O CrossFox I-Motion 2016 objeto de nosso teste de longa duração supera os 15.000 Km rodados, sem ter apresentado nenhum problema ou defeito de fato, mas tem "características" que incomodam.

VW CrossFox I-Motion 2016

Em relação ao consumo, a média das últimas medições, com o carro tendo transitado 50% em cidade e 50% em estrada, com um motorista "apressado", ar-condicionado ligado 100% do tempo, e gasolina, foi de 11,1 Km/l - número que é 8,4% pior que o Honda FIT 1.5 CVT que está sendo avaliado nas mesmas condições.

VW CrossFox I-Motion 2016

O CrossFox I-Motion se destaca em relação ao FIT por apresentar um melhor desempenho em qualquer situação. O motor 1.6 16V de 110 cv/120cv (G/E) se mostra disposto, com bom torque em baixos regimes, mas melhor ainda em alta - o que faz deste CrossFox I-Motion um ótimo carro para viagens, já que oferece boa disposição para ultrapassagens.

Já o Honda FIT 1.5 CVT, apesar de pouco rodado, não apresenta a mesma disposição, exigindo mais tempo e espaço para ganhar velocidade, apesar de seu motor 1.6 VTEC 16v com gasolina apresentar potência até maior que a do CrossFox: 115 cavalos, mas um torque ligeiramente menor (15,3 contra 15,8 do CrossFox).

Entretanto, o CrossFox I-Motion tem uma característica "indesejada" o funcionamento da transmissão I-Motion, que merece melhor afinação. Ela está muito longe da suavidade e previsibilidade de funcionamento do CVT do FIT, e isso fica evidenciado quando se tem os dois carros para comparar. O CrossFox é muito arisco em manobras, já que sua transmissão não tem a função creeping. Assim, na saída de imobilidade ou em manobras em marcha à ré, o carro, mesmo engatado, não anda. Para se movimentar, é necessário acelerar - e aí que se percebe falta de progressividade, pois em algumas situações ele acelera mais do que deveria, causando sustos - o que exige atenção.

Já o FIT é o extremo oposto. Sua transmissão é suave: tira-se o pé do acelerador e o carro passa a se movimentar lenta e progressivamente, dando mais segurança aos condutores, especialmente àqueles menos treinados, que são a maioria. Em suma: o FIT é um carro muito mais fácil de ser conduzido.

VW CrossFox 2016 I-Motion - interior

O CrossFox I-Motion, como o modelo do teste, que conta com bancos em couro sintético, shift paddles para trocas de marchas, bancos em couro, controle de tração, sistema multimídia com GPS integrado e App Connect compatível com Apple Car Play e Android Auto, piloto automático, entre outros itens, tem preço sugerido de R$ 72.900 reais - R$ 2.000 acima do FIT EX CVT 1.5, que é bem mais anêmico na oferta de equipamentos.

Conclusão

O CrossFox 1.6 16V 2016 I-Motion tem um motor excelente, boa lista de itens de série, mas peca por não oferecer uma transmissão automática de qualidade, como a do FIT EX, ou até mesmo a TipTronic de 6 marchas do Golf nacional - algo que, porém, poderá acontecer ainda este ano (veja aqui).

15 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Só quero complementar que o blog do Carlos tem informações adicionais e pessoais sobre os produtos VW...visitei e recomendo.

    Sob o fox alguma novidade sobre a nova geração (de verdade)?

    ResponderExcluir
  2. acho que essas novidades só no segundo semestre de 2018, CARO WESKLEY.

    ResponderExcluir
  3. Gente, eu até pensei em opinar, mas, quando vi que os dados utilizados são diferentes (O Cross fox foi submetido a 50% estrada e 50% cidade, o Fit foi submetido a 70% estrada e 30% cidade). EVIDENTEMENTE, o consumo tende a ser maior no Cross Fox, ora, teve uma parcela muito superior no trecho da cidade.
    Para mim, essa comparação é uma balela.

    ResponderExcluir
  4. E mais: Levando em consideração os fatores que mencionei, o Cross Fox é MAIS ECONOMICO que o fit, no mínimo, em 10%.
    Ou seja, se igualássemos os resultados do teste, o Cross Fox daria o mesmo consumo do Fit ainda fazendo um percusso de 60% estrada e 40% cidade.

    ResponderExcluir
  5. Mas tem uma coisa, o fit ainda tem q amaciar, só depois dos 10.000km ele fica mais solto e econômico, pois tenho o Fit Lx cvt e consegui a máxima de 16.9 com gasolina aditivada da shell, com 4 pessoas e 110/120 km/h.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a comparação entre os 2 carros. Só confirmou a superioridade do cambio cvt do fit frente ao imotion do fox. Sei das qualidades e defeitos dos 2, pois temos eles na família, mas se tivesse q optar por um nessa faixa de preço iria de fit pelo conjunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FIT é o carro mais confiável do mundo. Basta procurar no google.

      "Em análise, feita por um instituto inglês, estiveram todos os veículos com uma idade entre os 3 e os 8 anos, de um total de 37 fabricantes, onde 50.000 apólices de garantia for consideradas... No topo da pirâmide do estudo encontra-se o Honda Fit..."

      Excluir
  7. Muito boa a comparação entre os 2 carros. Só confirmou a superioridade do cambio cvt do fit frente ao imotion do fox. Sei das qualidades e defeitos dos 2, pois temos eles na família, mas se tivesse q optar por um nessa faixa de preço iria de fit pelo conjunto.

    ResponderExcluir
  8. Fox por esse valor deveria vir com o At6 tiptronic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora você falou tudo, o tiptronic iria valorizar e melhorar o Fox.

      Excluir
  9. Porcaria esse imotion... Tenho e não recomendo, já me deixou na mão 2 vê z és com custos de manutenção passando 3,5k cada

    ResponderExcluir
  10. Fiz um test driver no novo Fox e não gostei achei o carro muito duro de suspensão, será que esse CROSFOX é mais macio e confortável ao rodar???

    ResponderExcluir
  11. Carlos você tem razão carro com câmbio automatizado Imotion me dá um susto, nesmo engatado na ré e não anda e sou obrigado acelerar de levezinho de 1 segundo voou rápido e quase bati traseira de outro carro,Imotion nunca mais vai parte da minha.É isso meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito do câmbio, estou no meu 2o.. Mas só uso no manual, modo automático fica devendo mesmo, utilizo só se estiver engarrafado. Pra arrancar em subidas têm que puxar o freio de mão.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem