A montadora de automóveis elétricos californiana Tesla divulga um vídeo que mostra um modelo X equipado com a versão mais recente da tecnologia de condução autônoma da marca andando pelas ruas da cidade de Palo Alto completamente por conta própria, sendo que a pessoa no banco do motorista esta lá simplesmente por "razões legais."

Vídeo: Tesla Model X em condução totalmente autônoma

E depois de andar sozinho da garagem da casa do motorista até a porta da empresa, conforme mostrado no vídeo que reproduzimos abaixo, o carro deixou o proprietário na porta e saiu sozinho para procurar uma vaga para estacionar por contra própria.



O clipe começa com o Model X saindo de uma garagem, provavelmente sugerindo que este era trajeto do empregado da Tesla para o seu trabalho. Sua rota o leva através de uma série de ruas suburbanas antes de chegar a auto-estrada. O veículo pára em cada sinal de parada e não mostra sinais de hesitação.

Vídeo: Tesla Model X em condução totalmente autônoma

O carro ainda abre passagem para um carro próximo que estava sinalizando sua intenção de virar à direita, mostrando boa consciência e compreensão de como o tráfego funciona.

Vídeo: Tesla Model X em condução totalmente autônoma

A Tesla informou ontem que o novo Modelo 3 virá equipado com os mesmos sensores do modelo do vídeo, e que o software permitirá trabalhar em dois níveis de condução autônoma, um de menor custo, a US $ 5.000 dólares, e o topo a US $ 8.000.

12 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Os carros da Tesla são os melhores e mais evoluídos do mundo de longe, e ainda com desempenho de superesportivos. Infelizmente, no Brasil, essa tecnologia de condução autônoma é inviável pelas péssimas e mal sinalizadas vias desse país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Tesla é muito agressiva na introdução de novas tecnologias, e não tem medo de colocar software "beta" na rua em um carro, o que é bem arriscado.
      Mas está colhendo os frutos. Chegou bem depois, e parece estar à frente.
      E o fato é que condução autônoma é o futuro. Não tem lógica perdermos tempo dirigindo um carro, se um computador pode fazer isso de forma mais eficaz e eficiente.
      Então nada mais adequado que deixar esse tipo de tarefa monótona e nada criativa para um programa de computador, enquanto o humano dentro do carro se ocupa de coisas mais interessantes.

      Excluir
    2. Nota 10!! Acabei de assistir o vídeo junto com meu filho de 7 anos e ele ficou a maior parte do tempo com a mão na cabeça não acreditando que o carro estava andando sozinho!
      No final ele mandou: tem no Brasil, pai?

      Excluir
    3. Nessa idade eles sonham em ir para a escola no carro autônomo sozinhos....

      Excluir
  2. Respostas
    1. Vc não viu? É a segunda imagem de cima para baixo é um vídeo.

      Excluir
  3. O ocupante do carro demonstra estar muito atento, apreensivo. Não relaxa, as mãos sempre prestes para segurar o volante do carro. Deve estar com muito medo. kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é decorrente da legislação. Em vias públicas o condutor não pode tirar as mãos do volante.
      Pode ver que quando entra em propriedade privada, que é o HQ da Tesla, ele não fica mais com as mãos no volante.

      Excluir
  4. Carros autônomos e compartilhados serão a ruína da indústria, a não ser que ela oferte também serviços de monitoramento. Se o prazer em dirigir for desestimulado, por qual razão alguém teria um carro? Um veículo com tais características faria as vezes de outros três.
    Meu carro, por exemplo, passa 95% parado. Pra mim essa realidade atual é péssima, mas para a indústria é muito rentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje um carro autônomo é um luxo para poucos, mas vai se tornar cada vez mais acessível e comum ao ponto que dirigir um carro no futuro será em regra proibido e liberado apenas para motoristas profissionais (policia, ambulância, bombeiro etc)

      Então quem gosta de dirigir e sente prazer com isso, em especial a turma que gosta de cambear, aproveite enquanto é tempo.

      Excluir
  5. Tomará já esta na hora de evoluírem, o automóvel é uma invenção do século XIX, as cidades hoje estão uma porcaria porque são feitas para os carros e não para as pessoas, precisam de todos os modais evoluídos(leia-se transporte público, bike etc), adoro carros mas não os vejo como um fim e uma palavra para o Tesla: Nave

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem