A crise política e econômica pela qual passa a Venezuela tem efeitos dramáticos em toda a sociedade, e o mercado automotivo não é diferente, tendo entrado em colapso.


Segunda a CANEVEZ, Câmara Automotiva da Venezuela, ao longo do últimos doze meses foram vendidos 8.317 veículos, queda de 93,11% relativamente aos doze meses do período anterior. Em junho deste ano foram vendidos apenas 243 veículos, todos de produção local, pois a Venezuela proíbe a importação de carros prontos. Esses 243 carros encerram uma queda de 87,1% sobre o mês de maio, quando se vendeu 1.884 unidades.


O mercado venezuelano absorveu no primeiro semestre de 2016 1.704 veículos, redução de 84,5% sobre os já deprimidos 10.972 veículos vendidos no primeiro semestre de 2015.

A Venezuela conta com sete fabricantes operando localmente, mas o cenário de produção é também devastador: produção de apenas 323 unidades em junho, queda de 82,83% sobre junho de 2015. No primeiro semestre foram produzidos 1.550 unidades - 85,81 menos que no mesmo período de 2015.

Ranking de marcas - primeiro trimestre de 2016

Rank MarcaQ1 - Vendas
1Ford663
3Iveco42
2Mitsubishi56
4Chevrolet27

Ranking de modelos - primeiro trimestre de 2016

RankModeloQ1 - Vendas
1Ford Explorer310
2Ford Ecosport130
3Ford Fiesta63
4Mitsubishi L30028
5Mitsubishi Canter24
6Iveco Daily21
7Chevrolet Aveo14
8Toyota Fortuner8
9Chevrolet Cruze7
10Toyota Hilux6

Ranking de produção (primeiro semestre de 2016)

Marca
ACUMULADO
Δ
20152016
FCA VENEZUELA, LLC10380-100,0%
FORD MOTOR DE VENEZUELA1164147526,7%
GENERAL MOTORS 33670-100,0%
IVECO VENEZUELA32922-93,3%
MACK DE VENEZUELA21353-75,1%
MMC AUTOMOTRIZ25320-100,0%
TOYOTA DE VENEZUELA22790-100,0%
PRODUÇÃO TOTAL109221550-85,8%

Com informações: [Auto Data] Focus2Move

18 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Este é o resultado da política econômica num país onde o socialismo sulamericano fincou bandeira. Assim como na indústria automobilística, em todos demais segmentos da economia o bolivarianismo conseguiu destruir a Venezuela. E ainda teve gente por aqui que apoiava este pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que apoiava não, que apoia... e vai piorar até apenas tenham carroças.

      Excluir
  2. O Brasil estava caminhando para isso aí com o PT. Felizmente o processo de destruição do Brasil que estava sendo operado pelo PT/Lulla/Dilma foi interrompido a tempo, e agora, o Brasil já está começando a voltar ao caminho da properidade.
    Com 2 meses de Temer, o mercado automotivo brasileiro já estancou a queda e já deu sinais de recuperação..com crescimento de 2% em junho.
    Parabéns ao presidente Temer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto não destruírem o ridículo Inovar Auto, não melhora de novo. Mercado bom é de concorrência livre.

      Excluir
    2. pior é que lula com maior cara de pau quer voltar a ser eleito de presidente... pelo amor de deus, esse lula não vai pra frente porque cabeça de lula é limitado, visão retrograda, esse tal de lula é antigo e não presta pra ser presidente... queria que o temer continuasse a ser presidente mas ele nao quer continuar, só vai parar até 2018...

      Com temer, tá fazendo efeito no brasil de forma positiva!

      E Lula e Dilma? humrum, esquece.. são ultrapassados e com mente atrasada, negocio que só sabe de "roubar" e "mentir"

      Excluir
    3. O cenário só vai alavancar, mesmo, quando a presidAnta for definitivamente expurgada e o chefe da quadrilha for enjaulado.

      Excluir
    4. Caro amigo, ainda é muito cedo para comemorar qualquer coisa. O brasil ainda vai de mal a pior. Números bonitos são divulgados para ficar parecendo q as coisas estão acontecendo. Cortes de gastos no setor publico, metas de inflaçao bem abaixo de 2015, e bla bla bla. E o governo fazendo suas medidas e ajustes para chegar a interesses próprios. Vamos abaixar a cabeça e esperar um milagre, pois quem sabe em 2017 possamos falar algo de bom desse governo.

      Excluir
  3. A Venezuela é mais uma vítima desses governos populistas de esquerda sul-americanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a situacao da venezuela e mais seria do q se imagina, nao e so o maduro q tem governo comunista, todos os politicos de la, a policia, exercito, a lei, advogados, promotores, juizes... tudo la e do lado do comunismo e aqui no brasil se nao tomar cuidado pode ser tudo comunista tmb mas ainda bem q ainda existe gente limpa do lado da justiça e que toma conta da defesa justa do nosso pais como o exercito

      Excluir
  4. O problema da esquerda típica é que só o discurso é lindo, a realidade é totalmente contrastante, e a culpa pelo fracasso é sempre dos outros. Espero que a população tenha aprendido a identificar o engodo e não caia na tentação de votar no PT nas próximas eleições (ao menos enquanto o PT não mudar de rumo, e passar a aliar a prática ao belo discurso que sempre teve ao longo dos anos).

    ResponderExcluir
  5. O que mais me preocupa é esse bando de universitário filhinho de papai falando #voltaquerida e só se preocupando com causas de minoria, em vez de estudar, pesquisar e se desenvolver profissionalmente à altura da produção internacional...

    O estrago dessa última década foi grande... Com um bando de esquerdinha idiota perdendo o nosso tempo... Ninguém assume as bandeiras essenciais, como escolas de qualidade (no norte e nordeste também), formação profissional, melhorias nas logísticas de transportes, investimento em tecnologia para empregos de qualidade, enfim, todo um avanço da sociedade que, no final, acabará ajudando na cultura e na educação das pessoas, reduzindo, assim, o preconceito e outras idiotices... Os trouxinhas vão apenas no final do processo, com cotas e resoluções pontuais, mascarando o problema...

    Ainda tem um chão para o brasil escapar da "venezuelização", mas o primeiro passo está sendo dado (isso, se o senado não se vender e desistir de tirar a véia; isso se o mula não escapar do Moro, se candidatar em 2018 e o brazuca + a manipulação das urnas colocarem ele de volta).

    Vamos torcer para esse primeiro passo der certo e para o brasileiro aprender a estudar e trabalhar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, só para esclarecer, não tenho nenhuma preferência política... Não é viável defender nenhum candidato, eleito ou partido nesse país... Mas sempre há os "mais piores dos ruins"... Mula, Anta e Pt são essa escória...

      Excluir
    2. nenhum politico merece a confiança do povo, precisa mudar rapidamente tudo q estamos vendo nao so em brasilia mas em todo o país

      Excluir
    3. nenhum politico merece a confiança do povo, precisa mudar rapidamente tudo q estamos vendo nao so em brasilia mas em todo o país

      Excluir
  6. Só mesmo na Venezuela que a FORD consegue o 1o lugar!!

    ResponderExcluir
  7. Os venezuelanos vão precisar de um novo Pérez Jimenez para se reerguer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem