A quarta e totalmente nova geração do Ford Focus será lançada nos próximos meses na Europa, consubstanciando-se em um modelo global que será fabricado no México (Cuautitlán), Alemanha (Saarlouis), China (Chongqing), Tailândia (Rayong), Rússia (Vsevolozhsk) e Argentina (Pacheco), com início de produção começando ultimo trimestre de 2016. O modelo deixará de ser fabricado nos EUA, com sua produção sendo transferida de Michigan para Cuautitlán.

Ford Focus 2017

Assim como o modelo atual, que está no mercado desde 2010, o Focus IV deve ter um ciclo de vida de seis anos nos principais mercados do mundo. A nova arquitetura permitirá à Ford ofertar variações com tração dianteira ou integral, além de versões com propulsão puramente elétrica (EV) ou híbrida plug-in PHEV. Em termos de carrocerias, pode-se esperar versões sedã, hatchback de cinco portas e estate, além de um versão com entre-eixos alongado para o mercado da China.

Ford Focus 2017

Essa nova plataforma do Focus será indiscutivelmente a mais importante da Ford, uma vez que se tornará a base de muitos outros modelos, crossovers e SUVs.

Um concorrente para o Prius

Entre os vários modelos futuros derivados da nova plataforma do Focus, há modelos que estão sendo desenvolvidos para disputar o mercado com versões standard, híbridas e PHEV do Hyundai Ioniq, bem como variações do Toyota Prius.

Ford Focus 2017

Outra novidade será a terceira geração do Ford C-MAX e sua respectiva versão de entre-eixos longo, o Grand C-MAX, que serão fabricados na nova plataforma do Focus na Europa, mas apenas no final de 2017.

SUV´s

Finalmente, a nova arquitetura do Focus dará origem às novas gerações dos trigêmeos Escape / Kuga / Yihu até meados de 2018, que também serão oferecidos em versões FWD e AWD. Tais configurações serão lançadas na América do Norte, depois Europa (Kuga) e China (Yihu).

Ford Focus 2017

Fonte: Just Auto via Estadão / Fotos meramente ilustrativas do Focus MK3

23 Comentários

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  1. Agora sim um concorrente à altura pro Golf! Já tem o câmbio AT6, agora vai ter uma melhora no acabamento interno (ponto fraco do carro) e no espaço interno. Aí vai brigar com o Golf pra ver quem é o melhor medio, e quem sai ganhando é o consumidor!

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  2. O Focus atual, o MK3,5, ainda não chegou nem sequer no nível do Golf IV. Vamos ver se finalmente a Ford conseguirá fazer um carro do nível do finado Golf VIV com o Focus IV.
    Competir com o Golf VII está fora de questão. A engenharia automotiva da gordolândia em geral, e da Ford, em particular, está 20 anos atrasada em relação à da VW.
    Vc quer um Focus com o refinamento de um Golf 7? Espere mais uns 20 anos.

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  3. Me parto de dar risada com certos comentários... querem carro TOP mesmo, com acabamento de finíssimo trato? Vamos de carros luxuosos de 1 milha pra cima ... eu acho o acabamento destes carros médios em geral, todos muito bons, afinal, você não fica idolatrando o acabamentozinho em plástico ou em veludo na lateral da porta traseira... afff por favor, mais uma vez... gosto é gosto, carros neste segmento, GOLF e FOCUS são excelentes carros e não se pode desmerecer nenhum! Acorda... é o que comentei... tenha um GOLF para falar mal do Focus ou vice-versa.... isso para se ter opinião de DONO mesmo, senão... vá trabalhar para um dia poder comprar um carrão destes... falou ?

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    1. É desse jeito mesmo, pessoal só reclama e fala mau um e do outro, o carlos diz que a Ford não tem tecnologia, le mans com seu Ford GT manda lembranças a Porsche (que é do grupo VW), menos meu caro carlos beeeerem menos...

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    2. Ola Junior, sem querer entrar na discussao focus/golf/ carlos falando besteira, pois acho os dois otimos carros não diga que a Ford manda lembranças a Porsche com o Ford GT, pois foi a Porsche ganhou a categoria mais prestigiada de Le Mans....que é a de protótipos LMP1 com o Porsche 919 Hybrid na ultima volta quando o Toyota deu problema. Ou seja, os alemães tambem estão por cima...

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  4. Por esta e outras tantas que eu não saio da VW. Não faz um ano que lançaram o facelift do Focus (G3,5) e já vem mudança profunda. To fora!

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    1. Na vdd essa questão do facelift foi atraso da Ford Brasil, que lançou o Focus 3 aqui no momento que ele sofria esse facelift na Europa... E ano passado trouxe pra gente.
      Vale lembrar que agora que foi implementado o plano "one Ford" existe uma promessa que de um carro não ficará mais do que 18 meses desatualizados entres os diversos mercados.
      Aí eu te pergunto confrade, melhor sofrer com a mudança mais rápida do carro por conta de atender às atualizações de um mundo globalizado, ou conviver com um projeto defasado no seu mercado por 15 anos?

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    2. Nem um e nem outro.
      Na faixa de valores que os hatches e sedãs médios se encontram imperam o perfil tradicionalista e uma de suas principais solicitações são produtos confiáveis, duráveis e de bom pós-venda.
      Tecnologia e segurança são importantes, mas claramente num plano secundário por razão à ignorância deste público.

      Sendo otimista, esse Focus não chegará antes de 2018.
      Só espero que até lá a Ford BR tome vergonha na cara e melhores os padrões de qualidade de montagem de seus veículos, além de enterrar de ver o Powershift. Ou correr em tempo de oferecer uma 2ª geração devidamente confiável e durável [o que é extremamente remota] ...

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    3. Concordo Eddie, Ford e Fiat adoram fazer facelift e tirar carros de linha do "nada"! VW neste ponto é muito mais sóbria!

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    4. Bruno, o Charles disse tudo. E tem mais, o Golf 7 quando chegou no fim 2013 já tinha tudo que esse Focus G4 tem e que ainda vai chegar. Continuo nos VW. Prefiro carros com modelos longevoe e quando mudam é pra muito melhor.

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    5. Motor 1.6 do Golf vai ser outro mico.... AT6 no Golf TSI vai ser outra coisa que vai durar pouco... Todas mudam quando convém...

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    6. O fiesta existe no Brasil desde 95 e focus desde 98 ou 99, o ka desde 97, a ranger se naõ em me engano 94, saíram de linha escort e courrier, mas ao menos o escort saiu de linha para a entrada do focus que é superior.
      A volks tirou de linha o polo porque inventou o fox e subiu o preço do polo, como este não vendia mais nada foi sacado, na prática o polo foi substituído por um carro inferior que hoje é vendido pelo preço que custaria o polo.
      A ford tirou o voyage de linha para lançar novamente faz poucos anos, a ford tirou de linha a parati, tirou recentemente a kombi porque foi obrigada, era um dinossauro ambulante.
      Então, nos últimos 20 anos a ford não tirou mais carros de linha do que a volks.
      E sobre o golf está para saír um novo lá fora, o nosso irá ser modificado um ano após seu lançamento ou ficaremos com um modelo defasado?

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    7. A Ford deveria tirar todos os seus carros de linha.
      São todos de baixa qualidade e mal feitos. Nem os mexicanos se salvam.
      Há Fusion 0KM vindo do México com lataria desalinhada. Um absurdo.
      O EcoSport foi o único carro reprovado no teste de longa duração da 4 Rodas.
      O Ka é um carro tão boqueta no brasil, que escolheram o feito na India, e ainda ifizeram 2.500 modificações, para vende na Europa.
      O Focus é vendido no Brasil com cambio Powesshift, e esse cambio esta´sendo descontinuado na Europa.
      A Ford deveria ouvir os recados dos consumidores, que já a derrubaram para a 6ª posição: "seus carros são ruins".
      Melhora seria tirar tudo de linha mesmo e começar de novo.

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    8. kkk, faz me rir....
      A voks é que vende carros toscos como o gol e fox, carros que nem ao menos existem lá fora, até mesmo os dacia são bem aceitos lá fora e o fox foi expurgado pela volks européia.
      O golf veio para cá cheio de barateamentos, como cãmbio, suspensão e motorização, e por sinal coitados dos apezeiros que confiaram no golf msi, nem um ano de mercado e já será descontinuado pelo tsi, lamentável este tipo de atitude.
      Mais ainda com os motores vht que a volks se recusou a considerar um recall e tem até hoje ações na justiça para receber indenização por aquele triste caso.
      E não podemos esquecer do fox-arranca-dedo, quando a volks fez o recall somente porque foi obrigada, até o final bateu o pé afirmando que a o culpa era dos proprietários, enquanto para os modelos exportados oferecia um sistema completamente diferente que não cortava os dedos de ninguém.
      Meu ponto é que nenhuma é santa, todas elas estão se lixando para nós, fazem o mínimo possível para conseguir vender seus carros.

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    9. Eddie, não estou defendendo a Ford e sim lembrando a estratégia q ela tomou. Eu nesse momento prefiro a VW pelo simples fato de hj termos um bom produto no mercado que é o Golf G7. Mas boa parte do portfólio está defasado, sem competitividade e precisa urgente de mudança q ela não faz, como a linha Gol, Fox, Jetta....

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    10. O problema do golf é que o único modelo interessante custa na versão automática básica quase 100k, abaixo disso somente este terrível 1.6 que consegue ser mais lento que o focus que já não anda muita coisa.
      Se tu quiser comprar um golf de NOVENTA MIL REAIS ele terá este motor 1.6, agora espera-se que o turbo venha logo, mas ainda assim será fraco para um carro de noventa mil reais.
      O golf deveria ter as versões highline e confortline com o 1.4 tsi e uma versão trendiline sim com o 1.6 ou o 1.0 tsi.

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  5. O Focus e o Golf ambos tem problemas sérios no Brasil...

    1 - Focus: Tem sérios problemas no câmbio, e muitas pessoas reclamam disso.

    2 - Golf: Mecanicamente perfeito. O problema do Golf está no preço. Bem caro.

    Talvez por esses motivos, tanto Focus como Golf estão vendendo tão pouco no Brasil. São ótimos carros e mereciam ter uma atenção maior do consumidor. Também acho que os novos SUVs ( HR-V, Renegade ) e outros que vem por aí estão "roubando" a clientela desses carros ( Hatches Médios). Particularmente eu prefiro Golf e Focus, mas tem pessoas que estão achando esses "falsos utilitários" (HR-V e Renegade) melhores. Uma pena.

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  6. O Focus e o Golf ambos tem problemas sérios no Brasil...

    1 - Focus: Tem sérios problemas no câmbio, e muitas pessoas reclamam disso.

    2 - Golf: Mecanicamente perfeito. O problema do Golf está no preço. Bem caro.

    Talvez por esses motivos, tanto Focus como Golf estão vendendo tão pouco no Brasil. São ótimos carros e mereciam ter uma atenção maior do consumidor. Também acho que os novos SUVs ( HR-V, Renegade ) e outros que vem por aí estão "roubando" a clientela desses carros ( Hatches Médios). Particularmente eu prefiro Golf e Focus, mas tem pessoas que estão achando esses "falsos utilitários" (HR-V e Renegade) melhores. Uma pena.

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  7. Quando o Focus ST vem para o Brasil pra competir com o Golf GTI? Nem pergunto sobre o RS, pois se nem o Golf R vem, o RS é que não vem mesmo.

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  8. A nova geração vai levar o Focus novamente ao topo do ranking

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    1. Falou a mãe Dinah, que já testou o carro na pista de testes em Deaborn, Michigan.

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    2. A segurança que sinto ao dirigir o focus é imbatível.As médias horárias que consigo fazer nas viagens são insanas. E chego com corpo descansado após 8h de viagem. Focus é Focus, o resto.... é golf

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