Os câmbios automáticos, outrora privilégio dos consumidores ricos e endinheirados, estão se tornando um dos equipamentos mais desejados pelos compradores de carros compactos. Consequentemente as montadoras estão ofertando carros automáticos cada vez mais acessíveis. A Toyota lançou recentemente o Etios Automático (carro com esse tipo de transmissão mais barato do Brasil), a Hyundai já oferece o HB20 automático desde o lançamento, mas na linha 2016 adotou uma transmissão de seis marchas, e agora a Nissan coloca no mercado, no mês de junho, Versa e March com câmbio automático CVT.

Novo Nissan Versa 2017 Automático CVT

A transmissão automática CVT do Versa brasileiro é a mesma adotada no modelo vendido nos EUA, apenas com um alongamento da relação final (em função da maior potência do motor 1.6 Flex nacional) e foi desenvolvida exclusivamente para os modelos compactos da Nissan.

Novo Nissan Versa 2017 Automático CVT

Trata-se de uma caixa automática suave (não há trancos ou descontinuidades de qualquer espécie) e ágil (favorece retomadas de velocidade e ultrapassagens). Em modo de operação normal, esse câmbio permite rodar com o Versa a 120 Km/h com o motor rodando a menos de 2.000 RPM - algo que melhora o consumo de combustível e aumenta o silêncio interno.

Novo Nissan Versa 2017 Automático CVT - interior

Entretanto, se o motorista quiser mais agilidade, basta acionar a função "Overdrive" na alavanca de transmissão, que o carro fica mais ágil e esperto (rodando a 3.000 RPM a 120 Km/h).

Novo Nissan Versa 2017 Automático CVT

Consumo (INMETRO) : Versa 1.6 CVT x Etios 1.5 Automático x HB20S 1.6 Automático

O Nissan Versa (e o March também) automáticos adotam sempre o motor 1.6 16V Flex de 111 cavalos. Os seus resultados em termos de consumo, medidos pelo INMETRO, comparados a outros sedãs compactos automáticos ou automatizados são mostrados no quadro abaixo (classificação pela média de gasolina; mais econômicos estão mais acima na tabela).

Modelo
Consumo de etanolConsumo de gasolina
CidadeMédiaEstradaCidadeMédiaEstrada
Toyota Etios Sedã 1.5 Automático 8,409,3010,4012,2013,4214,90
Nissan Versa 1.6 Automático (CVT)7,808,7910,0011,6012,7314,10
Volkswagen Voyage 1.6 I-Motion7,808,579,5011,2012,2413,50
Fiat Grand Siena 1.6 Dualogic7,007,598,3010,1011,1412,40
Hyundai HB20S 1.6 Automático7,108,149,409,9011,0712,50
Chevrolet Prisma 1.4 Automático6,907,628,509,9010,9412,20

Os dados acima mostram que o Nissan Versa 1.6 Automático CVT apresenta números de consumo que o colocam atrás apenas do Toyota Etios 1.5 Automático [detalhes deste carro aqui] (que é em média 5,8% mais econômico que o Versa CVT), mas à frente de todos os demais competidores, incluindo aí os Voyage e Siena equipados com transmissões robotizadas de embreagem única (que roubam menos potência do motor, mas são menos confortáveis e menos confiáveis e robustas que as automáticas convencionais de Versa, HB20S e Etios).

Nissan Versa Automático x Toyota Etios Sedã Automático

Quando comparado com o HB20S Automático, o Versa 1.6 CVT mostrou-se 8,5% mais econômico com etanol, e 15% mais frugal com gasolina. A vantagem do Versa 1.6 CVT sobre o GM Prisma 1.4 Automático é maior ainda: o modelo japonês é 15,3% mais econômico com etanol, e 16,4% melhor com gasolina.

Novo Nissan Versa 2017 Automático CVT x Hyundai HB20S Automático

Em resumo, quem pensa em um sedã compacto automático, quer conforto e não quer abrir mão de economia, deve olhar com atenção o Toyota Etios Sedã 1.5 Automático e o Nissan Versa 1.6 CVT.

Preço estimado - R$ 62 mil reais

Os Nissan March e Versa CVT 1.6 Automáticos chegarão ao mercado no mês que vem, e seus preços ainda não foram oficialmente divulgados. A estimativa é de R$ 62 mil reais para o modelo de acesso, que o comparamos com as pedidas dos concorrentes na tabela abaixo.

Modelo
Preço
Toyota Etios Sedã 1.5 Automático R$ 51.995
Volkswagen Voyage 1.6 I-MotionR$ 53.390
Chevrolet Prisma 1.4 AutomáticoR$ 57.390
Hyundai HB20S 1.6 AutomáticoR$ 58.425
Nissan Versa 1.6 Automático (CVT)R$ 62.000
Fiat Grand Siena 1.6 DualogicR$ 62.293

A tabela acima evidencia que, caso o Versa CVT tenha preço na faixa de R$ 62 mil reais, ele se mostrará pouco competitivo em preço relativamente aos concorrentes, especialmente o Etios 1.5 Automático, que seria R$ 10 mil reais mais barato.

Conclusão

O Nissan Versa (e o March) também recebem um junho um dos itens mais desejados pelo consumidor de carros compactos, que é a transmissão automática.


Os resultados de consumo mostram que o Versa CVT é eficiente, porém seu preço (ainda estimado) o torna pouco competitivo.

60 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Caro, visualmente discutível mas no resto é um bom carro ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Versa é visualmente discutível, mas por este preço é muito melhor negócio o etios também visualmente discutível.
      O etios ainda leva vantagem por ser bem mais espaçoso na largura e altura do banco traseira, além de ter um interior com materiais de melhor qualidade, apesar do painel estranho, mas que melhorou bastante com os mostradores digitais.

      Excluir
    2. o melhor negócio é não comprar nenhum...kkkkk...62 pila num carro desse...só doido.

      Excluir
  2. Cara, o Etios ficou imbatível. O carro não é bonito, mas de resto, ganha em tudo da concorrência. Talvez falte uma ou outra perfumaria, mas o arroz com feijão japonês é melhor que de todos os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 51 mil o canela seca o top custa isso tbm toyotero, sem contar os opcionais do versa q tem banco de couro e ar automático, e tenho minhas dúvidas desse consumo num câmbio de fusca apesar do novobe bom motor 1.5

      Excluir
    2. Não compro um Etios de jeito nenhum, eita carro feio. Se ganhar um de graça vendo e compro um Versa.

      Excluir
    3. Achei o Etios a melhor opção. Esse comentarista, MARCIO ARAUJO diz que não o compraria de jeito nenhum por ser um carro feio. Ora, amigo, carro é feito mulher. A mulher deve ser simples, econômica, eficiente, e não precisa ser exatamente bonita, mas ter outros atrativos, seios firmes, bunda avultada,. Assim, deixar de comprar um carro porquê não é bonito? Como se diz no nordeste, "por causa de uma cara feia às vezes se perde um bom rabo". Vou ficar com o Etios.

      Excluir
    4. Imbecil não descriminar o nordeste. Grande comparação vc fez de um veículo com uma mulher.

      Excluir
    5. Interessante.
      O cambio 4 marchar do Etios foi usado 25 anos no Corolla até ser substituído pelo CVT no Corolla.
      Agora esse mesmo cambio automático de 4 marchas, no Etios que é um carro muito mais leve, o cambio não presta por ter 4 marchas.
      Então porque esse câmbio no Corrolla era bom e agora no Etios não presta.
      Não faz sentido...

      Excluir
  3. E o antigo AT4 botou todos no bolso.

    ResponderExcluir
  4. Toyota atualize o etios tire aquele painel central e coloque no lugar certo e terá o carro mais vendido do Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, porém esse motor 1.5 menos potente que o motor 1.4 GM estar muito fraco.

      Excluir
    2. Este motor 1.5 não é fraco, o gm tem um número de potência alto mas é pico de potência, ele não tem entrega de torque e potência de forma linear.
      Esta semana acompanhei um amigo que está trocando de carro e fizemos test drive no etios, no prisma e no hb20, todos versões básicas automáticas.
      A diferença no desempenho do etios para o prisma é muito grande, o etios estava sempre esperto e o prisma nunca preguiça enorme ao acelerar, o hb20 era bem interessante mas o interior batia tudo, ficamos assustados com a baixa qualidade de montagem.
      De qualquer forma o painel do etios melhorou muito com o painel digital e a tela multimídia, mal ou bem agrada bem mais aos olhos.

      Excluir
    3. O etios 1.5 anda mais que o New Fiesta 1.6 130cv, o cara ainda quer comparar com o velho 1.4 família 1 da GM

      Excluir
    4. Tá vendo como o brasileiro pensa? O cara taí defendendo a porcaria do 1.4 da GM só pela cavalaria... Merecem as carroças que dirigem.

      Excluir
    5. Nilvo.
      O painel do Civic também é no meio e ninguém critica...

      Excluir
  5. Toyota atualize o etios tire aquele painel central e coloque no lugar certo e terá o carro mais vendido do Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhece o Yaris?

      http://auto-database.com/images/toyota-yaris-sedan-xp9-2015-models-50938.jpg.html

      Excluir
  6. Nesse caso , acho o hb20 a melhor opção,mais motor e um câmbio melhor ! E claro o mais bonito também !

    ResponderExcluir
  7. Pelo Amor de Deus tire o voyage desta comparaçao pro favor. O assunto e com carrots com cambio Automatico e nao Automatizado. A chery vai entrar primeiro que a vw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, só porque o Voyage I-Motion custa R$ 5 mil a menos que o HB20S automático, e o Voyage, com o velho de guerra 1.6 8V, é 15% mais econômico que o "muuuuuuuuuderno" 1.6 16V do HB20?
      Interessante, tem um povo que não gosta que os fatos sejam apresentados.

      Excluir
    2. Tem o grand Siena tb com automatizado. Mas são opções para quem não quer fazer marchas.

      Excluir
    3. Talvez seja mais econômico primeiro porque é muito mais fraco e segundo porque automatizado não usa conversor de torque, mas por outro lado é uma porcaria de usar, tanto quanto este motor 1.6 8v HORROROSO, que vibra, faz ruído e não anda nada em alta.

      Excluir
    4. Aham. Maravilhosão o Voyage.

      Excluir
    5. Chora vw. Nunca Ira ousar porque nao tem capacidade para diaspor na praça um cambio com caixa automatica para com esse segmento.

      Excluir
  8. Que viagem é essa de valor do Versa CVT???
    O CVT vai custar 4mil a mais e começa na versão SL que tem tabela de 50.690,00
    O que faria o valor ficar 54.690,00...
    E nem da pra comparar com a versão X do Etios, que não tem nada né...
    Ao menos na XS, e ainda ficaria devendo Rodas de Liga-Leve...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes valores são chute, aguarde a divulgação oficial.

      Excluir
    2. Tudo bem chutar, mas eles chutaram foi o pau da barraca.
      Quando sai um AT da VW eles sabem que vai custar 6~7mil e eles vem com suposições de 4~5mil...
      Agora o Versa SL na tabela do INMETRO já tem opção de CVT, e a versão MT custa 50.690,00, então eles estão supondo que o cambio vem por 12mil???

      Excluir
    3. É um chute para cima para desqualificar o Versa na disputa. Porque o blog sabe que ele na verdade virá por uns 55 mil reais.

      Excluir
    4. Se o Versa 1.6 câmbio automático CVT vier com o preço de 55 mil reais, eu sou o primeiro da fila pra comprar!

      Excluir
    5. Estive ontem na nissan, o Versa top c couro, multimédia, cvt... Sai por 69.000,00. E ainda tem o Versa Unique q é um pouco mais caro, devido a frisos, spoilers, etc.

      Excluir
  9. Estava esperando o lancamento para trocar meu Versa SV 2013, mas por esse preço prefiro um Sentra semi-novo. Deveria custar uns R$ 55.000,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos aguardar o valor oficial. Se sair por 55k, vou pegar o versa automático!

      Excluir
  10. Eu acho os carros da Nissan bons, mas são feios e péssimos de revenda.

    A feiura torna a compra desestimulante, já a dificuldade de revenda e consequentemente desvalorização, torna a compra inviável financeiramente.

    Sem contar que toda vez que a pessoa troca de carro ela perde muito dinheiro, então o segredo é não trocar, se não você vai trabalhar feito um burro de carga para sustentar o sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Junior dos Santos! O versa não é um carro bonito, mas se vier com o câmbio CVT e o valor não ultrapassar os 55 mil reais, vai vender feito água e ninguém vai se preocupar com a revenda! Eu sou um deles!!

      Excluir
  11. Adeus automatizados. Perdem até na economia.

    ResponderExcluir
  12. Bela matéria...começa com Versa passa pelo hb20 e termina com o etios. hahahaha muita qualidade.

    ResponderExcluir
  13. Ótima matéria!!! Foi bem Esclarecedor ver que o HB20 automático é bem mais beberrão do que eu pensava, ficando na frente somente do Prisma campeão da bebedeira. Esse HB20 já é o de 6 marchas???

    Em tempos de gasolina a quase R$4,00 o Etios Sedan é feio, mas é o grande campeão de Custo/Benefício/Consumo dos automáticos (o Versa ficou muito caro). Estou seriamente em rever meus conceitos, e estou inclinado a comprá-los nos próximos meses. Mas a versão que compensa é a XS por R$55k que já vem com comandos no volante, som e piloto automático. O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora vai ser difícil criticar esse câmbio de 4 marchas do Etios, que conseguiu uma economia muito acima dos 6 marchas do HB20 e Prisma. Tudo bem que o motor é um pouco menor, mas a diferença de economia mostra a superioridade mecânica da toyota, apesar do design e acabamento espartanos.

      Excluir
    2. Vou aguardar o preço oficial do versa automático. Câmbio CVT é imbatível!

      Excluir
    3. Eu comprei um Etios hatch XS automático.
      Em consumo não tem pra ninguem.
      Média cidade/estrada de 16,5 kl.
      Litro.
      Não sei consumo só em estrada ou só cidade.
      Não faço esse tipo de teste, pois o que me interessa o consumo médio no meu uso diário.
      Nunca tive um carro tão econômico, nem comparando com os 1.0 que já tive.
      É tão econômico que para mim virou referencia em consumo para eventual troca de veiculo.
      Acredito que consumo somente em estrada deve girar entre 19 e 20 kl. litro.
      Em fevereiro foi fazer o teste.
      Outra coisa.
      Não faço consumo tanque a tanque.
      Os valores que eu coloquei de 16,5 kl. litro foi feito num percurso de 3 mil kl.
      Fui enchendo o tanque e guardado os cupons.
      Depois do meu tudo e dividi pela quilometragem do hidrômetro.

      Excluir
  14. Dois at6, dois automatizados, e o velho at4. Falar o que agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano.
      Esse cambio 4 marchas esteve no Corolla até 2015.
      Nunca vi ninguém reclamar desse cambio no Corolla.
      Porque agora que o mesmo câmbio esta no Etios não presta mais???
      Acho que é preconceito.
      Tenho carros automáticos a mais de 20 anos o mais importante não é o numero de marchas mas sim o casamento motor/cambio.
      Vou citar um caso que o cambio estragou o carro.
      No Fit/City, substituíram o CVT pelo automático convencional de 5 marchas.
      Ficou uma perda a ponto da Honda ter que voltar o CVT.
      Eu tenho um Etios automático e posso dizer a você que é um dos mais acertados casamento entre motor/cambio que já tive.
      É olhe que já tive Civic, Fit com os 2 câmbios (cvt e aut. Convencional) Prisma automático, Livina...só para citar alguns...

      Excluir
  15. Esta estimativa de preço esta absurda. De onte tiraram q o versa vai custar 62 mil? O
    Versa SL 1.6 manual completo sai por 51mil. O cambio automatico deve encarecer no maximo 5 mil. Eu apostaria q o valor do versa automatico será de 56 mil

    ResponderExcluir
  16. Já estão vendendo mas não vem com piloto automático bem coisa montadora brasileira...

    ResponderExcluir
  17. Esse preço deve referir-se a versão Unique.

    ResponderExcluir
  18. O versa é promessa de oferecer aos clientes algo mais próximo possível de um bom carro, o desing que atrapalha um pouco, mas agora com este câmbio automático CVT em vez de dos nossos "robotizados" como o dualogic nos Fiat, vai emplacar e surpreender, como bem disse a reportagem é um câmbio feito para o Versa e não "aproveitado de outro modelo, característica de nossos veículos nacionais.
    Um bom carro, com câmbio automático de verdade.

    ResponderExcluir
  19. Galera confiram os preços, em SP o Versa CVT SL sai por 64,5 mil. OK para o ar digital, ótimo banco de couro e kit multimídia com cam de ré, mas o piloto automático e encosto de braço do Étios não vem nele. O SV sai por 56 mil, mas não é nada atraente. Assim fica difícil desbancar o Toyota, que tem a melhor revenda.

    ResponderExcluir
  20. Fui na concessionária comprar um versa SV cambio CVT na isençao sai por 40.693,16 cor branca.
    Deu a entrada tudo certo à pois dois dias me ligaram dizendo q teve um reajuste e foi p 48.890,12.
    Infelizmente tive que cancelar vou comprar o corolla GLI que sai por 53.350,75 onde a revenda não perde nada.

    ResponderExcluir
  21. O Versa parece uma tartaruga pelo seu desenho, o Etios com certeza foi um designer de 90 anos que desenhou ele, por isso com pouco mais de 50 mil comprei meu Civic 2013 seminovo que é uma bala pra andar, econômico e design totalmente além dessas coisas aí

    ResponderExcluir
  22. Marcelo Lyra, tem algo de errado nesse preço, hoje 09/02/2017 comprei o Versa Unique novo completo automático pintura metálica com isenção por R$ 47.000,00. Realmente o carro não é lindo, mas entre os concorrentes achei o melhor.

    ResponderExcluir
  23. Marcelo Lyra, tem algo de errado nesse preço, hoje 09/02/2017 comprei o Versa Unique novo completo automático pintura metálica com isenção por R$ 47.000,00. Realmente o carro não é lindo, mas entre os concorrentes achei o melhor.

    ResponderExcluir
  24. REALMENTE O VERSA E COMPLETO POR 47.000,00 AONDE VC ENCONTRA UM CARRO DESSE NA CONCORRÊNCIA POR ESSE PREÇO, NÃO EXISTE.

    ResponderExcluir
  25. consumo destes carros feito pelo imetro e pura balela, ainda mais na cidade, com transito intenso, tenho um HB20S Premio 2017/2017 não da mais que 5 KM/L moro em Belo horizonte to ate vendendo.

    ResponderExcluir
  26. Ja que entrou o prisma e o Voyage,Pq não colocaram tbm o Logan,o K+ e o cobalt. Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  27. O NISSAN VERSA AUTOMATICO NÃO FAZ NEM A METADE QUE FALA A REPORTAGEM.
    É UM BEBERÃO.. HAJA DINHEIRO PARA COMBUSTIVEL..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo! posso falar por mim. tenho um versa unique 2017. execelente carro. está fazendo atualemnte 13km por litro na cidade.

      Excluir
  28. Olá pessoal, não sei o que tá acontecendo então com meu carro, tem um versa sv 2017 adquiri a um mes, todas a reportagens que eu leio fala que o carro da de 11 a 12 com gasolina na cidade, o meu sem ar ligado tá dando 8, sai de um Honda city 4 marchas que dava 8 tbm, agora com esse cvt a mesma coisa, não sei se as reportagens são corretas, só sei que tá osso viu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem