fazer sucesso, mas, se for o motor 1.4 TSi ou 2.0 TSi, aí não vai vender nada, porque irá bater no preço do Golf. Aí, tá claro que ninguém deixaria de comprar um Golf GTi para comprar Gol GTi com o mesmo motor.

    VOLTA GOL GTi com motor 1.0 TSi de 125cv. Nós aprovamos!!

    ResponderExcluir
  10. Boa! o maior problema desse carro, será o custo/benefício.. pois deve custar um golf .. Mas,um carro por volta de 1000kg , com torque acima de 20kgfm , sem dúvida é um foguetinho, pois todos os carrões SUV que tão por aí, tem motor com menos de 20kgfm e com peso muito acima de 1200kg (+ de 20% a mais pesado que um carro) e motor com torque menor .. Enfim, um acerto justo para um mini esportivo , com certeza vai andar mais que o Sandero 2.0 RS, vai deixar no chinelo muito carrão!

    ResponderExcluir
  11. A uns posts atrás, vários jornalistas elegeram o fusion...e muitos criticaram.... Agora um falou que poderá vir, o todos se arregaçaram.

    ResponderExcluir
  12. "O acabamento interno terá detalhes que referenciam o GTI original e será produzido em escala limitada de 1.000 carros." Vai ter esta versão especial mais as normais ou vai morrer por aí?

    ResponderExcluir
  13. O que ai ter de gente chipando esse motor e quebrando o carro nao vai ser brincadeira, tem golf GTI ja com 380cv e o DSG dando pau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo é muito sem noção, sai aumentando a pressão do turbo sem nenhum critério.

      Excluir
    2. O mais interessante a fazer é seguir a receita de bolo da Oetinger.
      O motor aguenta cavalarias acima de 300 cv, mas o DSG tem maiores limitações.

      A Oetinger faz alterações sem perda da garantia.
      Torque sobe para 380 N.m, um ganho de 2,3 kgf.m, e a potência para 290 cv. Mantém o redline em 6.500 rpm.

      Chip e outras alterações brutais de potência colocam o DSG em operação bem acima de sua capacidade ...

      Excluir
  14. Será versão de "despedida" da "geração"?

    ResponderExcluir
  15. A VW poderia ter colocado o 1.4 ou 1.6 tsi, mas iria talvez incomodar o Golf de entrada, e portanto é muito mais racional esse motor pelo custo benefício, porque não é todas as pessoas que estão afim de pagar 80 k em um Gol. Se vier come um preço competitivo, muitos entusiastas vão comprar.

    ResponderExcluir
  16. Mas nao seria o modelo do salão do automóvel,porque em 2018 será lançado novo gol mqb!

    ResponderExcluir
  17. O novo Gol com plataforma MQB 0A será lançado no salão de automóveis em Novembro de 2018, já como linha 2019. Provavelmente, esta nova versão GTi 1.0 TSi de 125 cv será lançada também no salão 2018, já na nova plataforma mqb.

    ResponderExcluir
  18. Do jeito que a VW anda é capaz de lançar um esportivo desse com calço na suspensão pra deixa-lo altinho!!

    ResponderExcluir
  19. Vai perder oportunidade de lançar com motor 1.4 Tsi....

    discordando de outros comentários, se vai ser versão comemorativa aos 30 anos de GTi, de nada tem a ver que alguem prefere Golf ou etc. Se for versao comemorativa a producao sera limitada, começando dai. Uma coisa é você comprar um Golf highline 1.4 Tsi, outra é comprar um Gol GTi edicao limitada.
    Entao na minha concepcao, deveriam colocar o motor TSi de 150cv flex, freios 288x25 na frente e 270x10 na traseira com pinças vermelhas (mesma medida usada no Golf 1.4, mas com furação 5x100 ao inves de 5x112).

    Rodas aro 17 de serie, bancos mais esportivos e oremos muito, pra que a VW tire esse infernal sistema de abertura dos vidros eletricos traseiros no painel.... uma porcaria isso. Poe tudo na porta do motorista como nos outros modelos.
    E também pra que mude o sistema do trilho dos bancos, que vou ti contar, oooo porcaria que é isso.
    Enfim, ate 2018 pode ser que com a plataforma MQB, ele traga muitos itens novos na sua categoria, pois a plataforma permite. O duro é o preço. Hoje, nov/2016 Gol a 60mil, em nov/2018 nao vai estar longe dos 80mil, se continuar nessa toada.

    E so tirar por base o valor do Golf, quanto custava a 2 anos atrás e quanto custa hoje.
    Saveiro também.... custava por volta de 56mil hoje ta custando 72mil na versao cross CE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc em quase tudo. Apenas em um quesito eu vou discordar. O caso da motorização.
      Vou explicar:
      Também concordo com vc que o motor 1.4 TSi é melhor e o carro andaria mais, mas acho que a Volks vai utilizar a mesma estratégia quando foi lançado o Gol GTi em 1988. Naquela época, foi uma versão comemorativa em 2000 unidades, mas fez tanto sucesso que a Volks resolveu não limitar as unidades. Acho que ela fará a mesma coisa em 2018. Vai ser uma versão comemorativa também, mas se a procura pelo carro for grande, com certeza continuará sendo versão de série. Aí vem a questão que eu discordei, porque por causa do preço do motor, acho que as chances da versão GTi vender mais, será com o motor 1.0 TSi de 125cv. Com o motor 1.4 ou 2.0, o carro ficará muito caro e não passará de uma versão comemorativa.
      Por isso torço para vir com motor 1.0 TSi de 125cv

      Excluir
    2. Concordo com vc em quase tudo. Apenas em um quesito eu vou discordar. O caso da motorização.
      Vou explicar:
      Também concordo com vc que o motor 1.4 TSi é melhor e o carro andaria mais, mas acho que a Volks vai utilizar a mesma estratégia quando foi lançado o Gol GTi em 1988. Naquela época, foi uma versão comemorativa em 2000 unidades, mas fez tanto sucesso que a Volks resolveu não limitar as unidades. Acho que ela fará a mesma coisa em 2018. Vai ser uma versão comemorativa também, mas se a procura pelo carro for grande, com certeza continuará sendo versão de série. Aí vem a questão que eu discordei, porque por causa do preço do motor, acho que as chances da versão GTi vender mais, será com o motor 1.0 TSi de 125cv. Com o motor 1.4 ou 2.0, o carro ficará muito caro e não passará de uma versão comemorativa.
      Por isso torço para vir com motor 1.0 TSi de 125cv

      Excluir
  20. Ja vi noticias do tipo "Gol Gti estará de volta no ano que vem com motor tal" umas 40 vezes. Tem muita especulação. Não acreditem em tudo. E planos são planos. Podem estar com um plano agora, e daqui 1 ano percebem q não era bem assim. Vejo as revistas de anos atrás com projeções de lançamentos, e muita coisa fura, pois nosso país é instável.

    ResponderExcluir
  21. Tem que ver preço né? Colocar motor e acabamento de 1ª pode ser feito em qualquer carro, o que negócio é quanto isso custa...

    ResponderExcluir
  22. Esse conceito GT antecipa na dianteira boa parte das linhas que guiarão a próxima geração do modelo. Esse para-choque com boca larga já está presente no reestilizado Golf europeu. O leds nos faróis por certo estarão também nas versões mais equipadas. O motor 1.0 TSI cairia como uma luva. Unindo desempenho e, principalmente, economia, fator importante nessa categoria. Arrisco valores na casa dos 60 mil até lá.

    ResponderExcluir
  23. Eu deixaria o 1.0 para uma versão GTS e a 1.4 para o GTI e a 2.0 pra um GTI Performance. Ficaria classe A.

    ResponderExcluir
  24. Julio ribeiro, com esta ideia de ter isto num gol,com q razao alguem iria comprar um Golf?nao faz sentido terestes modelos no gol.seria canibalizar as vendas do golf q eh i modelo "premium" da VW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandro, quem tem Gol sonha com o Golf, não o contrário. O Gol nunca vai roubar clientes do Golf, veja o espaço interno, o acabamento, a qualidade de montagem...

      Excluir
  25. Sendero RS vai continuar sendo o melhor custo benefício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse tipo de carro o custo x benefício tem importância zero.

      Excluir
    2. Fora do ar, vou ter que concordar com o carlos4carros (nem acredito), série limitada é diferente, e com motor 1.0 Tsi o Gol terá um custo benefício melhor, talvez não muito, mas melhor.
      Além do mais, se vier com motor 1.4 Tsi, ficará na mesma faixa de preço do 208 Gt.

      Excluir
  26. Acho que a Volks vai utilizar a mesma estratégia quando foi lançado o Gol GTi em 1988. Naquela época, foi uma versão comemorativa limitada em 2000 unidades, mas fez tanto sucesso que a Volks resolveu não limitar as unidades. Acho que ela fará a mesma coisa em 2018. Vai ser uma versão comemorativa também, mas se a procura pelo carro for grande, com certeza continuará sendo versão de série. Aí vem a questão do preço do motor. Acho que as chances da versão GTi vender mais, será com o motor 1.0 TSi de 125cv. Com o motor 1.4 ou 2.0, o carro ficará muito caro e não passará de uma versão comemorativa, pelo fato de vender muito pouco.
    Por isso torço para vir com motor 1.0 TSi de 125cv, pois terá um desempenho legal e o carro fará muito sucesso de novo, sendo novamente uma versão de série.

    VOLTA GOL GT 1.0 TSi de 125cv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viana, não creio esticarem a produção para além das 1000 unid, pelo fato desta geração estar no fim. Então seria mesmo uma despedida em alto estilo e vai ter fila de apaixonados nas concessionárias querendo dar o sinal para compra.

      Excluir
  27. O carro ta lindo, mas... edição limitada ou não, continua sendo um GOL. não é nem plataforma nova, pelo visto.

    Só vai existir a compra pela emoção para esse carro. O preço no fim das contas vai definir o sucesso desse carro.

    ResponderExcluir
  28. Acho que a VW deveria considerar estender essa comemoração ao Up! Fazendo uma versão Gti (125cv), não que me interesse, mas provavelmente atrairia compradores.

    ResponderExcluir
  29. Agora, bom mesmo era se a Renault colocasse um motor 1.6 turbo no Sandero RS, se a Ford trouxesse o Fiesta ST 1.6 turbo, se a Citroën lançasse um C3 Gt 1.6 THP, se a Chevrolet lançasse um Onix Gsi 1.4 turbo e a Nissan trouxesse o March Nismo, mas com o novo motor 1.6 turbo.
    DETALHE, todos por no máximo 60 mil.

    ResponderExcluir
  30. Então bora mudar esse volante de UP!(paia) pra 2018. Nada de enrrolation com somente costura vermelha.

    ResponderExcluir
  31. Para exemplo de comparação na própria Volkswagem:

    Speed Up 1.0 TSi de 105 cv = R$ 52.000,00 ( com acabamento normal
    Golf 1.0 TSi de 125cv = R$ 75.000,00
    Golf 1.4 TSi de 150cv = R$ 100.000,00
    Golf 2.0 TSi de 220cv = R$ 140.000,00

    Ou seja, se o Gol GTi voltar mesmo em 2018 irá ter preços próximos às gerações do Golf para não atrapalhar.

    Gol GTi 1.0 TSi de 125cv = R$ 75.000,00 mais ou menos (beirando essa faixa)
    Gol GTi 1.4 TSi de 150cv = R$ 100.000,00 mais ou menos beirando essa faixa)
    Gol GTi 2.0 TSi de 220cv = R$ 130.000,00 mais ou menos ( nesse caso, ninguém vai comprar.

    Neste caso então, o único motor que se enquadra no preço do Novo Gol GTi 2018 será com o motor 1.0 TSi de 125cv. No mais, é somente sonho mesmo.

    VOLTA GOL GT 1.0 TSi de 125cv

    ResponderExcluir
  32. Ótima notícia. Mas que seja chamado de GT ou TSi. Pra ganhar um "GTS" ou "GTI", precisa vir ao menos com o motor 1.4T

    ResponderExcluir
  33. GTi com motor 1.0? Será que a Alemanha colocaria esse motor num Golf ou Polo GTi? Eta Brasil! O país do futuro!

    ResponderExcluir
  34. A verdade é que este Gol GT já está pronto para ser lançado. Já tem até o motor definido e tudo. A Volks só não vai revelar o motor para não dar muitas dicas para a concorrência. Talvez seja até mais de uma motorização para o esportivo. No entanto, já temos pistas de qual será o motor. Mas, provavelmente a Volks está esperando uma melhora do nosso mercado para relançar " O MITO ". Do mesmo jeito é a espera para a nova geração, que ia ser lançada em 2016, mas com a crise do Brasil, vai ser no final de 2018.

    VOLTA GOL GT 1.0 TSi de 125cv

    ResponderExcluir
  35. Falo isso desde que pararam de atualizar o polo no Brasil e deixaram o Gol muito parecido com o polo europeu. Quando mudarem a plataforma simplesmente a VW vai produzir o Polo no Brasil com nome de Gol, simples assim (e barato), quem sabe até não aparece um Gol WRC 1.4T de 220cv (chorando de rir).

    ResponderExcluir
  36. Não entendí, é a despedida dessa geração, então será lançado no final de 2017. Mas comentaram aqui que sairia no Salão de 2018.
    Não seria a próxima geração que deverá sair no próximo salão?

    ResponderExcluir
  37. Mais...ante uma nova geração desconhecida, fico com esse GTI da atual geração. Além do que, parece que o GTI da próxima geração terá um motor 1.6 turbo de 150cv, mas sem injeção direta.

    ResponderExcluir
  38. Bem que poderiam lançar o gol GT na versão 125 cv (1.0) e na versão 150cv (1.4) pra satisfazer ambos entusiastas, antigamente exista saveiro com 3 motorização também, 1.6 a 1.8 e a 2.0!

    ResponderExcluir
  39. Tem que rir de quem quer comparar um motor de 1988 com um 2017. Lógico que o novo vai dar pau, mas pra mim vai manchar o nome GTI na época era um dos carros que mais andava motor 1.0 turbo qualquer bosta de carro tem agora.

    ResponderExcluir
  40. Quem vai comprar um gol GT por R$90.000? por esse preço compram um Golf. A VW vem caindo a cada ano que passa e ainda não acordou. Tem que ter qualidade e preço bom, senão não vende. Eles acham que nós consumidores só compramos um VW em função de ser fã deles ou seja: " os viciados nunca nos deixaram".

    ResponderExcluir
  41. 02 portas matou o carro,isso não existe mais,quem tiver coragem e grana vai pagar um absurdo pelo carro e a VW ficou atrasada e retardada com estas 02 portas poderia ter colocado 03 portas igual o Veloster teria ficado legal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gol GT GTS e GTI sempre foram 2 portas. Nisso a ideia esta certa. Quer 4P vai pro golf GTI

      Excluir
  42. Sem ter opção por encomenda de 1.8/2.0 TSI nem perco meu tempo indo visitar uma concessionaria . Acabaram com a reputação do GT. GT tem que ser GT poxa. Diferenciado. Não com motor 1.0 turbinho de 3 cil. Pelamoooor.

    ResponderExcluir
  43. Vai ter gente (os que gostam da função) buscando motor 2.0 tsi de Jetta sinistrado para troca de motor. Aguarde um tempo depois de sair este projeto de GT

    ResponderExcluir
  44. Eu só sei dizer que ficou um carrão com um motorzinho pro tamanho dele é fraco 150 CV turbo ainda!!!1.0 esse carro merecia um moto 2.0 ou 1.6!!!

    ResponderExcluir
  45. Eu só sei dizer que ficou um carrão com um motorzinho pro tamanho dele é fraco 150 CV turbo ainda!!!1.0 esse carro merecia um moto 2.0 ou 1.6!!!

    ResponderExcluir
  46. Eu só sei dizer que ficou um carrão com um motorzinho fraco 1.0com 150 CV esse carro merecia um2.0ou 1.6 pra fica mas agressivo!!!

    ResponderExcluir
  47. Tenho uma Parati GTI bola 97 , tudo original só escapamento retrabalhado , com 118.000 km originais , 2.0 16v, tô cansado de empurrar esse up TSI na estrada , no mínimo esse novo Gol GTI tem que ser 1.4 TSI pra valer apena

    ResponderExcluir
  48. Kd o gol gt ou gti? Vai ficar só na saudade mesmo infelismente a vw fez só propaganda de sonhos! Acho que eles ficaram com certo receio e meio com o pé atras né! Sera porque? Tbm preços altissimos em um pais chamado brasil tem que ficar com o pé atras mesmo, pois um exemplar desse chegar ate 100k ai e foda!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem