A Hyundai do Brasil anuncia que a central multimídia do HB20, disponibilizada como opcional na linha desde outubro de 2015 para usuários das marcas Samsung e LG, agora passa a ser compatível também com os smartphones da Apple, por intermédio do aplicativo CarPlay® . Os veículos novos começam a sair de fábrica com o recurso instalado neste mês e, para aqueles que já adquiriram modelos HB20 equipados com a central multimídia blueMedia®, a atualização será feita gratuitamente nos concessionários da marca a partir de 15 de março. Essa central do HB20 não conta com sistema de navegação.


Apple Car Play, que está disponível para iPhone 5 e superiores, é uma forma segura de utilizar o smartphone dentro do carro, integrando-o com o sistema de entretenimento do HB20 e seus controles. O usuário realiza chamadas, acessa a biblioteca musical, e envia e recebe mensagens sem se distrair. A conexão se dá por meio do cabo USB Lightning original do iPhone.


Uma vez conectado, é possível visualizar na tela da central multimídia blueMedia® os ícones característicos do iPhone. O conteúdo do CarPlay® é pré-definido pela Apple e, no momento, as funções disponíveis no Brasil são telefone, mensagens, música e rádios digitais, como Spotify, Tune In, Stitcher, Deezer, Rdio e Podcasts. O sistema incorpora o recurso de comando de voz Siri.


Com tela sensível ao toque de 7 polegadas, a central multimídia blueMedia® do HB20 apresenta comandos no volante, conexão Bluetooth® para telefonia, streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player, reprodução de fotos e vídeos, e banda de rádio FM a partir de 76.1 Mhz. A compatibilidade com smartphones Samsung e LG, espelhando todo o conteúdo dos dispositivos, é viabilizada por meio do aplicativo Car Link® e conexão Wi-Fi, sem necessidade de cabos.

Concorrente : Volkswagen Gol 2017

A atualização da central multimídia da Hyundai chega no momento que a Volkswagen apresenta o Gol 2017  (veja detalhes aqui) com nova central multimídia com o App-Connect, em quatro opções: “Media”, “Media Plus”, “Composition Touch” e “Discover Media”.

Hyundai Hb20 2016 x VW Gol 2017: centrais multimídia

As funcionalidades dos novos sistemas multimídia do Gol 2017 são apresentados em detalhes no vídeo abaixo, do TecMundo.



De série na versão Comfortline do Gol 2017, o novo sistema “Media Plus” já conta com as funções principais de conectividade, tais como: Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card e leitor de CD, e pode ser combinado aos recursos “Park Distance Control” (exibindo em sua tela a silhueta do veículo em manobras de estacionamento) e volante multifuncional, com desenho semelhante ao do Novo Golf e do Novo Passat.

Hyundai Hb20 2016 x VW Gol 2017: centrais multimídia
VW Gol 2017 - central multimídia Media
Já o “Composition Touch” passa a ser oferecido para o Novo Gol e Novo Voyage nas versões Comfortline e Highline. Assim como o “Discover Media”, proporciona a reprodução e operação da tela do telefone celular (smartphone) diretamente na tela colorida e de alta resolução do sistema de infotainment, como se fosse um espelho, e sem comprometer a segurança na condução do veículo.

Hyundai Hb20 2016 x VW Gol 2017: centrais multimídia
VW Gol e Voyage 2017 - Central Multimídia Composition Touch
O “Composition Touch” oferece, entre outros itens, tela colorida de 5” de alta resolução sensível ao toque, com funções avançadas de conectividade, como leitor de mensagens (SMS). É compatível com o sistema MirrorLink, para smartphones com a plataforma Android certificados, oferecendo interatividade e entretenimento com segurança.

Hyundai Hb20 2016 x VW Gol 2017: centrais multimídia
VW Gol 2017 - central multimídia Composition Media
O “Discover Media” é o sistema de infotainment mais avançado de todos e conta com navegação integrada, tela colorida de alta resolução com 6,33” sensível ao toque (com sensor de aproximação), e conectividade avançada com os smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect, como mostrado no vídeo abaixo.



Essa central conta ainda com leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB. Estas duas ficam posicionadas à frente do câmbio, na parte inferior do console central. As entradas para SD-Card ficam nas laterais da área frontal dos sistemas de infotainment.

Hyundai Hb20 2016 x VW Gol 2017: centrais multimídia
VW Gol 2017: Central Multimídia Composition Media
 É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming). A central de infotainment “Discover Media” permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, enviada em formato SMS.

Hyundai Hb20 2016 x VW Gol 2017: centrais multimídia
VW Gol 2017 - Central Multimídia Composition Media
 O sistema de infotainment “Discover Media” traz adicionalmente recurso de navegação (não disponível no sistema do HB20) que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.

Hyundai Hb20 2016 x VW Gol 2017: centrais multimídia
VW Gol 2017 - Central Multimídia Composition Media
 Praticamente todos os comandos podem ser executados sem a necessidade de o motorista tirar as mãos do volante, operando o sistema por meio das teclas do volante multifuncional ou por comandos de voz. Por falar nisso, é possível selecionar as mídias (CD, SD-Card, Bluetooth, entradas auxiliar e USB), operar o telefone e o sistema de navegação apenas utilizando a voz.

Sensor de aproximação – O “Discover Media” oferece tela com sensor de aproximação: assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela, o sistema automaticamente apresenta comandos e funcionalidades na tela, aproveitando ao máximo o espaço da tela.

No modo display o sistema de infotainment mostra apenas o essencial. No modo operacional, novos elementos aparecem, podendo ativar funções através de toques que são destacados para simplificar a utilização intuitiva. As telas também têm uma função que permite que as listagens sejam roladas ou que as capas dos CDs na biblioteca de mídia sejam selecionadas rapidamente.

Hyundai Hb20 2016 x VW Gol 2017: centrais multimídia
VW Voyage 2017 - lateral
 A Volkswagen agora está expandindo a gama de plataformas de smartphones, acrescentando sistemas da Apple (CarPlay) e Google (Android Auto). Da mesma forma que o MirrorLink, eles são usados para exibir e operar aplicativos de smartphones utilizando as telas dos sistemas de informação e entretenimento. Mais do que isso: a Volkswagen reuniu os sistemas CarPlay, Android Auto e MirrorLink dentro do conceito App Connect. Vale lembrar que nos compactos da Volkswagen só podem ser “espelhados” aplicativos certificados por cada um dos sistemas e que algumas funções estão disponíveis para determinados modelos de aparelhos celular.

MirrorLink

Essa tecnologia possibilita mostrar conteúdos e operar funções do telefone celular por meio da tela do sistema de infotainment. Para evitar distrair o motorista, aplicativos desenvolvidos especialmente podem ser utilizados com o carro em movimento.

A operação é intuitiva: o usuário simplesmente conecta o smartphone ao carro e passa a usar o aplicativo por meio da tela do sistema de infotainment. O MirrorLink utiliza um padrão desenvolvido pelo Car Connectivity Consortium (CCC). Segundo esse padrão, os aplicativos do telefone são “espelhados” na tela da central multimídia do carro e sua operação é feita por meio do sistema de infotainment sem comprometer a segurança na condução do veículo.

Como os aplicativos de smartphone s estão sempre atualizados, o MirrorLink nunca se torna obsoleto. Entre os aplicativos disponíveis estão My Guide, Shared Audio, Glympse, Aupeo!, miRoamer, Parkopedia e Sygic – aplicativo de navegação offline, que permite baixar os mapas localmente e utilizar a navegação mesmo sem sinal GSM.

Google Android Auto

O Android Auto foi desenvolvido pelo Google para smartphones que utilizam a plataforma Android. Exatamente como no MirrorLink e no CarPlay, aplicativos selecionados desses telefones são mostrados na tela do sistema de infotainment do carro.

Assim como nos demais sistemas, uma conexão USB serve de interface. Os aplicativos que podem ser incorporados por meio do Android Auto incluem Google Maps, Google Play Music, WhatsApp e Spotify. Também estão planejados: SoundCloud, Text Me!, textPlus, Sticher Radio, Pandora® internet radio, iHeartRadio, TuneIn Radio, Pocket Casts, Joyride Podcast e Umano.

Muitos aplicativos do Android Auto podem ser utilizados tanto por meio da central multimídia do veículo como pelo controle de voz Google Voice, que poderá ser ativado por um botão no volante multifuncional do Novo Gol e Novo Voyage.

Apple CarPlay

O Apple CarPlay é a tecnologia de espelhamento desenvolvida pela Apple e incorpora o controle por voz da Siri e também funciona com os controles do carro, como botões ou tela sensível ao toque. Assim como os demais sistemas, o Apple CarPlay foi desenvolvido para ser usado no trânsito, permitindo utilizar alguns recursos do telefone enquanto estiver dirigindo, sem que o motorista precise tirar as mãos do volante ou mesmo desviar os olhos do trânsito.

Com o telefone conectado na entrada USB, a interface pode ser feita por meio de comandos de voz, com a ajuda da tecnologia da Siri. É possível realizar chamadas telefônicas, retorne ligações e escutar mensagens de voz por meio dos alto-falantes do veículo. O sistema também é capaz de ler, enviar e responder mensagens de texto.


Hyundai Hb20 2016 x VW Gol 2017: centrais multimídia
VW Gol e Voyage 2017 - interior - painel
O Apple CarPlay permite ouvir toda a coleção de músicas e podcasts armazenados no telefone, controle de mensagens, controle do telefone e alguns outros aplicativos a serem disponibilizados pela Apple como por exemplo o Spotify, Podcasts, Stitcher, Overcast e Umano.

24 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Sera que a HYUNDAI já está com medo? para mim o GOL ficou muito mais bonito que esse HBOMBA20!

    ResponderExcluir
  2. Essa central multimidia do HB20 é rudimentar perto da Composition Media do Gol 2017. Sem comparação.

    Começa que a central do HB20 não tem GPS. E a Central do HB20 só é compatível com o Apple Car Play, e não com o Android Auto, já deixando de fora a maior parte dos smartphones.

    Mas nao é só isso. A central do HB20 não tem sensor de aproximação, não é conectada com o sistema central do painel, não tem mirror link, não tem map care, nada.

    na boa, essa central do Hb20 parece um radinho de pilha perto da composition media do Gol.

    Na realidade, a Composition Touch do Gol 2017, que já vem de serie no Gol Comfortline, já é muitíssimo superior a do HB20.

    E pior. O painel do Gol está infinitamente mais lindo que o do Hb20.

    A verdade é que o Gol e Voyage 2017 aniquilaram o HB20 e Hb20. ANIQUILARAM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O custo benefício do gol e voyage melhorou, mas será que conseguem recuperar os clientes que migraram para outras marcas? Vamos observar a aceitação do mercado.

      Excluir
    2. Ok, a cmm parece boa. Agora só ficam faltando um câmbio automático que preste, motor moderno em toda a linha e desempenho decente no teste de colisão... hahaha

      Excluir
    3. Isso mesmo, cambio automatico é essencial, nada de automatizados!

      Excluir
    4. A central do HB20 tem o carlink, que é o suporte android...e tem o waze.

      A composition é mais avançada sim, mas a central do coreano não é "um radinho de pilha".

      Ah, outra coisa. Oq adianta ter suporte a AndroidAuto se ele não está disponível no brasil?
      Fanboy é foda haha

      Excluir
    5. Só que tem como usar o Androidauto mesmo estando no Brasil ;)

      Excluir
  3. Vamos comprovar essa aniquilação nos números da Fenabrave

    ResponderExcluir
  4. Não gosto do Hb20, acho ele "bonitinho mas ordinário". Enfim, não gosto de carros Hyundai, acho que falta "essencia" pra eles. Podem ser equipados, bonitos e tal, mas tem péssimo acerto de direção e suspensão...ou seja, direção anestesiada é pouco comunicativa e suspensão dura mas que não gruda em curvas. Prefiro os carros da Volkswagen e Ford nesses quesitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho eles meio "sem sal" carros da Ford, volks e honda me encantam mais

      Excluir
  5. Conectividade pouco importa na hora de vender carro. Se importasse algo, Onix sem carplay ou Android auto não seria líder de vendas. O que importa é o desconto final na hora de vender o carro.

    ResponderExcluir
  6. O painel do novo do gol está espetacular !!! Muito bonito mesmo. Em se tratando das centrais multimídias dos carros, é complicado comparar, pois os usuários não usam nem 10 % do que o produto oferece. Certo que a do gol deve ser melhor, porém o motorista usará tudo? Mas enfim a VW com esses preços vem para brigar pela liderança novamente. O gol afinal de contas é um gol né?! Sua revenda é muito boa, é praticamente um cheque que pode ser trocado a qualquer momento. Porém externamente o HB20 é mais bonito, aos meu olhos, e no final das contas da mesma maneira positiva que se diz gol é gol! Existe uma maneira pejorativa quando se diz: Fulano tem um Gol com roda 15, vidros elétricos, completinho, aí vem o outro e diz: Mas é Gol! Este carro parece mais popular que o HB20. Apesar de tecnicamente serem equivalentes. A Hyundai tem cara de carro chique e a VW de popular. Enfim, conceitos errados ao meu modo de ver, porém reais em se tratando de mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o mercado comum o carro tem que ser bonito e fazer o feijão com arroz que já está OK.
      Não adianta ser ótimo e não empolgar esteticamente que vende menos.
      Poucos escolhem o carro por ser melhor mecanicamente,se o design não for do gosto do comprador.
      No meu caso eu comprei mais pelas qualidades tecnicas do que pela estética, bem sem sal do Golf...

      Excluir
  7. A VW fez todo um alarde em relação à essa central no Gol. Hyundai nem precisou. Olha os papéis se invertendo.

    ResponderExcluir
  8. Exaltar uma central multimídia em um veiculo como se isso fosse a melhor parte do carro é mesmo muito desespero....

    ResponderExcluir
  9. Pesquisas recentes feitas nos EUA mostram que a maioria dos motoristas não fazem questão de Centrais Multimídia, principalmente o GPS. Os mesmos preferem utilizar os recursos dos celulares ao invés dessas Centrais. Além de encarecerem demais na aquisição do veículo, por muito menos, compramos outras bem mais em conta em lojas especializadas de som automotivo. Muitas vem com a câmera de ré integrada, recurso de grande utilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu não sei quanto a voce mas pra mim faz falta...nem precisa de GPS mas uma central multimídia que me da um gerenciamento de tudo do carro de forma organizada realmente me faz leva-la pra casa.

      Excluir
  10. Hyundai apenas reparando uma falha, pois essa central já era ofertada desde o lançamento do hb20 2016, porém não era compatível com o Apple CarPlay.
    Ela já funcionava com aparelhos Android, através do Carlink, mas apenas com smartphones das marcas Samsung e LG.
    Mas na boa, multimídia pra mim, é firula. Dou mais importância a outros itens, como ESP, direção elétrica e 7 airbags, coisas que os dois modelos sequer possuem de série.

    ResponderExcluir
  11. Pra mim, a única grande serventia que essas centrais multimídias têm é a câmera de ré.

    ResponderExcluir
  12. Falta ao Gol um câmbio automático de pelo menos 6 marchas. O manual tem 6 marchas igual ao HB20? O TSi 1.0 cairia muito bem nesse Gol. Mas esse 1.6 de 104 CV não se compara aos 128cv e 16,5 de torque do HB20 1.6.

    ResponderExcluir
  13. Vamos esperar as vendas. Elas não falar por si só todos esse bla bla bla do Carlos e Cia

    ResponderExcluir
  14. TENHO UM HB20X. QUANDO CONECTO NO SISTEMA CAR PLEY DO CARRO, VIA CABO USB, O SOM DO WASE NA FUNCIONA... COMO SOLUCIONO TAL PROBLEMA ... ESCUTAR OS ALERTAS DO WASE ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem