A montadora de automóveis japonesa Nissan equipará seu modelo de acesso, March (conhecido como Micra em alguns mercados), com sistemas de condução autônoma em um horizonte de 10 anos, segundo o chefe da unidade de veículos autônomos da marca, Stewart Callegari, em entrevista ao site AutoCar.


O executivo disse que o primeiro modelo a receber o sistema de condução autônoma da marca, chamado Propilot, será o SUV Qashqai, já em 2017. A partir daí, em menos de 10 anos será ofertado nos modelos de acesso da marca, o March/Micra. Isso significa que um carro de cerca de R$ 45 mil reais, em 2026, poderá contar com essa tecnologia (demonstrada nos vídeos abaixo).



O sistema Propilot chega em 2017 ao Nissan Qashqai marcando a primeira fase da introdução de tecnologia de condução autônoma nos carros da Nissan. Essa primeira versão do sistema será capaz de controlar a direção e os freios do carro em determinados tipos de estradas, como rodovias. Um segundo nível da tecnologia autônoma será lançada em 2018 , adicionando uma função de condução em rodovias com múltiplas faixas de rodagem.



A Nissan e sua parceira Renault deverão lançar 10 carros com tecnologia de condução autônoma até 2020. A marca japonesa não confirma, mas após Qashqai, o modelo que adotará o sistema Propilot será o Leaf, seu modelo totalmente elétrico, já em 2018.

Condução autônoma em carros esportivos fica para depois

A Nissan considera que a introdução de condução autônoma em carros esportivos vai demorar um pouco, visto que a prioridade de modelos como o Nissan 370Z e o GT-R é a performance. E os compradores desses carros querem estar no controle de seus veículos.


Assim sendo, a empresa considera a prioridade é a de colocar a tecnologia Propilot onde ela será usada com frequência. Não se espera que um dono de GT-R deixe um computador conduzir seu carro.

2 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. kkkkk, daqui a 10 anos os carros vão voar! kkkkk

    ResponderExcluir
  2. 45mil num carro autonomo em 2026? e ruim hein... daqui pra la do jeito q as coisas vao um popular 1.0 vai custar mais de 100mil

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem