A Fiat Chrysler do Brasil, na ocasião do lançamento de sua nova picape média, a Toro, deixou bem claro que, com seu novo produto, buscaria seduzir consumidores de outros segmentos, e não apenas o de picapes, tendo incluído aí hatchs médios e sedãs médios, além de SUV's compactos. Assim, neste comparativo analisamos a Toro 1.8 Flex Automática frente ao Volkswagen Golf Variant.

Fiat Toro Flex x Volkswagen Golf Variant

Fiat Toro e Golf Variant são carros de segmentos diferentes, mas a proximidade de preços os colocam como competidores diretos. A Fiat Toro 1.8 Flex automática tem preço básico de R$ 76.500 reais, mas equipada com itens como ar-condicionado digital, rodas de alumínio, 5 airbags, teto-solar, sistema multimídia com navegação, acendimento automático de faróis, bancos de couro, controle de tração, controle de estabilidade, sensores de estacionamento, entre outros itens, vai a R$ 95.970 reais.

Fiat Toro Flex x Volkswagen Golf Variant

Esse preço o coloca como competidor direto do Golf Variant na versão Comfortline automática, que tem preço sugerido de R$ 94.990 reais, trazendo 7 airbgas, controle de estabilidade, controle de tração, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, vidros elétricos nas quatro portas com one-touch, porta-objetos revestidos, entre outros itens.

Fiat Toro Flex x Volkswagen Golf Variant

O Golf Variant mostrado nas imagens custa R$ 110 mil, pois é um exemplar da versão topo de gama, Highline equipado com teto-solar panorâmico. É importante considerar, poré, que a versão Comfortline com pacote Elegance, já vem bem completo, com todos os itens da Toro, e ainda adicionais, como os 7 airbgs, evidenciando que uma equivalência em termos de preço entre os dois carros - o Golf é um pouco mais caro, porém conta com mais itens.

Fiat Toro Flex x Volkswagen Golf Variant

Entretanto, se Golf Variant e Fiat Toro Flex são similares em preço, em termos mecânicos diferem muito. O Golf Variant confia em um conjunto mecânico formado por um motor 1.4 TSI (Turbo) de 140 cavalos associado a uma transmissão automática de dupla embreagem de 7 marchas, com tração dianteira.

Esse conjunto é capaz de acelerar os 1.357 Kg do Golf Variant de 0 a 100 Km/h em 9 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 215 Km/h, com absoluta segurança, graças ao excelente ajuste dinâmico, freios à disco nas quatro rodas, e suspensão bem calibrada.

Já o Fiat Toro adota um motor 1.8 Flex aspirado associado com uma transmissão automática convencional de seis marchas. O desempenho é significativamente inferior ao do Golf: aceleração de 0 a 100 Km/h em 15,5 segundos e velocidade máxima de 180 Km/h.

Desempenho

Ao se dirigir a Fiat Toro 1.8 Flex Automática e, posteriormente, o Golf Variant 1.4 TSI, você ficará com a impressão que o Golf é um carro ultra-esportivo, tamanho é o diferencial de desempenho entre os dois carros. Enquanto a Toro se comporta como um carro 1.0, com respostas lentas e arrastadas, demorando muito para ganhar velocidade, mesmo com o motor girando muito, o Golf Variant é um carro de agilidade impressionante.

Volkswagen Golf Variant 2016

O Golf Variant acelera de 0 a 100 Km/h em 9 segundos e atinge 215 Km/h de velocidade máxima. O resultado é que ele retoma velocidade de forma muito rápida, de modo que rapidamente se atinge velocidades de cruzeiro de 160 Km/h ou 180 Km/h com uma sensação de absoluto controle por parte do motorista - algo que é ainda mais reforçado pelo ajuste de suspensão firme, porém muito confortável.

Fiat Toro 1.8 Flex Automática

A Fiat Toro, por sua vez, é lenta. Sua aceleração de 0 a 100 Km/h é feita em 15,5 segundos, com velocidade máxima limitada em 180 Km/h. Ela demora muito para acelerar e mais ainda para retomar. É um carro para ser conduzido calmamente, sem qualquer pressa, até mesmo porque ao se abusar do acelerar, o consumo que já é elevado, fica ainda pior.

Ademais, o Golf Variant não é apenas mais competente para acelerar, mas também para frear. O VW usa um sistema de frenagem baseado em quatro freios à disco, ventilados na dianteira e sólidos na traseira, quanto a Toro adota um esquema baseado em tambores na traseira, e freios à disco na dianteira. O resultado prático é que o Golf para em espaços menores e, mesmo em freagens de emergência, sem oscilações. Já a Toro leva mais espaço para imobilizar e a carroceria oscila, causando certa insegurança.

Consumo

Segundo dados do INMETRO, o Toro 1.8 Flex automático faz em média 8,3 Km/l em cidade, enquanto o Golf 1.4 Variant fica em 11,3 Km/l. Em estrada, o Golf percorre 13,1 Km/l com gasolina, enquanto a Toro fica nos 10,5 Km/l.

Em nosso percurso padrão, 50% estrada, 50% cidade, com o ar-condicionado ligado 100% do tempo, o Golf Variant 1.4 TSI apresentou média de 14 Km/h, enquanto o Toro fica em 10,5 Km/l nas mesmas situações.

Comparativo de características - Fiat Toro x VW Golf Variant (grifo azul no melhor)

Fiat Toro 1.8 FlexVW Golf Variant
Preço testeR$ 76.500R$ 94.990
Preço testeR$ 95.970R$ 110.000
Motor1.8 Aspirado - 139 cv / 19 Kgfm1.4 TSI 140 cv / 25,5 Kgfm
TransmissãoAutomática 6 marchasAutomática Dupla Embreagem - 7 marchas
Consumo cidade8,311,3
Consumo estrada10,413,1
0 a 100 Km/h15,59,5
Velocidade máxima180205
Airbags5 (opcional)7 (de série)
ESP + ASRSIMSIM
Direção ElétricaElétrica
Multimídia5" + GPS - sem espelhamento6,5" + GPS +Espelhamento
Porta-Malas825 litros605
peso16101357
Comprimento4,5624,92

Comportamento dinâmico

Em termos de comportamento dinâmico, apesar de o Fiat Toro se mostrar muito mais estável e previsível que as picapes médias convencionais, ela fica muito longe do comportamento do Golf Variant. Os limites de aderência do Toro são muito inferiores, a carroceria rola mais, e ela balança muito em curvas contornadas em velocidade, transmitindo insegurança ao motorista, e deixando claro que é um veículo para se andar devagar.


Esse comportamento contrasta com a segurança e estabilidade do Golf Variant. O Station do Golf anda em altas velocidades sem qualquer oscilação de carroceria, silencioso e transmitindo muito segurança ao motorista, evidenciando que, em estradas pavimentadas, o Golf Variant é uma opção mais indicada.


Ocorre que o fato de a Toro dispor de uma altura em relação ao solo maior, centro de gravidade mais elevada, faz dela um veículo mais competente para enfrentar pisos de baixa qualidade, valetas e lombadas, que, na maioria das vezes, provocam raladas no Golf, mas que a Toro passa sem tomar conhecimento.

Da mesma forma, para enfrentar estradas de terra menos desafiadores, a Toro nem toma conhecimento, graças à sua elevada distância em relação ao solo, enquanto o Golf Variant sofre com sua suspensão baixa e firme.

Posição de condução

Essa característica mais estradeira do Golf Variant versus a maior aptidão para o off-road da Toro se faz presente também nas respectivas posições de condução.

Volkswagen Golf Variant - interior

O Golf Variant recebe o motorista de forma germânica: banco baixo, direção reta e de pequenas dimensões, ótima visibilidade, direção extremamente rápida e precisão de respostas, compondo um conjunto muito prazeroso de ser conduzido.

Fiat Toro 1.8 Flex - interior
Fiat Toro 1.8 Flex - interior
Já a Toro coloca o motorista em posição eleva, com uma direção enorme (comparada ao Golf) e com muitas voltas para provocar o mesmo esterço das rodas. Os bancos da Toro são mais macios e a posição de dirigir é mais sentada. Está muito longe de proporcionar a mesma posição de controle do Golf, mas, para uma picape, está correta, e não há nada que seja fundamentalmente errado na ergonomia.

Habitabilidade

Em termos de espaço interno, causa certa surpresa o fato de o Golf Variant, que é 40 cm menor que o Toro, oferecer mais espaço, sobretudo para os passageiros do banco traseiro.

Fiat Toro 1.8 Flex - interior
Fiat Toro 1.8 Flex - interior
O Fiat Toro, quando usado com os bancos dianteiros posicionados muito para a traseira, torna o espaço para os passageiros traseiros exíguo, especialmente o destinado aos joelhos.

Volkswagen Golf Variant - espaço traseiro

Já o Golf Variant é exemplar nesse sentido. Mesmo com os bancos dianteiros totalmente recuados, ainda assim há espaço suficiente para três adultos se acomodarem com conforto.

VW Golf Variant 2016 - painel

Sendo assim, se a prioridade é o espaço interno, o Golf Variant é uma opção mais sensata que a Fiat Toro.

Porta-malas

No que respeita ao espaço para bagagens, a Fiat Toro conta com uma caçamba com 820 litros de capacidade volumétrica, enquanto o Golf Variant tem um porta-malas que comporta 605 litros.

Fiat Toro - Caçamba - Porta-Malas
Fiat Toro - Caçamba - Porta-Malas
Entretanto, mais que a diferença de litragem, o que mais diferencia os dois carros é a usabilidade do compartimento de carga. O Fiat Toro, por dispor de uma caçamba, é capaz de levar cargas como bicicletas sujas e até motos (com o extensor de caçamba), o que o torna muito atraente para quem usa esse tipo de veículo no lazer.

Volkswagen Golf Variant - Porta-Malas
Volkswagen Golf Variant - Porta-malas
Entretanto, essa caçamba da Toro é muito pouco prática no dia a dia, para compras de supermercado ou mesmo para viagens de fim de semana, já que ela as bagagens ficam soltas e fazendo barulho, e sem acesso pela parte interna da cabine.

Nesse aspecto o porta-malas fechado do Golf Variant se mostra mais prático na maior parte dos casos. Permite a acomodação melhor de bagagens dos passageiros e também compras, visto que não ficam soltas e sendo chacoalhadas para todos os lados.

Sendo assim, para quem pretende carregar bicicletas e ate motos, a caçamba da Toro é a melhor opção, mas para o dia a dia das cidades e viagens de fim de semana, o amplo bagageiro do Golf Variant se torna um ativo mais valioso.

Praticidade

O Fiat Toro mede 4,92 metros de comprimento, enquanto o Golf Variant fica nos 4,52 metros, e isso por si só define a maior praticidade do carro da VW, que, por ser menor, é mais ágil e fácil de ser conduzido em trânsito urbano.

Fiat Toro Flex x Volkswagen Golf Variant

O Fiat Toro leva vantagem, porém, e sua suspensão mais elevada, que encara os típicos desafios das vias brasileiras - lombada, valetas e buracos - com maior desenvoltura que a esportiva e sofisticada suspensão do Golf Variant.

Fiat Toro Flex x Volkswagen Golf Variant

Dessa forma, o Golf Variant é um carro mais prático e fácil de ser usado em cidades, além de mais seguro em estradas bem pavimentadas, enquanto a Toro é mais talhada para pisos de baixa qualidade.

Segurança

O Golf Variant conta com 7 airbags de série em todas as versões, enquanto o Fiat Toro oferece apenas dois airbags, sendo que, com o Kit HSD, ela vai a 5 airbags. Ambos os modelos oferecem controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, mas a apenas o Golf tem o sistema Pos-Colision Braking (que aciona os freios após uma colisão para minimizar os danos).

Além disso, o Golf Variant obteve classificação 5 estrelas no NCAP, e Top Safety Pick + no IIHS - notas máximas de segurança, enquanto a Toro ainda não foi testada. Entretanto, como a Toro deriva do Renegade, que obteve 5 estrelas no Latin NCAP, a Toro deve se apresentar como bem avaliada também.

Assim, o Volkswagen Golf Variant é um carro que é mais seguro, por dispor de mais sistemas ativos e passivos de proteção aos ocupantes e de auxílio à condução.

Vídeo - Fiat Toro x Volkswagen Golf Variant




Conclusão: Golf é opção racional; Toro emocional

O Fiat Toro e o Golf Variant são carros de categorias distintas, preços semelhantes, e, portanto, comparáveis.

Fiat Toro 1.8 Flex Automática x Volkswagen Golf Variant

A Fiat Toro se projeta por seu porte avantajado, caçamba adequada para carga e maior disposição para encarar pisos esburacados e vias de terra. É uma opção mais emocional.

Volkswagen Golf Variant 2016

Já o Golf Variant se destaca por oferecer desempenho e agilidade descomunalmente superiores, menor consumo, mais prazer ao dirigir, mais segurança, melhor comportamento dinâmico. Racionamente, para uso predominantemente em cidade e em estradas, é a melhor opção.

Agradecimentos à concessionária VW V12 Motors (61) 4063-7429 (clique aqui para acessar sua página na Internet).

54 Comentários

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  1. Golf Variant sem duvidas! Direção diretissima, acabamento excelente, padrao germanico de construção, segurança nota dez, desempenho e economia.
    O Golf Variant é o carro ideal ao meu ver, tanto pra entusiastas (desempenho, dirigibilidade e comportamento dinamico - completados pelo turbo e cambio DSG rapidissimo), como para familias (espaco, porta malas, prazer ao dirigir, segurança e economia de combustivel).

    Save the Wagons!

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    1. Parece carro de funeral. Horrível pode ser um excelente carro. O golf é anos luz mais lindo.

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    2. Parece carro de funeral. Horrível pode ser um excelente carro. O golf é anos luz mais lindo.

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    3. Que carro horrivel ninguém vai conseguir tirar o trofeu da Toro todos os lancamentos possiveis estao muito abaixo do esperado...quem pode tirar uma fatia sera a Hiundai mas tambem tem um estilo mais jovial sem se tornar um utilitario

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  2. Que belíssima VARIANTE que pena que seu preço ser doloroso, não da nem comparar essa TORO com a GOLF ela esta anos luz a frente.

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  3. São comparáveis por ter preço similar? Então vamos comparar Logan com Doblo, Gol com Fiorino...
    Propostas diferentes não podem ser comparadas.
    E obviamente os pontos fracos de toda Pickup flex vão ser o consumo e desempenho, comparadas com carro de passeio. Hilux, S10 e Ranger fazem 0-100 em mais de 13seg e bebem mais que V6.

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    1. Nesse ponto discordo de você amigo, não sou muito fã da GM mas S10 com motor 2.5 ecotec com id faz de 0-100 km/h na casa dos 10s e tem números de consumo bem a Fiat toro, mesmo sendo mais pesada, esse motor 1.8 e-torq (versão remendo) é uma verdadeira piada.

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    2. Qual a proposta diferente da Toro Flex?
      Tem o mesmo valor de carga de um Golf Variant...
      Pode não caber uma geladeira em pé no Golf, mas nem todo mundo vai precisar disso... São casos e casos... Se for comprar só pra fazer o trivial, nunca levar uma moto, uma mudança que exija usar mesmo a caçamba em sua total funcionalidade, não tem porque ter uma Toro... Por quase 100mil o leque de carros bons, muito melhores que Toro, é grande...
      Só a Toro Diesel que não da pra comparar com carros "comuns" porque quem compra Diesel quer a capacidade de carga de 1 tonelada, e o resto nem importa necessariamente...
      A comparação é bem "diferente", mas se olhar pelo ponto de vista que muitos vão comprar pra um uso normal, torna-se uma compra por emocional, pois um outro carro faria o mesmo, e até melhor.

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    3. Comparação nada a ver. Basta avaliar o número de emplacamentos de cada modelo. Somente aficionados por carros que sabem da existência da variant.

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    4. Quando se apela para argumento...."mimimi vende mais" já deixa claro ou que não tem capacidade de discutir os carros em seus aspectos técnicos e de segurança (mais provável), ou está sem argumento mesmo, e sabe que o Golf Variant é amplamente superior à Toro.
      Mas, enfim, se for falar em vendas, já que é tão importante para tais espécimes menos aquinhoados no quesito QI, então o Golf foi o segundo carro mais vendido do planeta em 2015, com mais de 1 milhão de unidades comercializadas. Detalhe: Apenas o Golf e o Corolla são os carros que venderam mais de 1 milhão de carros por ano na história.
      E não adianta vir com mimimi que é só Brasil, que não é. O Golf Variant é produzido em 2 fábricas no mundo para ser vendido no planeta inteiro. O mercado é global. Se a Fiat só vende a Toro para emergentes deslumbrados de terceiro mundo, problema dos emergentes deslubrados de terceiro mundo, os quais já mostram sua capacidade de análise ao votar no PT, no lula e dilma, esses poços de incompetência.

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    5. A questão é que é natural que um carro de passeio vai vencer nos quesitos apontados na matéria de qualquer pickup flex (conforto interno, conforto de rodagem, estabilidade em curvas, consumo e desempenho).
      As pickups sempre irão ser melhores nos quesitos também apontados (fora de estrada de um modo geral).
      Aí é que tá a questão de não poder comparar. São duas categorias totalmente distintas e é óbvio que o consumidor que tiver poder aquisitivo para ambas pode escolher ambas opções, mas não tem cabimento propostas totalmente diferentes serem comparadas.

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    6. mas não tem cabimento propostas totalmente diferentes serem comparadas.

      É Fiat que comparou primeiro, ao colocar seu carro para competir com os hatchs e sedãs médios.

      De mais a mais, a Car and Driver comparou a Toro com Golf, Corolla, mostrando que sao comparáveis sim

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    7. Ué Carlos, vc não dizia que quem baseia seus argumentos em revistinhas é mané? Por que você está fazendo isso agora? Coerência mandou lembranças...

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  4. Se valem o mesmo $$$ é comparável sim. A propósito qual tipo de suspensão os carros comparados tem?

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    1. O mesmo, McPherson na frente, multilink atrás.

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    2. Não entendi a parte do sofisticada suspensão da variant.

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    3. Luciano-RS, não dá bola com esse cara não... suspensão multlink é mais reforçado do que GOLF, prova disso é elevação de suspensão e já o GOLF é carro baixo... não tem comparação nenhuma, se tornou ridiculo com esse comparativo, sem brincadeiras.. e ai vem carlos, o senhor da razão, se acha que o GOLF Variant é super demais... tenha dó, isso lembra papo de vender, quer te manipular, te convencer a comprar o GOLF, ele se acha o tal senhor da razão... por mim, não passará por cima do meu cadáver, pois nunca vou cair na lábia dele... só quero saber fatos, só isso!

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  5. Já que eles são concorrentes direto, acho q vou comprar o golf variant que é melhor né. Vou encher de tralha e ir pra roça todo fds. AHHHHHHH PELO AMOR DE DEUS PAREM Q TÁ FEIO COMPARA COM A DIESEL PELO MENOS. 110K VS 116K. CARROS COM PROPOSTA COMPLETAMENTE DIFERENTES.

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    1. Não sou fã dos tipos de comparações que eles fazem, mas "AFF" vai pra você né, que pede pra "Pelo menos" comparar com a Diesel... Essa sim não da pra comparar com o Golf, quem quer uma Toro Diesel quer a 1 tonelada de carga que ela pode levar, e não ficar andando pela cidade...
      A Toro 1.8 é tão aceitável de comparar com o Golf Variant quanto com qualquer outro sedan, as diferenças são seus atributos. Ela leva 5 tanto quanto um sedan, leva bagagem tanto quanto um sedan, mas tem a vantagem da caçamba que pode levar coisas maiores, que não entram num sedan ou variant... mas são casos e casos... Comprar uma Toro só pra andar pra cidade, shopping, viagens comuns e nada de carga diferenciada, seria mais racional e inteligente comprar logo um carro diferente, que consuma menos e tenha desempenho melhor... E com 90~100 mil o leque de carros bons (10x melhores que uma Toro) é grande hein...

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    2. Que legal, o comentário de quem respondi sumiu, kkkkk

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  6. "Conclusão: Golf é opção racional; Toro emocional". Carros de categoria diferentes não podem ser comparados pois os pontos fortes de um são os pontos francos do outro. Uma pessoa que têm propriedade rural (O Brasil é enorme, possui aproximadamente 5.6 milhões de imóveis rurais) nunca vai comprar um golf varaint pois seria uma compra totalmente irracional.

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    1. O Brasil é grande e tem 5.6 milhões de propriedades rurais, só que 98% da população mora em cidades, e para quem mora em cidade, comprar uma Toro é uma compra totalmente IRRACIONAL. Ou seja, para 98% do público, o Golf é a opção RACIONAL e mais correta.

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    2. Moro na cidade (capital), trabalho na cidade, e tenho uma chácara no interior, e mesmo nao sendo uma trilha pesada, um golf variant JAMAIS me atenderia nos fins de semana e feriados.

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    3. "O Brasil é grande e tem 5.6 milhões de propriedades rurais, só que 98% da população mora em cidades, e para quem mora em cidade, comprar uma Toro é uma compra totalmente IRRACIONAL. Ou seja, para 98% do público, o Golf é a opção RACIONAL e mais correta."

      Sinceramente, nunca li TANTA asneira...chegou a doer os olhos...

      Você estaria correto, se você morasse em uma cidade com asfalto perfeito, com desníveis e ruas milimetricamente calculadas, em um País de primeiro mundo....

      Mas pera ai meu amigo Carlos...você mora no BRASIL? correto?

      O País das gambiarras...o País onde temos uma qualidade ridícula de asfalto, ruas esburacadas, remendadas, armadilhas, inúmeros quebra molas e outros detalhes fora das normas de engenharia...

      Me lembro esses dias, eu, na minha Stradinha adventure, olho no retrovisor e vejo um Mitsubishi Lancer Hatch cortando todo mundo, forçando a ultrapassagem, usando todo o poder de seu motor...Logo a frente, tinham uma sequencia de 5 quebra molas em uma distancia de aproximadamente 150 metros entre um e outro...

      Achei uma falta de respeito o que o Lancer estava fazendo, principalmente porque era dentro da cidade, em ruas calmas de bairro e o transito estava pesado.

      Ele colou atrás de mim e pediu passagem...tentou me ultrapassar pela direita e o transito não permitiu...quando chegou perto dos quebra molas, eu abri para ele passar...mas fiz algo diferente...

      Eu estava em um carro alto...simplesmente PULEI os quebra molas sem reduzir....ele tentou me ultrapassar na sequencia de 5 quebra molas utilizando toda a potencia do Lancer e não conseguiu, pois se tentasse iria detonar a suspensão e o fundo do Lancer...

      Agora, onde quero chegar com essa historia?

      Simples...

      Um carro alto com suspensão alta e pneus perfil alto é muito mais útil no Brasil do que um Golf variant ou qualquer outro carro mais baixo...

      A Toro é tão útil na cidade quanto na roça pelo simples fato que nossas cidades tem tantas armadilhas quanto na roça...

      Essa comparaçao de Toro com Golf Variant, é RIDICULA

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    4. Concordo plenamente contigo Eduardo essa comparação é ridícula eu dirigido praticamente todos os dias um sedan (voyage confortaline 1.6) e a Toro todos os Dias. Dá uma dor passar meu sedan pelas ruas esburacada, ja quebre minha suspensão uma vez devido a cratera na cidade. não tenho nada a reclamar da toro já que não comprei uma ferrari para andar na cidade a 200 k/h, si esta difícil andar em 80 com esse transito imagino a 120k/h. a Toro e confortável se para o passageiro de trás. em quanto ao comentário da Carblog que a caçamba da Toro é muito pouco prática no dia a dia, para compras de supermercado ou mesmo para viagens de fim de semana, já que ela as bagagens ficam soltas e fazendo barulho. Cade o video do teste da sacola de supermercado? sera que eles fazem comprar. meu amigo todo caro seja picape ou sedan se voce dirigir com veleocidade supoeriores a 60 k/h e fazer curva muito fechada as bagagens tende se movimenta. Eu faço comprar no supermercado com a toro e não tem essa de barulho de sacolas o carga, ja que não ando em velocidade de ferrari , ando em velocidade compatível com a rua. quero ver esse teste de bagagens. ja que tenho como falei um voyage 1.6 e prefiro fazer comprar com a Toro

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  7. Golf da uma surra na toro, mas ai tambem e um comparativo covarde

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    1. Acho interessante. Tem um povo aqui que personaliza os carros, toma as dores como se fossem pessoas.
      Ei, fi, isso é apenas um carro, e o comparativo entre duas opções para o consumidor.
      Se o Golf e a Toro custam a mesma coisa, e o Golf tem um motor 1.4 Turbo que oferece muito mais desempenho e menor consumo, COVARDE é quem não tem coragem de mostrar isso.
      Se o Golf tem 40 cm menos comprimento, e tem mais espaço interno, isso é mérito da engenharia da VW, e o consumidor precisa saber disso, então COVARDE é quem não tem capacidade de mostrar isso.

      Acho interessante esses manés com mimimi ..mimimi um é turbo e outro não é...mimimi são categorias diferentes...mimimi...mimimi.
      Foi a Fiat que colocou a Toro como concorrente de hatch médio e sedã médio, e agora que fazem a comparação, que mostra o Golf infinitamente superior à Toro, ficam de mimimi tomando as dores da Fiat.
      Ei manezitos, a Fiat nem sabe que vcs exitem.

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    2. "Acho interessante. Tem um povo aqui que personaliza os carros, toma as dores como se fossem pessoas"
      Quem mesmo que é assim? kkkkkk
      No post aponta o DSG melhor que o AT6. Acho que deveriam se decidir....

      De longe, mas muito de longe o 1.4 tsi/DSG é melhor que o 1.8/at6 da Toro. Isto é fato.

      Agora na lista de uma pessoa que queira um carro não tem Toro e Golf Perua, por isso o comparativo torna-se sem sentido, inútil não, sem sentido sim.

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    3. Carlos voce não entendeu. Quando eu digo que o comparativo foi covarde foi pra salientar a superioridade em tudo da variant sobre a toro. E totalmente comparável vista os valores, mas os seguimentos sao diferentes. A variante realmente e mais carro em todos os aspectos nao tem comparação

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  8. Não entendi a parte do: "Mesmo com os bancos dianteiros totalmente recuados, ainda assim há espaço suficiente para três adultos se acomodarem com conforto."

    Alguém parou para pensar que isso se dá pois o trilho da Variant é bem mais curto que da Toro?

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    1. pois é, são comparativos totalmente distintos... toro vai pra qq lugar onde seja fora-de-estrada, estrada e cidade... e já GOLF variant não, é mais pra rodar na cidade e estrada e só. A toro dá banho no comparativos, e que o certo msm é comparar com saveiro ou amarok!

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  9. Não entendo o consumidor que só anda na cidade, que é a grande maioria, e compra uma pickup dessas, sem motor ainda por cima, e deixa de comprar uma Golf VAriant por exemplo, ams poderia ser qualquer outra.Penso o mesmo sobre quem compra um HRV ou um Renegade, carros notoriamente inferiores a uma Variant, mas que custam o mesmo É o tipo efeito manada, vê os outros comprando e vai atrás. Só corrigindo, a capacidade da caçamba da Toro é 680 litros, igual a da Strada e 70 litros maior que a da Saveiro.

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    1. Justamente! Cada um compra o que quer, mas é inegável o efeito manada do consumidor médio, que dá mais valor à estética, à pseudo robustez que a atributos técnicos e práticos que certamente o atenderia bem melhor que quilos de "prástico" aderidos à parte externa da carroceria e uma suspensão altinha. A imensa maioria dos consumidores dessa Toro, a usarão como já usam os consumidores de S-10, Hilux e afins: uso exclusivamente em uso urbano, verdadeiros trambolhos impecavelmente limpos e encerados. Considerando isso, o comparativo procede sim e é inegável o abismo entre esse Toro manco e a Variant, que, depois do GTI, é o melhor Golf, por ter mantido o DSG7 e a multlink.

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    2. Gabriel e Rodrigo, acredito que não se trata de efeito manada e eu explico porque. Moro numa cidade de 120.000 habitantes, onde não se registram congestionamentos, nem problemas para estacionar, exceto se falarmos de uma RAM ou F250 cabine dupla... kkkk

      Dito isto, tenho uma Strada CE que, com seus 700kg de carga, atende perfeitamente ao meu uso, onde eventualmente carrego moto, bike, casinha do cachorro, etc. Porém, a limitação do meu carro se dá quando preciso carregar mais pessoas e é aí que numa análise crítica vcs hão de concordar comigo que a Strada cabine dupla possui uma carroceria de enfeite que mais parece um porta-malas sem tampa e uma pickup "grande" (Hilux, S-10, etc) seria subutilizada, sem falar no custo de compra e manutenção que é muito maior.

      Ou seja, eu sei perfeitamente quais são os prós e os contras da Toro e dos seus concorrentes, mas deixo de comprar um Golf Variant pq acho terrível ter que passar raspando o assoalho do carro num dos muitos quebra-molas daqui e ter de trafegar em ruas esburacadas, mal ou não pavimentadas e com o carro quicando em nossas estradas ridículas.

      Deixo claro que sou fã do Golf Variant, que na minha humilde opinião é o VW mais bonito a venda no Brasil, porém não desejo possuir um. Uso pouco a carroceria da minha Strada, mas quando a uso, preciso de espaço e isso um Variant jamais vai me oferecer.

      Um carro para carregar 5 pessoas com conforto e com uma caçamba que leve 700 kg? Toro ou Oroch. Fica difícil não escolher a Fiat, não é mesmo?

      Abs.

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  10. A compra racional neste caso depende do bolso de quem compra. Se a pessoa somente dispõe de 76k, não tem nem como cogitar a compra de uma variante destas, mas poderia comprar uma Toro. Eu mesmo queria um jetta tsi, mas na época ele só custava 30 mil a mais que o Civic de entrada, que era o que eu podia cogitar.

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  11. Acho que legal que a opnião dos outros quase mata o Carlos. Ele não sabe lidar com isso. De qualquer forma, a perua é um carro que praticamente não existe mais no Brasil. (Ninguém quer, ninguém deseja mais) Por isso, isso é o suficiente para o Golf Variant pedir lincença sair da disputa. Toro com certeza

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  12. Pouca diferença? R$ 14.030,00 de diferença, ao menos para a minha pessoa, é uma boa grana.

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  13. Iria de Variante sem qualquer resquício de dúvida!

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  14. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas realmente é bom lembrar que para esses modelos custarem o mesmo, um deles precisa de 20 mil em opcionais.

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  15. Alguem sabe informar pq não ha golf TSi nacional a venda?Sera que a VW viu a cagada que fez com a suspensao e voltou atras?

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  16. Para cidade e estrada e até em viagens, o Golf Variant é muito melhor que o Toro. Não há o que discutir. O Toro só é melhor na roça. Sem falar que o Toro é carro de corno, rsrsrsrs

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    1. Este conhecimento pessoal, enriquece muito o debate no blog.

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    2. Falas com tamanha autoridade sobre o nome Toro que sequer posso discordar.
      Dizem que só pode falar de uma guerra quem participou de uma. Logo de nomes que lembram "cornitude", só alguém que já foi...
      Bem, vocês entenderam.

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    3. É por causa da expressão " Boné de Toro", pois quem toma chifre é conhecido como " O homem do Toro", rsrsrsrs. Por isso a comparação com o nome da picape sitada.
      Mas falando sério agora, o Golf Variant é bem melhor e mais bem construído que o Toro. O Golf Variant é um carro bem melhor.

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    4. Já tinha ouvido outras, mas essa do boné de Toro é nova.

      E sim, não há dúvida, o Golf é sim bem mais construído que a Toro. Porém convenhamos, o Golf já está na sétima geração e a Toro na primeira, o Golf já tem muito mais tempo de estrada.

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    5. Não apenas isso Rafael, carros excelentes sofrem em nossas estradas, é o caso da Variant. Quando vc passa em ruas alagadas, cheias de buraco ou estradas de terra, algo comum no nosso país, aí sim, sabemos pq são mais de 3.000 unidades de Toro vendidas, e o HR-V, acho q passou dos 4.500 und... Isso é Brasil!!!

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    6. rafael/yashiro, GOLF vai sofrer não tem jeito não... nossas vias são péssimos e com o GOLF pode destruir fácil fácil.. e toro leva vantagem. o que importa é a vantagem do carro.. portanto toro leva melhor. disse que é superior isso e aquilo, besteira. cada carro tem sua vantagem e ponto final!

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  17. Usando o mesmo argumento do Carlos que a suspensão multi-link pro Brasil é pior, falo o mesmo sobre o câmbio dsg. Conheço algumas pessoas que trocaram de golf dsg por jetta devido ao câmbio. Quem já andou com câmbio dsg em pavimentação ruim sabe o quanto ele segura as marchas e quanto isso é incomodo no dia a dia. Então nem sempre é interessante compras apenas pelo que vê e o que consta na ficha técnica. Cada carro se encaixa melhor no perfil de cada um, essa questão de compra racional é muito subjetivo, depende da situação de cada um.

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  18. Pessoal. O que o carblog escreve são opiniões. Não sou contra eles, porém os últimos comentário tenho achado apelativo. Compra irracional, não sei o que é isso. Cada um tem um perfil. Sem puxar nenhum ponto para Fiat, tenho uma Toro flex e moro na cidade das ladeiras, Salvador, e garanto que não sinto aperto com este carro no quesito desempenho. Se o sucesso deste carro continuar será que chamaremos todos de irracionais? Quanto a cacamba comprei em lojas automotivas um divisor de cacamba por R$250,00 e não tenho nenhum problema. Com este divisor as compras ficam onde eu quero. São soluções baratas para problemas pequenos. Tinha um linea e hoje tenho a toro sem nenhum problema de insatisfação.

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  19. OI pessoal, tive um golf ( que é um excelente carro) por um ano e meio, infelizmente por ficar muito limitado para rodar, visto que nossas estradas não ajudam; hoje tenho uma oroch 2.0, porem pretendo adiquirir uma toro diesel, que penso eu que me será mais util.

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  20. Muito legal esse comparativo. 0-100 em 15 seg??? que porcaria. Acho que a Belina faz isso. Ficou ruim esse carro hein

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  21. Ue... Se é pelo preço vamos comparar um celular com uma impressora, ou uma geladeira com uma TV... Meu Deus, as propostas são completamente diferentes... Vamos comparar o número de vendas no mercado.

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