O mercado automotivo brasileiro apresentou ligeira recuperação de vendas em julho de 2016, com crescimento de 5,04% sobre o mês anterior, tendo vendido 174.792 unidades, com volume diário recorde - para o ano - de 8.323 carros/dia, tendo como modelo mais vendido o Chevrolet Onix (veja aqui) e a picape Strada como líder entre os comerciais leves (veja aqui). Neste artigo relacionamos o ranking de maiores fabricantes no mês.

Toyota: quarta marca mais vendida do Brasil em julho de 2016

A novidade no ranking de maiores marcas automotivas do Brasil em julho é a Toyota, que, com 16.855 carros vendidos e 9.6% de participação de mercado, conquistou um lugar no G4 - Grupo de 4 maiores fabricantes do Brasil - pela primeira vez em sua história no Brasil. O resultado foi pavimentado pelas expressivas vendas do Etios com transmissão automática, e, claro, do Corolla.

GM: marca mais vendida do Brasil em julho de 2016

A liderança de mercado manteve-se com a norte-americana General Motors, com 16,9% de participação, registrando 29.581 unidades.

Fiat: 2ª marca mais vendida do Brasil em julho de 2016

A Fiat, porém, cresceu bastante, tendo obtido 16,4% do mercado, com 28.709 veículos transacionados.

Volkswagen: 3ª marca mais vendida do Brasil em julho de 2016

A Volkswagen, que enfrenta problemas de produção, ficou na terceira posição, com 12,3% de participação de mercado, e 21.504 unidades vendidas.

Ranking - 30 maiores empresas automotivas - julho

RankMarcaVendas - JulhoMarket Share
1GM29.58116,9%
2Fiat28.71016,4%
3Volkswagen21.50412,3%
4Toyota16.8559,6%
5Ford16.7569,6%
6Hyundai16.1019,2%
7Renault13.3727,7%
8Honda8.6214,9%
9Nissan5.3683,1%
10Jeep4.7932,7%
11Mitsubishi2.1261,2%
12Peugeot2.0891,2%
13Citroen1.8111,0%
14Kia1.2760,7%
15BMW1.1280,6%
16Mercedes-Benz1.0670,6%
17Aido9450,5%
18Land Rover5430,3%
19Volvo3010,2%
20Suzuki2720,2%
21Lifan2600,1%
22JAC2150,1%
23Iveco1870,1%
24Chery1550,1%
25Subaru130,0%
26Troler1050,1%
27MINI1010,1%
28Porsche1010,1%
29Dodge790,0%
30Jaguar560,0%
Total174.789
Com informações: Auto Informe

33 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Os vencedores comemoram, os derrotados se desculpam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ver a VW do Brasil com apenas 12% de participação é muito triste, lembrando que já teve mais de 50% do mercado nacional. A Ford com 9% mantem o mesmo nível há anos.

      Excluir
    2. tá tristinha porque? É acionista da VW AG? É diretor de vendas ou marketing da VW do Brasil? Não!? Então tá tristonha por qual motivo?
      Vc não sabe quanto a VW exportou. Vc sabe que a VW é a maior exportadora do setor automotivo brasileiro e vende em dólar na América Latina inteira.

      A VW mantém 12% mesmo tendo deixado de fabricar 90.000 carros desde a Falmeg pediu falência.

      Então, faça o seguinte. Guarde suas lágrimas para a Ford que dá 10 milhões de prejuízo por dia na América do Sul. Para a GM que dá 3,6 milhões de prejuízo por dia.
      Para a Hyundai que perdeu 3% de market share de dois meses para cá.

      Fica tranquila que a VW tá bem. Passou a Toyota em vendas mundiais, por larga margem, e lucrou 7,5 bilhões de Euros no trimestre, que é mais que o lucro SOMADO de FCA, GM, Ford e Renault-Nissan.
      E mais, ainda lágrimas não resolvem nada. Se tá tristinha mesmo, e quer ajudar, vá logo em uma concessionária VW e leve um Golf 1.4 TSI por 105 mil reais.

      Excluir
    3. Monte de mimimi, mas não aceita que por inúmeras estratégias erradas, a VW do Brasil é a montadora que mais tomou pau da concorrência no Brasil. Nem mesmo o tão bajulado Golf com a melhor suspensão e cambio do mundo conseguem vender bem. Mesmo com os problemas com o Powershift e suspensão multilink, Focus continua vendendo mais. Que incompetência, deve ser excesso de arrogância.

      Excluir
  2. Vw sempre tem problemas de produção. Impressionante falta de eficiência.

    ResponderExcluir
  3. No futuro as big four no Brasil serão Toyota, hyundai, Honda e Nissan
    Quem viver verá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do jeito que as 4 tradicionais andam no vermelho, ao menos os 4 descritos seguem no azul no BR ...

      Excluir
    2. Eheheh...me lembro de uma vez que, em 1994 um professor meu disse na sala de aula que a Fiat seria líder no Brasil.. Todos os alunos deram risada e disseram que isso nunca ia acontecer.... O resultado veio alguns anos depois.

      Excluir
  4. VW só recuperará a liderança quando produzir aqui o Polo (europeu) e fizer um facelift mais atraente no Up que é um excelente carro, descontinuar a linha Gol e Fox que apresentam nítidos sinais de cansaço, o mercado brasileiro gosta de novidade e design mais agressivo (vide Onix e HB20), e mais, se demorar muito a se mexer com o novo SUV (T-Cross) vai ficar estagnada na 3ª colocação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde quando brasileiro compra carro europeu? Up e Golf não vendem bem. Gol e Fox desfasados vendem muito mais. Fiesta com projeto mundial não vende nada, quem vende é o Ka, projeto brasileiro. A Renault só passou a ter boas vendas com a linha Dacia de baixo custo.
      Peugeot 208 vende? Nem perto do antigo 207.
      Polo europeu só iria ser mais um ótimo carro que ninguém compra.
      A verdade é que brasileiro compra carro simples, manutenção barata que acha que não vai dar dor de cabeça. Qualidade custa caro e o consumidor aqui prefere não pagar por ela.

      Excluir
    2. Bela e verdadeira análise. Brasileiros não compram carros pela qualidade e sim "novidade obsoleta".

      Excluir
    3. Exatamente. A Vw deixou o Gol em segundo plano por um bom tempo pra tentar alavancar o Up. Motor turbo, versão Cross, propaganda, etc...
      Apesar de todas as qualidades do Up, não teve jeito, o carro não vende. Foi só dar uma maquiada no Gol, pegar o motor MSI do UP e ele já voltou a ficar entre os 5 mais vendidos. Tem lógica isso? Brasileiro é assim, e as montadoras tem que se adaptar ao mercado e não o contrário. É o que fez a Chevrolet, Hyundai, Renault, Toyota. Se a Volks não agilizar vai seguir os mesmos passos da Ford...

      Excluir
    4. Os melhores comentários desse blog!!!

      Excluir
    5. Diogo você não entendeu, descontinuando o Fox a VW poderia investir pesado no Gol com a plataforma do Polo (europeu), se a mudança de nome vai dar certo não sei, a decisão fica com o marketing da VW. Discordo de você, o Up tem vendido bastante, inclusive o público feminino parece que adotou o charmoso carrinho super funcional. Se a VW demorar demais a entrar no boom dos SUVs vai perder market share.

      Excluir
  5. O mercado só vai melhorar para a vw qd ela aposentar o gol e fox e trazer novos carros atraentes para nós q já não aguentamos mais a cara dessa marca

    ResponderExcluir
  6. O grande problema da VW do Brasil e ela mesma tem ótimos produtos em nosso mercado como por exemplo GOLF e UP ,mais cobra caro demais se vai nunca concessionária VW a gente desanima na hora com os preços Vou ser sincero se a DONA VW AQUI DO BRASIL não acordar para a realidade brasileira vai cair feio nas vendas como ja caiu este mês não da acorda VW acorda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OMG! Como tem guru expert em industria automotiva aqui.
      Todos dando seus conselhos de graça para a maior empresa automotiva do planeta!
      Estão esperando o que? Mandem logo seus currículos para o RH da VW Brasil! Com tanto conhecimento assim, estão esperando o quê? Ficar dando conselho de graça não leva a nada.

      Excluir
    2. O problema é que para construir os carros como UP!, GOLF, POLO ( europeu ), Jetta, etc... é muito caro! Um exemplo disso é a GM ter descontinuado Astra, Corsa e Zafira ( ainda em produção e atualizados na Europa ) e colocado projetos tupiniquins e defasados em seus lugares, vide Onix, Spin e cia... Por ventura, esses projetos fizeram sucesso, mas dizem qu não andam dando lucro, afinal produtos novos requerem muito inve$timento!!!

      Excluir
    3. Toyota e nissan na primeira posição dai uns anos, embora torçam o nariz , a Nissan tem tudo para ficar na 2 ou 3 posiçao...

      Excluir
  7. O mais impressionante. A toyota produz praticamente 2 modelos o corolla e o etios, e olha que o etios é feio pacas. Imagina se ela traz o yaris pra ca. Assume a liderança facil facil.

    ResponderExcluir
  8. No acumulado do ano, a Ford amarga o 6 lugar nas vendas, resultado péssimo pra quem atualizou sua linha. Já disse e repito, enquanto a Ford não trocar o câmbio super-problemático powerSHIT por um AT6 aqui no Brasil, vai continuar despencando.
    Nenhuma revenda mais aceita carros com essa bomba que é o powershift.

    ResponderExcluir
  9. Tem 30 marcas na tabela. A Hyundai tomou um tombo de 12% para 9%.
    E VW continua em terceiro desde o ano passado, mesmo tendo deixado de fabricar 90.000 carros este ano por problemas de produção, e o povo só fala da VW.
    A VW é a marca mais amada mesmo! Incrível. Ninguém comenta nada do feito da Toyota de ter chegado ao G4?
    E nada da Ford de ter desabado?
    O povo só tem olhos para a Volkswagen!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Êpa!!
      A Ford caiu na tabela de classificação, mas a sua fatia de mercado continua exatamente a mesma desde o ano passado.

      Diferente da VW q segue perdendo market share

      vide publicação de um ano atras aqui do blog.

      http://www.car.blog.br/2015/07/fiat-lidera-gm-cai-e-volkswagen-fica-em.html

      Excluir
  10. Coloquem a notícia do novo Etios Platinum, com parachoque diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toma aí! Compreço de Mitsubishi Lancer! Kkkkkk
      http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/08/toyota-etios-ganha-versao-mais-cara-do-que-mitsubishi-lancer-de-entrada.html

      Excluir
  11. O semestre tem duas grandes perdedoras: Ford e Hyundai.
    A Hyundai, coitada, chegou a ficar na 4ª posição, e teve até jornalista falando besteira dizendo que 1 dia tinha ultrapassado a VW. Imediantamente uma horda de hbzettes sairam copiando e postando o link em tudo quanto é lugar, todas orgulhosas do feito alheio.
    Não durou 2 dias, a alegria das coitadas das HBzettes. Logo perceberam que a VW tinha problema de distribuição.
    Mas, a Hyundai tinha 11,5% do mercado, mesmo entuchando a Movida de Hb20, agora caiu para 9,2¨%. Que desatre.

    A Ford é outra. tem 3 fábricas e entucha a Localiza e Unidas com o Ford ka (vulgo tortinho), e mesmo assim, saiu do G4 e jamais voltou. E tá dando 10 milhões de reais por dia de prejuízo. Que piada.

    As grandes perdedoras do semestre: Ford e hyundai.

    Estou triste por isso. lágrimas estão rolando aqui. E estou torcendo para que a Movida e localiza comprem muitos carros para eles se recuperarem.

    ResponderExcluir
  12. O problema da Hyundai é que ela só tem o HB20 com boas vendas. A toyota tem uma gama mais diversificada de carros. A Hyundai precisa investir em outros segmentos tb se quiser aumentar a sua participação no mercado brasileiro.

    ResponderExcluir
  13. Quanta ignorância comparar hyundai com VW aqui no Brasil. A VW tem muito mais css, marketing, fábrica e gama de veículos do que a hyundai, por isso, proporcionalmente a hyundai está bem melhor . Se a linha de produção em Piracicaba fosse maior e ela dobrasse o número de css, o hb20 seria fácil o carro mais vendido do Brasil.

    ResponderExcluir
  14. Etios 2017 comprado, galera!
    Hatch 1.5 XS Automático por 51.500 com emplacamento, película, sensor de estacionamento e ipva quitado!
    Assim não resisti à sedução da marca... Adeus, up! tsi automatizado! Ops, nem existe. rs.

    ResponderExcluir
  15. Honda supera qualquer montadora dessas citadas, so nao esta em primeiro devido os valores do seu portfolio que é para classe media alta. Agora com a chegada do novo Civic vai derrubar o corola tiozao com acabamento pobre interno !!!! Depois que comprei Honda nunca mais quiz saber dos demais, igual celular usou Apple uma vez nao muda mais !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem