Um exemplar do Fiat Mobi Like, pintado na cor Prata Bari, com preço sugerido de R$ 39.150 reais, chega para uma avaliação prolongada, no qual percorreremos mais de 3.000 km ao longo de no mínimo um mês, para considerações do sub-compacto em diversas situações de uso.

Fiat Mobi 2017 Prata - teste de longa duração

O modelo que está sendo avaliado veio de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travas elétricas, chave com tele-comando, banco traseiro bi-partido.

Fiat Mobi 2017 Prata - teste de longa duração

O carro foi abastecido inicialmente com etanol, mas ainda não temos dados de consumo aferidos. Segundo o INMETRO, este modelo consome 8,4 km/l de etanol em cidade, e 9,2 km/l em estrada. Com gasolina melhora para 11,9 km/l e 13,3 km/l, respectivamente.

Fiat Mobi 2017 Prata - teste de longa duração

A impressão inicial do Fiat Mobi é a de um carro com suspensão macia, ajustada para proporcionar conforto, e capaz de absorver as irregularidades da via, tornando o passeio agradável. Sentimos falta, apenas, do ajuste de altura do banco do motorista - item que é de série em todas as versões do Volkswagen Up!, seu principal concorrente.

Fiat Mobi 2017 Prata - teste de longa duração

Entretanto, o Mobi vem com ajuste de altura da direção, que permitiu encontrar uma posição de dirigir adequada, porém ao estilo Fiat, com o volante reto e posicionamento mais sentada, e mais elevada - diferenciado-se do Up!, onde as pernas fica mais esticadas e o corpo fica alocado mais baixo.

Fiat Mobi 2017 Prata - teste de longa duração

Os aspectos que chamaram a atenção positivamente nesses primeiros quilômetros são: silêncio interno, leveza da direção, ar-condicionado competente, conforto ao rodar, facilidade de manobras. No campo negativo temos um espaço traseiro exíguo e também de porta-malas.

Fiat Mobi 2017 Prata - teste de longa duração

Em relação à agilidade, observa-se que Mobi, apesar de 5 cm mais curto que o Up!, tem maior raio de giro Ademais, Outro ponto que notamos é o raio que é claramente maior que o do Up!, reduzindo sua agilidade em manobras urbanas.

Fiat Mobi 2017 Prata - teste de longa duração

Em relação ao desempenho, mesmo com o carro abastecido com etanol, é evidente sua menor agilidade em relação ao Volkswagen Up!. Ele é mais lento tanto em acelerações quanto em retomadas, com comportamento típico de carro 1.0, enquanto o Up! 1.0 MPI parece mais um carro com motor maior, entre 1.4 e 1.6.

Vídeo - Fiat Mobi Like - impressões iniciais



Conclusão

 O Fiat Mobi chega para uma avaliação prolongada, e as impressões iniciais apontam para um modelo agradável de ser conduzido, silencioso, porém com desempenho contido e espaço interno insuficiente para passageiros traseiros e bagagens.

10 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Boa sorte nesse mes, ficar tanto tempo num Mobi, nao deve ser nada facil..

    ResponderExcluir
  2. A falta de espaço no banco traseiro e no porta malas não são defeitos e sim características deste carro, com a sua proposta de urbano. O consumo este sim pode ser um grande defeito, pois deveria fazer uns 12-13 na cidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente espaço não é o pior dos problemas e sim o gasto excessivo de combustível em um carro que era para ser extremamente econômico.

      Excluir
  3. Quem tiver claustrofobia não tente utilizar o banco traseiro.

    ResponderExcluir
  4. Preço sugerido pela Fiat não é o preço praticado no caso do Mobi. Pagaram quanto, de verdade? Porque se pagaram isso, compraram muito mal. Tem Mobi com bônus em qualquer esquina.

    ResponderExcluir
  5. É uma avaliação prolongada do Mobi ou comparativo ?

    ResponderExcluir
  6. Fiat Mobi coloca motor 1.0 à prova no dinamômetro
    https://www.youtube.com/watch?v=KmZ-Vs-pXrc

    ResponderExcluir
  7. Gostaria que a Chery enviasse uma unidade do New QQ fabricado em Jacareí para um teste similar, seria o melhor comparativo possível pois este Mobi não me parece muito superior, se não for inferior ao New QQ... E pela relação custo-benefício o New QQ me parece bastante tentador, já este Mobi perdeu muita atratividade, pois esse modelo "intermediário" com um kit dignidade meia boca já beira os 37 mil temers .

    ResponderExcluir
  8. 3000km é longa duração, desde quando?
    De qualquer maneira, vale pela iniciativa e vai atestar o verdadeiro abismo que o separa de seu rival, o up!
    Á conferir

    ResponderExcluir
  9. Mobi é um carro de entrada para o poder aquisitivo do brasileiro.
    Up! é um carro de entrada para o mercado europeu. Ele é melhor que o Mobi? Sim, mas não atende ao principal requisito do segmento de entrada - preço e custo de manutenção. Por isso vende menos além de brigar com fox e gol que são mais espaçosos. Ou seja, fracassou mesmo sendo um bom produto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem