A Fiat Chrysler do Brasil informou que suspendeu a produção de três modelos em sua linha de produção de Betim (MG): Idea, Bravo e Linea. Segundo o comunicado, não se trata de retirada de linha, mas de suspensão temporária, e que a fabricação de tais modelos voltaria, de acordo com a demanda. Entretanto, apesar de não contar com confirmação oficial, o fato é que carreira desses três modelos chegou ao fim.

Fiat Linea 2017

O Idea chegou ao mercado em 2005 e desde então, sem grandes atualizações, vem sucumbindo perante modelos mais modernos. Neste ano foram emplacados 1,9 mil unidades do mono-volume, enquanto em 2015 foram 4,8 mil ao longo do ano inteiro.

Fiat Idea 2017

A pior situação de mercado é do Linea, sedã médio que jamais conseguiu se estabelecer no segmento. Em 2016 apenas 948 exemplares foram emplacadas, enquanto em 2015 inteiro foram 2,4 mil exemplares - menos da metade do que vendo o Corolla em um mês.

Fiat Bravo 2017

E finalmente há o Bravo, que chegou em 2010. Em 2015 emplacadas 2,8 mil unidades. Em 2016 só há registros em janeiro (311) e fevereiro (90). Depois disso, zero.

X6H e X6S

A Fiat pretende substituir toda sua gama no Brasil até 2018, e para isso prepara um novo Hatch, conhecido pela sigla X6H, que será apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.

Fiat X6H chega para substituir o Punto

Esse novo modelo colocará em xeque a existência de Punto e Palio, que deverão sair de linha em seguida.

Fiat X6S substitui o Fiat Bravo

Na sequencia, o X6S, sedã dele derivado, surgirá em 2017, para colocar um fim na carreira do Siena.

40 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Já vão tarde! Disparado os piores de suas categorias! Basta olhar para o lado para encontrar coisa melhor! A Fiat, a exceção de dois espasmos chamados Tempra e Marea, nunca foi marca de ponta em tecnologia e inovação, sempre se vangloriou em ser a nº1 em vendas comercializando suas carroças 1.0 pé de boi.
    Até a sociedade com a Jeep não ajuda, onde todos os pontos fracos da dupla Renegade/Toro são genuinamente FIAT, a começar pelo motorzinho manco.
    A Ford ainda engana muita gente desavisada que acha que a marca vende carros bons e modernos por aqui, mas a FIAT... essa não engana mais ninguém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peraí, man, só uma observação quanto a seu comentário: em relação à Ford tem o fusion, que é show, em matéria de sedãs grandes. Não acha? (A não ser que se refira aos outros segmentos.)

      Excluir
    2. Fusion... Um olhar atento verá as falhas grotescas.

      Excluir
    3. Desculpe insistir, até porque o assunto aqui é outro carro. Mas,como aguardo, ansioso, a chegada do Fusion 2017, para trocar de carro e comprá-lo, peço que indique sucintamente algumas "falhas grotescas", para eu considerar, na avaliacao de um possivel negócio.

      Excluir
    4. Vá de Passat Anderson e seja muito mais feliz!!

      Excluir
    5. Pontos objetivos:
      Alinhamento da carroceria, repare e verá. Acabamento do carro, compare com outros modelos de marcas premium com preços similares e verá.

      Ponto subjetivo:
      Design exagerado

      Excluir
    6. Desculpe insistir, até porque o assunto aqui é outro carro. Mas,como aguardo, ansioso, a chegada do Fusion 2017, para trocar de carro e comprá-lo, peço que indique sucintamente algumas "falhas grotescas", para eu considerar, na avaliacao de um possivel negócio.

      Excluir
    7. Esse André não passa de um hater e fanboy da vw

      Excluir
    8. Anderson, você não considera um Passat?
      Muito mais carro que o Fusion!
      Muito mais bem acabado que o Fusion!
      Muito mais novo que o Fusion (carro totalmente novo - plataforma MQB - enquanto Fusion apenas passou por um facelift de meia idade e de gosto dividoso em minha opinião)!
      Motor do GTI com câmbio DSG6 primoroso!
      Em minha opinião, de longe muito mais bonito que o Fusion, com linhas sóbrias, elegantes e modernas.

      Excluir
    9. Só para acrescentar, eu moro na Alemanha e o Fusion é bem vendido aqui, mas não exatamente por suas qualidades e sim porque aqui é mais barato que os similares alemães, mais econômico e de manutenção mais barata. No mais não se compara seu acabamento e silêncio de rodagem aos alemães.

      Excluir
    10. Então, Leandro você conhece o Fusion e a concorrência. Não se pode compará-lo aos alemães. Você está escolhendo-o pelo custo x benefício, que não acredito seja tão melhor.

      Excluir
    11. RODRIGO A, agradeço a gentileza do comentário e até peço que comente mais, se quiser, mas, pelo amor de Deus, amigo, já que você sugeriu, deve saber o preço de um Passat zero (estou falando de carros zero). No site da VW, a versão Highline parte de R$162.000,00, mais ou menos. Se eu colocá-la ao nível de equipamentos de um Fusion, aí encosta nos R$175.000,00. Não tenho esse todo dinheiro para dar num carro e, se tivesse, com todo o respeito aos que não pensam assim, JAMAIS O DARIA NUM PASSAT. Se eu "conseguir" comprar um Fusion preto AWD/2017, já está ótimo. No mais, acho conservador demais o interior dos carros da Volskwagem. Eu deveria envelhecer mais para me adaptar ao estilo de um. Quanto aos carros alemães, repito a menção ao respeito a quem pensa diferente, mas acho bobagem andar de versões de entrada de modelos AUDI, a preço de sedã grande completaço.

      Excluir
    12. Anderson, sempre numa conversa de alto nível. Não sou hater, como fui acusado, todavia Ford, Fiat, GM e Renault são montadoras que têm problemas sérios de qualidade.
      Bem, há sempre a questão de comprar um veículo de qualidade inferior (Ford), porém, completo ou comprar um veículo premium, porém com menos itens de série (Audi), conforme colocaste.
      Primeiramente, "completaço" é muito relativo. Muito dos itens são "perfumaria". Claro, se esses itens tivessem nos modelos premium, seria melhor. Mas, efetivamente, na minha opinião, não fazem tanta diferença.
      A diferença, para mim, é:
      1. Qualidade na rodagem. Audi é melhor
      2. Performance e desempenho. Audi é melhor
      3. Status. Audi é melhor
      4. Qualidade na montagem. Audi é melhor
      5. Qualidade nos materiais. Audi é melhor
      6. Design. Audi é melhor
      7. Satisfação e prazer. Audi é melhor
      8. Presença e charme. Audi é melhor

      Logicamente, que são meus critérios e totalmente subjetivos.

      Antes de finalizar, substitua, se quiser, Audi por BMW, para não falarem que sou fã do grupo VW. Não coloquei Mercedes, já tive dois, entretanto, o design, atualmente, não me agrada.

      Excluir
    13. Cara, se não tem nada pra falar não fala nada, vc quer oq? Nós somos um país subdesenvolvido, vc espera um golf, focus como carros populares? E os carros da fiat nem são ruins como vc diz, eles vendem carros baratos e populares! Aí se o carro fica caro, reclama, po fica quietinho, vai lá com o seu BMW ou Mercedes (pq deve ser oq vc tem pra reclamar tanto)

      Excluir
  2. A produção foi suspensa, não interrompida, ou seja podem voltar a produzir estes modelos daqui uns meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro e mais defasado ainda...

      Excluir
    2. Várias montadoras usam esse tipo de desculpa de que a produção foi suspensa. Tudo leva a crer que será um adeus!

      Excluir
    3. Suspensa até que todos os carros em estoque sejam vendidos e os vendedores possam negar veementemente que os carros foram descontinuados quando o potencial cliente pedir mais desconto pelo fato do carro não ser mais produzido. Após esse período, eles falarão a verdade.

      Excluir
  3. Ora, o que pensará o consumidor de modelos que tiveram produção paralisada devido à baixa demanda? Essas declarações das montadoras subestimam cada vez mais o brasileiro. Não é à toa que estão recebendo um feedback à altura nas vendas...
    O trio já está morto há muito tempo! Parece que só a Fiat acredita no contrário. Na verdade finge para vender o restante dos estoques aos incautos.
    O lamentável é que não há nada melhor à vista na sua linha para substituí-los.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Rodrigo A, a Fiat não tem capacidade de inovação, sempre lançando modelos com powertrain ultrapassado.

    ResponderExcluir
  5. Várias estratégias erradas... 1) Idea deveria ser modernizado, entrando na onda dos falsos SUVs. 2) Punto deveria ser modernizado, pois tem porte e acabamento para vencer fácil 208, C3 e New Fiesta. 3) Palio é que compete com HB20, Gol e Ônix. Deveria ser modernizado e receber câmbio AT6. 4) Uno não tem a amplitude de HB20, Gol, Onix e Etios (está chegando...). Uno tem que ser barato, pra ganhar a massa e as vendas jurídicas. 5) Mobi é pra molecada. Compete é com o UNO mesmo... Seu lançamento foi um erro da Fiat... Simplesmente está comendo as vendas dos jovens (que poderia ser do uno). 6) Deveria lançar um crossover baseado na Toro, mais barato que Renegade. Por 70 mil AT venderia a rodo. Enfim, a Fiat está perdida... Teria chance se não cometesse tantos erros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz discordo!!!!!! De uma coisa, Você botou Palio, e hb20 e 208 como categorias diferentes..... Se Palio e hb20,208 são o mesmo preço é são hatch compactos logo são concorrentes

      Excluir
    2. Luan, leia novamente o item 3. Palio e HB20 podem estar na mesma categoria sim. Tem acabamento similar e são voltados para vendas em massa. O Palio vai de 42 a 53 e o HB20 de 41 a 65. Mas acredito que a maior parte das vendas do HB20 não supera 55. Agora, o 208 tenta um público "quase premium", com versões de 50 a 80 mil, mas com versão "decente" perto de 60 mil. Vende pouco e sinceramente não comparo com HB20 e Palio. O 208 até tenta "ir para baixo", Palio e HB20 até tentam "ir pra cima", mas as versões desses casos são exceções no mix... Pra mim, são categorias e focos diferentes... Mas enfim, você pode pensar diferente...

      Excluir
    3. Você chega em Houston e não ver uma cherokee na rua, por lá um carro popular sem muito apelo, que custa em torno US20,000 aqui é carro de milionario. Essa é a realidade. Esses carros da Fiat são carros super populares e feios e não são comerciais. Será que alguém perceberia que saíram de linha se a Fiat não avisasse

      Excluir
  6. Esses FIAT são como o marea, stilo, quando sair de linha será uma nota de rodapé.. Não mudará nada e nem deixará ninguém triste.
    Um abravo que está há 3 meses sem emplacar já é um carro fora de linha, ao menos comercialmente já é um desastre, linea vender 900 carros em 6 meses também não está muito melhor, seria uma péssima compra, carros da categoria dele que não vendem muito vendem por mês o que ele já vendeu em meio ano, idea que é o carro mais original da FIAT nesta lista vendendo 300 carros por mês se não estiver exportando também é fim de linha, punto era o melhor carro da FIAT porém já está velho, já passou da época e o facelift porco não ajudou em nada a aumentar a vida dele.
    Esse negócio de vender carro velho funciona com uno e palio que tem o apelo de preço/condição de compra, agora esse nível de carro as pessoas já exigem alguma coisa, e vale ressaltar que nesta lista todos os "automáticos" são Dualogic que não combina nada com carros do valor deles, fora motores ineficientes.

    ResponderExcluir
  7. Ultimamente a FIAT só está sabendo fazer pick-up. Toro e Strada que vende muito mais q a saveiro q a VW se vangloria de falar q é melhor q a Strada. Mas se a FIAT não começar a se mexer nessa categoria irá peder vendas pois a Strada já tá na hora de receber um facelift.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser melhor não quer dizer que vende mais.

      Tem que vender o suficiente para manter um mercado que ajude na revenda e tenha peças de reposição e no caso saveiro e strada tem isso de sobra, essa torcida de vender mais é pura besteira.
      Motor fraco, tampa da caçamba que despenca quando abre, freio ruim e feixe de mola são 4 coisas de quem usa saveiro felizmente não sabe o que é.

      Excluir
    2. motor fraco... a strada tem três opções de motorização (1.4, 1.6 e 1.8), só o 1.6 já dá um banho no arcaico VHT (nem adianta falar no 1.6 16v que só é oferecido na versão cross, que custa quase o mesmo que uma toro, quase ninguém compra), o 1.8 então destroça com quase 30cv e mais de 3kgfm de torque a mais...

      suspensão por feixe de molas... um dos quesitos mais elogiados na strada é a robustez, coisa que a saveiro (que nada mais é que um gol com caçamba) nunca conheceu desde o seu lançamento em 2009... na geração 5 o gol e seus derivados perderam o status de veículo robusto (tanto que a volks teve que inventar a saveiro "robust" pra tentar passar uma imagem de robustez, estratégia que parece não ter dado muito certo)...

      Excluir
    3. De strada e saveiro eu Entendo, Temos as duas (croos e adventure) em casa, e usamos as duas na fazenda, sabe, podem parar com essa briguinha tosca, as DUAS são EXCELENTES pickups, a saveiro é muito mais confortável, segura (Controle de estabilidade e tração, disco nas 4 rodas.) e tecnológica (Hill holder, controle de decida..), mais barata ( apesar de que as duas são caras demais) e econômica que a strada

      Porém a robustez da strada ainda é incomparável com a da saveiro, na parte de suspensão principalmente. Você pode encher a caçamba com o que for que ela praticamente não sente, e, ao meus olhos, a strada é muito mais bonita por fora, não que a saveiro seja feia, também acho bonita, mas é questão de gosto.
      Enfim, qualquer uma das duas são excelentes escolhas, só penso que a fiat tinha que atualizar o projeto da strada em si, já está tirando água de pedra com seu projeto que é de 1998.

      Excluir
  8. Fiat ficou para trás, isto é fato...Precisa acordar!

    ResponderExcluir
  9. Menos Três!
    Único Fiat que eu já tive na vida foi um Stilo Sporting, bem caro na época e me arrependo até hoje.

    ResponderExcluir
  10. Saveiro robust piada. Essa Saveiro não tem nem direção idraulica.

    ResponderExcluir
  11. Andei hoje aqui na Alemanha em um novo tipo, sedã. É realmente lindo, mas só. O restante continua no padrão Fiat, seja no silêncio ao rodar, seja no acabamento. Parece que nunca mais teremos aquela Fiat dos anos 90, que tinha um padrão superior à concorrência.

    ResponderExcluir
  12. O que me intriga é a sobrevivência da Palio Weekend que está ai desde 1997.

    ResponderExcluir
  13. Já era esperado. Quem não renova a linha acaba perdendo mercado. Brasileiro adora novidade, e quanto mais caro o segmento, mais isso é levado em conta.

    ResponderExcluir
  14. O assunto aqui é fiat, e vocês vem falar de ford , e ainda querer induzir o cara comprar um passat,como se fossem vendedores da volks, ganhando comissões, vai de ford fusion ecoboost 2.0 239cv show de bola só sabe o quanto é bom quem tem.

    ResponderExcluir
  15. FALOU, NAYLTHON. Obrigado. Só uma correção: a versão 2017 do sedã grande mais vendido do Brasil tem agora 248 cv. KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  16. Nāo dá para leave a sério as reportagens e blogs sobre carros e futebol no Brasil. Muitos boatos, meias-verdades e preferências pessoais interferem na discussão objetiva dos temas.
    Os comentários então , ... parecem discussões de grupos religiosos surdos e cegos ao que não está de acordo com sues mundinhos.
    Fiat já foi boa montadora. Ao contrário do que muitos escrevem aqui, ela já foi a responsável por inserir muita tecnologia que as outras sequer sonhavam colocar em seus carros. Deixou- se ficar para trás, é verdade. Hoje ela é apenas uma produtora de automóveis defasados.
    No caso do Linea, modelo que ela abandonou, devo dizer que quanto apareceu no mercado brasileiro, era muito bom carro. Seu acabamento era superior a de Civic e Corolla à época. Era mais econômico, tinha porta-malas maior e, comparando os modelos de entrada dos 3, era o que tinha mais tecnologia. Tudo isso por seis a sete mil reais a menos. Sim, era um bom carro, mas a Fiat o deixou à margem. Perdeu a chance de ter uma linha continuada de um belo modelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso ai meu caro, lembra-se quando o 147 chegou ao Brasil com as juntas homocineticas e motor transversal

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem