Dando sequência à contagem regressiva para a extensa atualização que a Volkswagen AG (Alemanha) apresentará para o Golf 7, agora trataremos da terceira geração do Golf - o modelo que mudou a paradigma de segurança para os carros de massa.

VW Golf GTI Mk3

O modelo chegou ao mercado em 1991 com uma carroceria em formato em cunha, coeficiente de arrasto de 0,30 e, no quesito segurança, sendo o primeiro Golf vendido com airbags frontais. Foram comercializadas 4,83 milhões unidades desta versão.

VW Golf GTI Mk3

O terceiro Golf chegou ao mercado em agosto há 25 anos. O Golf MkIII foi o primeiro da série a ter airbags frontais, a partir de 1992, enquanto que grandes avanços na construção da carroceria também resultaram em significativa melhoria da segurança.

VW Golf GTI 1991 - interior

A terceira geração, no entanto, também fez um grande progresso na aerodinâmica, com sua carroceria em forma de cunha.

Retrospectiva

O Golf Mk3 começou a ser gestado em 1985, ano em que Mikhail Gorbachev assume o comando do Kremlin, em Moscou, e o tenista Boris Becker, então com 17 anos, venceu a Wimbledon. Em Wolfsburg o desenvolvimento da terceira Golf foi lançado oficialmente.

Volkswagen Golf Mk3 1991

Em fevereiro de 1987, o designer chefe, Herbert Schäfer, apresenta nove propostas diferentes do próximo Golf ao Conselho de Administração da VW. Nos meses seguintes, os resultados são discutidos e aperfeiçoados até que o melhor projeto emergiu em dezembro, com sinal verde para ir além da prancheta.

Volkswagen Golf Mk3 1991

Em 1991, o Golf MkIII estava pronto para produção em série. Herbert Schäfer: "Na mudança do Golf MkI para o MkII fizemos o carro maior, com motores mais potentes e melhor dirigibilidade. Na terceira geração, a primazia foi do design. Encontramos uma estética que define o Golf: Que irradia qualidade e segurança".

Volkswagen Golf Mk3 1991 - interior

Graças à largura significativamente maior, o carro tem uma posição poderosa em estrada, e, ao contrário da geração anterior, as rodas estão alinhadas com o desenho aerodinâmico do veículo, trazendo o coeficiente de arrasto para 0,3.

Volkswagen Golf Mk3 1991 - interior

E, embora não compartilhe nem um parafuso com o Golf Mk2, este é inequivocamente um Golf.

Vídeo: VW Golf Geração 3



Veja também: Golf Mk1 Golf Mk2 Golf - Sistemas de Segurança Golf - as 7 gerações

4 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Golf, um acerto da VW desde seu primeiro modelo! Um projeto icônico!

    ResponderExcluir
  2. Volante de 4 raios, pomo do cambio em formato de bola de golf, perfeito. Arrisco dizer que o Golf é projeto de maior sucesso já fabricado. Este modelo é o meu predileto.

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de ter um MK3 modelo GL 1.8...mesmo nao sendo o GLX,era completaço pra epoca. Fiquei 5 anos com o carro. Peguei com 50k km e vendi com mais de 100k km. So começou a dar problemas por desgaste natural das peças. Era muito confortavel e unico inconveniente era q sempre raspava nestas ruas esburacadas por ter suapensao macia.e tbm as pecas de reposição caras. Mas so elogios e foi meu 1o Golf.

    ResponderExcluir
  4. Busco diagrama de Volkswagen Gol 1997 1.6cc alguien no tubiera estoy dispuesto a pagar el diagrama

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem