A General Motors está desenvolvendo um Chevrolet Corvette com motor central, que será lançado no início de 2019, marcado uma revolução em termos de engenharia do mais tradicional veículo esportivo norte-americano.

2017 Chevrolet Corvette C7

O Corvette é um dos mais antigos e tradicionais modelos da Chevrolet, e continua a atrair compradores em sua maioria mais velhos. A mudança para motor central do Corvette tem como objetivo atrair compradores mais jovens. Carros com motor central têm vantagem de peso sobre os de motor frontal (como é o Corvette agora), em parte, porque o sistema de transmissão é mais compacto e colocado mais centralmente no carro, melhorando a dirigibilidade durante a condução em alta velocidade.

2017 Chevrolet Corvette C7

Os planos de criação de um Corvette com motor central não são novos. Em 2017, a diretoria da GM mundial chegou a aprovar o projeto de desenvolvimento do Corvette com motor central, mas o programa naufragou em meio à falência da GM em 2009.

2017 Chevrolet Corvette C7

O Corvette tem sido o modelo de alta performance da GM ao longo de décadas, e mudança para um layout de motor central implica em uma grande alteração em relação ao modelo atual, o C7 (cujas imagens ilustram este artigo). Quase nenhuma peça poderá ser aproveitada, porque quase todos os principais componentes de um carro de motor central seriam totalmente diferentes.

2017 Chevrolet Corvette C7

Mudar de um esquema de motor frontal como o atual Corvette para um central implicaria a engenharia de um novo chassis, e de um novo sistema transaxle - a transmissão e eixo - para dirigir a potência às rodas traseiras, desenvolvimento de novos sistemas de refrigeração, ar condicionado, suspensão e uma carroceria totalmente nova.

2017 Chevrolet Corvette C7

Entretanto, um Corvette de motor central daria à GM um verdadeiro concorrente para o Ford GT, supercarro da Ford, que tem motor central, e também para supercarros da Ferrari, Lamborghini e Porsche.

2017 Chevrolet Corvette C7

Outra desafio será o de manter o carro acessível. Todos os supercarros com motor central têm preços iniciais acima de US$ 100 mil dólares - nos EUA. Entretanto, a Car and Driver americana relata que um Corvette de motor central teria custo em torno de US$ 80 mil dólares, pois usaria uma versão do motor V-8 do atual Corvette.

2017 Chevrolet Corvette C7

Por ouro lado, se o Corvette C8 "midengine" subir muito de preço, sustentado por um nível de desempenho superior, o atual segmento de mercado do Corvette poderá ser ocupado pelo Camaro ZL1, uma variante high-end do pônei car da Chevrolet, com motor V-8 de 640 cavalos associado a uma transmissão automática de 10 velocidades, que pode chegar a 100 Km/h 3,5 segundos.

Fonte Detroit News Fotos: Corvette C7 /

7 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Esse carro não pode ficar tão caro. Uma das grandes vantagens dos esportivos norte americanos é exatamente a relação Preço X Diversão.
    Lembro que um tempo atrás vi um vídeo do Head To Head de um Camaro Z/28 vs um Porsche 911 GT3, e obviamente o Porsche tirou mais de 1 seg de vantagem encima do Camaro, porém a diferença de preço entre os dois era de cerca de US$ 60 mil, o que já dá para comprar outro Camaro, aí no quesito preço não tem como bater os americanos.

    ResponderExcluir
  2. É bom mesmo a GM tentar fazer um Corvette que presta. Esse aí, com motor dianteiro, não dá pro cheiro nem para o Porsche 911 com motor de 370 cv.
    Isso é um pseudo-esportivo. Se fizer com motor central, vai melhorar bem, mas como o próprio Ford GT mostra, a engenharia da gordolândia está séculos atrás dos alemães. Então, melhorar, vai, mas chegar na Porsche, Lambo ou mesmo Ferrari, no way.

    ResponderExcluir
  3. O corvette é um ícone esportivo, se esse atual já é fantástico imagino um com motor central o desempenho que terá.

    ResponderExcluir
  4. Esse Corvette eu curto muito. tem câmbio manual e o preço pra um carro desse tipo é bem interessante. Uma pena não vir oficialmente pra cá.

    ResponderExcluir
  5. Carlos quem está na frente do WEC são os Americanos com o Ford GT e com o Corvette.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você ver o quanto eles estão atrasados, ne...kkkkkkkk

      Excluir
  6. Só uma dúvida. Alguns itens do painel desse Coverte, chave de seta e limpador, botão do vidro elétrico, são idênticos ao da minha S10. Seria isso bom pra mim ou ruim pro dono de um Corvete?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem