O mercado automotivo brasileiro registrou vendas totais de 157.541 unidades em abril - retração de 9,1% sobre março de 2016, e de 25,5% sobre abril de 2015. O modelo mais vendido foi novamente o Onix da GM, seguido de Hyundai HB20 e Volkswagen Gol (veja ranking de vendas aqui).

Volkswagen Gol 2017 - terceiro carro mais vendido do Brasil

Em abril, a GM manteve a liderança do mercado, com 16,4% de market share, seguida de Fiat, com 15,5% de participação, e Volkswagen, na terceira colocação, com 13,5%, trazendo a Hyundai na quarta colocação, com 10,4%, seguida pela Toyota (13.970) e pela Ford (12.512). Esses são os dados do mercado geral, que envolve vendas no varejo mais frotistas.

Hyundai HB20 2017 - vendas

Quando se analisa o comportamento do mercado exclusivamente varejo, com vendas ao consumidor final, há alterações importantes: Fiat cai para a quarta colocação, Volkswagen sobe à segunda posição e Hyundai fecha em terceiro.


Fiat Mobi

No acumulado de 2016, a ranking de participação de mercado das dez maiores empresas automotivas do Brasil está representado no gráfico abaixo.

Ranking de participação de mercado - Brasil

Conclusão

GM é líder de mercado geral e no varejo, enquanto a Fiat fica com a segunda posição geral, e cai para quarta colocação no varejo. Volkswagen ascende à vice-liderança, trazendo a Hyundai na terceira colocação no mercado de consumidores finais.

25 Comentários

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  1. Bom dia amigos do blog. Estou procurando um Suv pra comprar na faixa dos 100 mil reais, estando balançado por uma Captiva 2016, que avalio ser o melhor custo-benefício. Fui informado que a central multimídia do modelo 2016 vem com GPS, DVD, câmera de ré e funções de aplicativos para Smartphone, além de banco 100% elétrico para o motorista, teto solar elétrico, freio de mão eletrônico e partida do motor e ar-condicionado à distância. Pra mim o acabamento do carro é bem acima do dos concorrentes (tudo emborrachado e com couro de primeira), assim como a segurança (6 airbags, Esp, Asr, Anti-capotamento e sensor de pressão dos pneus). O preço praticado do carro é de 97.000 reais.
    Por esse valor consigo um Ix35 de entrada (sem central multimídia, 2 airbags, sem esp, sem computador de bordo, acabamento pobre), um Hrv top (4 airbags, acabamento simples, bem menor e com menos equipamentos), ou um Renegade completinho a gasolina (mais apertado e com desempenho fraco).

    Gostaria que o blog fizesse uma matéria ou um vídeo com detalhes da Captiva 2016, se possível. Também gostaria de ouvir opiniões dos colegas. Uma coisa que me impressionou no carro foi o acabamento, simplesmente fantástico, além de muito espaçoso!
    Quanto a desvalorização não fará muita diferença, pois pretendo passar 5 anos com o carro.
    Grande abraço a todos e parabéns ao Blog!

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    1. Você poderia olhar para o Vw Golf Variant por este preço.

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    2. Você poderia olhar para o Vw Golf Variant por este preço.

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    3. Já q vc quer um suv por 5 anos, considere o Crv ou o Rav4. No Webmotors tem ambos 0 km por volta de 135k (Crv) ou 122k (Rav4) em concessionarias. Serão 5 anos sem stress. Abs

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    4. Na faixa dos 100 mil...
      135 k ele leva uma captiva e um popular 1.0 completo...

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    5. Se na CSS tiver mesmo com esse preço é com esse conteúdo com certeza não tem melhor opção.
      Não precisa de matérias novas pra conhecer a Captiva 2016, é só pegar qquer matéria que vc achar que é o mesmo carro, só muda o conteúdo.
      Vai na CSS e pede um teste drive.
      Mas já fica ciente que apesar de ter preço próximo dos SUVs compactos a manutenção e consumo é muito maior, mas pode valer a pena por ser um carro de categoria superior.

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    6. Pelas suas necessidades com relação a espaço e pelos outros parâmetros que você citou, acabamento, motor e itens de série a captiva continua a melhor opção comparado com várias ae do mercado como asx, hrv, renegade, sportage, ix35, freemont. Agora o que você tem que ter consciência é que é um carro que já da sinais de cansaço que pode ser substituído a qualquer momento e possui um elevado consumo. Além das opções de Honda e Toyota CRV e RAV4 que você deveria fazer um test drive, iria falar sobre a Tiguan mas acho que o espaço não irá lhe atender.

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    7. Sugiro CRV. Mesmo que seminovo. Tenho um 2012, que tirei 0km. Cabe tudo e mais um pouco. Muito confortável, revisões baratas. Está com 70.000,00 e só troquei os pneus. Só não espere desempenho de esportivo.

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    8. Na minha opinião eu ficaria de captiva, o problema é que vai apresentar problemas com certeza. Se for esse preço você está conseguindo um ótimo negócio, nunca cheguei a ver captiva por menos de 100k na minha região. Tem o Ford Edge também mas acho que ele barra os 140k. Aconselho um test-drive antes da compra ;)

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    9. Eu iria de captiva, freemont, 3008 ou tiguan.
      Acho a Rav4 simplesmente ridícula de tão pelada, simplória e fraca para o preço assustador que tem.
      A CR-V É um bom carro, mas é manca, cara demais e não é bem equipada.
      Se quer espaço não vejo nada melhor que a freemont, a captiva, 3008 e tiguan tem acabamentos excelentes, bem acima das rivais sinceramente.

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    10. Vitor, vc está equivocado. CRV não é pelada. 6 airbags, multimídia completo, com GPS e câmera de ré, tração 4x4 sob demanda, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa. Manca, não. Mas não é um carro rápido. Vc vai apostar corrida? Não, né. Afinal, a proposta do carro é familiar. E ando a 160km com a minha na Bandeirantes, aqui em SP sem dificuldade. Se for respeitar o limite de velocidade, sobra motor. E não defendo porque é meu único carro. Tenho uma Mercedes série C, 2014, também.

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    11. Completando, Fremoont, sim, anda pouco. Tiguan e 3008 não tem o espaço interno que tem o CRV. A Captiva não tem porta malas e o espaço no banco traseiro é pífio. Ainda em relação à Captiva, a 2.4 tem o desempenho similar ao do CRV. A que anda bem é a V6, porém, seu consumo é proibitivo. Isso sem falar no preço das peças de reposição desses outros carros citados.
      Sem dúvida, no conjunto, CRV é a melhor opção.

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    12. SUV? Compra um ônibus... é grande e tem espaço. Agora, se quer um carro de verdade compre uma perua.

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  2. Gol 1.6 perto dos 40 mil, não tem como não vender ! Carro conhecido, confiável, qualquer loja de peças você compra um gol inteiro se quiser, além de que pode considerar o gol um cheque que se troca a qualquer momento, tamanha facilidade para vender. Todas estas qualidades são procuradas pelos compradores de carros nesta faixa de preço.

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    1. O Gol sempre foi uma boa opção. O problema dele é que ele basico é baratos mas vc vê um carro na loja e pra levar um bacana tudo é opcional, daí fica caro.
      Ka, Onix e HB20 só têm 3 versões sem opcionais o que torna a compra mais fácil.

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    2. Tem o seguro muito barato também

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  3. Desbancada da Ford e Fiat e grande mérito da Hyundai, e normalidade para GM e VW. Ford está pagando o preço por não reconhecer e resolver seu problema com o cambio, além dos preços lá em cima. Quanto a Fiat, parece que finalmente o consumidor final está começando a enxergar tão quanto são ultrapassados e de mal gosto os seus carros.

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  4. A Ford nunca teve mais de 10% do mercado no Brasil. Agora a Fiat e a VW, em 2009 tinham 25% e 23% do mercado respectivamente. isso sim é uma perda de market share.

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    1. Normal , a VW pediu qd não evoluiu logo o gol , qd não renovou o Santana , qd não se preocupou com uma nova Kombi .

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  5. Da volkswagen era de se esperar pelo novo gol que se recuperou. Mas a hyundai é impressionante como o hb 20 vende.

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  6. quem diria que a chevrolet iria tomar a dianteira do mercado, pq a briga sempre foi fiat x vw, a vw só nao ta na frente pois fez somente uma maquiagem no gol, porem ajudou a se manter em segundo, pq se continua sem nada, tava em quinto se bobear, um tiro no pé esse golf 1.6 na minha opiniao, se coloca o 1.4 tsi tenho certeza que estaria vendendo muito mais, se tivesse lançado a nova geraçao do gol, ate final do ano chuto que seria lider, o consumidor ja deu sinal que nao cola mais aquela de gol e palio carros mais baratos e confiáveis e de manutenção barata, veja a fiat perdendo muito mercado, com as carroças de entrada deles, chega a ser bizarro ir numa ccs fiat e ver palio, uno... e tem quem ainda compre sendo que tem ai o HB20, ainda tem o fator classe C que nao ta mais comprando carro e a fiat é lider nos carro de entrada, a fiat vai se salvar um pouco com o Toro e ainda assim vai penar esse ano, e a Hyundai ta colhendo os frutos com o HB20, quem viu acelerados o 1.0 turbo dos caras, vai incomodar muito esse hb20 1.0 turbo, a ford como sempre fica nesse marasmo, carros caros de entrada, o powermico que acabou com as vendas dos focus... quero ver quando a economia aquecer novamente

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  7. Bom como tudo evolui
    teria que esperar o que vem ai
    esses motores aspirados ja eram
    o futuro seria os turbos
    pende nisso

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  8. Concordo.... Os motores turbo vieram para ficar, mas farão sucesso se for para ter bom desempenho e ser econômicos também. Porque motor turbo "beberrão", ninguém quer.

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  9. Toyota vai deixar a Ford pra tras em breve. Só precisa de 2 coisas: deixar o Etios mais bonito e trazer seu SUV de entrada. Para a GM, um novo Onix com motor 3 cilindros deve ser o bastante para se manter no topo. A Fiat precisa renovar sua frota e investir. O Mobi ta bem longe dos primeiros colocados, que era a intenção da marca. A Vw vai se mantendo, e a Ford tem preço, alto.

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  10. Está mais do que provado que tem muito brasileiro gostando de carros com design de gosto duvidoso. E outros que ainda vivem na época de ouro da Opel, comprando carros da chevrolet achando que ainda são carros europeus.

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