A Ford do Brasil faz o lançamento oficial do motor ecoboost 1.0 de três cilindros turbo no Brasil, com 125 cavalos e 17.3 Kgfm de torque. A unidade equipará a versão topo de gama do Fiesta, a Titanium, que estará à venda em julho (preço acima de R$ 65 mil reais), apenas com transmissão automática Powershift de dupla embreagem de seis marchas.

Novo Ford Fiesta 1.0 Ecobosst Turbo Flex 2017

O tri-cilíndrico 1.0 Turbo da Ford é movido exclusivamente a gasolina (não é flex), é importado da Ford na Romênia (não há previsão de produção do motor no Brasil),  dispõe de injeção direta e comando duplo variável, e bloco confeccionado em alumínio com que pesa apenas 14 Kg - 40% mais leve que o convencional.

Novo Ford Fiesta 1.0 Ecobosst Turbo Flex 2017

Essa redução foi obtida por meio do uso de fibra de carbono e alumínio em peças como biela e o carter de óleo. Com isso, o EcoBoost 1.0 tem quase a mesma potência do motor 1.6 Sigma TiVCT da Ford, mas é cerca de 20% mais econômico e 20% mais rápido.

Segundo a Ford, o turbo “enche” em apenas 1,5 segundo ao pisar do acelerador e faz o propulsor atingir seu torque máximo de 170 Nm a 1.400 rpm, mantendo-se nesse nível até 5.000 rpm.

Desempenho

Segundo dados da Ford, o novo Fiesta EcoBoost 1.0 faz de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, sendo 2,5 segundos mais rápido que o 1.6 (12,1 segundos).



O motor da Ford chega na sequencia do 1.0 TSI do Up!, em 2015, e do 1.0 Turbo Flex do Hyundai HB20, buscando uma maior eficiência energética, e não propriamente alto desempenho.

Motor Ford 1.0 Comprimido

O novo motor turbo 1.0 flex não é novidade no portfólio da Ford. A mesma montadora já produziu no Brasil um motor 1.0 com compressor, chamado de 1.0 Supercharger.


Esse motor equipava o Ford Fiesta 1.0 Supercharger e o EcoSport. Dispunha de 95 cv de potência e 12,6 Kgfm de torque e foi produzido entre 2003 e 2006.

57 Comentários

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  1. Pronto!

    Até que enfim um motor turbo com bom desempenho no carro certo!

    Poderiam colocar ele em um AT de verdade tb, não só no manual ou no PowerShit.

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    1. Concordo plenamente. Com um cambio automático ia ser uma ótima opção, mas com a BOMBA powershit é carta fora do baralho.

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    2. Não vai emplacar se vier com o ¨péssimo¨ Powershift.

      Este cambio já está queimado.

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    3. Powershift é um ótimo câmbio. Se a Ford conseguiu resolver o problema de trepidação, certamente é uma das melhores opções do segmento, junto com o CVT da Honda.

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    4. O que vejo nos grupos do NF é que a partir dos modelos 15/15 não tem mais reclamações, ou o problema acabou ou diminuiu drasticamente

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    5. Segue dando problema sim. 15/15 deu problema até durante testes da imprensa.

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    6. "...diminuiu drasticamente.", em outras palavras, continua.

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  2. Interessante rapara que o Hb20 turbo lançado esses dias com 98 cavalos e 13,8 de torque comparado com os números (só em números mesmo) do fiesta supercharger 2003 (13 anos antes) com 95cv e 12,6 parece uma evolução tímida do lado da Hyundai.

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  3. lançamento totalmente #fail.
    Só na versão topo de linha. motor não é fabricado no Brasil.
    É um paper lauch, na realidade. Só para falar que tem. Na rua não terá, pois será muito caro.
    O HB20 é outro que foi paper lauch, pois o motor é importado e não fabricado aqui.

    A verdade dos fatos é que só e somente só a Volkswagen tem motores turbo flex em produção no Brasil. E para pisar em cima da cabeça das demais ainda mais insanamente, a VW não tem apenas 1 motor turbo flex em produção no Brasil, mas DOIS. O 1.0 TSI do Up!, e o 1.4 TSI Flex do Golf e A3.

    O resto é firula. Ford é firula, Hyundai outra firulenta.

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    1. É mais fácil você aceitar que ele, provavelmente, será o melhor 1.0T no mercado nacional, sendo superior ao TSI em todos os quesitos.

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    2. Exato Carlos, só no papel. Na rua mesmo compacto turbo de ponta acessível com injeção direta só o Up TSI.

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    3. Cara, leio suas bobagens aqui no Blog há um tempo mas hj vc conseguiu extrapolar. Motor turbo que não é fabricado no país não presta, é #fail?! Uai não entendi. Quando a VW trazia o Golf importado da alemanha, depois do México e só agora começou a fabricá-los no país, você não falava neste tom, né mocinha? Aaahhh larga a mão de ser bunda mole e seja coerente, parece q vc até tem capacidade para isto.

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    4. Kkkkkk esse carlos eh uma piada. Quando vinha o golf da alemanha ele nao falava isso mesmo kkkkk. Esse motor ecoboost eh um dos motores mais premiados na europa.

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    5. Só li mi, mi, mi no comentário do Carlos! Alguém traz o rivotril pro Carlos dormir sossegado hoje a noite!

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    6. Carlos,

      somente perguntado, o motor Peugeot THP 173cv que equipa o 2008? Esse motor turbo, onde é fabricado? Porto Real?

      O Puretech 1.2 é francês, conforme a montadora anunciou. Mas, o THP não anunciou essa informação.

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    7. E o Golf GTI Alemao , nao é "bam" ?? kkkk...

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  4. kkkk esse comentários do carlos são de simplesmente se desconsiderar. nem sei pq li.

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  5. Assim que este carro for lançado, façam um teste de Consumo entre O Fiesta 1.0 Turbo, HB20 1.0 Turbo e o Up TSI 1.0 Turbo.

    Aí vamos ver realmente qual deles é o mais econômico, que é o que interessa para um carro 1.0

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    1. Essa cabeça de achar 1.0 é dor de cotovelo, hoje um 1.0 turbo anda mais que um 1.6 metido a besta e bebe menos que um 1.0 moderno aspirado pois os modernos são os mais econômicos e não esses 4 canecos que bebe que nem motor maior, 1.4T anda mais que 2.0 dos mais fortes, um 2.0 turbo anda mais que até 3.6 V6 (Hyundai) e bebe muito menos, essa opinião ultrapassada já ficou no passado.v6 turbo atropelou v8 aspirado e v8 turbo aposentou v12.
      Acha que ê novidade? O 1.0 ecoboost que está sendo lançado agora pela Ford está na Europa desde 2012 no focus, ou seja, já é motor velho, pra lá de testado, só passava longe de nós,

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    2. LV e demais, o que está me preocupando nessa evolução pra motores turbo com injeção direta é a tal da manutenção. Outro dia numa CSS VWB havia um New Beetle G2 (2.0 TSI, bastante usado)com falhas de alimentação (cortava sem aviso). Veredito: troca da bomba de gasolina, pasmem, 6 mil reais um nova bomba. São bombas de alta pressão, tecnologia de ponta. mas cobrar 6k parece brincadeira. A VWB precisa rever sua estratégia de preços de peças. Reparos na DSG na faixa de 9k. Absurdos. Sds

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  6. O motor é bom, mais cadê o AT. Furada.

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  7. Fiesta supercharger, lixo de motor, tive a infelicidade de comprar um, o famoso compressor de geladeira que descia a ladeira no comercial do gol turbo!kkk
    Carro era uma lesma em baixa rotação e não era rápido em alta porém bebia mais que o lula em dia de impeachment. Apostava corrida com as vans na estrada, era o máximo que ele conseguia a duras penas deixar para trás e nesta tocada cheguei a fazer 7km/l de gasolina, na época não tinha flex, era um sofrimento subir serra, carro era um milzinho metido a besta, nada mais, já o gol turbo que diferença...
    É até ofensa mencionar ele na mesma reportagem deste novo motor que tomara que siga as mesmas qualidades do 1.0 Tsi de andar bem e beber pouco, quem sabe salva o falecido fiesta pois esse carro morreu no mercado.

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    1. Realmente LV tivemos o Gol turbo em meados de 2000 quando lançou era um carro excelente quem queimou o carro foram os próprios proprietários que não realizavam as manutenções devidas e nunca vi quem comprou o Fiesta Supercharger satisfeito, fora que, pra vender posteriormente era um parto.

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    2. O Fiesta Supercharger era de um alcoolismo ímpar mesmo.

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    3. O tal 9 dedos bebe bem a bebida TODOS os dias. Teve um jornalista que noticiou isso e foi detonado. O mesmo ocorreu com aquela economista do HSBC, quando anunciou o fracasso da política econômica da dilminha para seus clientes, foi detonada. Petistas, quando ouvem a verdade, detonam. Pelo menos, a economista ganhou um bom dinheiro na justiça.

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  8. Excelente motor um dos mais premiados do mundo!
    Fiesta está no caminho certo.
    Parabéns a Ford

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  9. É rezar para terem alterado algo no PowerShift já que existem outras versões dele que não dão problemas.

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    1. Trouxeram para o Brasil? Ou vão esperar baixar o lote de câmbios e peças importados para trazer um novo?

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  10. Vi em outro site alguns detalhes a mais do que os citados aqui. Nele constava que esse 1.0 turbo seria equipado em duas versões do Fiesta, e não apena na topo de gama. Espero que seja verdade e que se estenda para todas as versões deste modelo e de outros da marca onde possa ser aplicado. Além disso, este mesmo motor viria aceitando apenas gasolina, sendo que não há menção a sua transformação em flex. Acredito que todos concordamos que este processo ocorrerá o mais cedo possível, devido a uma imposição do próprio mercado. Enfim, acho que todo o esforço de se produzir um motor que alie economia, desempenho e eficiência energética é bem vindo. E isto independe da marca, diferente de outras opiniões vistas por aqui.

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  11. Esse motor vai dar um pau no Up, mas tb vai custar uns 10k a mais.

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    1. Deve custar na mesma casa do 1.6, falam da questão do custo mas esquecem que paga bem menos imposto, fora os benefícios fiscais em relação à cumprimento de metas de redução de consumo e emissões.
      Se leva o Up! Não é o que o peso potência ou peso torque fala e se colocar powershit ainda ferrou de vez, pois esse câmbio é lerdo.
      Terá mais velocidade máxima é só.

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    2. Duvido! E tem praticamente o mesmo torque do Up TSi que tem 20CV a menos.

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    3. Vai chegar como topo de linha, custando mais que o 1.6.

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  12. Ó ultrapassado FIAT Marea da im pau em qualquer um desses up TSI, new Fiesta. Qualquer um.

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    1. Ihhh cara, volta para a cova de onde saiu. Falar em Marea, que caia motor na rua, só o que faltava.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. Não sabe o que fala sobre o Marea. Melhor ficar quieto

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  13. essa configuração publicada aqui esta meio por fora do que vai vim nesse fiesta turbo... esperem surpresas...

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  14. So na versao topo de linha 62k to vendo up ainda vai ter melhor custo beneficio e andar mais

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  15. Motor tem muita tecnologia, mas precisa ser competitivo. Engracado como a VW sempre abre as portas da inovacao, agora todos querem ser turbos

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    1. Se você não sabe esse motor já existe na Europa há muito tempo e seja mais realista, a volks.não te nada nem 1 litro de oleo pro seu carro.

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  16. Vergonha, já tive um 2013/14 troquei por um 2014/2015, frustrado esperando até agora pra trocar pelo 1,0 turbo, mas sem flex e powershift alooooo FORD.

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  17. Atualizamos as informações da matéria.

    O Ford Fiesta 1.0 EcoBoost virá apenas com transmissão Powershift.
    Motor é gasolina (Não é flex). Importado da Romênia.
    Segundo medições da Ford, faz de 0 a 100 Km/h em 9,6 segundos (2,5 segundos mais rápido que o 1.6).

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  18. Ford new fiesta 1.0 turbo o melhor carro com motor 1.0 do Brasil.

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    1. Realmente, pode ter o melhor motor 1.0 do Brasil.

      Classifique agora o Powershift, que é chamado de PowerShit nos USA.

      Motor e câmbio, como falam os especialistas, devem ser bem casados.

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  19. Eu prefiro com cambio manual, pra ser automatizado teria que ter um motor mais forte, tipo 1.4,1.5 turbo ou 2.0 sem turbo.

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  20. Agora sim estão falando a minha língua! O único problema é o preço, está meio salgado!

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  21. Vergonha preco vou de speed up melhor custo beneficio e anda mais

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    1. Com certeza Alessandro, se o Temer trabalhar direito será meu próximo Up, um Speed.

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  22. q preco é este ford estao loucas

    nem vou curtir e nem fazer comentario.

    up tsi é "melhor" anda mais, o ruim e a pobreza do carro e o preco pelo o q ele é não vale mais de R$39,900

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  23. O fiesta é de categoria diferente do up, é claro que vai custar mais. O certo seria o ka ter esse Ecoboost para enfrentar o up. O melhor seria ter a opção do câmbio manual no fiesta.

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  24. Se o motor é gasolina, por que o título da matéria fala em flex?

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