A Revista Quatro Rodas, em sua edição "Melhor Compra 2016", apontou o Hyundai HB20 1.0 Comfort Plus como a melhor opção de compra até R$ 40 mil reais, ficando com o VW Gol 1.0 Trendline como segunda opção, e o Fiat Siena EL 1.4 em terceiro. Neste artigo vamos compará-los em aspectos de custos e técnicos.

Hyundai HB20 1.0 x Volkswagen Gol 1.0 2017

Hyundai HB20 1.0 Comfort Plus

O Hyundai HB20 mais acessível é o 1.0 Comfort Plus, precificado em R$ 41.655 reais, trazendo de série ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção hidráulica, Rádio com conexão Bluetooth®, MP3 e streaming, volante com comandos multifuncionais, travas elétricas nas portas e porta-malas, vidros elétricos dianteiros com função one touch (descida) para motorista, além de ABS + EBD e duplo airbag frontal (obrigatórios por lei).

Hyundai HB20 1.0 Comfort Plus 2017

O HB20 oferece 5 anos de garantia, conta com motor de três cilindros moderno e transmissão de cinco marchas. No quesito segurança, conta com ISOFIX para fixação de cadeiras infantis, e obteve 4 estrelas (de 5 possíveis) no teste de segurança do Latin NCAP .

Hyundai HB20 1.0 Comfort Plus 2017 - interior

Em termos dimensionais, mede 3,92 metros de comprimento, 2,5 metros de entre-eixos, 1,68 metro de largura e 1,47 metro de altura. O porta-malas comporta 300 litros.

VW Gol 1.0 Trendline 4 portas Completo

O Volkswagen Gol 1.0 Trendline 2017 é mais barato, partindo de R$ 34.250 reais, mas para se igualar ao HB20 Comfort Plus em termos de equipamentos, é necessário acrescentar o ar-condicionado (R$ 2.880 reais), pacote 4 portas (R$ 1.940 reais) e o sistema de áudio Interative Media (R$ 861 reais), resultando em um preço final de R$ 39.931 reais.

Volkswagen Gol 1.0 Trendline 2017

O Gol 1.0 Trendline ainda oferece como opcional ao Interative Media, o sistema multimídia Composition Touch, que tem sistema de espelhamento de tela de celular com MirrorLink, que projeta a tela do smartphone na tela do sistema do carro.

VW Gol 2017 1.0 Trendline - interior

Com esse recurso, seu preço vai a R$ 40.872 reais, ainda assim mais barato que o HB20 Comfort Plus.



O Gol mede 3,89 metros de comprimento, 1.65 metros de largura e tem distância entre-eixos de 2,454 metros. Seu porta-malas é de 285 litros.

Fiat Siena EL 1.4

A revista Quatro Rodas relacionou o Fiat Siena EL 1.4 como terceira melhor opção até R$ 40 mil reais, porém no preço básico do Siena, R$ 39.600 reais, o modelo não vem nem com direção hidráulica e tampouco ar-condicionado, itens que compõem o pacote Celebration 2, de R$ 6.545 reais, e leva o preço do sedã a R$ 46.155 reais.

Fiat Siena EL 1.4 2016 x Hyundai HB20 x VW Gol

Dessa forma, como é inviável hoje comprar um carro sem tais recursos de conforto, o Siela EL 1.4 fica inviabilizado na comparação. Há, porém, o Siena EL 1.0 que, com tais itens, sai a R$ 43.115 reais.

Comparativo - desempenho (azul no melhor resultado, vermelho no pior)

Medições 4 Rodas (gasolina)VW Gol 1.0 12V 2017 Hyundai HB20 1.0
0 a 100 Km/h [s]16,5016,10
0 a 1000 metros [s]37,3037,40
40 a 80 Km/h [s]10,409,60
60 a 100 Km/h [s]16,7017,30
80 a 120 Km/h [s]29,3025,90
Consumo urbano [Km/l]13,0011,90
Consumo rodoviário [km/l]17,2015,50

Comparativo de custos até 60.000 km

Assim com fizemos no comparativo dos modelos até R$ 37 mil reais (veja aqui), a tabela a seguir traz o custo total dos modelos levando-se em consideração um horizonte de 60.000 km. Esse valor é composto pelo preço do carro, custo das revisões, custo de seguro em 5 anos, custo da cesta de peças e gastos com gasolina (levando-se em consideração o preço do litro em R$ 3,80 reais).

CustosHyundai HB20 Comfort PlusVW Gol 1.0 Trendline 4 Portas CompletoFiat Siena 1.4 EL
PreçoR$ 41.655R$ 39.931R$ 46.155
SeguroR$ 1.885R$ 1.430R$ 1.594
Cesta de peçasR$ 3.078R$ 2.755R$ 3.280
Custo de revisões - 60.000 kmR$ 2.533R$ 2.518R$ 3.216
Consumo médio etanol [km/l]9,139,487,84
Consumo médio gasolina [km/l]13,2213,6211,57
Gasto com gasolina - 60.000 kmR$ 17.247R$ 16.740R$ 19.715
Custo Total em 60.000 kmR$ 73.938R$ 69.094R$ 80.336

O quadro acima mostra que o VW Gol 1.0 Trendline completo é o modelo mais barato ao longo de 60.000 km, com custo total de R$ 69.094 reais - R$ 4.844 reais a menos que o custo total do HB20 1.0 Comfort Plus, e R$ 11.242 reais mais em conta que o Siena EL 1.4.

Conclusão

Hyundai HB20 2016 1.0 Comfort Plus

O Hyundai HB20 Comfort Plus é o modelo mais moderno, seguro e de maior apelo visual entre os comparados, enquanto o VW Gol 1.0 Trendline mostra-se uma opção racional, pois é mais barato, tem custos de manutenção mais baixos, menor consumo, maior desempenho, e oferece diferenciais como a central multimídia com espelhamento de tela.

43 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. 70000 um gol 1.0 completo.... que fase amigos...que fase...

    ResponderExcluir
  2. Na Newtec em Caicó está 42.500 o Gol 1.6 Trendline completo.

    ResponderExcluir
  3. Bom entre um Gol e Up vou de Up acho mais agradavel de dirigir, posição boa
    Assento melhor, tem uma construção mais rigida, o inconveniente é o preço o que limita-o
    Ah em Sorocaba/Sp vi promoção do Mobi a 29,9K

    ResponderExcluir
  4. 70.000 é o que se gasta, para adquirir manter e abastecer durante 60.000 km.

    ResponderExcluir
  5. HB20, sem pestanejar!
    Todos os carros de entrada tem vastas deficiências, mas o HB20 está num patamar acima de Gol e tb do Fox...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pq a GM pratica valores mais competitivos.
      Em similar preço ao HB20, o Hyundai leva a melhor...

      Excluir
    2. O Hb é superior ao gol, mas o vejo pau a pau com o fox apesar do câmbio automatizado. Agora nesse comparativo n há dúvidas, o q o hb oferece de série, no gol tem q encher de opcionais.

      Excluir
    3. Tá falando bobagem. O Fox e superior ao HB20 em tudo

      Excluir
    4. O pessoal fala que a GM pratica descontos, mas basta observar o site ofertasvw que vocês veram os descontos, GOL 1.6 completo 42.500

      Excluir
    5. Djalma, não é isso que o mercado nos mostra.
      Desde que HB20 chegou, coloca o Fox no bolso e leva para dar 2x. Às vezes, 3x todos os meses ...

      Excluir
  6. Só esqueceram de mencionar que no caso do Gol, que dizem ser mais barato, mas não vem com volante multimídia, isofix, computador de bordo, e tem um acabamento pior que o do hb20, sem contar que hb20 é o segundo carro mais vendido do País, então, de racional o gol não tem nada amigos... Mas ainda é um carro bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o HB20 não tem central multimídia, que vem no Gol, que é a central composition touch, com tela sensível ao toque e espelhamento de tela. O Gol ainda é mais robusto, pois o HB20 com mais de 20.000 fica parecendo a Sapucaí de tanto ruído interno.
      Posição de dirigir do Gol é melhor também, e acabamento do Gol (montagem) anos luz na frente do Hb20.
      E Gol é mais econômico e muito mais barato. Gol = compra inteligente.

      Excluir
    2. Que argumentos! Segurança em segundo plano, então? O que importa é telinha touch! E se diz intelectual! Parabéns!

      Excluir
    3. BR gosta é de telinha! Airbag o vizinho não vê

      Excluir
    4. Kkkkkkkkkkk. Ai carotinha, vc torna meu dia mais feliz com a sua insignificância. Eu te imagino uma criança de 4 anos falando com os amiguinhos que os seus brinquedos sempre são mais legais. O pior que no nosso mundo real nem brinquedo vc tem.

      Um dia um amigo dos comentários mencionou q optou por um prisma à um up pq a mulher gostou do interior do gm e principalmente do my link. E advinha o q vc falou?
      E agora no gol a telinha é argumento?

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Continua carlotiha, que é muito bom rir de vc

      Excluir
  7. Além de todos os detalhes técnicos (segurança, desempenho, consumo), que, na maior parte, favorecem o HB20, podemos destacar, também, sua beleza interna e externa e a qualidade de produção e montagem. Tudo isso, deixa o gol no chinelo, Tadinho!

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Certamente a melhor aquisição.

      Excluir
    2. Certamente a melhor compra.

      Excluir
    3. Favor ler o título antes de relinchar.
      O comparativo é até R$ 42 mil. O Etios custa muito mais que R$ 42 mil.
      E ainda vem muito pelado na versão X.
      O Etios só vale a pena o at. O MT é bem boqueta.

      Excluir
    4. O Etios 1.3 X é bem menos boqueta que o Gol, ao menos vem com 4 vidros elétricos, cintos e encosto de cabeça para todos os ocupantes e Isofix, opção de cambio 6mt ou 4at, coisas que nem um Gol Highline oferece, alem de um motor mais moderno e econômico. Este sim, a verdadeira compra inteligente, excelente opção frente a Gol 1.0 ou 1.6

      Excluir
    5. Você tão discordando do Carlos e falando a mesma coisa, qye comoensa mais o etios automático...

      Excluir
    6. ETIOS MANUAL 6 MARCHAS 2017 está sendo vendido a R$ 39.990 nas concessionárias. No entanto o preço de tabela é de 44 mil.
      Vou de Etios fácil fácil!!!

      Excluir
  9. Gostaria de um conselho. Acha que compensa esperar o preco do onix 2016 com a chegada do 2017 pra comprar um automatico ou melhor comprar um 1.0 manual 2017?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc deseja ter um auto nem pensar em manual. Mas sabedor que vais optar por uma geração inferior bastante defasada.

      Excluir
    2. Ôxe, se for pra encarar os congestionamentos do dia-a-dia, melhor o autimático.

      Excluir
  10. Nem um nem outro,prefiro um seminovo 2.0 q é muito mais seguro

    ResponderExcluir
  11. A melhor opção é até 42 mil é o ford ka, gol é uma velharia com emblema da vw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andei num Ka que não tinha nem regulagem de altura no banco do motorista. Dos 3 modelos citados eu não compraria nenhum.

      Excluir
  12. Levaria o Gol pra casa se ele tivesse o 1.0 TSI
    A vw não quer colocar esse motor nele, só na baratinha do UP

    ResponderExcluir
  13. O que a fiat e a vw faz com os consumidores em relação à opcionais é uma afronta ao suor do cidadão para comprar um carro. No final das contas a tabela fipe é a mesma para um carro que foi comprado sem e com opcionais.
    Ford e gm os carros têm versão fechada e PONTO. Se vc estiver comversando com qualquer pessoa que tenha um onix lt at, todos serão iguais....

    ResponderExcluir
  14. Concordo com a compra,HB20 é moderno e confortável e com nível de acabamento, o gol, é uma compra mais racional e não perde em nada para o HB20. fica a critério do cliente mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Depois dessa chega de internet por hoje.

    ResponderExcluir
  16. Em que cidade o seguro do gol é 1500???? Isso é possivel só se for interior sem indice de criminalidade. Aqui em São Paulo, o seguro do gol é 3000 se pechinchar muito.

    ResponderExcluir
  17. as melhores compras ate 42mil sao o etios, hb20, onix e up! ,ponto final pois o resto e lixo

    ResponderExcluir
  18. Estou em dúvida na compra do HB20 comfortplus e do Novo Gol 2017 confortline, li em alguns sites que o problema maior é o atendimento da Hyundai, demora muito quando se precisa de uma peça, conserto e nem sempre resolvem o problema. Já a Volkswagen é mais fácil a manutenção.

    ResponderExcluir
  19. Golzinho passou o hb20 em alta no 0 a 1000 metros volks é foda

    ResponderExcluir
  20. Isso ai ta errado emmm .. hb20 não tem isso de consumo nem em outro mundo ! Ele faz bem menos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem