Um motorista de um Tesla equipado com sistema de condução autônoma aparece dormindo dentro do seu carro, enquanto o carro anda sozinho em um congestionamento.


No vídeo, que reproduzimos abaixo, não dá para saber se o piloto estava de fato dormindo, mas pelas imagens é isso que se supõe, o que indica que o carro está operando de forma totalmente automática.



O sistema de condução autônoma do Tesla ainda é uma versão "Beta", e a empresa alerta os proprietários que não se deve dormir e usar o piloto automático de seus carros.



O Tesla autônomo conta com 13 sensores que permitem ao piloto automático acelerar, frear, mudar de faixas no trânsito e evitar obstáculos, mas ainda não habilita o carro a andar sozinho. Há também relatos de usuários que informam que o Tesla querendo fazer curvas que colocariam outras pessoas em risco.



Segundo a Tesla, a posição da empresa é de cautela, e aconselha motoristas a manter as mãos nos volantes como precaução, e que o sistema de condução autônoma não representa abdicação de responsabilidade do motorista.



Depois que o vídeo foi publicado, a Tesla emitiu nota oficial afirmando que “o piloto automático é tranquilamente o mais avançado sistema do tipo, mas ele não transforma um Tesla em um veículo autônomo e não permite que o motorista abdique de responsabilidade. Desde o lançamento, estamos educamos continuamente os consumidores sobre o uso desse recurso, relembrando-os que eles são responsáveis por permanecerem alertas e presentes enquanto usam o piloto automático e que precisam estar prontos para assumir o controle a qualquer momento.”

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Esse vídeo tem causado bastante reboliço.
    Muitos estão dizendo que o cara estava fingindo para chamar atenção. Mas bem, como a própria Tesla falou, o sistema ainda não é completamente independente, sendo que o motorista ainda preciso ficar atento.
    Espero realmente que não aconteça nenhum acidente com o sistema, pois pode pegar muito mal para a Tesla.

    ResponderExcluir
  2. Por afirmações como essa é que podemos afirmar que ainda estamos muito longe de carros autônomos de verdade. Qual empresa vai querer assumir a responsabilidade direta pela vida de motoristas, passageiros e pedestres? Quando digo responsabilidade, me refiro às implicações legais disso tudo.

    ResponderExcluir
  3. O carro está fazendo um trabalho muito melhor que o cara se ele tivesse acordado e bebido 2 xícaras de café há 2 horas atrás.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem