O Volkswagen Jetta acaba de ganhar um novo motor 1.4 TSI de 150 cavalos (mono-combustível) em suas configurações de acesso (Trendline) e intermediária (Comfortline), em substituição ao antigo quatro cilindros 2.0 8V, que era usado no modelo até então. Este artigo traz uma avaliação desse modelo, e um comparativo com o Corolla XEi 2.0 CVT.

VW Jetta 1.4 TSI Automático 2016

Nessa gama do Jetta, o modelo topo , Highline, mantém o 2.0 TSI. Assim, com essa alteração nos motores, a Volkswagen melhora os argumentos do seu sedã médio para melhor enfrentar os líderes do segmento: Toyota Corolla e Honda Civic.

VW Jetta 1.4 TSI Automático 2016

O novo motor 4.4 TSI oferece potência de 150 cavalos @ 5.000 RPM e torque de 25,5 Kgfm @ 1.500 RPM. Na comparação do motor anterior, este tem cilindrada 30% menor, 25% mais potência e 38% mais torque.

VW Jetta 1.4 TSI Automático 2016

Segundo a fabricante esse conjunto acelera o modelo de 0 a 100 Km/h em 8,6 segundos, chegando a 203 Km/h de velocidade máxima. Já nos testes da Quatro Rodas os números foram os seguintes.

ProvaJetta 1.4 TSI AutomáticoToyota Corolla 2.0 CVT
0 a 100 Km/h [s]10,39,8
80 a 120 Km/h [s]6,86,5
0 a 1000 metros [s]31,231,1
Velocidade @ 1.000 metros [Km/h]170,7170
Consumo urbano [Km/l]11,510,7
Consumo rodoviário [Km/l]14,713,2

Os números comparados da Quatro Rodas mostram que o Jetta 1.4 TSI Automático ainda fica atrás em desempenho em relação ao Corolla 2.0 CVT-7, sendo 0,5 segundos mais lento na aceleração de 0 a 100 Km/h. Entretanto, o Jetta 1;4 TSI mostra-se 7,4% mais econômico em cidade, e 11,4% melhor em estrada.

VW Jetta 1.4 TSI Automático 2016

É preciso considerar, porém, que o Corolla adota um motor flex, e isso representa uma vantagem importante em algumas regiões do Brasil, como o Estado de São Paulo e também na região Centro-Oeste, onde o etanol é vantajoso frente à gasolina.

VW Jetta 1.4 TSI Automático 2016

Outra questão é que o motor flex do Corolla, por aceitar sem reclamar álcool ou gasolina em qualquer proporção, dá mais tranquilidade ao motorista nos abastecimentos, já que se sabe que nem sempre se encontra nos postos de combustível a gasolina com a especificação legal de álcool, que é de 27,5% de etanol.

VW Jetta 1.4 TSI Automático 2016

A Volkswagen não informa quando o motor 1.4 Flex estará no Jetta, mas, tendo em vista que esse motor já equipa os Golf e Audi A3 fabricados no Paraná, é provável que em poucos meses ele estará no sedã também.

Versões - preços

O Jetta 2016 é vendido em três configurações de acamento: Trendline manual (R$ 78.230) e automática (R$ 83.630); Comfortline automática (R$ 89.750) e  Highline (R$ 103.990 reais).

VW Jetta 1.4 TSI Automático 2016

O modelo que nós testamos é um exemplar da Comfortline, Prata Sargas,  com os opcionais Teto Solar (R$ 4.130 reais) e Pacote Exclusive (R$ 6.470 reais), que eleva o preço do carro a R$ 101.570 reais.

VW Jetta 1.4 TSI Automático 2016

O pacote Exclusive adiciona ar-condicionado digital de duas zonas "Climatronic" com refrigeração no porta-luvas, espelho retrovisor interno antiofuscante (eletrocrômico), espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis e com função "Tilt down", faróis com acendimento automático e função "Coming & Leaving Home", revestimentos dos bancos em couro sintético "Native", rodas de liga leve Aro 17" - "Queensland" com pneus 225/45 R17, sensor de chuva e crepuscular, sistema Kessy (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor) e Sistema infotainment "Discover Media" com rádio CD-Player, touchscreen,SD-Card bluetooth, App-Connect e navegação.

VW Jetta 1.4 TSI Automático 2016

Esses itens se somam aos já presentes na versão Comfortline: sistema de alarme com comando remoto, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, piloto automático" - controle automático de velocidade, 4 airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro e 2 laterais nos bancos dianteiros), assistente de partida na subida "Hill Assist" e bloqueio eletrônico do diferencial "EDS e XDS", direção elétrica, display multifuncional com computador de bordo, faróis e lanterna de neblina, rodas de 17 polegadas, Shift Paddles" para trocas sequenciais de marcha,

Comportamento dinâmico

O Jetta 1.4 TSI Automático apresenta um desempenho muito bom, com acelerações vigorosas e sem hesitação, e um casamento com o câmbio automático TipTronic de seis marchas muito harmonioso também.

VW Jetta 1.4 TSI Automático 2016

Basta uma pegada mais vigorosa no acelerador que a transmissão reduz as marchas para dar agilidade às manobras de retomadas, transmitindo muita segurança ao motorista. O câmbio AISIN TipTronic funciona de forma suave e é muito rápido, sem trancos ou descontinuidades.

VW Jetta 1.4 TSI Automático 2016

Some-se a isso a excelente direção com assistência elétrica e temos um carro muito agradável de ser conduzido, suave, mas com um comportamento levemente esportivo. Seu desempenho fica atrás do Jetta 2.0 TSI, mas consideramos que o nível de performance deste 1.4 TSI é mais do que o suficiente para a proposta de um, sedã médio.

Concorrente Corolla XEi 2.0 CVT

O Jetta 1.4 TSI Comfortline enfrenta o Corolla em sua versão XEi 2.0 CVT (intermediária). Nessa configuração o Corolla custa R$ 89.990 reais, e fica devendo para o Jetta itens como ESP - Controle de Estabilidade - e ASR - Controle de Tração, diferencial XDS, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, e um sistema multimídia com capacidade de espelhamento de tela.

Toyota Corolla XE 2.0 x VW Jetta 1.4 TSI Automático

Entretanto, o japonês tem como vantagem 5 airbags (adiciona o de joelho em relação ao Jetta) e revestimento interno em couro. O Jetta, porém, é mais seguro, não só por dispor de ESP/ASR/XDS (ausentes no Corolla), mas pelo fato de ter obtido classificação Top Safety Pick+ no IIHS (órgão de segurança mais rigoroso do mundo).

Toyota Corolla XE 2.0 x VW Jetta 1.4 TSI Automático

O Corolla tem um um porta-malas de 470 litros (40 litros menor que os 510 litros do Jetta), mas por ter 5 cm a mais na distância entre-eixos, ele confere mais espaço para as pernas dos passageiros traseiros.

Toyota Corolla XE 2.0 x VW Jetta 1.4 TSI Automático

Nesse contexto, fica claro que o Jetta 1.4 TSI melhorou muito com o novo motor, e seu preço de R$ 89.750 na versão Comfortline de acesso, o torna um competidor sério ao Corolla XEi 2.0 CVT de 7 marchas.

Conclusão

O motor 1.4 TSI deu ao Jetta Comfortline um desempenho bom com consumo relativamente contido, tornando o sedã da VW um carro muito agradável de ser conduzido, como mostramos no vídeo abaixo.



O VW Jetta tem a vantagem de maior eficiência do powertrain (menor consumo de gasolina) e a opção do pacote Exclusive, que dá ao Jetta uma lista de itens mais completa até que o Corolla Altis 2.0, que custa R$ 102.990 reais, evidenciando uma melhor relação custo x benefício do sedã da VW.

VW Jetta 1.4 TSI Automático 2016

Agradecimentos à concessionária V12 Motors (clique aqui para acessar sua página no Facebook) pelo empréstimo do Jetta para avaliação.

41 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Seria bem legal fazerem um teste com um motor 1.4 TSI e cambio manual, seja no Jetta, Golf, Variant ou A3.

    ResponderExcluir
  2. Graças ao COROLLA, no início os preços poderão ser bem atraentes, mas depois, com qq expresividade ou aceitação do consumidor os preços ficarão na surrealidade como o GOLF que bate facil os 125mil com qq acessorio.
    As vendas caem e os preços sobem. Só aki!!!
    Pior é que as marcas já disseram que preferem vender menos de que baixar, então, o consumidor deveria não comprar nada e mostrar quem manda...
    Mas é só trazer uma tecnologia de ponta q neguinho paga. Foi assim com o GOLF TSI e será com os ford ecoboost, em breve veremos new fiesta batendo 80mil por causa do motor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo! A Toyota tá segurando os preços por enquanto... Pela inflação era para estar mais caro. Se o mercado não tivesse Corolla esse Jetta ia começar em 95 mil !

      Excluir
  3. Não sei como compram corolla com jetta top desses no mercado . esse carro era para ser líder fácil .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já viu o pós venda da VW? É um lixo! Quem compra Corolla, compra por ser um carro confiável, com ótima valorização e liquidez e por ter o melhor pós venda do país.

      Excluir
    2. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa
      1º para comprar um carro tem que ter disposição $$$$$$$$
      e nessa faixa os comprodores contumaz são pessoas de meia idade ou mais que são fieis a marca e definições que eles elegem e que os institutos de análise sabem
      acredito que seja fidelidade
      Quem tem uma graninha e gosta de estar sempre com um carro novo sempre o troca a cada 2, no máximo 04 anos
      e essa clientela quer maciez, não gosta de ter dor de cabeça nas revisões, gosta de ser bem tratado na hora da compra, e odeiam gastar fortuna em peças
      A css VW sabem vender carro popular pois não requer nenhuma habilidade, coisa diferente desse segmento, pois o jetta hoje ele esta em preço próximo do Corolla e Civic, Sentra(cai muito pois as css são malas), Frances(não empoga)
      e o mais importante essa massa de compradores é ;
      Imune a crise, ou seja sempre vai ter grana para troca
      Só compra carro automatico
      nunca veja o mercado com a sua opinião e sim a do mercado como pensam as pessoas que relamente compram carros

      Excluir
    3. Esse é mais um que deve ter um Gol, Palio, e vem dar dar pitaco onde não entende.
      Jetta tem seus atributos e uma excelente proposta, mas seu pós-venda e confiabilidade são péssimos.
      Enquanto a VW trata um Jetta como um Voyage maior, as montadoras que fazem a "lição de casa" como Hyundai, Honda e Toyota garantem clientela fiel.
      Pós-venda não é tudo, mas é o maior peso da balança no custo-benefício.

      A montadora que não investir neste quesito, sempre brigará nas posições de coadjuvância ...

      Excluir
    4. Eu gosto dos que julgam ser saber
      eu ja tive Gol, e tenho um CIVIC 2015 e um UP 2015
      e meus amigos a maioria ou gosta de CIVIC ou COROLLA
      Jetta precisa mostrar para que veio
      é isso que falo e ademais a minha análise é sobre quem realmente compra esses carros
      e não esse pessoal que fica teclando e falando e falando

      Excluir
    5. Com relação a concessionária, as vezes o tratamento é diferente de uma concessionária para outra da mesma marca e até de um modelo para outro da mesma marca. Já fui mal atendido ao levar um antigo uno mille para revisão, enquanto uma conhecida minha recebeu um tratamento melhor com o fiat 500 dela, tudo isto na mesma concessionária.

      Excluir
    6. Muito complicado tudo isso, sai de um sentra para um golf mexicano e agora em um cruze sport...Na nissan recebia o carro lavado a cada troca de óleo ou revisão e uma preocupação monstro com a minha visão sobre o serviço prestado..Na Vw foi a segunda decepção (tive um gol) sem a preocupação em agradar que tive na nissan, carro voltava até sujo da oficina...E para completar tive pane no painel com tudo acendendo e ninguém sabia arrumar, não estavam preparados para a tecnologia do golf, pelo o menos comigo...Por fim, na GM em uma simples troca de pastilha, o carro começou a fazer barulho na roda, quando descobrir não colocaram um suporte de ferro que vem junto com a pastilha, apenas colocaram o velho, devo voltar para pegar a peça completa que paguei....Essas empresas maiores já consolidas não sabem tratar os clientes....Daí explica o porque o sujeito compra um corolla sem ESP....O cara não quer dor de cabeça e nem ser tratado de forma incorreta....

      Excluir
    7. MKS meu pai tinha uma spacecroos e ele vendeu rapido ela o pos venda ñ é tão ruim assim e ele tem uma amigo que teve um jetta e vendeu rapido

      Excluir
  4. Será que uma boa gasolina podium reduziria esse zero a cem do jetta..É muito triste ver motores ótimos, com tecnologia de ponte sere subutilizados na banalandia...27,5% de álcool é pra afogar....Ainda com o setor do etanol recendo subsídios a anos com aumento compulsório da demanda e repassando preços sem nenhum pudor....Difícil não optar por essa adaptação de motor flex...

    ResponderExcluir
  5. Estranho que o site da volks da o Jetta 1.4 fazendo 0-100 em 8,6 segundos. Ë muita diferença, 8,6 e 10,3 segundos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estranho é que o site da VW informa esse valor de 8.6 s tanto para a versão manual como para a versão automática.

      No caso do Golf 1.4 Highline o site informa 8.3s para a versão manual e 8.6s para a versão automática. O que faz todo sentido.

      Como o Jetta é mais pesado que o Golf, provavelmente esse valor de 8.6s é consistente somente com a versão manual. A versão automática deve ficar em torno de 9s.

      No teste da quatro rodas o Golf 1.4 aut fez 9.5 s (0.9 s a mais que o informado pelo site da VW). Se for seguir a mesma lógica, o Jetta deve ficar acima dos 10s, consistente com os 10.3s obtidos pela quatrorodas.

      Excluir
    2. Realmente estes números estão estranhos, mesmo sendo mais pesado que o Golf o Jetta faz melhor que isso!

      Excluir
  6. Este Consumo rodoviário [Km/l], seria em qual velocidade?

    ResponderExcluir
  7. Comparado carro por carro o Corolla já saiu na frente. Quando comparar as montadoras a diferença a favor do Corolla é brutal. Por isso que ele vende no mínimo 5 vezes a mais do que o Jetta.

    ResponderExcluir
  8. Só falta comparar o jetta branco com o prata.

    ResponderExcluir
  9. Veja que hoje na Fenabrave o Jetta não aparece entre os 20 mais vendidos e o Corolla sim em quarto só atras do
    Onix
    HB20
    Palio
    não ta facil tirar o corolla de lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corolla 2017 já vem ai com um mudança no visual, tanto interno como externo. É briga de cachorro grande.

      Excluir
  10. finalmente o carro ficou como eu queria, tive um jetta 2.0 aspiradao que era triste o consumo, desempenho ate que era aceitavel, mas com essa configuração ficou top, mas a VW tinha que avacalhar com o preço do carro, estao cobrando o valor de um jetta tsi 2.0 de 3 meses atras, isso que é triste, e só nao deixaram perfeito pq nao meteram um flex, eu por mim nao teria problema, mas para revender acaba ajudando

    ResponderExcluir
  11. Esses número no dia dia não se confirmam, pois tenho certeza que o Corolla leva um sabugo do Jetta 1.4 turbo no 0 a 100 e em todos os teste de retomada.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o Jetta tivesse o câmbio DSG aí o Corolla não teria chances. Com esse câmbio, os números da Revista estão aí como prova.

      Excluir
    2. Devem ter colocado um relação mais longa visando o consumo.

      Excluir
    3. Também estranhei esses números do Jetta, talvez seja o câmbio que se fosse DSG como nos Golf alemães e mexicanos o carro ficaria muito melhor! Mas realmente não creio que o Corolla ande na frente!

      Excluir
  12. Ficou perfeito! Só precisava ser flex e ter.revisão anual a preço de corolla e civic para ser um dos líderes.

    ResponderExcluir
  13. Acho o Jetta muito mais negócio, o problema é que a versão Comfortline vem com roda 16 e banco de tecido, pra colocar 17 e couro tem que optar por um pacote que o leva pra mais de 100 paus. O pecado dele foi este, mas um jetta comfortline branco com interior beje é meu sonho. Sobre o Corolla, não rola, é careta demais. Quando chegar o novo Civic será espancado em vendas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Civic virá lindo e com suspensão multilink, aí adeus liderança do Corolla!

      Excluir
  14. Acho o Jetta muito mais negócio, o problema é que a versão Comfortline vem com roda 16 e banco de tecido, pra colocar 17 e couro tem que optar por um pacote que o leva pra mais de 100 paus. O pecado dele foi este, mas um jetta comfortline branco com interior beje é meu sonho. Sobre o Corolla, não rola, é careta demais. Quando chegar o novo Civic será espancado em vendas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Civic no máximo irá igualar as vendas do Corolla ou quem sabe, passar um pouco. Mas "espancar" em vendas o sedã da Toyota é praticamente impossível, a fama de inquebrável, pós-venda sem igual e blá blá blá nunca irão fazer o Corolla ser "espancado" em vendas.

      Excluir
  15. Há menos de uma ano atrás, paguei 88K em um Jetta TSI que hoje, pelo configurador da VW, sai a R$114.570,0!! A VW colocou o 1.4 TSI no patamar em que estava o 2.0TSI e empurrou este para cima, bem para cima! E depois disso ainda pretende ultrapassar Toyota e Honda? Nunca! Em um mercado conservador como esse, ou se oferece mais por bem menos, ou será eterno coadjuvante! Ainda mais oferecendo um motor monocombustível, sendo que o mesmo motor jé é flex no Golf! Em tempo, detesto a tecnologia flex! É como um pato, que anda, voa, mas não faz nenhuma dessas coisas bem! Mas, infelizmente, o mercad é burro e exige essas coisas... Os carros da VW (Golf para cima) são bem superiores à concorrência, mas a VW insiste em "queimar" modelos que teriam grande potencial de levá-la a há muito tempo perdida liderança.

    ResponderExcluir
  16. Todo mundo sabe que os motores TSI da VW são mais potentes que o divulgado vide: http://www.car.blog.br/2014/01/golf-gti-264-cavalos-e-426-kgfm-de.html , pesquisem e vejam que isso acontece com testes efetuados pelo mundo afora, no caso do Golf foram aferidos 178CV, então vamos parar com esses comentários sobre potência por que o motor não é novo no mercado.

    ResponderExcluir
  17. No quesito potência e torque o Up tsi deixa os dois no chinelo. O carrinho faz 9,1 de zero a cem e passa de 200 km. Portanto carro é gosto. Tanto corolla quanto jetta são excelentes carros . Quem se preocupa com um pós venda melhor vai de corolla. Quem não liga tanto pra esse quesito , tanto faz.
    Escolhe pelo gosto.

    ResponderExcluir
  18. Um dos "problemas" é que o Corola tem cara de Corola enquanto o Jeta tem cara de Voyage.

    ResponderExcluir
  19. A questão é sempre a mesma
    Se opina com o seu pensamento, e não de quem realmente vai e tem grana para comprar e gastar
    Os acimas querem um carro macio, confortável, que tem um fechamento de porta diferente de um popular, tem que fechar como uma geladeira
    e o jetta não
    e como ja comentado tem cara de voyage
    E pelos numeros apresentados o seu desempenho se assemelha com um motor 2.0, e os mais antigos( pessoal acima dos 40) não confia em motor turbos, são conservadores, e ai desempenho por desempenho, vai no arroz com feijão o tradicional
    mas a verdade absoluta é os números de venda ai não tem contra argumentação
    por enquanto da Corolla e de lavada

    ResponderExcluir
  20. Mesmo com o novo modelo do jetta, não vai incomodar as vendas do corolla, infelizmente.

    ResponderExcluir
  21. nao vai abalar muito a Toyota ,mas vai ocupar um bom espaço no mercado muito bom carro .

    ResponderExcluir
  22. Acho que a somente um equivoco no texto, em falar que o etanol é mais vantajoso em Sp, visto que aqui na minha cidade o etanol esta R$ 2,85 e a gasolina R$ 3.50, então logo não a vantagens nenhum em se abastecer com etanol agora. Sobre o comparativo sou muito mais um Jetta que o Corolla, visto que o Jetta é um carro muito, mais muito mais completo que o Corolla em todos os sentidos, principalmente se falando em segurança, então agora o Jetta com esse excelente motor pode andar menos que o Corolla, mas na minha opinião é muito mais carro, pois nessa categoria ao meu ver somente Focus , C4 THP e o próprio TSI pra superar esse Jetta 1.4 TSI!!!

    ResponderExcluir
  23. O C4 Lounge ainda é o melhor custo benefício dessa turma toda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem