O mercado automotivo da América do Sul, e do Brasil em particular, viveu por um longo período o "Império do Prata", caracterizado pela supremacia dessa tonalidade tanto nos rankings de vendas quanto na preferência do consumidor. Agora, porém, a cor prata foi ultrapassada pela cor branca nos dois quesitos, segundo pesquisa da PPG.

VW Golf Branco

O fenômeno da ascensão da cor branca começou nos modelos de luxo. Atualmente, 40% dos modelos premium vendidos na região são pintados na cor branca.

Mercedes-Benz C180 Branco

Entretanto, essa preferência chegou com força também no segmento de carros mais baratos, onde atualmente 37% dos modelos desse segmento vendidos no Brasil são pintados de branco, marcando uma mudança significativa na preferência do consumidor.

Volkswagen Up! Branco

A cor prata continua importante, sendo a segunda em vendas, estando presente em 29% dos carros vendidos no Brasil em 2016.

VW Golf GTI Preto

A terceira preferida é o preto, com 12% dos carros vendidos, 10% do cinza e 8% da vermelha.

Tonalidades

Toyota Corolla Branco Perolizado

Em face do predomínio do branco, o mercado está criando inúmeras variações para o branco. Dentro do branco, o branco perolizado, que é o mais caro e difícil de produzir, é o preferido pelo consumidor.

Preferência mundial

VW Tiguan 2017 - Branco

O Branco também predomina no âmbito mundial, com 38% das encomendas de todos os carros vendidos no mundo, seguido do preto, com 16%, prata, com 12% e cinza, com 10%.

Fonte: [Auto Data]

12 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Acho que cada carro combina com uma cor.
    No caso do GTI acho que fica bonito no preto.

    ResponderExcluir
  2. Prata realça menos os riscos e a sujeira. Mais prático na verdade.
    Carro vermelho cansa, enjoa.(claro exceto espaçonave como ferrari e cia).
    Cores chamativas como laranja, verde limão, além do gosto duvidoso são pra casar com o carro.
    Preto e branco- questão de gosto e modelo do carro.
    Só opinando claro.

    ResponderExcluir
  3. eu nunca compraria carro preto por nao gostar e nunca mais compro vermelho "tenho um hj" alem de enjoar esta provado por estatisticas q e mais facil vc bater o carro com essa cor... meu proximo e certeza de ser prata ou azul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Ciência

      Carros pretos sofrem mais acidentes

      Da Redação (SuperInteressante)
      Atualizado em 31 out 2016

      Um estudo da Universidade de Monash (Austrália) constatou que os veículos pretos sofrem em média 47% mais acidentes. Não é que seus motoristas guiem pior: é que os veículos na cor preta não se destacam o suficiente, e por isso nem sempre são notados no trânsito. Segundo a pesquisa, os carros mais seguros são brancos ou amarelos."

      Excluir
  4. Meu Golf Highline é Branco com rodas Geneva, acho ele belíssimo e elegante. Agora, pra mim a cor mais bonita pra carro é preto.

    ResponderExcluir
  5. Cor perfeita para carro é azul, infelizmente está saindo da paleta de cores das montadoras ou então você tem que esperar 60 dias para receber o carro nessa cor, aí nao tem como.
    O Azul Night dos Golf's é lindo, mas parece que só existe Golf branco.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de branco, desde que seja perolizado. O branco parede nao curto nao... alem de que risca igual preto e da mais trabalho, pois se nao cuidar os vao das portas ficam amarelados (ativado+solupam de posto) fora que se grudar pixe, ou voce tem produto correto pra remover ou vira uma carniça.
    Enfim, ultimamente tenho curtido carros azuis, mas esta dificil encontrar pra comprar modelo que fique bonito e na tonalidade correta. Tem tons de azul que nao rola.
    Por exemplo o azul pacific do Gofl alemao era bonito. O Azul Silk que veio no mexicano pra substituir o Pacific era quase mesma cor olhando por fotos, mas de perto o Silk era mais escuro e acabou que não ficou legal. O Azul night é lindo, principalmente com as rodas Madrid e interior claro.

    Mas hoje se eu fosse comprar, seria preto perolizado/metalico. Acho que nao tem boca pro carro preto. Enfim é gosto e eu tenho saco e paciencia de cuidar. mas quem nao tem, vai no prata.

    ResponderExcluir
  7. Branco sim , mas, perolizado. Branco ambulância não. Preto tb não, tá sempre sujo a não ser que vc seja escravo do carro e ande com uma flanela no bolso. Amarelo é lindo mas ninguém mais pinta, nem UP tem mais, se a Renault tivesse pintado o RS de amarelo (vide Megàne) venderia mais.

    ResponderExcluir
  8. O Branco somente fica bom em alguns veículos top ou Premium...!!!!! Em muitos modelos e em geral nos populares fica horroroso....!!!!
    Já o Preto que era legal ,agora é confundido com táxi Preto ou uber .....Aí fica difícil. ..!!!!
    Já o prata e o cinza são cores menos marcantes ,mais discretas e bem mais fácil de cuidar. ...!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! O unico q achei bonito popular foi o march pq é perolizado. De resto tem q ser um carro mto premium mesmo (marcas generalistas nao inclusas, principalmente vw e ford )

      Excluir
  9. concordo com Claudio 07, já em Sergipe os táxis são brancos em quase todas cidades, eu acho o peto muito mais bonito realça melhor a boniteza, eu tenho um FOX 12/13 na cor prata Egito, eu não ache a cor branca bonita para o fox na época,

    ResponderExcluir
  10. Azul Aurora do focus é linda demais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem