Um Honda FIT EX 2016 CVT - versão intermediária - chega para o Car.Blog.Br onde será avaliado em um teste de longa duração com relação ao seu desempenho, consumo, impressões gerais de uso, funcionamento do sistema de pós-venda e manutenção da Honda do Brasil.

Honda FIT EX 2016 x VW CrossFox I-Motion

O Honda FIT foi o vencedor de um embate de opções contra o Peugeot 2008 Allure 1.6 Automático, mas a escolha recaiu sobre o japonês por questões de mercado: maior facilidade de revenda e menor desvalorização.

Honda FIT EX 2016 Automático

O FIT EX está muito novo, e não temos médias de consumo ainda, mas já podemos compará-lo - em termos qualitativos - com um outro exemplar de nosso teste de longa duração, o CrossFox I-Motion, que já vai chegando aos 15.000 Km sem maiores ocorrências.

Honda FIT EX 2016 Automático - interior - painel

Honda FIT EX CVT (R$ 70.990 reais) e VW CrossFox I-Motion (R$ 69.090) são dois carros de mesmo valor mas com propostas diferentes. Dá para compará-los? Sim mas este comparativo não é nada técnico, e sim uma visão de um condutor mais ou menos exigente e treinado na condução de outros modelos.

Crossfox Imotion 2016

É um belo carro, com uma proposta jovem, mais esportiva. O modelo testado é um top de linha com todos os opcionais menos teto solar. Bom carro tanto para uso urbano como para estrada.

VW CrossFox I-Motion 2016 x Honda FIT 2016 EX

Oferece muitos recursos high tec com o sistema multimídia que inclui GPS, atendimento de telefone, radio, etc que nem sempre funcionam a contento. O GPS por exemplo é péssimo de ser programado .


Foi por diversas vezes levado à concessionária e nunca foi resolvido o problema do "vício" na programação. Tivemos a oportunidade de conduzir um Golf alemão 2014 Geração 7, por uma semana, com o mesmo GPS e a mesma dificuldade. a única maneira de registrar um endereço com relativa facilidade é através do voice .

VW CrossFox I-Motion 2016 x Honda FIT 2016 EX

Econômico, com médias superiores a 13km/litro . Rodamos quase 15.000 Km com ele e está em estado de carro zero. Um carro que tem publico preferencialmente de jovens e mulheres.

VW CrossFox I-Motion 2016 - interior

Seu câmbio automatizado I-motion requer uma adaptação por parte do condutor que muitas vezes acaba não acontecendo de forma plena para quem dirigiu carros automáticos por longos períodos, como é o meu caso.

Porem comparativamente o Crossfox é mais dinâmico e responde melhor nas ultrapassagens sobretudo quando se opta pela direção Manual.

Honda Fit EX 2015-2016 Automático .

O monovolume ( ou hatchback?) modernizou-se e ficou bem mais bonito. Embora estejamos apenas começando a testá-lo já sentimos a diferença na condução de um e de outro. Com suas novas linhas o Fit 2016 é um carro bonito e atraente com um visual dinâmico e jovial.

Honda FIT EX 2016 x VW CrossFox I-Motion

Um carro macio, dócil de ser conduzido com um câmbio CVT- automático que não volta em ladeiras, não fica "gritando" em velocidades mais elevadas e não " falha" nas retomadas. Portanto esse é o grande diferencial na minha opinião de condutor leigo.

Honda FIT 2016 EX - teste de longa duração

Ele não tem todos os recursos high-tec do Crossfox Imotion top de linha mas agrada pela maneira suave de dirigir.

Honda FIT 2016 EX - teste de longa duração

Por outro lado,  o motor do Crossfox é mais dinâmico, responde mais rápido nas ultrapassagens. Não temos ainda uma média de consumo. Cremos que dentro de uma mês poderemos estar postando as médias de consumo do Honda Fit.

Consumo e desempenho

Os dados de consumo mostrados na tabela abaixo são do INMETRO, e mostram que o Honda é cerca de 20% mais econômico que o CrossFox I-Motion. Os dados em azul são do vencedor, e em vermelho do perdedor.

Honda FIT EXVW CrossFox I-Motion
Consumo Cidade (Etanol) [Km/l]8,37,4
Consumo Estrada (Etanol) [Km/l]9,98,1
Consumo Cidade (Gasolina) [Km/l]12,310,3
Consumo Estrada (Gasolina) [Km/l]14,111,5
Motor 1.5 16V1.6 16V
Potência (cavalos)115 (G) / 116 (E)110 (G) / 120 (E)
Torque (Kgfm)15,2 (G) 15,3 (E)15,8 (G) / 16,8 (E)
Aceleração de 0 a 100 Km/h [s]1211,2

A maior vantagem em consumo do FIT aparece em estrada, com gasolina, onde sua marca de 14,1 Km/l é 22,6% melhor que a do CrossFox 1.6 I-Motion. Já a menor vantagem é em cidade com etanol, onde o japonês obtém 8,3 Km/l - 12,1% melhor que os 7,4 Km/l do VW. Com gasolina em ciclo urbano, porém, o FIT é 19,4% melhor, com média de 9.9 Km/l, contra 8,1 Km/l do Fox aventureiro.

Conclusão

VW CrossFox 2016 I-Motion x Honda FIT CVT

O Honda FIT EX CVT é um carro mais refinado que o VW CrossFox I-Motion. O funcionamento do Fit é suave, sem trancos e silencioso. Já o CrossFox I-Motion tem um câmbio que não é fácil de se acostumar com ele, dá trancos e prega peças no condutor.

33 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Fit,City e Civic nomes parecidos,por q sera?

    ResponderExcluir
  2. Comparou o tipo de câmbio mais suave com o tipo de câmbio que mais dá trancos. Era previsível.

    ResponderExcluir
  3. Esse Fit é muito feio e o CrossFox tinha que sair com o motor TSi do UP, pois é muito mais econômico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala sério os dois são feios, um parece um ferro de passar roupa o outro uma bota ortopédica, ambos com péssima posição de dirigir, ruins de curva.... não se aproveita muita coisa.

      Excluir
    2. Bomba pra quem não sabe cuidar.
      Eu tenho um gol com motor 1.0 tec e está com 30 mil km perfeito sem bater e fazendo 11 por litro no etanol sem o ar ligado.

      Excluir
  4. Essa lanterna junto ao vidro do fit não entendo o motivo, alguém pode me falar o porque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tampa do porta malas fica bem maior. Por consequência melhor.

      Excluir
  5. A editora falando mal do câmbio do fox? Vai ser demitida kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas como defender o indefensáve? O i-motion é ruim sim e isso só é contestados pelos fanboys da vw o restante da mídia especializada é unanime quanto a imprecisão e trancos deste cambio vide Caranddriver, Autoesporte, ... Em minha opinião o Dualogic da Fiat é bem superior(apesar de não gostar da mecânica da Fiat)

      Excluir
    2. Voce não leu as publicaçôes e nem andou nesses carros , procura os comparativos na quatro rodas , car and driver veras qual é melhor , i-motion x dualogic x easy-r.

      Excluir
    3. Voce não leu as publicaçôes e nem andou nesses carros , procura os comparativos na quatro rodas , car and driver veras qual é melhor , i-motion x dualogic x easy-r.

      Excluir
  6. Pessoal, vou dar meu relato sem puxar sardinha pra nenhum lado, pois tive um Crossfox manual 2013 e agora possuo um Fit LX CVT.
    O crossfox, pagava de seguro por volta dos 2.600 pela porto, classe 5, fazia revisoes a cada 6 meses ou 10.000km. A autonomia não era muito boa, mas devido ao torque em baixa, tinha muita arrancada. Ele passava em qualquer piso, devido sua altura e pneu, mas fazia barulhos pelo painel e principalmente no estepe pendurado, q ninguem resolveu. Um carro destinado ao publico mais jovem, eu acho.
    Agora com o Fit, pago 1.350 no mesmo perfil, com revisoes a cada ano ou 10.000km. Ele é mais baixo e tem q tomar cuidado nas valetas e lombadas pra nao raspar. Ele está fazendo um barulhinho na saida de ar central, q vou ver ainda. O porta malas é maior q o crossfox, oq me ajuda muito e tbm a versatilidade dos bancos e encostos traseiros. A autonomia na cidade acho normal, mas na estrada a 120/h com ar ligado e 3 passageiros, consegui 16,9 na gas aditivada e 11 no alcool, ambas da shell do carrefour. Cambio muito bom, nao sente tranco nenhum, nem nas reduzidas. Carro bom pra familia.
    Qdo fui vender o crossfox, fui em 2 hondas do abc pra avaliar o carro, e os vendedores falaram q o se meu carro fosse i-motion, eles baixariam ainda mais o valor do carro, pois alegam q dá muito pau, igual os easytronic da gm. Bem, é isso pessoal!

    ResponderExcluir
  7. Respeito o gosto de todos mas na minha opinião o design do Fit é muito rebuscado e lembra Darth Vader...., já o Fox tem um design mais sóbrio e por consequência menos cansativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só nisso que o Fox tira vantagem, pq o Fit é muito mais carro, e design é algo pessoal.

      Excluir
  8. Esse Fit custa 70.990,00; por esse preço se compra quase um HRV ou Renegade. Quanto custa a versão TOP então, uns 76 mil? Ess4es caras estão loucos!

    ResponderExcluir
  9. Esse Fit custa 70.990,00; por esse preço se compra quase um HRV ou Renegade. Quanto custa a versão TOP então, uns 76 mil? Ess4es caras estão loucos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HR-V básico, com câmbio manual, custa 76.000,00.
      HR-V com o mesmo nível de equipamento deste Fit custa 88 mil, ou seja, 18 mil a mais que o Fit.

      Excluir
  10. Ufa, pensei q seria mais uma materia parcial elogiando a volks. Só faltava dizer q o tranco-motion era melhor q o cvt do fit. O fit ta caro exatamente pelo seu sucesso, mas tem mecanica confiavel, maior espaco interno da categoria com seu sistema ult, menor desvalorização, facil revenda. O unico ponto em q o fox seria melhor é a dinamica de conducao msm. Para quem quer mais emocao com puxadas, o cvt não é indicado.

    ResponderExcluir
  11. meu Deus não existe comparação nesses carros. Cambio cvt x i motion. Sinceramente ridículo isso. Não sei porque ainda perco tempo escrevendo isso. A vw nunca vai inovar com seus carros nesse segmento. Pois não tem capacidade para fornecer no mercado. Por isso chora e aceita. Só ficar com esse câmbio robozinho e esperar vender e chegar consumidor triste com que comprou....

    ResponderExcluir
  12. A imparcialidade do blog está mostrando que sempre tem nova direção... rss

    ResponderExcluir
  13. Tenho um Fox I-motion 1.6 16v,o meu possui HHC que nao deixa o carro voltar na descida ajuda muito nesse tipo de cambio,com relaçao ao funcionamento dele acho bom ,as marchas para cima tem uma breve gap na potencia, so se isso sente na subida nao me incomoda, na reta nem se sente as mudasças,Imotion2 tem uma programaçao bem melhor nao e um cambio indeciso ,nao prejudica o consumo,tem trocas manuais acho bom, conheço os automaticos alguns dao tranco ( peugeot,citroen mais antigos) sugam a potencias dos pequenos motores (1,4,1,6) O cvt pra quem anda devagar e o melhor cambio,ajuda no consumo ,suave , mas quando precisa acelerar deixa a desejar na minha opiniao, o Cvt do novo corolla esse sim da gosto ,simula as trocas de marchas com suavidade mais ai ja sao outros 500 $$.

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho um New FIT EX e na nova versão tiraram várias coisas dos demais e não pintaram nem a parte de dentro do capô. Coisa feia, isso não é padrão Honda.

    Mas fora isso, não devia nem ter esta matéria, pois não são carros concorrentes e o FIT dá um banho no Fox.

    ResponderExcluir
  15. Acho o fit melhor, mas muito caro teria que por mas 15 no valor do fox para ter um Fit equivalente, agora comprar crossfox e uma questao passional, ja que ele custa 10 mil a mais!!?? Oque vem de diferente?? 5 rodas de liga leve?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Recentemente tive a oportunidade de andar como passageiro em uma Zafira 1.8 EasyTronic. Conversando com o dono, que é um primo meu, ele me disse que pegou o carro com cerca de 56 mil km, ano 2009/2010. Até o presente momento, rodou pouco mais de 40 mil km e até o final do mês, ele atinge os 100 mil km. De acordo com o relato dele, o câmbio nunca deu problemas, mas ele me alerta que esse tipo de cambio requer que o motorista aprenda a usar o mesmo. Ele disse que o usa em estrada e cidade, e como ele já sabe como usa-lo, ele não dá trancos e anda suavemente o tempo todo. Tendo isso em vista, mudei o meu conceito sobre automatizados de embreagem única. Sei que não são câmbios muito bons, e que falham, mas a partir do que me foi dito, creio que se o usuário quiser esquecer a embreagem e estar disposto a aprender a usar um automatizado, talvez um desses não seja uma escolha ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Rafael, é reaprender a guiar, aconteceu comigo. São câmbios resistentes porque exatamente iguais aos mecânicos exceto pela mecatrônica que no Up i-motion não é hidráulico, apenas elétrico, mais robusto, mais simples que o do Cross Fox. Sds

      Excluir
    2. Corrigindo, era uma Meriva, eu confundi com a outra.

      Excluir
  18. Da Meriva ,stilo pra cá evoluiu bastante , http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/pega-de-automatizados-fox-sandero-e-palio/9734

    ResponderExcluir
  19. O CVT do Corolla 2015 XEI é muito bom, rápido e suave, possuo um. Se o CVT do Fit for parecido, é muito superior ao I-Motion do Cross Fox.

    ResponderExcluir
  20. Acho o FIT desprezível.... caro e não tem nada.. so vende porque é honda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem