O Fiat Toro 1.8 Flex Opening Edition objeto de nosso teste de longa duração (clique aqui para ver mais posts sobre essa avaliação) chega a casa dos 2.000 km rodados, e neste post iremos relatar as últimas medições de consumo, um pequeno ruído interno que surgiu recentemente, e o funcionamento do piloto automático.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Preto Carbono

Em relação ao consumo, em medição anterior tínhamos obtido 10,5 Km/l de gasolina, posteriormente a média caiu para 10,3 Km/l, e agora caiu - e está estabilizado - em 9,3 Km/l, visto que temos andado mais percurso [70%] urbano, e enfrentando alguns pequenos congestionamentos.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Preto Carbono

É importante considerar que durante todo o período o Toro está sendo conduzido com o ar-condicionado ligado no modo automático com temperatura especificada em 19,5º C. Além disso, colocamos uma película protetora nos vidros da 3M, e uma película térmica no vidro dianteiro - o que ajuda a deixar a temperatura do interior mais baixa.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Preto Carbono

Essas informações de consumo, o tipo de percurso que estamos adotando, ruídos internos e considerações sobre o funcionamento do piloto automático nos abordamos no vídeo a seguir.



Ruído no volante

O nosso exemplar da Toro já apresentou um ruído no começo do teste (veja aqui), quando freávamos ou saíamos da imobilidade - que foi resolvido espontaneamente, sem qualquer intervenção. Estamos monitorando para verificar se há recorrência, mas até agora não aconteceu.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Interior

Entretanto, agora estamos enfrentando um novo ruído interno - o qual mostramos no vídeo - que é no volante de direção. Quando se esterça o volante, surge um barulho do revestimento em couro do volante roçando em outra superfície.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Interior

Não parece nada grave, mas é incômodo, visto que ao menor movimento do volante ele já "grita". Sendo assim, vamos aguardar chegar aos 5.000 Km, quando levaremos o carro na concessionária para a primeira troca de óleo, e relataremos a questão.

Piloto automático

Já o piloto automático é uma funcionalidade do Fiat Toro que vem nos surpreendendo positivamente visto que ele conta com a função de manutenção de velocidade programada até mesmo em declive.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Preto

Sendo assim, quando se está andando com o Toro a uma velocidade programada, e a mesma enfrenta um declive, o piloto automático percebe que a velocidade está subindo e passa a reduzir as marchas para adotar o freio motor e manter a velocidade programada.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Painel

Observamos que, andando a 80 Km/h constante, situação que, no plano, o carro está em D6, quando enfrenta-se um declive, o sistema de gerenciamento da transmissão comuta as marchas, inicialmente para D5, depois para D4, e vai até o D3, para manter a velocidade constante em 80 Km/h.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Interior

É interessante notar que o sistema não atua nos freios de serviço, mas sim na transmissão, reduzindo as marchas, para provocar um freio-motor.

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Teste de Longa Duração

De qualquer forma, é uma funcionalidade muito interessante do piloto automático da Toro, visto que ele amplia e muito a funcionalidade desse recurso. Em modelos que não há essa função, em qualquer declive é necessário atuar no freio, o que acaba desativando o controle de velocidade.

Conclusão

Fiat Toro 1.8 Flex AT - Teste de Longa Duração

O Fiat Toro chega à casa dos 2.000 Km com consumo correto para o seu porte/motor/desempenho, um pequeno - mas irritante ruído interno -, e surpreendendo positivamente pelo funcionamento do piloto automático.

31 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Nossa, com 2000km e já apresentou grilos?
    Imagina com 40/50000!

    ResponderExcluir
  2. Resumindo, a Toro chega a 2000km impecável e com consumo surpreendendo para a categoria. Um carro de 1600kg.

    ResponderExcluir
  3. Que prejuízo ter um Fiat Toro Flex em termos de combustível. 9,3 km/L na gasolina ? Toro só a Diesel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo do quanto você roda por mês ou ano, uma flex sai muito mais em conta que uma diesel. Impostos menores, preço menor e por aí vai. Depende de cada pessoa ;)

      Excluir
    2. Você acha 9,3 km/l para um motor 1.8 e um carro de 1619 kg, pegando trânsito pesado, com câmbio AT e com ar o tempo todo?
      Bem se vê que você deve andar de 1.0 para achar que esse consumo é ruim.

      Excluir
    3. Toro 1.8 fazendo 9,3km/l, o cara pra ter vantagem na diesel, vai ter que rodar uns 150 mil km pra zerar o investimento. (seguindo a base de calculo feito pelo proprio car.blog)

      Se o cara tiver o carro por 5 anos, teria que rodar 30.000km por ano.

      Se for daquele que troca de 3 em 3 anos. 50 mil km por ano.

      Ou seja, pega a calculadora pra não jogar dinheiro no lixo.

      Excluir
    4. Achei o consumo da Fiat Toro bastante razoável. Pra uma pick-up média, cabine dupla, carro pesado, e com ar ligado, é um consumo bom. Não vai querer que um carro grande, motor 1.8, automática tenha consumo do UP.

      Excluir
    5. Discordo dos comentários, pelos seguintes motivos:

      1º o carro faz 9,3 km/l na GASOLINA e em Brasília com um terreno plano, acha isso fantástico ? Você é pouco exigente.

      2º Este carro tem um motor 1.8, entretanto qual aplicabilidade do carro em si ?Belo desenho, fecha a nota. Nesta versão o carro carrega tão quanto uma Saveiro 640kg se não estou enganado, não tem aplicações Off Road e extremamente grande para grandes Centros

      3º Não há demérito algum nos novos motores 1.0 de 3 cilindros,o UP! é um carro fantástico tanto em desempenho como em consumo, precisa se informar melhor não estamos falando de UNO.

      Excluir
    6. No meu entendimento, a escolha da versão diesel para a Toro passa muito mais pelo desempenho que pelo consumo de combustível. Esse veículo testado faz de 0 a 100 em 15,5 s... E, por favor, não venham com o argumento de que "não quero usar o carro para pegar racha". Qualquer pessoa que viaja em estradas de pista simples sabe que esse desempenho é irritante e chega a ser perigoso

      Excluir
  4. Só para comentar: Que carro lindo! Esta palavra resume esse carro. Muito bonito mesmo

    ResponderExcluir
  5. Já sugeri ao blog fazer testes e relatos sobre utilidade da caçamba por exemplo e não deram atenção alguma. Seria legal tentar colocar peso na caçamba, bicicletas, moto de trilha e etc. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bicicleta não pesa cara,moto até vai,se por peso nessa pick-up de mentira arria,fato!Isso foi feito pra colocar no estacionamento do shopping.

      Excluir
    2. Fora que não cabe moto nem bicicleta nessa caçamba minúscula.

      Excluir
    3. Interessante a implicância do pessoal com o Toro, visto que nunca vi ninguém pedir pra fazerem teste de peso em qualquer outra pick-up avaliada!

      Excluir
    4. Nem precisaria filho,as outras são pick-ups de verdade,com caçamba decente ,pneus adequados e tudo,se liga...

      Excluir
  6. Eu gostei do designer dessa touro mais axo que bebi muito!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Toro é a picape média mais economica do mercado. Tanto no segmento de FLEX como na Diesel.

      É a única picape média FLEX a receber selo A no Inmetro.

      Excluir
    2. Também aXo que você bebeu muito!
      Deve ter sido a emoção de achar o designER lindo!
      O amor é lindo....

      Excluir
  7. Parabéns a FIAT .
    Pelo seu tamanho , esta muito econômica.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito dessa pick-up da Fiat. Acho que a Fiat acertou em cheio ao lançar uma pick-up com uma dirigibilidade de automóvel e com uma caçamba bastante útil. Nem tão pequena como uma Strada cabine dupla, nem tão grande como as S-10. Acho bonito o design da Toro, e o interior bem bacana. Mesmo não sendo muito fã da Fiat, esse é um carro que eu compraria. / Agora tem sempre a turma que fala mal e só vê defeitos (nenhum carro presta pra essa turma - se for dar ouvido aos agourentos de internet, vc não compra carro nenhum, pois nenhum presta pra essa turma). Os caras nunca nem chegaram perto do carro e detonam o carro. Foi assim com o UP, com os Hyundai, com o New Fiesta e KA, etc.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber que carros eles tem para criticar tanto.

    ResponderExcluir
  10. Estou adorando a minha, igual ao modelo do car blog. Hj fiz uma pequena viagem, comprei móveis e enfeites para a patroa, coloquei tudo na caçamba com a maior tranquilidade. Questão de pista, uso o pedal shift para reduzir e vai tranquilo.
    É incrível como as críticas é só pela internet pois no dia a dia me canso de ouvir elogios, de perguntarem sobre ela, tirarem fotos etc.
    Única reclamação até agora é que vou levar a concessionária é com o uconnect que está falhando no Bluetooth, do resto o carro é uma delícia.

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma toro openning edition e confesso que estou satisfeito com o carro, o design dele é único em comparação às outras pickup, é inovação em pickup, o carro chama muita a atenção das pessoas por onde passo. Sobre comprar a diesel ou flex, 1¤ depende do seu bolso. 2¤ depende da utilização do carro, se vc roda muito vai de diesel, ou se precisa da tração 4x4 vai de diesel. No meu caso q considerei foi: rodo muito pouco, em média 12km por ano; As despesas com seguro, licenciamento, revisão na Flex é mais barato, por isso optei pela flex. A diferença de preço da top flex pra top diesel é 43.752,00, com essa diferença dar pra eu comprar 11.364,15 litros de gasolina q dar eu rodar 113.641,50km.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, você usa o carro em estradas de terra? Se sim, são chão mais batido, com cascalho, ou terra mais solta ou areia? Como é o comportamento do carro?

      Excluir
  12. Nesse seu caso so um tonto compraria a diesel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior que a Maioria daqui da minha região compra, eles compra a top a diesel so pra mostrar/desfilar, e rodam em média 14.000km por ano ou até menos que eu, e acham que fizeram um bom negócio, pq eles olham para o motor q é mais potente e mais econômico, ñ atentam pra outros gastos como Seguro, licenciamento, revisão, manutenção...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  13. Jaja estão vendendo as usadas perdendo de 20.000 a 40.000 mil K tomando um preju... Aguardem!

    ResponderExcluir
  14. Comprei uma exatamente como essa do teste, só fiquei na dúvida entre branca e preta e acabei optando pela preta. Aguardando chegar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem