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Honda FIT EX 2016: ruídos internos e um erro de projeto

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O Honda FIT EX CVT 2016 objeto de nosso teste de longa duração supera os 1000 km rodados e já está apresentando alguns problemas, os quais relataremos neste post.

Honda FIT EX 2016 - Automático - Teste de Longa Duração

De um modo geral é um bom carro, proposta honesta para um carro ambivalente (estrada e urbano) ideal para pequenas famílias e pessoas sós, entretanto há falhas de acabamento e projeto.

Honda FIT EX 2016 - Automático - Teste de Longa Duração

Ruídos internos

Logo que começamos a rodar com o FIT percebemos um pequeno barulho no painel do lado direito. Tal barulho só ocorre em marcha lenta e é percebido na saída do ar condicionado do passageiro. Assemelha-se a uma " bateção de pino". Assim que o acelerador é pressionado ele desaparece. É muito desagradável ficar ouvindo tal ruído num carro novo.

Honda FIT EX 2016 - Automático - Teste de Longa Duração

Levamos o carro à concessionária Fabergé, de Arujá (SP), e o problema foi resolvido. Era a haste que segura o capô que não estava presa em seu lugar provocando tais ruídos.

Honda FIT EX 2016 - Automático - Teste de Longa Duração

Ocorre que o FIT saiu exatamente desse jeito da concessionária que pegamos o carro 0KM, pois não abrimos o capô nos mais de 1 000 km rodados.

Honda FIT EX 2016 - Automático - Teste de Longa Duração

Erro de projeto no painel: reflexos de sol impedem visualização dos instrumentos

Outro problema é com relação à visualização do painel de instrumentos sob o sol das 11 às 15 horas. Com o Sol a pino o mostrador de velocidade fica totalmente invisível devido aos reflexos do vidro dianteiro.

Segundo um engenheiro especialista em painel de outra multinacional, isso ocorre por erro de projeto, pois se os instrumentos ficassem mais cobertos pelo painel não haveria reflexo.

Tiramos fotos sob Sol (abaixo) com o painel coberto que mostram claramente o que estamos relatando.

Honda FIT 2016 - painel com reflexos do sol - visibilidade prejudicada
Honda FIT - visualização do painel às 08h da manha           Honda FIT - visualização do painel entre 11h00 e 15h00

Conclusão

O Honda FIT 2016 EX supera os 1.000 Km rodados mostrando-se um carro adequado para cidade e pequenas famílias, mas observamos que a entrega do carro não foi correta, pois o carro estava com a haste de prender o capô aberto fora de seu local habitual.

Honda FIT EX 2016 - Automático - Teste de Longa Duração

Outro problema é da visibilidade dos instrumentos com o sol entre 11 horas e 15 horas, totalmente prejudicada por reflexos, o que revela falha de projeto.

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46 comentários:

  1. Não conheço essa geração do Fit, dizem que é muito melhor que a anterior. Aqui em casa temos um 2014 LX, com 20000km rodados. Já tivemos um da primeira geração, ano 2004 com câmbio CVT e era MUITO melhor que o nosso atual, melhor em tudo mesmo. Ele foi vendido pra um conhecido nosso e continua impecável e íntegro aos 100 mil km rodados. Já o 2014 já apresenta ruídos e tem um motorzinho fraco em ladeiras e retomadas(por ser automático convencional).

    Honda, pra mim, só do Civic pra cima. Não compraria um Fit pra uso próprio, pois é caro pelo que oferece.

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  2. Esse Fit vai virar uma escola de samba e não vai demorar muito....

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    1. Mas vc como exímio vendedor de carro popular usado não fala tão bem da honda ? Como agora afirma isto ?

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    2. Meu EX está com 4.000 km e absolutamente nenhum barulho. FIT, o carro mais confiável do mundo, basta procurar no google.

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  3. Além desse ruído causado pelo capô, o City aqui de casa apresentou diversos outros ruídos no painel. Uma verdadeira escola de samba. O carro acabou de retornar da segunda visita à css por esse motivo. Na torcida para que tenham resolvido. O curioso é que o Fiesta aqui de casa, com 6 meses de uso a mais, não apresenta esse tipo de barulho, apesar da aparência paupérrima dos plásticos.

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  4. esse carro é mt honesto! na minha humilde opinião fica à frente de vários da faixa de 60 a 65. Tive um 2008 com câmbio CVT e o carro é excelente em td.Ainda bem q voltou com esse câmbio!

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    1. Sim 2008 é a primeira geração e tem CVT...

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    2. Sim, Fabio, o Fit teve câmbio CVT na primeira geração (2003-2008). Na segunda passou a ser automático convencional e voltou a ser CVT nessa nova geração.

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  5. Não me pareceram ser problemas gravíssimos...

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    1. O do painel é sim, gravíssimo, pois pode causar um acidente.
      Um ofuscamento do motorista é muito grave.
      Uma vergonha a Honda não ter observado isso.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. A haste que segura o capo não estava encaixada no lugar, quem abriu o capo não a colocou no lugar correto, não é uma falha do carro.
      Com relação ao ofuscamento isso não é privilegio do fit, acontece em outros veiculos dependendo de "como o sol bate". Poderia ter sido melhor projetado sim, mas não vejo como algo grave.
      Meu sogro tem um fit 2014 que até hoje está sem barulhos internos.

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    4. Esses foram os "problemas" mais "graves" que já li em um blog automotivo... Chega caiu uma lágrima do meu rosto de preocupação de quem tem um Honda Fit. Coitados... #ironiamodeon

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    5. O ofuscamento é do painel, e não do motorista.

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    6. Mas os leds dos botões físicos do painel do Golf sofrem do mesmo problema. Se bater sol, so tampando o sol com a mão para ver as indicações, como por exemplo a regulagem da força do sopro do ar-condicionado.

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  6. Andei em um quarta agora da Honda, a tampa traseira bate muito, é horrível, nunca andei em um hatch ou perua cuja tampa traseira batesse tanto.

    Como referência, tomem o Gol "G5" quando a tampa traseira fica naquele primeiro ponto sem fechar corretamente.

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  7. O ofuscamento pode ser um problema, tem que pesquisar isso aí pra ver o que o pessoal tem feito quanto a isso.

    Mas convenhamos..
    em breve vou comprar meu primeiro carro, e numa pesquisa de carros na faixa de 20.000 até 26.000,o melhor que apareceu em custo x benefício foi exatamente o Honda Fit na primeira geração, entre anos 2007 ou 2008, seja manual ou automático, 1.4 ou 1.5.

    Todos dizem que o carro é um verdadeiro Tanque de guerra, não quebra, muito resistente, motor muito bom, bastante completo (inclusive com airbags) revisões com ótimos preços, sem falar na economia absurda de gasolina.

    Antes que digam, não estou puxando o saco pro carro não, pesquisei muitos veículos de várias marcas e de todos os anos possíveis nessa faixa de preço.

    Espero que, apesar dos problemas apresentados, o 2016 seja tão bom quanto é a primeira geração.

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    1. O Honda Fit não é nenhum tanque de guerra. Desde que vc faça as manutenções pontuais, o veículo tende a não apresentar problemas como qualquer veículo que é constantemente revisado. Procure pelo Fit Ex 1.5, dos anos 2007 a 2008. Muitas falhas de projeto estavam corrigidas para os veículos dessa leva, como, por exemplo, a disponibilidade de filtro para o ar-condicionado. O modelo EX possui o motor com 1.5L, e é o mais completo da leva da primeira versão (2 airbags, setas no restrovisores, som embutido no painel, retrovisores elétricos e acabamento um pouco diferenciado), além do mais, ele trabalha com 4 bobinas em vez de 8 do modelo 1.4L. CADA bobina, que dura em média 50.000km, custa, na autorizada, cerca de R$ 800,00.

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    2. sim, mas, vou tentar explicar o que eu disse:

      "TODOS dizem que o carro é um verdadeiro Tanque de guerra", ou seja, não sou eu que to dizendo, isso são relatos dos próprios donos e a maioria SEMPRE diz isso, tanque de guerra, dentre 100 donos, 1 fala mal de alguma coisa porque nem todo carro sai do mesmo jeito, agora me diz qual carro usado dessa faixa de 20 a 26 mil valeria tão apena? Enquanto isso, em minhas pesquisas, todos os carros dessa faixa de preço só colecionam inúmeras reclamações.

      acho que o único problema que a maioria reclama do honda fit é a suspensão, mas que é muito comum as reclamações na maioria dos carros japoneses que não são feitos para os nossos "rallye dos sertões" do dia-a-dia.

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    3. Boa opção nessa faixa de preço é o Symbol previlege 2012/2010 pois conta com Bancos de Veludo, Ar-condicionado digital,ABS e motor 1.6 16v super econômico e potente. Apenas o visual na empolga muito

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    4. Tenho um 2008 Flex 1.4 iDSI da primeira geração, puta tanque de guerra... Valente pra cacete, meio manco, mas vai até o inferno e volta sem nenhum problema.

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    5. FIT é o carro mais confiável do mundo. Basta procurar no google. Veja a pesquisa divulgada há poco tempo feita a partir de mais de 50.000 apólices de seguro.

      Se comprar usado, sugiro não comprar o CVT.

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    6. Tenho um Fit 2007, que tirei na concessionaria, até hoje. E sabe o que bate dentro do carro ? Absolutamente nada !

      Quantos defeitos o carro apresentou ? Nenhum !

      Não vendi e nem vou vender esse carro. Como moro em casa preciso de um carro para carregar um material qualquer de reforma, levar o cachorro pra tomar banho, comprar material de jardinagem e etc.

      O carro é realmente um tanque de guerra. E até hoje faz 14km/l. É incrível como esse carro é bom.

      Hoje também tenho um Golf e vejo que o Fit tem um desconforto sonoro grande quando comparado com carros mais caros e atuais.

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  8. Andando em sp é assim imagine um carro deste andando no interior do Brasil que tem as rodovias péssimas cheias de buracos, o carro vira uma escola de samba.

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  9. Não gostei desse modelo novo do Fit. Os anteriores me parecerem melhores. Minha mulher teve um da primeira geração que era incrível, não dava problema nenhum, por anos e anos.

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  10. Alguem pode indicar um carro sem barulho interno andando nessas ruas Toyota ? Vw ? Ou todos tem ?

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    1. O vw up! se mostrou em todos os testes de longa duracao (4 rodas/carblog) o unico carro que nao apresenta ruidos internos apos lomgos periodos de uso.

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    2. Isso depende de sorte tbm, pois já andei en corolla 2004 com 180.000 rodados e estava perfeito, muitos hondas novos saindo com ruído, tive um crossfox 2013 q pelo amor de deus, uma escola de samba! Carro bom seria accord, lexus, camry, passar etc

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    3. Com essa buraqueira acho que nenhum, nem um Hummer kkkkk

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    4. O meu Up já faz barulho que não fazia qdo era zero km e está chegando aos 4 mil km agora, sem contar que o teto é feito de uma chapa tão fina que até se cair um pingo de água maior você ouve, tem tbm a caixa de roda traseira que não possui forro de plástico e quando a roda passa por pedras ou pequenos galhos ouvimos tudo de dentro do carro.

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    5. Arthur, características de qualquer carro popular, como Uno, celta, Up!, etc.

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  11. Tive dois Hondas Fit, mas este, caparam o carro e está mais de 73 mil o EX, que nem é o top. Pulei fora e comprei o Hyundai HB20X, top, que ainda nem chegou. Sei que posso estar caindo um pouco de padrão, mas o X, é mais completo, mais potente e custa menos, apesar de ser caro, como qualquer carro neste país.

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  12. Bom mesmo é o fox com cambio i-motion ... Fit não tem concorrente, carro econômico, bem acabado, confiável, e um dos que menos desvaloriza hoje no mercado.
    Tenho um amigo dono de revenda, conversei com ele semana passada ele decidiu não aceitar mais carros com cambio i-motion e dualogic, devido a baixa procura, e problemas ...

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    1. o mercado do Fit usado é tão bom que ta sempre em cima nas pesquisas da Webmotors, baixíssima desvalorização, são poucos os carros usados até 35.000 (ou mais) que concorra com suas qualidades.

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  13. Se fosse esses mesmos "problemas" em carros VW, com certeza teria falado que seria "apenas pequenos detalhes que influenciam em nada"....

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    1. Concordo. Peugeot 208 tem o mesmo problema e não foi citado como falha de projeto, salvo engano, acho que nem foi citado no blog. A eco sport dizem que tem o mesmo problema e não lembro de ter sido comentado no blog. Haste do capô mal encaixada não deveria ser classificada como ruídos internos, não é proveniente de acabamento e sim de mal uso. Reflexo no painel poderia ter sido minimizado mas a expressão erro de projeto remete a algo mais grave, como problemas crônicos do powershift, os motores 1.0 da vw da linha g5, voyage.. Isso sim são falhas de projetos graves que trazem um prejuízo enorme aos clientes.

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  14. Esse defeito do reflexo tá meio estranho, pois possuo o fit 2015 modelo LX, um abaixo desse aí e com mostradores cor âmbar e nunca tive problema algum de ver, aliás se quiser, pode aumentar a intensidade da luz tbm!

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  15. Tenho um golf tsi 1.4 turbo, ele é todo perfeito!!!

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  16. Toda essa barulheira que acontece nesse carro é por culpa do uso excessivo de plástico duro nos painéis, seja o central e laterais. Eu tive 3 Fits do modelo antigo (até 2008), enfrentei alguns barulhos chatos mas nada demais.
    Há um ano atrás comprei o Novo Ka+ Sedan. Em termos de beleza nota 10, mas parecia uma carroça de tanto barulho que fazia, com 200km já começou a apresentar o problema. O que tinha de comum com o Honda Fit novo? O excesso de plástico. Não aguentei e vendi ele depois de apenas 2 meses de uso e várias idas a concessionária pra arrumar, o que nunca aconteceu.

    Já, já vão começar a reclamar do HR-V que é cheio de plástico também.

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  17. Estou muito feliz com meu fit 2015 CVT LX, já tive um 2004 CVT, um. 2014 aut 1.4 LX, era realmente fraco nas retomadas gastava muito mais combustível, troquei pela CVT 2015 economia, anda muito nada a ver com o anterior está com 40000 e nada de defeito, recomendo.

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  18. Estou muito feliz com meu fit 2015 CVT LX, já tive um 2004 CVT, um. 2014 aut 1.4 LX, era realmente fraco nas retomadas gastava muito mais combustível, troquei pela CVT 2015 economia, anda muito nada a ver com o anterior está com 40000 e nada de defeito, recomendo.

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  19. Haste q segura o capô solta ser um defeito?! Esse foi o defeito mais engraçado q já ouvi! Daqui a alguns meses pretendo trocar o meu fit 2008 por esse novo com CVT ou um HR-V. Hoje ele vale uns 24k na tabela. Realmente não encontro nenhum carro q me atenda na faixa até 65k q seja econômico, confiável, pequeno por fora, gde por dentro podendo carregar muitas bagagens, boa revenda, pouco visado para roubo. Nesses 8 anos q se passaram desde sua compra, apenas o Up me impressionou com sua construção sólida e boa disposição do motor para um 1.0, mas seu tamanho interno não me atende mais e o raio superior do volante tampa a visão do velocímetro. É o carro ideal como primeiro carro do estudante, solteiro, segundo carro da família ou carro para mulher, mas não tem como ser o único carro da familia. Já o fit possui a característica de ser polivalente (econômico, confiável, ótima revenda, pq por fora, e enorme por dentro podendo carregar bicicleta, pranchas de surf, vasos com plantas, várias malas gdes de viagem, etc). Além disso o fit 1a geração ganhou o prêmio de melhor compra da 4 rodas por 4 vezes.

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  20. Já tive 4 Honda Fit e sem dúvidas a primeira geração é o que há de melhor.
    Tanto que proporcionalmente é mais caro que a segunda geração.

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