O Fiat Toro do nosso teste de longa duração superou os 1.000 Km rodados, e já temos dados consolidados de consumo do modelo com gasolina, o que relataremos neste post, além de impressões gerais de uso.

Fiat Toro Flex - teste de longa duração

Consumo e impressões - vídeo



O vídeo acima mostra que obtivemos uma média de 9,4 Km/l de gasolina em um percurso que envolve 50% cidade, 50% estrada, com o ar-condicionado ligado 100% do tempo, e com uma condução tranquila, seguindo o fluxo de trânsito, e sem exceder as velocidades limites das vias.

Fiat Toro Flex - teste de longa duração

Além disso, temos procurado usar o piloto automático quando estamos circulando em vias mais expressas, como a L4, de Brasília, onde é possível circular a 80 Km/h.

Fiat Toro Flex - teste de longa duração

Outro ponto que nos chamou a atenção foi o fato de que esse consumo real, aferido em bomba, foi superior ao indicado pelo computador de bordo para o mesmo percurso, que foi de 9,2 Km/h - uma boa surpresa, já que observamos que o computador de bordo com medições "pessimista" - algo raro.

Ruídos

Outra boa surpresa deste último relatório é o fato de que, desde que publicamos o último vídeo, o ruído interno estranho que estávamos ouvindo em frenagens e em acelerações, sumiu por completo, e não mais ocorreu.

Fiat Toro Flex - teste de longa duração

Nós não conseguimos identificar a origem do problema e também não levamos o carro para conserto na concessionária. O barulho simplesmente cessou. De qualquer forma, estamos monitorando e, em eventuais recorrências, reportaremos.

Impressões de uso com carga completa de passageiros

O Fiat Toro 1.8 Flex Automático já foi usado em uma pequena viagem com carga completa de passageiros, ou seja, cinco adultos. Na realidade, dois adultos e três adolescentes todos acima de 14 anos.

Fiat Toro Flex - teste de longa duração

O espaço interno foi considerado adequado, mas o passageiro central traseiro ficou com o joelho encostado no banco dianteiro, mas isso não causou maiores incômodos.

Fiat Toro Flex - teste de longa duração

Em relação ao comportamento do motor nessas situações, podemos dizer que o Toro sente o peso, mas mesmo assim dá conta do recado. A rigor, como ela vazia já pesa mais de 1.600 Kg, então o carro com carga completa é menos representativo proporcionalmente que modelos mais leves.

Fiat Toro Flex - teste de longa duração

E isso, naturalmente, se reflete na diferença de desempenho entre o Toro vazio e carregado. Em resumo: o Toro sente menos a carga total, pois ele já é um veículo bastante pesado.

Impressões de uso urbano

O Fiat Toro é uma picape de dimensões avantajadas, 5 cm maior que um Ford Fusion, e larga. Associe-se a isso a um desempenho fraco, que por mais que seja adequado para sua proposta, é similar ao de um veículo 1.0 convencional moderno, como o Up! MPI ou mesmo o Ford Ka 1.0, e tem-se um quadro de um veículo lento e de menor praticidade em uso urbano, tornando-se algo cansativo, visto que exige maior cuidado em manobras, especialmente de estacionamento.

Fiat Toro Flex - teste de longa duração

Isso nos leva a questionar a validade de se trocar um sedã médio ou mesmo um hatch médio por uma Toro 1.8 Flex, tendo em vista que o modelo da Fiat, hoje, está até mais barato que Jetta, Corolla, Golf e Focus com o mesmo nível de equipamentos.

Fiat Toro Flex - teste de longa duração

De fato, parece um grande negócio, já que é um veículo muito maior, que chama mais a atenção, sobretudo nessa fase inicial de lançamento. Entretanto, com o passar do tempo observa-se que o espaço no banco traseiros de sedãs médios é maior que o da Toro, assim, como o conforto interno. Ademais, sedãs e hatchs médios oferecem mais desempenho, segurança maior e menor consumo.


Fiat Toro Flex - teste de longa duração
Esses são aspectos racionais na decisão de compra, que devem ser levados em consideração na escolha. Entretanto, é forçoso reconhecer que, hoje, o apelo de mercado do Toro é muito grande, pois é uma novidade, é bem equipada, bem acabada, e está com preços que encerram ótima relação custo x benefício, pois o Toro com os mesmos equipamentos desses veículos convencionais está até mais barata.

Conclusão

O Fiat Toro 1.8 Flex Automático Opening Edition do teste de longa duração surpreende pelo indicador de consumo de gasolina relativamente baixo - 9,4 Km/l de gasolina - levando-se em conta o tipo e o peso do veículo; e também por ter auto-solucionado o problema de ruído interno detectado anteriormente.

Fiat Toro Flex - teste de longa duração

Veja mais posts sobre o teste de longa duração do Fiat Toro Flex clicando aqui.

50 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. o desempenho da Toro não é pior que do Golf 1.6

    ResponderExcluir
  2. Outro ponto importante é que o desempenho não é igual ao do UP ou Ka.
    Usando como parametro o 0-100 km/h
    Up e Ka 15segundos
    Toro 12-13 segundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido que a Toro flex faz menos que 13s. Deve ser 15s mesmo. Vamos aguardar o blog fazer o teste.

      Excluir
    2. Claro porque quem compra camioneta está muito preocupado com 0-100

      Excluir
    3. Ja tem vários testes de 0 a 100 e inclusive tem resultados de 12.6 segundos e até de 11.7. Pra um motor 1.8 e 1.609 kg ta bom demais. E depois que o motor cresce o giro vai embora, 1.0 anda é longe de acompanhar. Problema é o povo que insiste em "queimar" o carro, que por sinal é um dos modelos MAIS INTERESSANTES atualmente no mercado Brasileiro abaixo de 100 mil.

      Modelo reune beleza, modernidade, acabamento de qualidade, boa construção, tecnologia, inovação e versatilidade. Sem falar que é muito bem equipado, poucos modelos reunem esses atributos.

      Simplesmente aceito o sucesso e as qualidades do Toro.

      Excluir
    4. Ja tem vários testes de 0 a 100 e inclusive tem resultados de 12.6 segundos e até de 11.7. Pra um motor 1.8 e 1.609 kg ta bom demais. E depois que o motor cresce o giro vai embora, 1.0 anda é longe de acompanhar. Problema é o povo que insiste em "queimar" o carro, que por sinal é um dos modelos MAIS INTERESSANTES atualmente no mercado Brasileiro abaixo de 100 mil.

      Modelo reune beleza, modernidade, acabamento de qualidade, boa construção, tecnologia, inovação e versatilidade. Sem falar que é muito bem equipado, poucos modelos reunem esses atributos.

      Simplesmente aceito o sucesso e as qualidades do Toro.

      Excluir
    5. tem q se preocupar em ficar na faixa da direita pra sempre!!!

      Excluir
  3. E porque raios se iria comparar o desempenho de uma caminhonete com um hatch ? Sem nexo mas enfim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem nexo sim Daniel, tem muita gente erroneamente trocando um bom sedan ou hatch médio por um monstrengo lerdo e manco como este Toro motor flex. Uma pessoa com mínima instrução e conhecimento de automóveis não compra um carro como este pra rodar na cidade e estradas se não precisar duma caçamba, e se estiver carregada não sai do lugar.

      Excluir
    2. Concordo com o Eddie
      Fator novidade+sensação de "carrão"+um certo "status" está levando muito gente sem noção a usar esse mastodonte na cidade, sem nunca usar a caçamba!

      Excluir
    3. Meu Deus quanto ódio dos Haters pela toro hein???o carro tem o mesmo desempenho do Golf 1.6 automático,isso por que ela pesa 1600 kg e os caras falam um monte de abobrinhas!!!É simples não gostou, não comente e nem compre agora falar que uma pessoa que compre uma Toro não tem instrução e conhecimento de autos??E quem paga mais de 80 mil num Golf com desempenho medonho, que anda menos que o Focus 1.6 e capado como esse 1.6 é o que?? conhecedor de auto??faz me rir ...

      Excluir
    4. Resposta ao festeiro Luis Gustavo :
      Aprenda meu jovem:
      FIAT = ontem, hoje e sempre será uma marca de 2a linha. FATO!
      VW = ontem, hoje e sempre será uma marca de 1a linha, referência no mundo em tecnologia e qualidade. FATO!!!
      Senta e chora que dói menos...

      Excluir
    5. VW, marca que engana todo mundo. O pior pós venda. Os carros feitos pra anões...

      Excluir
    6. Victor85 vejo que teu conhecimento sobre carro se resume a especulações em ouvir as conversas do pai, avô e tios coisas de pessoas que pararam nas décadas de 70/80. Desde 1990 até os dias atuais a Fiat está superior a VW em vários aspectos.
      E a VW nem a FIAT são marcas de 1 linha. Ford, Fiat, GM e VW serão sempre 3 e 2 linha. 1 linha pra mim são marcas como BMW, MERCEDES, AUDI, MASERATI, JEEP e etc. E 2 linha marcas como Toyota, Honda, Hyundai, Nissan. E a 3 linha fica com FIAT, FORD, GM, VW, RENAULT, PEUGEOT, CITROËN e etc.

      Excluir
    7. Fato???Pra quem??Pra você?E qual a relevância da sua opinião que simplesmente é de um Hater??cara respeite a opinião dos outros ate por que a sua não é a unica correta do mundo e outra Volks referencia em tecnologia e qualidade??!!faz me rir amigão deu pra ver mesmo com esse escândalo todo que a mesma se envolveu...

      Excluir
    8. Meu deus, comparar toro com uplixo. Até pq o cara q tem um up tem grana sim pra comprar uma toro. Pelamordedeus

      Excluir
    9. UP:
      Considerado o melhor subcompacto do mundo na Inglaterra, Holanda, Alemanha e em vários outros países do 1o MUNDO, com vários prêmios internacionais;
      GOLF:
      Considerado um dos melhores automóveis já fabricados, com centenas de prêmios internacionais, referência no 1o MUNDO em tecnologia;
      Fora Passat, Touareg, Tiguan, New Beatle, etc, considerados como referência em tecnologia automotiva no 1o MUNDO.
      E TODOS são VW!
      E agora lá vai a pergunta que não quer calar:
      A Fiat tem algum modelo, unzinho que seja, reconhecido internacionalmente no 1o MUNDO, como exemplo de tecnologia e modernidade?
      Atenção haters: não vale as outras marcas do grupo, hein?

      Aguardando os "expertos" me responderem

      Excluir
    10. Ia esquecendo:
      NÃO confundir marca premium com marca de 1a linha no segmento que atua, ok?

      Excluir
    11. É, meus caros, o silêncio é a prova de que, contra fatos, não há argumentos!
      Querer comparar essa marca de 2a linha com a melhor tecnologia do mundo, que é a alemã, é inócuo e demonstra total desconhecimento do que envolve um projeto bem feito, usando os melhores motores, a melhor tecnologia de ponta, tanto na área de novos projetos até na fabricação.
      Tecnologia amplamente copiada pelas asiáticas, que são tanto ou mais rígidas em padrões de alta tecnologia quanto a alemã.
      Italiano é ótimo em design, os melhores, na minha opinião.
      Mas em termos de tecnologia automotiva, são zero.

      Excluir
    12. O Hater ainda ta discutindo com ele mesmo?!!!não é que ficamos em silencio por que você falou um "fato", mas sim por que tudo o que diz somente mostra o quando você é um hater de qualquer marca e fan boy da Volks que alias, tem tanto tecnologia por que ainda fabrica gols e voyage da vida??!! e mais por que se envolveu no escândalo do diesel??a Volks só começou a fazer algum carro de qualidade a partir da aquisição da Audi, simples assim, pois hoje muito de um carro da Volks é emprestado da Audi, pois antes disso era somente carroças a venda. Cada um tem o que merece, por isso a Volks é assim, vende seus carros a preço de categoria superior, como se a mesma fosse uma marca "Premium" coisa que ela esta a anos luz de ser, devido a fan boys como você que acha que por possuir um Volks sabe alguma coisa de auto, como se ter um Volks fosse a coisa mais importante do mundo!!!faz me rir...

      Excluir
    13. Ficou sem argumento é partiu pro ataque pessoal, né?
      Falou, falou e contra argumentar minha pergunta, nada né?
      Ou seja, provou que não entende bulhufas de carro e muito menos de distinguir qualidade e porcaria!
      É, seu Luiz Gustavo, contra FATOS não há argumentos, não é?
      Depois dessa, eu se fosse você, sairia de fininho e ficaria um bom tempo sem postar em blog de carros, para evitar de passar vexames como esse!
      Bye-bye

      Excluir
    14. Luiz, conta para nós quando a VW adquiriu a AUDI?

      Excluir
    15. Ataque pessoal aonde?!!!Cara você realmente deve ter algum problema, em que momento te ofendi?!!!não sabia que você se sentia ofendido apenas por ser chamado de Hater, ate por que você fala coisa pior pra outras pessoas e mais argumentar o que?!!!pois tudo que você falou não tem nexo nenhum é somente besteira de uma pessoa que acha que sabe muito mas a realidade é o contrario para você ter uma ideia ate mesmo o Carlos que é um fan boy descarado da Volks tem raciocínio mas logico e com algum conhecimento automotivo do que você, então para isso não a o que argumentar, até por que estaria te dando ibope e isso é coisa que você não merece ter!!

      E caro Daniel, você só pode estar zoando comigo né?!!!não sabe que a Audi pertence ao grupo Volks?!!!!foi em 1964 que a Volks adquiriu em definitivo a Audi, inclusive o grupo Volks é dona de 99.55% da Audi. Você sabia que o primeiro sucesso mundial com motor refrigerado a água da VW, o VW Passat recebia o famoso motor AP, de origem Audi, ou seja, existe a Volks antes e depois da aquisição da Audi, isso sim são fatos!!!!!!

      Excluir
  4. A Ford Ranger Sport 2.5 flex CS 2016 (que tem as dimensões semelhantes ao Toro) tem um consumo de 4 km/l com álcool (na cidade) e 5 km/l com gasolina (na cidade). Portanto, o consumo do Toro está excelente. Vale frisar que no futuro, deve ser lançada uma versão básica do Toro 1.8 flex manual, com resultados ainda melhores no consumo.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Você tá triste pelo sucesso de um carro?

      Excluir
    2. Você tá triste pelo sucesso de um carro?

      Excluir
    3. Bom é comprar saveiro com motor AP por 80mil

      Excluir
    4. Bom é não ter grana pra comprar
      huehueheuhe

      Excluir
  6. Duvido que tenha feito 9,5 km/l. Esse peso e esse motor ultrapassado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão, tudo isso não tem só a ver com motor, tem a ver com caixa de câmbio bem combinada tb.

      Excluir
  7. As pessoas tao comprando por inpulso sedan muito mais vantajoso fiat marca considerada umas das piores painel de uno so que maior bancos horriveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente acho o Toro muito mais vantajoso. Pois, tem mais espaço e litragem pra bagagens e trecos (820 litros contra a média de 450 dos sedans)

      É mais barata e mais equipada e por menos!!!

      Muuito MAIS BONITA e IMPONENTE que 99% dos sedans do nosso mercado! (Inclusive alguns sedans de mais de 120 mil)

      SERVE TANTO PARA CIDADE QUANTO PARA IR PEGAR UMA ESTRADINHA DE TERRA E LAMA, por ter boa altura e excelente suspensão.

      Falando em suspensão, a dela é excelente e bem melhor que a doa sedans.

      Vai tentar pegar uma estrada vicinal com o sedan! Vai batet muito a parte de baixo devido a pouca altura e suspensão não adequada!

      Mais um quesito que faz o Toro ser MELHOR NEGÓCIO.

      SÓ NÃO VER QUEM NÃO QUER.

      Sonre motor, basta olharmos e observar qie a VW oferece um fraco 1.6 nim hatch por quase 90 mil e com poucps equipamentos. Aí já é querer demais do Toro né!

      Carro bem equipado por 76.500 ja paga o preço!

      Excluir
    2. Quando observava as fotos da FIAT Toro pelo site achava ela muito estranha e parecia pequena; sendo que ao vivo a impressão foi bem positiva e me agradou muito a posição elevada de dirigir e o espaço na caçamba.
      Nos últimos três anos tenho rodado no mínimo 2.000 km por mês e estou começando a cogitar um carro desse na versão diesel, não preciso destas pickups médias gigantes mas a Toro serviria muito bem ao meu propósito. Pois, carrego mercadorias na mala do meu Corolla, e é um baita sofrimento.
      Pickups pequenas não me servem e as médias (no meu ponto de vista) são superdimensionadas para meu uso. O grande problema é minha família é que sofre com problema da "Corollização". Onde eles falam que só ele é bom e por aí vai.
      De fato tenho esperado um pouco para adquirir essa pickup, pois é lançamento e prefiro esperar as novidades e problemas que sempre aparecem, mas está na minha lista de desejo!
      Pelo menos tem a opção dos 7 airbags em todas as versões, podem até achar caro, mas está lá como opicional!
      Abaço a todos!

      Excluir
    3. Pega como exemplo uma pessoa que pratica wakeboard. Onde ela coloca a prancha e os coletes molhados dentro de um sedan? Em cima do banco?!

      Excluir
  8. A Ford Ranger Sport 2.5 flex CS 2016 (que tem as dimensões semelhantes ao Toro) tem um consumo de 4 km/l com álcool (na cidade) e 5 km/l com gasolina (na cidade). Portanto, o consumo do Toro está excelente. Vale frisar que no futuro, deve ser lançada uma versão básica do Toro 1.8 flex manual, com resultados ainda melhores no consumo.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao blog pela analises do carro, por enquanto a matéria estão muito boas e interessantes,espero que continue assim!!!

    ResponderExcluir
  10. Aqui só se fala em comprar VW, mas os caras compraram um Fiat ?! kkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Esses críticos são funcionários da volks. Aqueles mesmos que colocam para fazer cabo de guerra entre amarok versus Frontier na terra. Fizemos essa experiência 3 vezes, a Amarok não levou nenhuma. Com uma L200 que estava lá ela quase empatou praticamente.

    ResponderExcluir
  12. Como é isso... "por mais que seja adequado para sua proposta, é similar ao de um veículo 1.0 convencional moderno, como o Up! MPI ou mesmo o Ford Ka 1.0, e tem-se um quadro de um veículo lento e de menor praticidade em uso urbano..." Cara, a avaliação de vocês são totalmente contrárias as de quem adquiriu o carro. Já ouvi falar muito bem dela e, pessoalmente, a Toro impressiona. Sem demagogia, mas aqui se vê um ratamento diferenciado quando o carro não é VW. Deixa quem quiser comprar e levar o carro seja Fiat, VW, Ford... enfim! Mas jornalismo é ver com bons olhos os dois lados da moeda.

    ResponderExcluir
  13. A picape é muito boa e trouxe mais uma opçao ao mercado com uma nova categoria.
    Conforme falaram eu nao teria pela proposta da caçamba.

    ResponderExcluir
  14. Dica pessoal:
    O blog é excelente, se ñ o melhor do Brasil na minha opinião! Parabéns à todos os envolvidos!

    Porém, sugiro que vc, ao se interessar em um veículo, ñ se limite apenas ao que o blog diz,pois gosto ñ se discuti, se compra!

    Ou seja, faça o teste drive e verifique o que acha do veiculo! Toro é o melhor custo beneficio no mercado, até então.

    ResponderExcluir
  15. Algum amigo aqui que comprou o modelo flex já trocou a roda 16 pela roda aro 17 do modelo a diesel? Encomendei uma Opening Edition e é a primeira coisa que vou fazer, dá outra vida ao carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica bem mais bonita mesmo, só que devem cobrar o olho da cara pelas rodas e pneus, além de não darem nada na sua roda e pneu

      Excluir
  16. Deixem essa briga de comadres pra lá, n tem serventia nenhuma para quem participa lendo as matérias ou comentando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem