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VW CrossFox I-Motion: consumo de gasolina cai a 11,1 Km/l

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O CrossFox I-Motion 2016 objeto de nosso teste de longa duração supera os 15.000 Km rodados, sem ter apresentado nenhum problema ou defeito de fato, mas tem "características" que incomodam.

VW CrossFox I-Motion 2016

Em relação ao consumo, a média das últimas medições, com o carro tendo transitado 50% em cidade e 50% em estrada, com um motorista "apressado", ar-condicionado ligado 100% do tempo, e gasolina, foi de 11,1 Km/l - número que é 8,4% pior que o Honda FIT 1.5 CVT que está sendo avaliado nas mesmas condições.

VW CrossFox I-Motion 2016

O CrossFox I-Motion se destaca em relação ao FIT por apresentar um melhor desempenho em qualquer situação. O motor 1.6 16V de 110 cv/120cv (G/E) se mostra disposto, com bom torque em baixos regimes, mas melhor ainda em alta - o que faz deste CrossFox I-Motion um ótimo carro para viagens, já que oferece boa disposição para ultrapassagens.

Já o Honda FIT 1.5 CVT, apesar de pouco rodado, não apresenta a mesma disposição, exigindo mais tempo e espaço para ganhar velocidade, apesar de seu motor 1.6 VTEC 16v com gasolina apresentar potência até maior que a do CrossFox: 115 cavalos, mas um torque ligeiramente menor (15,3 contra 15,8 do CrossFox).

Entretanto, o CrossFox I-Motion tem uma característica "indesejada" o funcionamento da transmissão I-Motion, que merece melhor afinação. Ela está muito longe da suavidade e previsibilidade de funcionamento do CVT do FIT, e isso fica evidenciado quando se tem os dois carros para comparar. O CrossFox é muito arisco em manobras, já que sua transmissão não tem a função creeping. Assim, na saída de imobilidade ou em manobras em marcha à ré, o carro, mesmo engatado, não anda. Para se movimentar, é necessário acelerar - e aí que se percebe falta de progressividade, pois em algumas situações ele acelera mais do que deveria, causando sustos - o que exige atenção.

Já o FIT é o extremo oposto. Sua transmissão é suave: tira-se o pé do acelerador e o carro passa a se movimentar lenta e progressivamente, dando mais segurança aos condutores, especialmente àqueles menos treinados, que são a maioria. Em suma: o FIT é um carro muito mais fácil de ser conduzido.

VW CrossFox 2016 I-Motion - interior

O CrossFox I-Motion, como o modelo do teste, que conta com bancos em couro sintético, shift paddles para trocas de marchas, bancos em couro, controle de tração, sistema multimídia com GPS integrado e App Connect compatível com Apple Car Play e Android Auto, piloto automático, entre outros itens, tem preço sugerido de R$ 72.900 reais - R$ 2.000 acima do FIT EX CVT 1.5, que é bem mais anêmico na oferta de equipamentos.

Conclusão

O CrossFox 1.6 16V 2016 I-Motion tem um motor excelente, boa lista de itens de série, mas peca por não oferecer uma transmissão automática de qualidade, como a do FIT EX, ou até mesmo a TipTronic de 6 marchas do Golf nacional - algo que, porém, poderá acontecer ainda este ano (veja aqui).

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14 comentários:

  1. Só quero complementar que o blog do Carlos tem informações adicionais e pessoais sobre os produtos VW...visitei e recomendo.

    Sob o fox alguma novidade sobre a nova geração (de verdade)?

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  2. acho que essas novidades só no segundo semestre de 2018, CARO WESKLEY.

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  3. Gente, eu até pensei em opinar, mas, quando vi que os dados utilizados são diferentes (O Cross fox foi submetido a 50% estrada e 50% cidade, o Fit foi submetido a 70% estrada e 30% cidade). EVIDENTEMENTE, o consumo tende a ser maior no Cross Fox, ora, teve uma parcela muito superior no trecho da cidade.
    Para mim, essa comparação é uma balela.

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  4. E mais: Levando em consideração os fatores que mencionei, o Cross Fox é MAIS ECONOMICO que o fit, no mínimo, em 10%.
    Ou seja, se igualássemos os resultados do teste, o Cross Fox daria o mesmo consumo do Fit ainda fazendo um percusso de 60% estrada e 40% cidade.

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  5. Mas tem uma coisa, o fit ainda tem q amaciar, só depois dos 10.000km ele fica mais solto e econômico, pois tenho o Fit Lx cvt e consegui a máxima de 16.9 com gasolina aditivada da shell, com 4 pessoas e 110/120 km/h.

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  6. Muito boa a comparação entre os 2 carros. Só confirmou a superioridade do cambio cvt do fit frente ao imotion do fox. Sei das qualidades e defeitos dos 2, pois temos eles na família, mas se tivesse q optar por um nessa faixa de preço iria de fit pelo conjunto.

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    1. FIT é o carro mais confiável do mundo. Basta procurar no google.

      "Em análise, feita por um instituto inglês, estiveram todos os veículos com uma idade entre os 3 e os 8 anos, de um total de 37 fabricantes, onde 50.000 apólices de garantia for consideradas... No topo da pirâmide do estudo encontra-se o Honda Fit..."

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  7. Muito boa a comparação entre os 2 carros. Só confirmou a superioridade do cambio cvt do fit frente ao imotion do fox. Sei das qualidades e defeitos dos 2, pois temos eles na família, mas se tivesse q optar por um nessa faixa de preço iria de fit pelo conjunto.

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  8. Fox por esse valor deveria vir com o At6 tiptronic

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    1. Agora você falou tudo, o tiptronic iria valorizar e melhorar o Fox.

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  9. Porcaria esse imotion... Tenho e não recomendo, já me deixou na mão 2 vê z és com custos de manutenção passando 3,5k cada

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  10. Fiz um test driver no novo Fox e não gostei achei o carro muito duro de suspensão, será que esse CROSFOX é mais macio e confortável ao rodar???

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  11. Carlos você tem razão carro com câmbio automatizado Imotion me dá um susto, nesmo engatado na ré e não anda e sou obrigado acelerar de levezinho de 1 segundo voou rápido e quase bati traseira de outro carro,Imotion nunca mais vai parte da minha.É isso meu amigo.

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    1. Gosto muito do câmbio, estou no meu 2o.. Mas só uso no manual, modo automático fica devendo mesmo, utilizo só se estiver engarrafado. Pra arrancar em subidas têm que puxar o freio de mão.

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