A Fiat Chrysler do Brasil recebeu, esta semana, juntamente com 21 (vinte e um) outros modelos, o prêmio Red Dot Design Award, categoria "Veículos e Acessórios" pelo projeto do Fiat Toro. Trata-se de uma tradicional condecoração na área de design, atribuído a produtos que se destacaram nesse aspecto. A cerimônia de premiação ocorreu em Essen, Alemanha.


O projeto da Fiat Toro foi submetido ao júri do Red Dot Award – Product Design, que concedeu o prêmio à Fiat Toro, juntamente com 80 outros produtos na categoria "Veículos e Acessórios". A Fiat Toro não foi, porém, a vencedora na categoria "Carros de Passageiros" na categoria "Veículos". O modelo escolhido como "The Best of the Best" (veja aqui) na categoria na qual concorreu a picape brasileira foi o Kia Optima.


Em 2016, foram inscritos cerca de 5,2 mil projetos, de 57 países, divididos em 31 categorias, que vão de artigos de moda a eletrônicos e móveis.Os projetos premiados passam a fazer parte do acervo permanente do Red Dot Design Museum de Essen, que reúne cerca de 2 mil trabalhos de 45 países em uma antiga casa das caldeiras de uma mina de carvão tombada pela Unesco. O local é visitado por 150 mil visitantes anualmente.


O concurso é organizado pelo Design Zentrum Nordrheim Westfalen, sediado em Essen e fundado em 1954. Um dos mais tradicionais e relevantes centros do mundo, a instituição se dedica à pesquisa, difusão e qualificação do design internacionalmente.

Vencedores da categoria "Veículos e Acessórios"

Além do Kia Optima, vendedor da categoria, o Red Dot Design 2016 foi atribuído também a diversos outros veículos de todos os tipos, como barcos, motocicletas, aviões, pneus, tratores. No categoria "Carros de Passageiros" os seguintes modelos foram premiados:

Mercedes-Benz Classe C Coupé


Ferrari 488 GTB (categoria carros esportivos)


BMW X1


Citroen Space Tourer


BMW Série 7


Hyundai IONIC AE


Kia Sportage


BMW M2 Coupe


Peugeot Traveller


Audi Q7


McLaren 570S (categoria carros esportivos)


Audi A4


QOROS 3 City SUV


Borgward BX7


Volvo S90


MINI Clubman


ŠKODA Superb Combi


Audi R8


Genesis G90


smart fortwo Cabriolet


Kia Optima


Fonte: Red Dot DE

19 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Quais veículos ficaram entre os 10 primeiros?

    ResponderExcluir
  2. Não ficou claro em qual subcategoria a Toro ganhou ou se ela foi campeã entre os veículos. De qualquer forma é bem merecido ela é realmente muito bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fiat Toro não foi a campeã em nenhuma categoria. Ela foi premiada, mas o vencedor na categoria dela foi o Kia Optima.

      Excluir
    2. Carlos, quer dizer que a Fiat não ganhou em nenhuma categoria? Assim como a Volkswagen?

      Excluir
  3. É, italianos e coreanos invandindo a Alemanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos 22 premiados na categoria veículos, 11 são alemães, 2 italianos, 5 coreanos, 1 sueco, 1 chinês, 1 inglês e 2 franceses.

      Excluir
    2. Dos 11 alemães premiados, nenhum Volkswagen... Para desespero do Carlos...

      Excluir
    3. Povo é analfabto e não sabe contar.
      Na lista dos 11 alemães, três são do grupo VW: Audi A4, ŠKODA Superb Combi e Audi R8. O grupo VW é o que tem o maior número de premiados.

      Excluir
    4. Na realidade, são 4 carros do Grupo VW premiados:

      Audi A4, ŠKODA Superb Combi, Audi R8 e Audi Q7. Disparado o grupo VW é o que tem o maior número de premiados.

      Excluir
    5. Eu falei de carros que levam a chancela Volkswagen, independente de grupos. Agora se você quer entrar nessa categoria, sugiro que reveja suas contas. O grupo Hyundai-Kia (que inclui o Genesis G90), igualmente levou 4 prêmios. E o grupo BMW-Mini? Também mais 4! E agora, Carlos, Quem não sabe fazer conta?

      Excluir
    6. VW nao teve nenhum destaque mesmo, achei estranho

      Excluir
  4. É definitivamente cada um tem seu gosto.

    ResponderExcluir
  5. Primeiro carro nacional a receber o prêmio, parabéns FCA do Brasil, parabéns a todos que participaram do projeto, este foi um golaço de placa na história da industria automotiva nacional.

    ResponderExcluir
  6. Uma premiação que coroa o talento alemão, antes de tudo. A equipe de design da Fiat é comandada pelo Peter Fassbender e o da Kia por Peter Schreyer. Como são protecionistas! rs
    De todos os carros da lista, prefiro o design do R8. Parece-me o mais original e de maior personalidade.
    Definitivamente não entendi a escolha do Kia Optima como o The Best of The Best. Até o Kia Sportage é mais interessante que ele!
    Parabéns à Fiat pela conquista. Estreou na categoria e já levou o prêmio de melhor design entre as picapes, pelo visto. Será um bom cartão de visitas para alçá-la em outros mercados. O Red Dot Design é uma das premiações mais importantes do mundo da área. Agora a picape brasileira fará parte do acervo permanente do Red Dot Design Museum de Essen.
    O curioso é que a Toro lembra mais os carros da Citroën... Viva a globalização! rs





    ResponderExcluir
  7. Essa ficou dificil de entender, o kia optima ganhou na categoria da toro, como um sedã esta na categoria das picapes?? São conceitos de design diferentes em formas quem dirá nos detalhes

    ResponderExcluir
  8. Falem o que quiser mas não consigo achar melhor design do que os carros do grupo volkswagen, os carros da audi não cansam. Você pode olhar, olhar, olhar durante anos esse design não cansa os olhos, os volkswagen seguem o mesmo principio. Vide o hb20 ele é impressionante, mas depois de um tempo você cansa de ver ele todo vincado, agora veja um jetta é o mesmo design de alguns anos mas ainda sim é muito mais apreciado ao olhar do que por exemplo um civic que ja esta todo carregado no design, os primeiros new civic são bem mais "bonitos" do que os restilizados ou mesmo esse novo civic que logo dará as caras.

    ResponderExcluir
  9. Estranho ninguém ficar contente por projeto tupiniquim ter ganho. Enfim, na terra do Pelé havia mais fãs de Maradona.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem